Família Rezende

Veja abaixo a história de uma das famílias mais importantes em Portugal e que deixaram um legado muito importante no Brasil.

O sobrenome Rezende, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Rezende

O sobrenome Rezende teve sua origem em Portugal. De acordo com a historiografia, D. Rosendo Hermigiz, bisneto de Dom Ramiro II, sexto rei de Leão, invadiu o Reino de Leão e Castela e o tomou dos mouros. Como forma de reconhecimento recebeu do rei D. Fernando Magno uma parte da terra e criou o povoado Resende. O nome desse povoado foi utilizado como apelido por D. Martim Afonso de Bayão. E passado para seus sucessores.

No Brasil, João de Resende Costa casou-se com Helena Maria de Jesus e deu origem a vários descendentes. Nessa época Minas Gerais estava no auge por causa do descobrimento do ouro. Desse modo João se beneficiou, conseguiu juntar dinheiro e comprou uma fazenda cujo nome foi Engenho Velho dos Cataguás.

A trajetória de João de Resende Costa foi registrada no livro “Engenho Velho dos Cataguás”, de Climéia Rezende Jafet. Segundo o romance, João colocou o nome de Engenho Velho dos Cataguás porque encontrou duas pedras encaixadas sobre uma pedra maior da qual tinha o formato de uma cuia. Assim, ele imaginou um engenho ou moinho do qual serviria para fazer farinha.

Curiosidades

Um dos filhos de João de Resende, o capitão José de Resende Costa, fez parte da Inconfidência Mineira. Ele foi condenado junto com Tiradentes e mandado para um exílio na África onde deveria ficar por 10 anos, porém morreu antes.

Variantes do Sobrenome Rezende

O sobrenome Rezende provém de Portugal e sua grafia é Resende. Provavelmente quando foi registrado nos cartórios brasileiros ocorreu uma alteração para ‘’Z’’. Podem ser encontrados em outros país o sobrenome escrito como: Resendez, Resendiz, Resendes, entre outros.

Brasão da Família Rezende

Há vários modelos de brasões da Família Rezende. O primeiro brasão dessa família, segundo registros históricos, é representado pela cor azul nas bordas. No centro o esmalte é dourado e possui uma cruz vermelha centralizada.

Segundo o contexto da época, a cor azul faz alusão à origem portuguesa, o dourado à riqueza e a cruz faz referência à Espanha, pois Portugal e Espanha estavam sob o domínio de apenas um governo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

26 Comentários

  1. Diego says:

    Olá eu gostaria de saber mais sobre os resendes,minha avó era margarida Vieira Resende era da cidade de mirai mg,mais mudou cedo para o estado de são Paulo e depois pro mato grosso do sul,dos irmãos dela conheci apenas um tio pois os outros já haviam falecido,ele chamava por Valdemir Vieira Resende.qualquer coisa esse é meu whatsap:6784751795

  2. Rizonildo Mota resende says:

    Minha família e da região nordeste do estado de Pernambuco. Como foi que surgiu o sobrenome Resende nesta região?

  3. Rizonildo Mota resende says:

    Gostaria de saber quem foi o primeiro Resende que habitou a região nordeste.

  4. Ronaldo Honório de Rezende says:

    Meu nome é Ronaldo Honório de Rezende sou natural de são Lourenço m. G o Meu avô se chamava Manuel Honório de Rezende o meu pai Manuel Honório de Rezende filho. Gostaria de ter mais detalhes sobre a minha arvore genealógica É conhecer o brasão da família

  5. Lucas Rezende says:

    Legal, bela historia

  6. Adriana says:

    Sou de Coromandel/MG e tenho parentes em Estrela do Sul/ MG. Meu avô é Joaquim Vieira de Resende e minha avó Mafalda Soares de Resende, eu Adriana Castro de Resende Alvarenga. Procuro parentesco…

  7. marcelo pereira rezende says:

    boa tarde!! meu nome e Marcelo pereira rezende moro em São Paulo ,meu pai e falecido e nasceu em colatina meu avo também falecido chamava Candido pereira rezende,gostaria de saber se tenho algum parente que nao conheço

  8. Angelica Adão Rezende says:

    Meu nome é Angelica Adão Rezende, meu pai se chamava Jose Felix Rezende, faleceu aos 24 anos, morava em Maria Paula São Gonçalo, minha mãe Nair Adão Rezende faleceu em março deste ano. Gostaria de poder encontrar alguém da familia do meu pai.

  9. AIRTON AVES REZENDE says:

    AIRTON AVES REZENDE GOSTARIA DE SABE MAIS SOBRE A FAMILIA REZENDE E A FAMILIA ALVES MEU PAI E DA FAMILIA REZENDE E MINHA MAE DA FAMILA AVES AMBOS JA FALESEU MEU PAI E MINHA MAE SÃO DE CARATINGA MG MUDAMOS PARA MATO GROSSO EM 1968 SEI MUITO POCO DA MINHA ORIGEM

    • Vera says:

      Meu pai tem Rezende e Gonçalves no sobre nome
      Minha mãe tem Alves
      Meu pai é nascido em Fortuna de Minas- MG
      Minha mãe nasceu em Espírito Santo do Pinhal SP

  10. Ana Elisa F. Rezende says:

    Boa tarde, tenho muito interesse em saber mais sobre a família Rezende, a única coisa que sei é que meu avô Ozéias Pereira de Rezende – falecido em 10/09/1993 – veio da cidade de Bom Jesus do Itabapuana região norte do RJ, para o ES primeiramente em Colatina e depois para Barra de São Francisco que é onde parte da minha família que conheço mora. Achei esse site do link a baixo que conta muita coisa, mas quero mais. Caso alguém tenha alguma outra informação meu e-mail é anaefanti@outlook.com.

    Esse é o link:
    http://familiareszende.org.br/institucional/genealogia/

  11. Kátia Rezende says:

    Oi, estou em busca de alguns nomes ligado a minha família Rezende. Meu Avô Israel Rezende era da região de Franca SP, única informação que tenho…

  12. Leonardo Rezende says:

    Olá, meu nome é Leonardo Rezende e por acaso entrei na Internet pra procurar sobre meu sobrenome e achei muito interessante….
    Gostaria de saber tb sobre a árvore genealógica.

  13. Luciano says:

    Olá sou Luciano Gonçalves de Rezende meu avô e de minas gerais

  14. Lais Resende says:

    Minha família também vem de Lagoa Dourada! Sempre tive muita curiosidade em relação ao meu sobrenome e sempre ouvi muitas histórias sobre ele de minha avó e meu avô pois os dois tem no nome o sobrenome Resende mesmo no nome de solteiro!

  15. Ekatierina Rezende says:

    Sou Rezende e minha família é proveniente de Minas Gerais, Lagoa Dourada, sempre soube de minhas origens e sempre me orgulhe do meu sobrenome. Cada vez mais Rezende!! ??

  16. Adriano Rezende says:

    Ola sou Adriano Rezende eu queria saber sobre minha árvore genealógica se vc tem como me ajudar e como esse sobrenome acabou em Sergipe …eu e minha família e de Aracaju -se …

  17. Olá, me chamo Wallison Soares Resende, Se tiver mais alguem e da mesma região que eu entre em contato cmg. Estou tentando construir minha árvore genealógica! Sou da região norte, especificamente Ro, mas meu pai que tmb e Resene e MT!

  18. Debora says:

    oii eu tenho na vdd tinha pq ja se foi vo com nome Theofilo Resende Bueno

  19. Boa noite.
    Estou a busca de alguns nomes ligados a minha família Reszende para concluir minha árvore genealógica. Se possível, gostaria de ter os nomes dos onze filhos de Joaquim José de Rezende e Maria Magdalena de Jesus Xavier. Acredito que entre eles está o meu tataravô.

Deixe um comentário