Família Reverbel

Reverbel é um sobrenome de origem francesa, e bastante incomum no Brasil. Pode ser classificado linguisticamente como toponímio, pois significa bela montanha, ou bela colina. Confira a seguir algumas informações sobre a origem do sobrenome Reverbel, curiosidades e modelo do brasão da família.

Origem da Família Reverbel

No Brasil, vemos especialmente pessoas com esse sobrenome no estado do Rio Grande do Sul. Um francês natural de Lyon chamado Charles Theodore Reverbel se mudou para cá e se estabeleceu na cidade de Quaraí – RS. Também encontramos possivelmente descendentes do mesmo ramo familiar vivendo em Bagé – RS, São Borja – RS e outras cidades do interior gaúcho, além de Porto Alegre.

Curiosidades do sobrenome Reverbel

            Em 2013 foi publicado um livro chamado “Os Reverbel”, de autoria do médico gaúcho Gustavo Py Gomes da Silveira. Nele, é contada a história da família que se estabeleceu em terras sulistas e como é a produção do queijo tipo Rochefort pelo ramo francês da família, que o faz há cerca de 500 anos.

Há alguns Reverbel que obtiveram grande destaque. Entre eles, podemos citar Carlos de Macedo Reverbel (1912 – 1997) foi um importante jornalista, cronista e historiador. Atuou em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Florianópolis. Foi o patrono da Feira do Livro de Porto Alegre do ano de 1993, e também grande destaque no jornal “A Razão”, de Santa Maria – RS, além de ter trabalhado na Editora Globo.

Olga Garcia Reverbel (1917 – 2008) foi uma professora e escritora. Foi uma das precursoras dos estudos da educação e do teatro no Brasil. Ela se casou com Carlos Reverbel na década de 1950, se formou no magistério e trabalhou com alfabetização, turmas ginasiais e colegiais. Foi professora universitária da UFRGS na área de dramaturgia e literatura. Em 1966 publicou o livro “Técnicas dramáticas aplicadas à escola”, e por essa obra foi elogiada pelo grande escritor Érico Veríssimo, que disse “ser uma aula de admiráveis qualidades lúdicas”. 

Variantes do sobrenome Reverbel

O sobrenome Reverbel possui algumas variações de ortografia, como: Reveribel; Reverbela; Reserbel; Reverbele e Rererbel. 

Brasão da Família Reverbel

            A família Reverbel não possui brasão próprio.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário