Família Reis

A família Reis carrega toda uma conotação religiosa. Aqui no Brasil este é um sobrenome bastante popular. Confira abaixo informações sobre origem, curiosidades, variações e modelo de brasão dos Reis.

O sobrenome Reis, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Reis

O sobrenome Reis surgiu em Portugal no século XVII. Ele é criado em decorrência dos três Reis Magos que foram ao nascimento de Jesus. Nessa época, a igreja católica exercia uma grande influência sobre a vida das pessoas.

O sobrenome em alguns casos era até mesmo acompanhado pelo nome de um dos três reis magos. Assim, era possível encontrar Baltazar dos Reis, Gaspar dos Reis ou Belchior dos Reis. Mesmo com tanta popularidade na história, não se sabe ao certo quem eram essas três figuras importantes. Alguns historiadores cogitaram a hipótese que eles deveriam ser sacerdotes ou conselheiros, da Pérsia.

Curiosidades

Várias famílias adotaram esse sobrenome de origem religiosa, na Idade Média, com a esperança de trazer prosperidade, sorte e salvação para seus membros.

Um dos principais representantes é o patriarca, Capitão – Mor Domingos dos Reis e Silva que se casou com dona Andreza Dias de Carvalho, e deram origem a vários descendentes, originando as tradicionais famílias. Bottrel Reis, Souza Reis, Reis Resende, Ribeiro Reis, Martins Reis, Teixeira Reis, Mello Reis, Brito Reis, Oliveira Reis, Veiga Reis são algumas delas.

Alguns descendentes dessa grandiosa família foram senhores de terra e verdadeiros aristocratas rurais, uns até agraciados por D. Pedro II com títulos de nobreza.

Variantes do Sobrenome Reis

Na Alemanha, a família Reis que surgiu tem origem patronímica do nome Risi, sendo uma variação italiana do nome Rico, que geraram os sobrenomes Reiss, Reis, Rainser e Reisner.

E, nas outras localidades o sobrenome continua sendo Reis, por causa da religiosidade. Mesmo assim, é possível encontrar traduções do nome, como Kings que vem do inglês.

Brasão da Família Reis

O brasão da Família Reis é muito simples. Ele é todo azul e com uma estrela de oito pontas de ouro. Essa estrela é a representação da que guiou os três Reis Magos até o menino Jesus. A cor azul do escudo representa a nobreza, formosura, majestade e serenidade.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

35 Comentários

  1. Paula Reis says:

    Nossa! Eu sempre quis saber mais sobre o meu sobrenome. Muito legal.

  2. Ricardo Reis says:

    Meu avô chamava-se Virgilio dos Reis. Eu sou Ricardo Reis de Oliveira. Gostaria muito de conhecer meus familiares. Sou do Rio de Janeiro.

  3. Antonio reis says:

    Gostaria de saber de meu avô paterno MANUEL FERREIRA DOS REIS que veio de Portugal para o Brasil ,rio de janeiro na decada de 1930 a 1940? Era da zona de SANGALHOS,ANADIIA PORTUGAL
    OBRIGADO

  4. Marcos Pereira Dos Reis says:

    Muito legal achar esse site

  5. Nona says:

    Me enaactnría ganarlo!, me caso el 22 de Dic y sería genial poder usarlo ese día Active nuevamente mi twitter sólo por el concurso.. me encantan los conjuntos que tienen, son muy cómodos!

  6. Agnaldo Reis says:

    Muito bom mesmo, foi muito bom achar esse site …

  7. tania cristina dos reis says:

    gostaria muito de achar a minha avo que se chama lourdes urias dos reis

  8. Marcela says:

    Alguém sabe se existe diferenças de origem e brasão entre os sobrenomes “Reis”e o “dos Reis”?

  9. Zeila says:

    So da familia De Bertholdo dos Reis Ora

  10. Cristiane Pereira alves says:

    Ciganos!

  11. Jane says:

    Gostei o meu é jane soares dos reis

  12. Leticia Reis says:

    E top a história do meu sobrenome 😍😍😍👌

  13. Renê Dos Reis says:

    Muito interessante conhecer a origem do nome , herdei por parte de meu avo de cubas , Ferros MG

  14. Más ficou meio que uma dúvida….se é alemão ou português. O meu sobrenome também é Reis…… ferdinis Dos Santos Reis

    • Juliana Reis says:

      Eu sou Juliana Reis dos Santos, minha familia vem de Jequitinhonha e Montes Claros, e realmente meu avô mecheu c cafe ate falir, ai trouxe a familia p capital.

      • clevis dos reis says:

        juliana pode ser que pertencemos a mesma famila , sou neto de cercundino jose dos reis e de agnelia maria de jesus , tenho familiares ai em jequitinhonha e joaima . sou filho de luzia maria de jesus , sou clevis dos reis .

      • Valdemir says:

        Ola minha mãe é Reis dos Santos……mas ela era da Bahia….morro do chapéu….

  15. Ferdinis says:

    Más ficou meio que uma dúvida….se é alemão ou português.

  16. Tomaz Reis says:

    Dahora isso aí

  17. Bruna Reis says:

    Poxa, muito bacana, eu ja sabia um pouco sobre meu antepassados mais queria saber um pouco mais e descobri outras coisas muito interesantes …

  18. reiis says:

    cara, er muito firme, e eu já tenho muito nome internacional… kkkk Andrey(alemão) e reis(português)…. detalhe, já me disseram que esse nome tbm tem muito haver com a alquimia!
    sera mesmo?

  19. Anderson Fernando dos Reis says:

    Sempre quis saber mais sobre meu sobrenome. Meu avó nasceu na cidade de Lima Duarte em MG. E tenho curiosidade em conhecer cada dia mais nossas origens

  20. Wagner dos Reis says:

    Legal saber a origem do meu sobrenome dos reis.Sou Wagner dos Reis,pelo meu avô paterno José Verissimo dos Reis,que veio de Portugal para o leste de minas ainda criança com o pai.

  21. Daria dos reis says:

    Gostei muito. De saber de onde vem o sobrenome reis ..sou Daria dos reis

  22. Adão Luiz Reis Junior says:

    Gostei de saber que o meu sobrenome tem uma história.

  23. eva says:

    As pessoas de sobre nome Reis, já notaram que todos tem a forma do nariz da mesma forma? tenho uma prima que é Reis, e nós notamos isto

  24. O sobrenome Reis da minha família tem origem com o meu avô que Nasceu dia de reis 6/01. Como era tradição colocar o nome do santo do dia, isto não foi possível. Resolveram colocar o sobrenome Reis. ( Antonio Felix dos Reis) Hoje há muitos Reis esparramados neste país em função do nome deste alagoano.

  25. rosimary fernandes dos reis says:

    queria acha minha origem

  26. Emanuel dos Reis says:

    Gostei muito de saber alguma coisa sobre nosso nome

  27. José Nadson Souza Reis says:

    olha fique feliz por saber um pouco provavelmente do passado mais oculto de minha família !!

  28. samuel ramos dos reis says:

    Olá Elizabete o sobrenome reis inclusive é meu também ele é ALEMÃO mesmo então se você tem esse sobrenome tu es decadente de ALEMÃO

  29. Daniel says:

    Olá, Elizabete! Acredito que a analogia com o alemão é pelo fato de que, no idioma, a palavra “Reis” significa “arroz”.

  30. Eunice says:

    Como na Idade Média, a religião dominava boa parte do mundo, pois Reis, é religioso, vem de Reis Magos, muitas famílias adotavam na data de Reis Magos, o nome Reis. Acredita-se que vem de várias partes do mundo, onde a religião predominava, não tendo apenas uma raiz, mas várias…

  31. Elizabete says:

    Faz um tempo, num shopping de São Paulo, estavam pesquisando sobrenomes, eu sempre acreditei que Reis, fosse portugues, mas lá me disseram que era alemão. Voces tem algo a acrescentar? Obrigada

    Elizabete

Deixe um comentário