Família Rebouças

Os sobrenomes surgiram pela necessidade das pessoas em distinguir a sua família e seus respectivos membros. Aqui no Brasil, há uma grande variedade de alcunhas, no entanto, quase todos eles não são oriundos aqui, uma vez que o país foi colonizado, e mais tarde habitado, por estrangeiros, que constituíram família.

Sendo assim, o nome Rebouças não é brasileiro. Quer conhecer a verdadeira origem desta alcunha, suas principais curiosidades, variantes do nome e o brasão representante da família? Então continue fazendo a leitura logo abaixo.

Origem da Família Rebouças

Sobrenome de origem portuguesa, Rebouças é um derivado da palavra asturiana “boza”, que tem como significado uma região ou área que pode ser queimada para possibilitar espaço para o cultivo.

Boza originou o termo “bouça” utilizado no galego e no português, mais especificamente na região Trás-os-Montes. A bouça por sua vez, é um terreno destinado à criação de plantas touceiras. Toda a preparação para o cultivo é chamada de “bouçar”, representando uma limpeza rápida, visto que o fogo consome a área com facilidade e rapidez.

Deste modo, pode-se dizer que o sobrenome Rebouças é de origem toponímica (originária de um lugar), pois sugere que o indivíduo que carregava esta alcunha vinha de uma área que havia sido bouçada.

Curiosidades

O país com o maior número de pessoas registradas com o sobrenome Rebouças é o Brasil, que contém atualmente 23.038. Em segundo lugar encontra-se o México, com apenas 131 membros da família no país.

Outras nações abrigam membros da família Rebouças, tais como os Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Espanha, Canadá, Itália e Argentina.

Variantes do sobrenome Rebouças

Dentre as variantes do sobrenome Rebouças, podemos citar: Rebucas, Rebokus, Rebocas, Rebbucas e Reabouax.

Todas estas variantes, com exceção de Rebucas, possui registros apenas nos Estados Unidos.

Brasão da Família Rebouças

A armadura do brasão da família Rebouças é dourada com uma faixa verde posicionado na diagonal. O seu timbre é a cabeça de um cavaleiro medieval, que faz uso de uma armadura com detalhes em ouro. Em cima da cabeça e a sua volta, há penas nas cores verde e dourada.

Veja o brasão da família Rebouças:

http://3.bp.blogspot.com/-NcKKfcnDrT8/VYLBZz21UKI/AAAAAAAABS0/s4pGGby6Yko/s1600/Rebou%25C3%25A7as.jpg

 



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário