Família Ramon

A família Ramon é bem conhecida no Brasil. Este é um sobrenome bastante encontrado por aqui, mas não chega a ser um dos mais populares como Silva, Souza ou Oliveira. Confira abaixo algumas informações sobre os Ramon.

O sobrenome Ramon, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Ramon

Este é um sobrenome de origem espanhola. Ele é considerado como sendo um patronímico, pois Ramon é um nome próprio catalão derivado do germanico Ragin-mund que tem significando “o que protege o conselho” com o sentido de “sábio poderoso”. Sobrenomes patronímicos são aqueles que derivam do nome próprio do fundador do tronco familiar, patriarca desta família.

Existem diversas variações para este nome próprio. Em português utiliza-se a forma Raimundo. Foi o sobrenome de uma familia espanhola que veio do Pueblo de Molvizar, Província de Granada, distante seis quilômetros do mediterrâneo.

Eles chegaram ao Brasil em 1890. O patriarca desta familia chamava-se José Ramon Puertas. Ele fixou residência no sul do país, mais precisamente no estado do Paraná e distribuindo seus descendentes desde então. Ele foi o responsável por trazer a família Ramón para o Brasil no século passado. Por aqui ele disseminou o sobrenome formando diversas famílias Ramon descendentes de José Ramon Puertas.

Variantes do sobrenome Ramon

Das variantes do sobrenome Ramon, a mais comum é aquela que tem a grafia Ramón. Esta é uma grafia bem comum na Espanha, uma vez que lá algumas palavras possuem este tipo de assento que na língua portuguesa parece desnecessário.

Brasão da Família Ramon

O brasão da família Ramon encontrado e reconhecido como brasão oficial das armas é feito em campo azul, com três flores de lis ouro. Outro modelo de escudo para o brasão é feito também de azul com uma faixa partida de ouro ao meio na horizontal. Acima e encostada na faixa azul tem se uma cruz também de ouro.

brasao-sobrenome-familia-ramon

Não se sabe qual desses modelos é o mais oficial. É possível que os dois sejam, cada um ligado a uma parte da família que se formou e conquistou a sua própria identidade.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário