Família Provazzi

No artigo de hoje, você irá conhecer as curiosidades do sobrenome Provazzi. De origem italiana, ele possui um grande número de registros não só na Itália, mas no Brasil e em outros países da América e da Europa.

A seguir, conheça sua a origem, suas curiosidades, variantes e Brasão.

Origem da Família Provazzi

De origem italiana, ele é um sobrenome classificado patronímico. Isso significa que a sua procedência está relacionada a um nome próprio.

O sobrenome Provazzi, é uma variante dialetal de Provasi. O nome Provasi, vem do grego “protás” derivado de prótos, que tem como significado o substantivo “primeiro”.

Este sobrenome ganhou sua forma latina “Protasius”, por meio da expressão “Filius Quondam Protasius” (“Filho do Senhor Protasius”, em português).

Segundo os relatos históricos, foi este filho de Protasius quem prestou aos seus descendentes a alcunha. A derivação Protasi nada mais é do que o plural de Protasius. Embora Protasius parece o plural de Protasi e não o contrário, na Itália, as palavras com terminação em “i” representam a forma plural.

Sendo assim, esta derivação em plural sugeria uma descendência familiar, popularizando-se no país a variação Protasi.

Mais tarde, ao longo dos anos e devido as alterações dialetais e desenvolvimentos fonéticos, o sobrenome transformou-se em Provasi, ganhando, posteriormente uma nova grafia: Provazzi.

É um sobrenome que passou por diversas transformações ao longo das décadas.

Curiosidades do sobrenome Provazzi

De acordo com dados obtidos da web, o sobrenome Provazzi possui a colocação de 147,711º sobrenome mais comum no mundo. Sua maior prevalência é na Itália, país originário do sobrenome. O Brasil ocupa o segundo lugar.

Os cinco países com maior número de famílias registradas com o sobrenome “Provazzi” são:

– Itália (1.198 famílias)

– Brasil (1.049 famílias)

– Argentina (179 famílias)

– França (86 famílias)

– Estados Unidos (48 famílias)

Também há registros do sobrenome na Suíça, no Vietnã e em Catar. No total, aproximadamente 2.563 famílias estão registradas com este sobrenome.

Variantes do sobrenome Provazzi

Como podemos ver, o sobrenome Provazzi passou por algumas variações ao longo de sua história. Sendo assim, podemos citar as seguintes variantes: Provasi, Protasi e Protasius.

Brasão da Família Provazzi

Os descendentes de Provazzi possuem apenas um Brasão. Este brasão por sua vez, apresenta características diferentes dos brasões de clãs mais populares, que costumam ser semelhantes em muitos aspectos.

A simbologia do escudo é composta por uma bandeira de cor azul escura. Dentro da bandeira, há um pequeno castelo vermelho, que possui duas torres. Acima do castelo, há um escudo inteiramente preto com uma estrela dourada no topo.
Abaixo da bandeira, há um detalhe prateado e dentro dele existe a gravura de um animal marinho, provavelmente um tubarão.

Acima da bandeira, há a cabeça de um soldado trajando um capacete que compõe uma armadura de ferro. Além do capacete, o soldado também faz uso de uma coroa.
Ao redor da cabeça do soldado e da bandeira, existem folhas de cores dourada, cinza e vermelha.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

6 Comentários

  1. Ana Regina says:

    O meu pai era Paulo Protásio e meu avo Pedro Protásio

  2. Juliana Cristina Provazzi says:

    O meu também é Provazzi

  3. Matheus de Freitas Provazzi says:

    O Meu é Provazzi. e conheço muitos com o sobrenome Provassi.

  4. Anderson Donizete Provazi Andrade says:

    O meu é Provazi

  5. Ana Cristina Das Neves Protasio says:

    O meu é Protásio!!

Deixe um comentário