Família Porto

Confira abaixo a grandiosa trajetória da Família Porto. Se você pertence a essa família, vai se apaixonar ainda mais. Veja a origem, as curiosidades, as variantes e o brasão retratados a seguir.

O sobrenome Porto, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Porto

A família Porto tem sua origem na antiga região de Piemonte. Esse local deu origem mais tarde à Itália e parte da França. As pessoas que moravam nessa região faziam parte de uma seita religiosa e eram conhecidos como “Valdese”, sendo os primeiros metodistas antes da Reforma. Suas pregações eram públicas e muitos pobres participavam. Nessa época a igreja Católica tinha muito poder e reprimia e perseguia esses hereges.

Nesse contexto, alguns pesquisadores afirmam que essa família tem relação com outras famílias. Provavelmente, o mentor desse nome morava no Porto e fazia parte do grupo de hereges desse período. Como uma forma de deixar um legado para as futuras gerações dessa família criou-se o sobrenome toponímico Porto e passou a seus sucessores.

Curiosidades

Os descendentes da Família Porto que vieram para o Brasil tiveram mais destaque que outros. Entre eles podemos citar o Capital Mor Francisco Pinto Porto. Ele exerceu várias profissões como: sargento Mor, sesmeiro, capitão mor e fez parte da política da época. Um de seus filhos, Joaquim Pinto Porto formou-se em direito e tornou-se juiz e assim como o pai, entrou para a vida política.

Variantes do Sobrenome Porto

As principais variantes do Sobrenome Porto encontradas são: Delporto, Della Porta, Porto, Porta, de Porto, Porti, Portilha, Portanova e Dapporto.

Brasão da Família Porto

O brasão da Família Porto tem a forma de um quadrado arredonda na parte inferior. O escudo é recoberto por um esmalte de prata. No centro tem o desenho de uma cruz azul e por fora dela o desenho de um quadrilátero vermelho todo detalhado. Provavelmente a cruz representada dessa maneira faz alusão aos primeiros protestantes que deram origem a essa grandiosa família.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

10 Comentários

  1. Greyck Porto Xavier says:

    Que alegria em saber que somos muitos.
    Que possamos juntos mapear e registrar nossa linda família Porto.

  2. Leandro Porto says:

    Porto do Rio de Janeiro. Presente!

  3. Maria Camila O. Porto says:

    Simplesmente amo o sobrenome Porto, sobrenome de peso!

  4. Anderson Porto says:

    Sou um “Porto” de Porto Alegre RS

  5. Emanoel D. Porto says:

    eu também quero saber mais!
    eu me chamo Emanoel Vieira da Rocha Porto

  6. Pricila porto says:

    Família vocês por aqui

  7. weington rodrigues porto says:

    sou da familia porto, gostaria de saber qual estado brasileiro tem mais integrante da familia porto.

  8. Angelica Porto Motta says:

    Jorge Luiz Porto Motta meu sobrenome e angelica Porto motta

  9. RUI PORTO DE MACEDO says:

    Prazer fazer parte dessa honrosa família.

  10. JORGE LUIZ PORTO MOTTA says:

    Gostaria de saber mais sobre a “Família PORTO” pode ser que eu seja um membro, como faço?

Deixe um comentário