Família Pivatto

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como tendo sua origem em uma profissão. A profissão neste caso provavelmente seria de instrumentista, mais especificamente tocador de gaita de foles. Aparentemente este foi um sobrenome que surgiu em Toscana.

Provavelmente do fundador deste tronco familiar adotou o nome que vem do latim Pipa – do verbo pipire (piar, pipilar) e esta seria uma gaita de foles, pífaro ou o tocador de um destes instrumentos. Este tocador era também chamado de Pivo. A palavra referente ao sobrenome é formada por Piva com o sulfixo atto o qual tem função diminutiva.

Esta palavra assumiu também o significado de rapaz moço. Deste modo, pode-se considerar o sobrenome com origem em uma alcunha, apelido, provavelmente dado a um rapaz que constituiu família muito cedo e passou a ser reconhecido como “Fulano Pivatto” – o que posteriormente foi repassado aos seus descendentes.

Curiosidades

Os sobrenomes com o sufixo Atto podem ser encontrados em variadas famílias italianas. Por ser um diminutivo, várias alcunhas podem ter se tornado sobrenome e admitido este sufixo reconhecendo várias famílias com as mais variadas características. Estas caracteristicas de qual derivam as alcunhas são geralmente do pai da família, fundador do tronco familiar.

Variantes do sobrenome Pivatto

Com o passar do tempo é possível encontrar variantes gráficas para este sobrenome. Famílias registram seus descendentes com grafias distintas para dar uma nova releitura ao nome. Neste caso, pode ser encontrada o modelo Pivato, que tem mesma origem.

Brasão da Família Pivatto

O brasão encontrado para a família Pivatto é composto de um escudo vermelho com uma flor de lis prateada ao centro. Não se pode afirmar que este é um brasão exclusivo desta família. Em casos assim, famílias sem brasão adotam um modelo já utilizado por outras para que ao menos não fique sem representação. Outro modelo de brasão dos Pivatto não foi encontrado.

brasao-familia-sobrenome-pivatto



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. Amadeo Pivatto says:

    Boa tarde.

    Agradeço pelo trabalho do autor…

    Meu bisavô veio da Itália trazendo o sobrenome Pivato e meu avô foi registrado como Pivatto.
    Erro do escrivão. Atualmente na Itália só existe um Pivatto com “tt”, que é brasileiro. Em italiano é um erro de grafia, pois a sua pronúncia não soa bem.

    Abraços

    Amadeo

Deixe um comentário