Família Pilatti

A família Pilatti não tem um sobrenome muito conhecido no Brasil. Mesmo assim, se você é um descendente desta família, vai gostar de saber mais sobre a origem e outras informações sobre os Pilatti.

O sobrenome Pilatti, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Pilatti

Este é um sobrenome italiano. Ele é classificado como um patronímico. Sobrenomes com esta característica são originados através de um nome próprio, seja ele de um ancestral do portador inicial, podendo ser seu pai, seu avô ou mesmo um parente mais remoto. O patriarca da família pode ter sido a mais provável razão para este sobrenome surgir.

No que diz respeito à palavra Pilatti, esta é derivada do nome pessoal Pilato, que vem do latim pilum. Seu significado seria de lança curta ou dardo. Tomou a forma de sobrenome através da expressão Filius Quondam Pilatto, ou seja, Filho do Sr. Pilatto, que posteriormente ganhando a terminação i que em italiano tem função plural e indica um clã familiar, assim a Família dos Pilattos em italiano fica Familia dei Pilatti.

A linhagem dos Pilatti tem suas origens em três locais da Itália. São elas Brescia, de Monte San Giuliano na Sicília e de Trentino, Cassulo.

Curiosidades

Por ter se originado em vários lugares na Itália, esta não é uma só família. Dessa forma, seus descendentes não são necessariamente parentes.

Variantes do sobrenome Pilatti

Foram registradas como variantes deste sobrenome as formas: Pilato e Pilati. Podem ser encontradas outras grafias, como por exemplo: Pilatto. Uma versão espanhola deste sobrenome acrescentaria um L a mais e daria o tom tradicional da língua.

Brasão da Família Pilatti

O brasão dos Pilatti é bem característico, mas ao mesmo tempo é simples e fácil de ser reconhecido. Ao que parece, o modelo mais original desta família é constituído de um escudo partido em oito partes iguais. Estas partes estão de azul e ouro, alternando entre elas em cada parte. Por não possuir nenhum símbolo, este fica com o timbre a desejar. Nada que identifique alguma característica dessa família foi utilizado para constituir o seu timbre.

brasao-sobrenome-familia-pilatti-italia



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário