Família Piccolo

Se você é um descendente da família Piccolo, vai gostar de saber informações sobre sua origem, curiosidade e os modelos de brasão encontrados. Confira tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Piccolo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Piccolo

O nome da família Piccolo é Pan-Italiano, ou seja, ocorre em todo território da Península Itálica. O sobrenome Piccolo remonta de uma origem latina não clássica, mas do tardo latim dos séculos IV a VIII depois de Cristo, constituindo-se um dos sobrenomes mais antigos da Itália.

No período em que se fixaram os sobrenomes na Itália, devido à necessidade de distinguir grupos familiares, muitos cognomes ganharam foros de nomes distintivos de famílias, designativos específicos de clãs, atendendo à necessidade organizativa dos grupos sociais.

Este poderia ser um apelido carinhoso dado a alguém pequeno (de estatura física diminuta) reforçando o significado do nome Piccolo que em virtude deste apelido. Tornou-se tão conhecido transformando-se em sobrenome. Provavelmente este foi um apelido dado ao patriarca que acabou disseminando-o como sobrenome.

Sua origem é um termo latino Piccolus, que significa soldado da infantaria romana armado de pica, originando-se desse vocábulo a palavra Piccolo. Este também é um significado válido e tem até referencias no brasão desta família.

Piccolo também designava pequeno produtor, proprietário de terras de dimensões reduzidas, porém pessoa de qualificação moral benquista e reverenciada pela comunidade (mais rico que pobre). Este cognome se fixaria posteriormente como sobrenome. Portanto um nascido naquela época na Itália foi cognominado Piccolo por uma das razões apontadas acima.

Curiosidades

A palavra Piccolo apresenta um significado transparente, piccolo = pequeno, porém o sobrenome Piccolo tem larga difusão, ou seja, a origem deste sobrenome está ligada a várias hipóteses diferentes.

Brasão da Família Piccolo

Foram encontrados dois modelos de brasão para esta família. Um deles é de azul, com uma fênix surgida das chamas, olhando para um sol, situada no canto direito. No timbre, a mesma fênix do escudo.

Outro modelo tem a figura de uma armadura no escudo. Este soldado armado segura um escudo e uma espada. Há também uma estrela de ouro com cinco pontas no canto superior direito do escudo do brasão.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

7 Comentários

  1. Katia says:

    Olá, será que tem como me enviar os brasões da família piccolo ?

  2. loidemar picollo says:

    Gostaria que me madase a foto do dois brasões da família picollo 62 82887126

  3. loidemar picollo says:

    Gostaria que me madase a foto do dois brasões da família picollo

  4. erlon marcos piccolo says:

    oi gostaria que me manda a foto dos dois brasões da familia picolo
    fone 051-93723585

  5. josy says:

    será que alguém pode me ajudar?

  6. josy says:

    queria saber a origem do sobrenome picancio

  7. Karine Soares de Araújo peçanha says:

    Oiq gostaria de saber sobre a origem da família Peçanha…

Deixe um comentário