Família Penteado

Se você é um descendente da família Penteado, vai gostar de saber informações sobre a sua família. Confira algumas delas, além de brasão e variantes, tudo logo abaixo.

O sobrenome Penteado, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Penteado

Este é um sobrenome português derivado de uma alcunha, apelido do portador inicial da família. Neste caso, o apelido basicamente se refere a um senhor que andava sempre penteado, com o cabelo impecável. Sua característica tornou-se forte o bastante para, um tempo depois, tornar-se sobrenome.

A família Penteado vem dos Vernek de Viana do Castelo. Segundo a história Kaspar Werneck, casado com a portuguesa Mariana Roiz de Magalhães, deu origem a família Werneck ou Verneck em Portugal. No século XVII, época das grandes cabeleiras a moda Luís 14, as pessoas gostavam de ostentar os penteados da moda.

Em breve ficaram conhecidos sob o apelido de Werneck, os Penteados. Com o decorrer do tempo, o Werneck foi perdendo a sua popularidade para Penteado e formou-se uma nova familia através da popularidade de um apelido.

Há alguns registros desta família na Itália, com outra grafia. O que não se sabe é se estes são imigrantes portugueses ou nativos italianos.

Variantes do sobrenome Penteado

Uma das grafias encontradas para este sobrenome é a tradução para o italiano: Pettinato. Esta parece ser uma família conhecida na Itália, mas não se sabe se a mesma surgiu por nativos do país.

Outras grafias podem ser encontradas para este sobrenome. Por ser uma palavra comum a todas as línguas, ela pode ser traduzida facilmente para ser usado como sobrenome.

Brasão da Família Penteado

Não foi encontrado um brasão oficial para família Penteado. Por outro lado, encontra-se um brasão para a família Pettinato, que é a versão italiana deste sobrenome.

O brasão italiano é bastante simples. Ele é constituído de um escudo vermelho com três pentes colocados dois em cima e um embaixo. Como já foi dito, este é simples e fácil de ser reconhecido.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

15 Comentários

  1. Hélio Arruda Penteado Junior says:

    Bacana essa família Penteado, quebra panela

  2. Euclydes Penteado Netto says:

    Meu comentário. Adorei de ter achado minhas raízes Meu avó chamava Euclydes Penteado meu pai Antonio Penteado todos de São Paulo. .Meu avó foi uns dos diretor dá Secretária dá fazenda meu filho Euclydes Penteado Jr.

  3. Euclydes Penteado Netto says:

    Achei ótimo

  4. Leliane de Oliveira Penteado says:

    Sou de Foz do Iguaçu PR e aqui somos uma família grande de Penteado…. Bjos

  5. Ellyara Penteado says:

    Olá família!!! Sou de Curitiba-PR. Estou morando atualmente em Goiás.
    Bom saber a origem do nosso sobrenome. Morro de orgulho dele.

  6. Edson Penteado Junior says:

    Tem muita história esse nome!!!! Abrçs família!!! Somos de canoas RS.

  7. Wellington Oliveira Penteado says:

    nossa q legal me chamo Wellington Oliveira Penteado e sou de coxim do estado Mato Grosso Do Sul

  8. Frederico Volpi Penteado says:

    q legal

  9. Paulo Rogerio Penteado says:

    Alguém já teve alguma experiência de ter feito contato com algum parente em Portugal,que confirme a descendência?

  10. Julio Cezar Penteado says:

    Boa tarde Família. rsrs

  11. Muito legal saber da historia de um apelido q virou sobrenome e mesmo com o passar dos tempos encontramos penteados de norte a sul do brasil.

  12. Maira Lopes Penteado says:

    Alexandra eu sou LOPES PENTEADO hehehehe

  13. JORGE says:

    DONA BEATRIZ PENTEADO E A PESSOA MAIS ANTIGA DATADA DE DE 1453 CASADA COM DOM RODRIGO OU AFONSO DE NORONHA.
    EVIDENTEMENTE QUE OS PAIS DE BEATRIZ DEVEM OSTENTAR TAL NOME, NOS DANDO A NOÇAO DE RETORNO MAIS AO PASSADO.
    O BRASAO A QUAL RECEBI DO ARQUIVO DE ROMA, ME LEVOU AO PASSADO EM MEADOS DE 1066 E MEADOS DE 1250 ONDE JA SE VE ESTE NOME NOS ESCUDOS DOS CAVALEIROS MEDIEVAIS.

  14. Alexandra Lopes Penteado says:

    Apesar de ter ficado muito feliz por encontrar o meu sobrenome nesta lista, queria dizer que a informação não é de todo correcta. Não existe provas da ligação do sobrenome Penteado a uma alcunha, Possuo informações sobre um antepassado meu retiradas do arquivo da torre do tombo em Lisboa que provam a existencia de um Lopes Penteado em 1505. Podem verificar se quiserem basta pesquisar diogo lopes penteado, logo a existencia de um penteado antes do seculo 17 deita por terra a teoria que os werneck iniciaram esse apelido pois ele ja existia quando chegaram a Portugal. Existe sem duvida a familia werneck Penteado mas aparece nos registos quase 100 anos depois da existencia de outros Penteado.
    A minha intenção não é denegrir a informação prestada aqui, mas unica e simplesmente corrigir aguns erros de informação relativos a este nome.
    Obrigada

Deixe um comentário