Família Pelizzari

O sobrenome Pelizzari, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Pelizzari

Este sobrenome é uma forma plural de Pellizzaro que entrou em uso quando na Itália antiga adotou-se o costume de as famílias morarem juntas, fazendo assim com que a Casa dos Pellizzaros tornasse em italiano a “Cassata dei Pelizzari”.

Como já foi falado, este é de origem italiana e é classificado como derivado de uma atividade profissional. Pellizzaro é uma variação regional setentrional de Pellicciaro, que por sua vez vem do latim medieval Pelliciarius, palavra com a qual se identificava o curtidor e mercador de peles de animais.

O que acontece na maioria desses casos é de provavelmente, a primeira pessoa a ter o seu nome diferenciado das outras através desta palavra ser um profissional desta área, sendo conhecido em sua região por esta designação e transmitindo-a a seus descendentes na forma de sobrenome. Inicialmente era conhecido como “Fulano o Pellicciaro” seu filho foi “Sicrano filho do Pellicciaro”, o que posteriormente trouxe aos demais descendentes o reconhecimento como “Beltrano Pellicciaro”.

Curiosidades

Em italiano a forma plural é representada pela terminação i. Dessa forma, os Pellizzaro se tornara os Pelizzari e o sobrenome foi ganhando novas formas gráficas ao longo do tempo.

A origem dos sobrenomes vem inicialmente como forma de reconhecer pessoas a partir de uma atividade profissional, apelido, nome do pai ou região de onde vinha, uma vez que só o nome já não era o bastante para reconhecer uma pessoa e diferenciá-la dos outros com o mesmo nome próprio.

Variantes do sobrenome Pelizzari

Das variantes gráficas de Pelizzari podemos destacar Pelizzaro, Pellizzaro e Pellizzari como as mais utilizadas. Esta é uma palavra que admite algumas mudanças na grafia que são feitas ao longo do tempo por famílias que procuram se diferenciar, ter uma característica própria. Algumas formar mais aportuguesadas podem surgir, como Pelizari, ou Pelizaro.

Brasão da Família Pelizzari

O brasão encontrado para a família Pelizzari é feito de um escudo partido em três, em que a primeira parte, da esquerda para a direita, é feita de verde com uma flor de lis dourada e outros três pequenos símbolos também em dourado. A segunda parte é feita de azul com uma lua prateada com a concavidade voltada para a direita. A terceira e última parte é feita de prata com uma lua em vermelho ao contrário da primeira lua descrita. Este é um brasão bem característico desta família.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. edaiane says:

    gostaria de ver se tenho parentes na italia

Deixe um comentário