Família Pedroso (a)

A família Pedroso ou Pedrosa tem seus descendentes também no Brasil. Confira abaixo algumas informações sobre origens, curiosidades e modelo de brasão dessa família que não é tão conhecida, mas não chega a ser rara de se encontrar por aqui.

O sobrenome Pedroso ou Pedrosa, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Pedroso

Este é um sobrenome de origem toponímica, ou seja, de origem geográfica. O seu significado é de lugar onde há muita pedra. Ele foi utilizado bastante em países como Portugual e Espanha desde o século XV, onde, em documentos antigos constatou-se a existência de um certo Diogo de Pedrosa.

Provavelmente a primeira pessoa que se utilizou deste sobrenome, o fez para se diferenciar das outras, ou era dono de uma pedreira ou residia em local cheio de pedras, ganhando assim esta designação e transmitindo-a a seus descendentes.

Curiosidades

Algumas pesquisas revelam que o sobrenome Pedroso ou Pedrosa também pode ser derivado do nome Pedro. Por este fato, ele também pode ser classificado como patronímico, ou seja, derivado de um nome próprio.

Variantes do sobrenome Pedroso

As variantes são Pedroso e Pedrosa. Eles são os nomes de origem do sobrenome e são as únicas variantes conhecidas desta família.

Também é possível encontrar o nome Pedro como sobrenome. Este também é origem do sobrenome que estamos tratando.

Brasão da Família Pedroso

O brasão da família Pedroso ou Pedrosa é constituído de ouro, com duas faixas de vermelho acompanhadas de sete lobos passantes de púrpura armados e lampassado de vermelho, postos 3, 3 e 1. O seu timbre é feito de um lobo semelhante ao do escudo.

Este é o escudo mais provável de ser oficial desta família. Qualquer outra forma pode ser advinda de outra origem. É possível também encontrar escudos com as mesmas características, mas com um design diferente. Isso é relativo à confecção do brasão.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

89 Comentários

  1. celia says:

    gostaria de conhecer meus antepassados por favor entrar em contato sou de Suzano SP meu pai se chama Jose pedroso meu avô Manuel Americo Pedroso

  2. Nelita says:

    Alguém da família Pedroso ou Pedrozo de Botucatu-SP ou Pardinho/Bofete? Meu bisavô era José Antônio Pedrozo. Quero muito encontrar os familiares Pedroso e Gonçalves, da parte de minha avó, ano 1905 para trás…

  3. Luciano Pedroso de Lima says:

    Algum Pedroso de Lima ?

  4. NORIVAL PEDROSO says:

    meu nome e NORIVAL PEDROSO,filho de Ramiro Pedroso e Geny Ramos Pedroso,meu pai Natural da cidade de Igarata Sp,teve mais tres irmão um deles se chama vergilio pedroso, outro Joaquim Pedroso,todos de são paulo e são jose dos campos, meu pai ja e falecido ha 20 anos,tambem acredito que os irmãos ja se foram, mas devem ter filhos espalhados em cidade de são paulo,estou a procura para descobrir estes parentes que nunca tive conhecimento com nenhum deles se alguem quiser fazer um contato comigo, vou deixar o meu email e o face abaixo ok,abraços a todos!!

    • Wilson Pedroso says:

      Olá Norival tdo bem, me chamo Wilson Pedroso e moro em Atibaia, meus pais biológicos chamam se Sebastião e Irene vc ouviu falar ?

  5. Paulo Roberto Pedrosa says:

    Meu avo se chamava José Pedroza. (com Z). No seu Rg. consta como natural de mourisco.
    vieram para o Brasi lno inicio do sec. XX, e fixaram moradia no municipio de Bebedouro-Sp., onde constituiu uma grande familia. uma parte da familia tem o sobrenome com “Z” e outra tem a letra “S”. Tenho uma irmã que é casada com um Pedroso….
    Me chamo Paulo Roberto Pedrosa, moro na cidade de Pirangi-Sp.
    Sempre tive vontade de conhecer meus antepassados.
    Fiquei feliz em saber pouco da historia da minha familia.
    Sou professor de História, e essetipo de assunto me deixa muito aguçado.
    Uma boa tarde, e grande abraço a todos.

  6. VANDERLEI FERREIRA PEDROSO says:

    Meu nome Vanderlei Ferreira Pedroso meu pai é Derli Ferreira Pedroso nascido no Parana, nossa família é muito grande, hoje estamos semeados em vários estados, como: Mato Grosso, Paraná, São Paulo, ria grande do sul e outros.

  7. JOEL O PEDROSO says:

    meu nome é Joel de oliveira pedroso,meu pai foi martiniano Ribas pedroso meu avô se chamava joão pedroso de Moraes da região de Rosário do sul e Piratini RS

  8. Danilo says:

    Danilo Pedroso, Filho de Valdir dos Santos Pedroso e Neto de Vicente Pedroso.
    Meu pai nasceu em Taubaté/sp

  9. Joao Pedrosa says:

    Também procuro nossos descendentes, não tivemos contato com nossos avos maternos com sobrenome Pedrosa.Sei que nossa familia e de Goias e Minas Gerais o nome do meu avó e Severino Pedrosa Mendes viveu muitos anos em Goiás mais não sei se ele era de Goiás. Abraços a FAMILIA PEDROSA.

  10. Cristian Pedroso says:

    Cristian Pedroso

    Meu finado Pai chamava João Luiz Pedroso,
    Sou de Guaíra interior de SP

  11. Irene De Almeida says:

    Pelo que sei Pedroso com “S” é de origem Italiana do vale D`Aostra, próximo a Suiça, região de Piemont, Turino – Itália.
    Meu pai é Pedroso. Acredito que dessa família de Santa Maria – RS.

  12. Sirlei Pedroso says:

    Oi meu nome Sirlei Pedroso meu Pai Doracilio Pedroso de Oliveira da cidade de Irai RS avo paterno Eugenio Pedroso de Oliveira e Tereza Pedroso gostaria muito de encontrar qualquer parente poid meu pai saiu do RS com 33 anos casou com minha mae e nunca conhecemos nenhum perente paterno ele diz que deixou um casau de filhos no RS se algum Pedroso quizer falar comigo entra no face http://www.sirlepedroso ficarei muito feliz Deus abencoa todos vcs faz 41 anos que meu pai é casado com minha mae moro no MT

  13. Sirlei Pedroso says:

    Oi meu nome Sirlei Pedroso meu Pai Doracilio Pedroso de Oliveira da cidade de Irai RS avo paterno Eugenio Pedroso de Oliveira e Tereza Pedroso gostaria muito de encontrar qualquer parente poid meu pai saiu do RS com 33 anos casou com minha mae e nunca conhecemos nenhum perente paterno ele diz que deixou um casau de filhos no RS se algum Pedroso quizer falar comigo entra no face http://www.sirlepedroso ficarei muito feliz Deus abencoa todos vcs

  14. caique iaiati Pedro says:

    ola será que Pedro também pode ser incluído aqui?? meu nome é Caique Iaiati Pedro filho de Márcio Pedro neto de Simão Pedro eu sou índio meu avô nasceu e viveu em Miranda MS meu pai veio embora para Braúna SP aonde vivemos até hoje.

  15. Antonio Cesar Pedroso says:

    Meu nome é Antonio Cesar Pedroso dos Santos, Filho de Enone Otavia Pedroso e Neto de Otavio Cassemiro Pedroso da região de Torres – RS, sem que tenho parentes no Paraná

  16. Marcos Pedroso Silveira says:

    Meu nome é Marcos Pedroso Silveira e a origem é de São Se astião do Paraíso , meu avô chama- se Luiz Pedroso.

  17. eliene alves pedroso says:

    oi meu nome e eliene alves pedroso filha de armezina alves pedroso que procura irmaos de nome ademila e aurino e pai estevao alves viana e mae benedita pedroso dos santos lugar ode estava morando maudim regiao de itarantim 071 98856 8513

  18. natangomespedroso says:

    Natan gomes pedroso DE PERNAMBUCO FILHO DE HELENO FRANCISCO PEDROSO E NETO DE JOAQUIM FRANCISCO PEDROSO

  19. Eduardo pedrosa says:

    Meu nome Eduardo Prdrosa, meu pai Geraldo Pedrosa nascido em araraquara-sp. Não tenho contato com nenhum Pedrosa. Sei que meu avô era Armamdo pedrosa filho

    • paulo roberto pedrosa says:

      Meu avo se chamava José Pedroza. (com Z). No seu Rg. consta como natural de mourisco.
      vieram para o Brasi lno inicio do sec. XX, e fixaram moradia no municipio de Bebedouro-Sp., onde constituiu uma grande familia. uma parte da familia tem o sobrenome com “Z” e outra tem a letra “S”. Tenho uma irmã que é casada com um Pedroso….
      Me chamo Paulo Roberto Pedrosa, moro na cidade de Pirangi-Sp.
      Sempre tive vontade de conhecer meus antepassados.
      Fiquei feliz em saber pouco da historia da minha familia.
      Sou professor de História, e essetipo de assunto me deixa muito aguçado.
      Uma boa tarde, e grande abraço a todos.

  20. Marcela Lores Pedroso says:

    Marcela Lores Pedroso. Filha de Andreia Pedroso Arceno e neta de Edenir Pedroso e bisneta de Oristalina Pedroso

  21. Rodrigo says:

    Rodrigo Pedroso , natural de Aragarças Goiás , neto de Francisco Antonio Pedroso natural do Paraná.

  22. Samuel Pedroso says:

    Sou neto de Antônio Pedroso, filho de Marins Pedroso, um grande abraço a todos os Pedroso. Afinal não estamos sós haha

  23. Luiz Roberto Pedroso says:

    Luiz Roberto Pedroso, Chapeco-sc, sou neto de Afonso Gomes Pedroso, filho de Ruy Gomes Pedroso, e tio Benaldo Pedroso, procuro mais descendentes…

  24. Carolina Pedroso says:

    Meu nome é

    Carolina Pedroso da Silva
    Sobrenome do meu pai
    Sergio Pedroso da Silva
    avô
    Antonio Pedroso da Silva

  25. Helena Pedroso says:

    ACHEI SUPER INTERESSANTE. SOU HELENA PEDROSO, FILHA DE ORLEY PEDROSO, NETA DE JOSÉ DÍLSON PEDROSO. DE IRATI/PARANÁ, ATUALMENTE MORO EM SANTIAGO/RS.

  26. Mateus Pedroso says:

    muito legal. quem quiser me conhecer so de Santo Antonio Do Sudoeste PR https://www.facebook.com/mateus.pedroso.77

  27. Sou paranense natural de Palmas PR,e minha família é rio grandense natural de Passo Fundo RS por parte de pai..
    Um abraço pros Pedrosos hehehe,qualquer coisa me add no face https://www.facebook.com/cassiano.mendespedroso até mais

  28. Luiz Miguel Pedroso says:

    Sou Pedroso, do bairro de São João Climaco.onde morei ate 1980.
    Meu pai Renato Pedroso
    Meu avo Miguel Pedroso
    Perdi o contato com meus tios ,onde passei grande parte de minha vida.

  29. Rodrigo Pedrozo says:

    Bom dia
    Sou Rodrigo Pedrozo de São Leopoldo RS, abraço a todos Pedrozos do Brasil.

  30. Nelita says:

    Olá ! Estou procurando pelos Pedroso (ou Pedrozo) que tenham morado ou ainda morem em Botucatu-SP, descendentes de José Antônio Pedrozo (ou Pedroso) e Laurinda, que tenham documentos que comprovem essa descendência. Obrigada !

    • Nelita meu pai se chama Sebastião Antônio Pedroso já nos deixou, era da região do capim pubo cristalina GO/ palmital MG, deixou muitas saudades.
      Filhos netos e bisnetos.
      Temos 3 irmãos que não conhecemos.
      Quem sabe….

  31. Douglas Pedroso Costa says:

    Douglas Pedroso Costa.
    Natural, de São José do Norte – RS
    Moro em Criciúma – SC.
    Legal e um abraço à todos os Pedroso.

    • Antonia says:

      Oi Douglas Pedroso da Costa!!!! Procuro saber sobre meu avô João Pedroso da Cruz já falecido, minha mãe nasceu em São Joaquim Loraci da Cruz Farias. Eu sou Antonia Costa natural de lages.

  32. Buenas! sou Antonio Roberto de Moura Pedroso, nascido em Santana da Boa Vista – RS
    um abraço a todos os Pedrosos,

  33. Jessica says:

    Olá, sou Jessica Porto Pedroso, Araranguá – SC

  34. Liane Pedroso says:

    Sou Liane Pedroso filha de Adão Sirilo Hilário Pedroso.Moro no Rs.

  35. Natália says:

    procuramos saber informações da família pedroso. pois por culpa do cartório alguns filhos ficaram sem o sobrenom. meu avô nasceu em Rezende RJ. morou por anos em São José do Barreiro e atualmente mora em sjc.

    • lara giovana c pedroso says:

      oi natalia meus bisavos tambem vieram de sao jose do barreiro e tambem sao pedroso o nome pedro ferreira pedroso filho de joao alves pedrosose vc tiver alguma informaçao mais sobre sua familia laara giovana pedroso

  36. MARCELO LUIZ PIRES PEDROSO says:

    sou de Santa Maria, mas natural de São Luiz Gonzaga R/S, meu avô, argentino casou com minha vó, no brasil interior de São Nicolau (Santo Izidro), fronteira com Argentina, chamava-se Ambrósio Pedroso

  37. Cosme Pedroso says:

    Cosme Aparecido Pedroso da Cruz, filho de Airton Pedroso da Cruz e neto de Bernardino Pedroso da Rosa, do Mato Grosso do Sul!!

  38. Elizandra Pedroso Vieira says:

    Puxa. Ótimo saber que posso me utilizar de um brasão. E saber do meu passado.
    Meus avós são do Rio Grande do Sul. Pedro Pedroso

  39. Elizandra Pedroso Vieira says:

    Puxa. Ótimo saber que posso me utilizar de um brasão. E saber do meu passado.

  40. Patricia Pedrozo says:

    Patricia Pedrozo, filha de José Pedrozo, monte aprazivel, neta de Sebastião Pedrozo , acho que do rio de janeiro

  41. EDUARDO PEDROSO says:

    EDUARDO PEDROSO. SOU DE ARACATUBA SP

  42. EDUARDO PEDROSO says:

    EDUARDO PEDROSO. SOU DE ARACATUBA SP . SOU DESCENDENTE DE PORTUGUESES

  43. Carlos pedroso says:

    O nome do meu pai é Alziro Pedroso eu sou natural d rio do sul SC mas moro em penha SC abraço a todos os Pedroso muito orgulho deste sobrenome

  44. Vanderlei Pedroso says:

    O nome do meu pai MIlvio Adão Pedroso, nome do meu avo João Pedroso do meu bisavo João Antônio Pedroso. Tenho orgulho de ter sangue da raça Pedroso que não se entrega pra peleia. Muito Obrigado …

  45. Roberta Pedroso says:

    Olá bom dia. Meu sobrenome vem do meu avô Ermidio Pedroso de São Sebastião do Paraiso.

    • Fabiana says:

      Roberta meu sobrenome também é de meu avô Sebastião de São Sebastião do Paraíso

    • Fabiana says:

      Sebastião José pedroso

    • Luiz says:

      Olá, meu nome é Luiz Henrique Pedrozo (o “Z” seria erro de registro, porque parte da família tem Pedrozo e a outra Pedroso), meu avô veio para o Paraná há muitos anos atrás e era de São Sebastião do Paraíso/MG. Pelo que sabemos, deixou família por aí…mas nunca os procurou. O nome dele era Sebastião Pedroso.

  46. natan pedroso says:

    Natan Pedroso filho de heleno pedroso e neto de Joaquim pedroso pernambuco

    • Joel Pedroso says:

      Joel Pedroso filho de Joaquim Pedroso e Maria di Carmo Vieira Pedroso eu sou do Paraná residente Carapicuíba são Paulo

      • Zilda apa predroso says:

        Oi joel o seu pai se chama joquim pedroso e morava no parana o meu pai tbm se chama sebastiao pedroso eles tbm é do parana mas ele perdeu o contato com a familha dele entao nao sabemos nada dos pedroso

      • Zilda apa predroso says:

        Meu pai tinha um irmao chamado joaquim pedroso o pai deles era manoel pedroso da silva e a mae oraide de moura gostaria muito se saber algo sobre a familha do meu pai

  47. John Figueiredo Pedroso says:

    Salve familia

  48. Giovani pedroso says:

    Sao bernardo do campo Sp o nome vem do meu avo materno joaquim pedroso

  49. Cleiton Rafael Gonçalves Pedroso says:

    Muito louco vi em outro site que um dos patriarcas era de sobrenome Gonçalves Pedroso.

  50. ola eu fi que i curiosa se au quen den fese omel e o gabriely pedroso

  51. JONAS PEDROSO says:

    ALGUÉM TEM A ARVORE GENEALOGIA DA FAMILIA PEDROSO

  52. João da Silva Pedroso says:

    Estive na Vila de Gaia em Portugal e encontrei uma Vila de Pedroso, inclusive com um brazão na praça central.

  53. JOÃO BAPTISTA PEDROSO PORTELA says:

    Legal aprendi mais alguma coisa

  54. Roberto Pedroso says:

    legal ! vou passar para meu filho

  55. Édi Carlos Pedroso says:

    Legal essa Pagina

  56. samanta pedrozo says:

    Maneiro vei massa

  57. samanta pedrozo says:

    Nao sabia de nnada disso bem legal

  58. Paulo Pedroso says:

    paulo pedroso itapira sp .
    pai sebastião Henrique Pedroso monte siaão
    nao sei mais nada alguem sabe .

Deixe um comentário