Família Paz(es)

Veja abaixo o contexto em que surgiu o sobrenome Paz. Essa família tem algumas origens, curiosidades, variantes e um brasão muito interessantes que vão deixar você fascinado. Vale a pena conferir os registros históricos encontrados.

O sobrenome Paz (es), assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Paz (es)

O sobrenome Paz (es) tem origem portuguesa e assim como muitos de sua época tem uma ligação com a igreja Católica. Segundo os genealogistas, ele foi criado a partir da Invocação de Maria Santíssima conhecida como Rainha da Paz.

A igreja católica era muito poderosa nessa época e as pessoas respeitavam sua soberania. O que era imposto pela igreja não poderia ser criticado, apenas aceito. Dessa forma, surgiram os hereges, pessoas que eram contra os dogmas da religião católica. Eles foram condenados a morte para servir de exemplo para as outras pessoas que ousassem ser contra os mandamentos da igreja.

Sendo assim, a maioria dos povos tinham suas vidas ligadas aos preceitos religiosos e, por acreditarem na sua divindade, passaram a aderir os nomes dos santos como sobrenome. Eles pensavam que dessa forma sua família seria abençoada.

Vale ressaltar que com o passar do tempo à igreja parou de ser severa com relação aos que são contra suas doutrinas. Mas ela ainda é muito poderosa, sendo uma das organizações que mais tem dinheiro.

A palavra latim pax significa divindade da paz e, de acordo com os historiadores, vários escravos recebiam este nome. Os registros mais antigos encontrados com esse sobrenome são de Juan da Paz, Maria de la Paz, Peloche Pzos e Lorenzo Pazo.

Curiosidades

Um dos membros mais importantes dessa família foi o “Duque de Estrada”, Francisco de Paz, que participou do exército de Juan de Áustria. E o primeiro registro com esse sobrenome foi o de Juan da Paz, registrado no ano de 1509, durante a dinastia do Rei Filipe XI da Espanha.

Variantes do Sobrenome Paz (es)

O sobrenome Paz pode ser encontrado escrito das seguintes maneiras: da Paz, Paci, Pazos, De la Paz, Pase, Pzos, Paso, entre outros. A grafia mais encontrada no Brasil é Paz.

Brasão da Família Paz (es)

O brasão da família Paz (es) tem o escudo com o formato arredondado. Seu esmalte é azul e possui o desenho de dez besantes, orifícios arredondados de ouro, colocado três a três até sobrar um no final. Na direita desse brasão tem um leão vermelho furioso.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

32 Comentários

  1. Ademir da Paz says:

    Boa pessoal, sou ADEMIR DA PAZ, gostei de saber um pouco do sobrenome da Paz, herdei o sobrenome do meu pai que veio do nordeste, moro em SP e por aqui é muito raro ter ver esse sobrenome, o que percebi é que 90% tem origem no nordeste…. talvez porque o imigrantes desembarcam na região que é mais próximos do continente

  2. Toninho says:

    E um sobrenome russo

  3. HAROLDO ALVES DA SILVA says:

    Olá pessoal sou neto de Agelo da Paz, Barreiras/BA. Sei que meu bisavó veio de Portugal e são descendentes de Judeus Novos.
    Minha vó chamava-se Petronilha.
    Quem tiver parentesco entre em contato.
    Moro no Rio de Janeiro.
    hs.senna@gmail.com

  4. Gevaldo da Paz says:

    Olá! Esse sobrenome é de origem judaica.

  5. Adriano da Paz says:

    Sou Adriano da Paz, Filho de Adelino da Paz e neto de Simão da Paz. Hoje moro em Foz do Iguaçu-PR porém meu avô veio de Torres-RS.
    Gostaria de saber mais sobre minhas origens!!!
    Se alguém puder ajudar
    Meu Watts +5545999209005

  6. Andreia paz says:

    Oi galera da paz gostaria de sabe a origem correta do meu sobrenome eu adoro ele boa parte da minha família leva o Paz no sobrenome. …só sei que bisavô que carregava o paz no sobrenome e bisavó era índia mas nao sei a origem do meu bisavô😕

  7. Ana Kátia says:

    No sobrenome da minha avó tem o Paz, mas nenhum filho adquiriu este sobrenome, somo de Jaguaruana-CE. E na minha cidade não conheço ninguém que tenha este sobrenome, acho muito estranho.

    • Giovanna Paz says:

      Nossa, que engraçado!
      Meu pai tem o sobrenome de Paz e veio do Ceará!!!!

      • Antonio de castro says:

        A minha família é paz de castro e somos da Região do Cariri, Santana do Cariri, Potengi e Araripe, muito embora, tenha parte dela em Pedreira no Maranhão e outra na Região de Araripina Pernambuco, mas todos da mesma linhagem do paz de castro. (muitos hoje já não são mais só Paz, Pas, Pais e Paes.

  8. Ricelio says:

    ola boa noite eu trabalho com gemeologia da familia Paz sou ricelio paz sou da paraiba e gostaria da ajuda de alguns , pois na minha linlhagem ja estou na 5 geração , sei que tem muitos Paz na regiao nordeste e sul do pais
    meu zap e 63992715142 quem pode me ajuda so chama ai

    • Francisca Simões says:

      Olá sou Francisca Santos Paz Simões,, meu pai é José Francisco dá Paz,,de Juazeiro do norte CE,sua mãe Quitéria Maria da. Paz!

  9. Luanna Paz says:

    A história que eu tive acesso da minha família Paes Landim, é que vieram de Portugal para o Brasil para se refugiarem, Pq eram Judeus. Se instalaram no Nordeste, no Piauí tem uma cidade chamada Paes Landim, não sei se é por conta da família, com o passar dos anos, nosso sobrenome passou a ser Paz ao invés de Paes, por erro de cartório.
    Apesar de ter apenas o Paz no sobrenome, meu pai Josivaldo Paz Cirqueira quis continuar o legado dos Landim que parou no meu avô, e deu o sobrenome ao meu irmão, Leonardo Gomes Cirqueira Landim, o meu e da minha tem o Paz.
    Queria muito saber mais e saber se realmente a história é verídica, até Pq eu tenho interesse em pedir dupla nacionalidade.

  10. GISELA RODRIGUES DA PAZ says:

    um salve pra meus primos da paz hehehe

  11. Lucas Paz says:

    Nossa olhando os comentarios vi que tem mais paz pelo brasil AEHOOOOOOOOOOO

  12. marizane paz says:

    salveee

  13. Daniela says:

    Sou Daniela s Paz gostaria de saber mas sou da Bahia

  14. joalan paz adriano says:

    gostoria de saber mais ate hoje minha familia quase nâo sabe da nossa origem exatamente

  15. Juan P. Paz says:

    E pior que meu nome é Juan ?

  16. ALBINO DA PAZ says:

    Concordo plenamente com os comentários de Jose Carlos R. Paz.
    Inclusive, existe na Internet uma dissertação de mestrado na Universidade de Lisboa sobre a origem da Familia Paz.

  17. Fernando Paz says:

    Um Salve para os primos e primas…

  18. Rafael Tiago Paz says:

    Olá pessoal muito bom o site adoraria saber mais sobre meu sobrenome.

  19. MOISÉS PAZ says:

    Nunca vi tantos da Paz igual vi agora… Minha bisavós tem descendência Européia, Mas si o paz vier dos escravos também fico super feliz… So quero saber a Origem deste Sobre nome.

  20. Jaqueline Paz says:

    Espanhóis jesuítas com sobrenome português após a inquisição… enviados para o Brasil. .os Novos Cristãos.
    Mativeram segredo quanto a religião por terem se convertido ao cristianismo em portugal.

  21. leandro l. paz says:

    a origem do nome é de escravos, somos descendentes de escravos, ninguém é espanhol e não vai conseguir cidadania europeia não! sejam realistas

    • KLEBER PAZ says:

      NO MUSEU DO IMIGRANTE (SÃO PAULO ), CONSTA A ENTRADA NO BRASIL DOS PRIMEIROS IMIGRANTES COM O SOBRENOME PAZ JÁ EM 19XX, TENHO COMO SOBRENOME PAZ E MINHA FAMÍLIA É MUITO PEQUENA TODOS COM O SOBRENOME PAZ, INCLUSIVO TENHO CIDADE ASSIM COMO MEUS PRIMOS(AS), PROVENIENTE DO MEU BISAVÔ.
      NÃO ACREDITO QUE ESTE NOME DE FAMÍLIA ( PAZ ) SEJA DE ESCRAVO, MAS NOSSOS ANTEPASSADOS GOSTAVAM DE VISITAR AS SENZALAS KKK
      ABRAÇO AOS VERDADEIROS (PAZ)

      • Damião Paz says:

        O meu bisavô era Miguel Antônio da Paz, português, que veio com sua família de navio, imigrante, falando com parentes mais antigos, disseram que ele veio ainda criança, e era dono de algumas terras aqui no RN, mas, após sua morte, os descendentes foram se desfazendo. Como a gente faz pra ter acesso aos arquivos dos imigrantes portugueses?

        • Jaqueline Paz says:

          Boa tarde família Paz!

          Chegando só agora, me interessei pelo seu comentário pq a família do meu pai é da cidade de Assu – RN que é a família que carrega o sobrenome Paz.

          Jaqueline Paz

  22. José Carlos R Paz says:

    Olá pessoal, chegando somente agora por aqui. Todos estão certos, origem espanhola.
    Essa questão de título honorífico eu desconhecia. O que sei decorre de uma pesquisa portuguesa em relação aos antepassados que vieram de Portugal. A família PAZ era JUDAICA e que se estabeleceu na região entre o Douro e Minho, notadamente o Porto. Devido `a inquisição e `a pressões do Rei de Portugal da época (15xx), os judeus tiveram que optar: continuam em sua diáspora ou são batizados. Alguns vão embora e os que ficam então, se tornam cristãos, os chamados cristãos-novos.
    Abraços a todos os PAZ !

  23. marisa paz says:

    Concordo com todos, inclusive em Madri tem a Cale de la Paz.

  24. clovis Paz says:

    A origem é espanhola e foi dado a um certo espanhol que liderou uma missão de paz, recebendo o tíitulo honorífico de Dom Diogo da Paz. assim todos os que moravam em terras de seu domínio passaram a receber o mesmo nome

  25. Claudio Paz says:

    concordo contigo Felipe… por favor !!!!!!

  26. felipe says:

    É um sobrenome espanhol pelo amor de deus

Deixe um comentário