Família Paes

A família Paes tem certa popularidade aqui no Brasil. Conhecida principalmente por seus famosos aqui, como atrizes e políticos. É certo de que este não é um nome tão popular quanto Silva ou Oliveira, mas desperta bastante curiosidade de quem porta sobre a sua origem e brasão. Veja abaixo algumas dessas informações.

O sobrenome Paes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Paes

O sobrenome Paes é uma variante de Pais, que tem sua origem em Portugual e é classificado como patronímico, pois deriva do próprio nome do fundador da família. Ele é derivado do nome próprio Paio ou Pelágio.

Ao longo dos tempos o sobrenome Paes foi disseminado bastante. Por ter a sua origem patronímica, ele acaba por ter origem em diferentes locais, o que possibilita dizer que existe mais de um tronco familiar dos Paes.

Curiosidades

Paes é um sobrenome do gênero masculino em todos os lugares onde é conhecido.

Variantes do sobrenome Paes

Existe registrado em Portugal desde o século XIII, é uma linhagem muito antiga e existem registros de diversas formas diferentes, entre elas: Pelagiz, Palagiz, no século XV foi registrado como Paez e Páiz.

Brasão da Família Paes

Foram encontrados dois tipos de brasão advindos de descendências diferentes.

O primeiro em prata, com nove lisonjas de veirado de azul e de vermelho. Elas estão apontadas e firmadas nos bordos dos escudos. No timbre tem-se um pavão de sua cor ou de drago que sai em prata. Ele se apresenta armado de vermelho e carregando no peito uma das mesmas lisonjas do escudo.

Já o outro é constituído de azul, com nove lisonjas de veirado de ouro e vermelho. Elas estão apontas e firmadas nos bordos do escudo de armas. No timbre encontra-se um pavão de sua cor.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

52 Comentários

  1. Joelma says:

    Sou de Porto Amazonas, Paraná, meu sobrenome é Rodrigues Paes e gostaria de ter contato com pessoas do meu sobrenome para descobrir mais sobre nossas origens e grau de parentesco.

  2. Maria Cristina F Paes says:

    Olá. Meu nome e Maria Cristina Fernandes Paes.
    Meu avô, Antonio Paes, nascido em 1905 era espanhol, veio para o Brasil em 1913, com seus pais: Francisco Paes e Carmen Barreiro. Sei que tinha parentes em São Paulo, porém não tenho contato. Gostaria de saber de qual cidade da Espanha que vieram.

  3. Marciane says:

    Tenho o sobre nome Paes e meu pai de Campos sou filha de Jose Claudio Fiuza Paes Neta de Benedito Henrique Paes ja falecido

  4. Iramira Paes says:

    Boa tarde, sou Iramira Tenório Paes

    Erdei o Paes do meu avo paterno ja falecido ele é natural de alagoinha-PE onde existe PAES espalhados por todo interior perpernambucano, mas na realidade nao sei mto brm a origem da familia

  5. Paulo cesar Paes says:

    Ola família Paes eu so Paulo César Paes filho de Pedro Paes filho de Fernandes Paes somos de região de Assis e Paraguaçu Pta e queria saber se temos parentesco em Portugal telefone whast 017 988181911

  6. Jean Paes says:

    Bom saber a história de minha família, fico grato ao dono do site por ter divulgado essa informação.

  7. Jorge Venicio Paes da Sillveira says:

    Sou descendente de José Augusto Paes e Maria F Paes (eram primos). Ele veio da Póvoa de Santo Antônio – Portugal para Bom Jardim, região serrana do Rio de Janeiro.
    A mãe de minha avó chamava-se Júlia Paes (talvez Maria Júlia).
    Muitos de meus parentes foram para o Rio de Janeiro, Petrópolis e Teresópolis.
    Em Bom Jardim há outro ramo da família Paes, este está ligado ao de Campos.

  8. Izabella Paes Lyra says:

    Olá ! Sou Maria Izabella Paes Lyra e recebi esse sobrenome do meu avô paterno que se chamava José Paes de Lyra, ele nasceu em Pernambuco e era filho de João Paes de Lyra e Clotilde Paes de Lyra. Meu avô veio para o Rio de Janeiro e aqui ficou até a sua morte. Também gostaria de saber mais sobe essa história. Também pesquisei e parece que o Paes é de origem judaica, cristãos novos.

  9. Marcelo da Silva Paes says:

    Se alguém criar um grupo da família Paes me adiciona (22-998285956),sou muito interessado na família.

  10. Ataandson de Souza Paes says:

    Sou Ataandson de Souza Paes. Meu nome é diferente mesmo, não tá errado. Interesso-me muito por genealogia. Minha família é de Campos-RJ, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. Tem um site que dá para fazer pesquisas genealógicas. É da Igreja dos Mórmons e é o mais completo do mundo.
    Dá para pesquisar muita coisa. Eles fotografam registros de cartórios, igrejas, etc.
    https://familysearch.org/
    Deem uma olhadinha lá!

  11. Aline Paes says:

    Gostaria de ser adicionada ao grupo do whatszapp da família Paes! (48) 9936.2024

  12. Moises says:

    Olá! Eu sou Moisés Michel Paes filho de Carlos Roberto Paes, neto de Noel Paes, bisneto de Alfredo Paes moro em Curitiba mas eles eram todos de Santo André São Paulo

  13. alexandre paes siqueira says:

    Ola sou alexandre Paes Siqueira do rio de janeiro meus bisavos sao de santa izabel belem do para Joao Siqueira e evarista paes Siqueira minha avo marieta paes Siqueira veio pro rio de janeiro e formou família quem tive informações da família em belem favo entra em contato 21998121705.

  14. Meu avo se chamava Jose Silverio Paes, meu pai João Silverio Paes, e minha mãe Judth Mendes Paes, meu pai era natural de Siqueira Campos Pr.,meu nome é Jair Silverio Paz, paz por erro de cartorio, meu avo era mineiro vou me informar de qual cidade que ele era, quando a minha avó faleceu, eles moravam em siqueira campos Pr.

  15. Josué Gomes da silva says:

    Pessoal desculpa correção meu avô
    Chamava se José Silvério paes e minha vó Antônia máxima do és peito Santo mais minha vó foi o segundo casamento pois meu vô ficou viúvo e casou com minha avô, sei que do primeiro casamento teve um filho que eu conheci meu rio Joaquim Paes faleceu meu rio com 96 anos sebo o irmão mais velho.
    Tenho muti parente na região Sul. Mais minha mãe nasceu em guapiara sp meu sou de Campinas sp meu zap 19 994726443

  16. Josué Gomes da silva says:

    Olá não tenho o sobrenome Paes, porém minha mãe E minhas irmãs tem, minha mãe nasceu na cidade de guapiara sp Davina paes da Silva. Meu avô que faleceu no ano te 1977 chamava se Benedito Paes, faleceu com a idade de 116 anos, segundo relatos da minha mdo, eles meu vô, abandonou as terras e foi
    Morar em Paraná. Estou procurando parentes, segundos relatos tem muitos em Paraná E em guapiara sp.

    • Nathália says:

      Boa noite me chamo Nathalia Paes erdei do meu avô ja falecido *Joaquim Francisco paes* veio de Pernambuco a muito tempo moramos aqui n Paraná *terra roxa*

  17. gostei de saber…interessante

  18. Claudia Aparecida Paes says:

    Olá família meu pai é falecido Vicente de Paula Paes, nós sempre moramos no Paraná mais sei que meu pai morava em São Paulo capital quando criança, meus avós paternos eram Benedito e Benedita Paes!!

  19. JEFERSON PAES COELHO says:

    Meu nome é Jeferson Paes, e meus familiares são de Campos, norte do RJ. Meu avô paterno que concedeu o sobrenome Paes a minha geração, e como o sobrenome é patronímico, sendo um costume Português e Judaico, passa de pai para filho o sobrenome. Meu avô se chama Antero Rangel Paes. E se alguém tem avô com esse nome e avó com nome Maria das Dores da Conceição, entrar em contato pelo zap (27) 99945-0886. Ambos avós são falecidos. Procuro saber mais da família Paes visando a formar a árvore genealógica.

  20. Jonathan Paes says:

    Meu nome é Jonathan do Nascimento Paes… Meu WhatsApp e 12997661907

  21. Angela Paes says:

    Gostaria de saber mais sobre a família Paes. Exitem fazendeiros pertencentes a familia Paes? Ouvi dizer que aconteciam grandes disputam de terras entre as familias Paes e Batista. é verdade?

  22. Angela Maria Pinto Paes says:

    Olá! Meu nome é Angela Maria Pinto Paes sou natural do Rio de Janeiro. Meu avô, pernambucano , natural de Caruaru de Bezerra. chamava-se Manoel Valentim de Souza Paes, minha avó Eugênia Gomes Paes, natural do rio de Janeiro. Avós paternos Maria Cercondina da Conceição.

    Gostaria de saber se tenho alguns parentes no Rio de Janeiro e se tenho algum português ma família./Responder

    • ivanete says:

      olá,Angela sou Ivanete meu avò é Luiz marcos paes moram em Belem do parà. acho que somos parente me adiciona no zapp meu numero (75) 91693140. pra gemte conversar

    • MARCELO says:

      HOJE CRIEI UM FACE DA FAMILIA,QUEM QUISER SER ADICIONADO É SÓ MANDAR SOLICITAÇÃO.MEU “PAES” TAMBÉM É DE CAMPOS.

  23. MARCELO DA SILVA PAES says:

    também faço parte dessa família e gostaria de saber mais de nossa origem,sei muito pouco,pois não conheci meus avós paternos que são os responsaveis pelo sobrenome .São de Campos,norte do estado do rio de Janeiro.

    • JEFERSON PAES COELHO says:

      Me chamo Jeferson Paes, e também faço parte da ilustre família Paes. Todos os familiares relacionados aos Paes também residem no Norte do RJ, em Campos. Meus avós que são falecidos, chamavam-se ANTERO RANGEL PAES E MARIA DAS DORES DA CONCEIÇÃO. Se lhe interessar o estudo, ad no zap (27) 99945-0886

    • Marcelo Paes says:

      Olá meu xará… kkk tbm me chamo Marcelo da Silva Paes o que me chamou muita atenção pois somos xaras até nos dois sobrenomes. Meu pai é de ponte do Itabapoana pertinho de Campos RJ, e se chama Mário Marques Cabral Paes, minha avó se chama Doca Cabral Paes e tbm é de origem do Sul do Es fronteira com o RJ e a família dela é de origem estrangeira. Qualquer coisa me add no zap. 32 991232052.

  24. MIRNA says:

    Eu sou Mirna Paes e quero fazer parte do grupo. Sou de Manaus neta de portugueses João da Silva Paes e tenho pouca informação. Agradeço se me adicionarem no grupo Paes.

  25. Marcelo says:

    Meu avó se chamava também Jose Paes da Costa no estado de Sergipe. cloca no grupo
    77 998073102

  26. Marcelo says:

    Meu avó se chamava também Jose Paes da Costa no estado de Sergipe. cloca no grupo
    77 998073102

  27. Florinda paes says:

    Eu quero entrar num grupo da família paes watssap 6792061735 me adicione

  28. Cristiane Rangel Paes says:

    Meu avô paterno era Mário Paes.
    Meu pai Jorge Siqueira Paes
    E minha mãe Nilceleia Rangel Paes.
    Minhas filhas Khryslla Paes Costa e Ana Karolliny Paes Costa..
    Tenho orgulho do meu Paes..

  29. eliane lopes paes says:

    Meu avo paterno se chamava jose paes e ele e de minas gerais,gostaria de saber mais para montar minha arvore geologica.

  30. Fernanda Paes says:

    Ola sou de Curitiba PR e minha familia veio de Prudentópolis e Loanda.

  31. Thais Paea says:

    Sobrenome Paes Martins não seria Europeu ou de judeus?!

  32. Eliane Regina Paes says:

    Gostaria de saber realmente se todos os paes são da mesma familia. meu pae e meu avo são naturaos de Tubarão. e meu bisavô vieram de portugal.

    • Jurema Paes says:

      Olá Eliane
      Sou Jurema Paes,moro em Ipatinga MG.Tb ando a procura de respostas sobre a família Paes.Meu avô paterno Fais Pietro Giovanni era emigrante Italiano natural de Neoneli província de Oristano e minha avo Sebastiana Spanno tb emigrante italiana era natural de Sasacari.Conheceram-se ao chegarem ao Brasil e se casaram.Não sei se foi erro do escrivão,o fato é que
      aportuguesaram o Fais para Paes.Tenho alguns parentes no RJ mas infelizmente perdi o contato.Agradeço antecipadamente a quem acrescentar mais alguma informaçao sobre os” Paes”.

  33. kevin paes says:

    Paes também tem origem judaica.

  34. kevin paes says:

    meu nome também tem origem judica.

  35. felipe paez neto says:

    O meu sobrenome e paez

  36. felipe paez neto says:

    O meu sobrenome e Paez neto

Deixe um comentário