Família Padilha

A família Padilha tem grande reconhecimento no Brasil. O sobrenome não chega a ser tão popular, mas não é raro de se encontrar descendentes dos Padilha. Confira logo abaixo algumas curiosidades, historia de origem e modelo de brasão desta linhagem.

O sobrenome Padilha, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Padilha

A família Padilha tem seu sobrenome de origem tanto portuguesa, quanto espanhola. Ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geográfica. Existem registros que mostram o uso deste sobrenome em Portugal no século XVI.

Na Espanha, o primeiro que se sabe tê-lo empregado como sobrenome foi D. Juan Fernández de Padilla. O toponímico provém de Padilla (prato, panela, forno) do latim Patella. Provavelmente sua origem geográfica se deu por uma região com este nome, devido às atividades exercidas por lá.

A família Padilha é uma família da nobreza de Portugual. Esta estava ligada a casa real portuguesa e possuía vínculos também com a casa real espanhola.

Curiosidades

Padilha também está associado à pá. Por esse motivo, seu brasão carrega o símbolo que representa esta família. Este era visto como ferramenta utilizada por padeiros para posicionar os alimentos fabricados no forno de forma mais segura e prática.

Variantes do sobrenome Padilha

Das variantes encontradas para o sobrenome Padilha, a mais popular, principalmente em países de língua espanhola é Padilla. Mesmo assim, é mais comum se encontrar este que estamos tratando, por ser mais tradicional e ter se disseminado com mais forma do que sua forma espanhola.

Brasão da Família Padilha

O brasão da família Padilha, que ao que parece é o mãos original, é feito de azul, com três pás de prata em pala e alinhadas em faixa. Elas estão acompanhadas de nove crescentes, em que três estão invertidos em chefe, três montantes em ponta e três deitados, também alinhados como as pás, junto da parte média da pá mais próxima. Os dois crescentes da esquerda estão com sua abertura voltada para a direita, enquanto o da direita está com abertura voltada para a esquerda. O timbre do escudo é composto por uma água negra de asas abertas.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

42 Comentários

  1. sebastião says:

    Olá meu nome Sebastião Padilha dos santos sou natural do Paraná hoje moro em Rondônia se quiserem fazer a comunidade Padilha no watts meu numero 69) 99671050

  2. fátima roseles padilha martins says:

    olá pessoal….como já me apresentei em um enunciado acima…creio que somos de da mesma linhagem – meu telefone (47) 984598604….este também whats..

  3. Jose Carlos Ribeiro padilha says:

    Queria achar meu pai e minha família por parte de pai mais não acho des dos 2 anos de idade tenho 29 anos

  4. Eliane says:

    Olá sou Eliane dos santos Padilha filha de evandir dos santos Padilha e neta de Vicente Vieira Padilha

  5. Monaliza says:

    qual a chance do sobrenome Paclha / Pachla ser uma variante !?

  6. Marcos says:

    Olá sou neto de Maria padilha dos Santos quando ela era criança perdeu seus pais e se separou dos irmãos Nome do pai dela e Luciano Padilha e da mãe Florinda soares se alguém, conhecer chame nos Whats 17997577835 ou no face Marquinhos Godoy

  7. Fabiana says:

    Ola sou Fabiana Padilha filha de Ari Eugenio Padilha de Irati/PR

  8. Jenifer Dariele says:

    ola eu sou a Jenifer Dariele da Rosa Padilha filha de Elso Nogueira Padilha e Rute Antunes da Rosa

  9. WILSON NUNES PADILHA says:

    sei pouco sobre minha arvore genealógica, sou de ponta grossa,PR, mas meus pais nasceram em ivaí, PR.

  10. Vitória Padilha de Souza says:

    Oi gente, eu sou Vitória Padilha de Souza e eu não ia comentar mas já que ta todo mundo comentando… Oi pessoas da família

  11. Viviani says:

    Olá meu nome é Viviani G,Padilha natural de Araranguá SC,gostaria saber mais dos meus antepassados porém a única coisa que eu sei é que meu avô era de Itoupaba fica aqui próximo e que se chamava Jorge Cassiano Padilha e tem o irmão dele que era daqui também e o nome do meu Bisavô Cassiano casado com Manoela Padilha.

  12. sersuliano padilha says:

    sou sersuliano padilha filho de sersuliano padilha, meu avo se chamava malvino pires padilha bisa e juvencio padilha
    e tem um tio q se chama Leopoldo padilha

    meu contato e 51 80561505 para alguém que queira montar um grupo no watts da família padilha

  13. Flávia padilha says:

    Olá meu nome e Flávia Padilha Valeriano sou filha de Maria celeste Padilha e neta de Mário Padilha e Maria Ribeiro padilha sou de Carangola MG
    Não conheço os meus bisavós guando nasci meus avós ja eram falecidos.

    • Margarida Borges Padilha says:

      Me chamo Margarida Borges Padilha,do RG do Sul,Vacaria,hoje moro em cascavel PR ,sou filha de Domingos Padilha da Luz e Maria Jalira Borges,e estaremos realizando em Caxias do Sul no próximo mes de novembro de 2016 a nossa quarta festa da família Padilha.

  14. Bianca says:

    Olá, meu nome é Bianca de Oliveira Padilha, moro no Rio Grande do Sul. Sou filha de Antônio dos Santos Padilha e neta de Darci de Campos Padilha e Olga dos Santos Padilha. Podem me encaminhar email para bianca_padilha_@hotmail.com

  15. Priscila Padilha says:

    Sou Priscila de Oliveira Padilha, filha de Marcos Padilha, neta de José Soares Padilha e meus bisavós não os conheci pois, eles morreram enquanto meu avô era criança ..
    me adicionem no whatsapp tenho um tio avô desaparecido quem sabe juntos não possamos encontrá-lo..
    19983027488

  16. Samoel Padilha says:

    sou samoel padilha filho de Aneli Aparecida Padilha neto de Izaura Padilha e bisneto de Maria Joana Padilha

  17. Sandra cristina santos says:

    oi meu nome é Sandra minha avo chama-se maria Padilha de melo nascida em alagoas na cidade são Jose de laje e o avo dela era estado de pernambuco se chamava honoro Padilha E-mail sandrasantos2816@outlook.com

  18. Carolina Padilha says:

    Filha de Sabrina Gomes Padilha, neta de Valdonir José Padilha, Terezinha Gomes Padilha, Bisneta de Francisco Padilha e Olivia Nunes Padilha. Sou de SC

  19. Fátima Roseles Padilha Martins says:

    MEU NOME É FÁTIMA ROSELES PADILHA FILHA DE LEOPOLDO PADILHA NETA DE FIDÊNCIO PADILHA E BISNETA DE TOBIAS PADILHA PROVINDA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DIZ MEU PAI QUE ERA DE UMA CIDADE ONDE AS FAMÍLIAS BRIGAVAM ENTRE SI. MEU BISAVÔ E MEU AVÔ VIERAM PARA TRÊS BARRAS HOJE SANTA CATARINA. TENHO DESEJO DE ENCONTRAR FAMÍLIAS DESCENDENTES . MEUS AVÓS DIZIAM QUE A FAMÍLIA PADILHA É UMA SÓ ,E QUE VIERAM DA ESPANHA DA CIDADE DE BURGO ,SENDO QUE OS ANTECEDENTES DA FAMÍLIA SERVIAM O REI DA ESPANHA . UM DESSES QUE SERVIA O REI DA ESPANHA SE CHAMAVA JOÃO OU JUAN.

    • Douglas Padilha says:

      Me add no zap 62 9982-8768, podemos nos ajudar a encontrar um galho na arvore que nos conecte.

      • sersuliano padilha says:

        ola me chama no watts 51 80561505, sou sersuliano padilha filho de sersuliano padilha, meu avo se chamava malvino pires padilha bisa e juvencio padilha
        e tem um tio q se chama Leopoldo padilha

  20. Douglas Padilha says:

    Moro em Goiânia-Goiás, sou responsável por fazer a Arvore Genealógica da Família Padilha, meus antepassa vieram de Patos de Minas-MG para Firminópolis-GO depois para Goiânia, preciso da ajuda para continuar esse trabalho, meu tataravô que morava em Patos de Minas se chamava Cornélio Dias Padilha, caso alguém o conheça ou possa me ajudar a Família Padilha-GO agradece.

  21. Fernando says:

    Meu nome é Fernando Padilha e sou neto de Oscar Padilha. Nasci em Minas Gerais mas meu avó era do Rio Grande do Sul.

  22. antonio aparecido padilha says:

    Meu pai ainda vivo (80 anos) nasceu em Alagoas e mora em SP a 65 anos. Ele conta que a origem é Espanhola porem apenas conheceu a parte brasileira que moram em Alagoas ou SP.
    Hoje minha esposa e filhas (8 e 12 anos) tem o sobrenome e segundo elas irão manter quando casar.

  23. Ivanildo Padilha says:

    Sinceramente nao sei de onde vem esse sobrenome na minha familia so sei que a minha bisavó era Benedita Padilha e ela era descendente de escravos

  24. Paulo Cesar Lima Padilha says:

    Olá, sou filho de Margarida Lima Padilha, bisneto de Maria Georgina e Emannuel Padilha, ao que minha mãe contava meu avô era espanhol caixeiro viajante e roubou minha Bisavó em uma fazenda no sul de minas gerais- Ponte Nova.

  25. oi meu nome é Anadressa Alves Padilha Alecrim, filha de Gilmara Alves Padinha.
    eu tenho 21 anos eu tenho o desejo de enconta meu vÔ quer nuncar conhecer ele foi casado com Iracema alves quer tem 3 filha Gilmara,Girlene e GIL.
    O NOME DELE É JOSE PADINHA ELE ERA CAMINHONERIO POR-FAVOU ALGUEM CONHECER ELE OU É PARENTE DELE ENTRA CONTADO COMIGO

  26. Marcia Cristiane R. Padilha says:

    Meu nome é Marcia Ramos Padilha filha de Zenor Ramos Padilha que nasceu em Turvo SC, próximo a Jacinto Machado, eu acho, ele conta que o lugar era chamado de Serrinha, minha avó se chamava Helena Trevisol e meu avô João Ramos Padilha.

  27. liliam padilha says:

    meu nome é Maria Liliam Padilha

  28. Gabriel PADILLA says:

    Meu nome Gabriel Padilla filho de espanhóis

  29. JOVANIO RAMOS PADILHA says:

    MEU MONE JOVANIO RAMOS PADILHA

Deixe um comentário