Família Padilha

A família Padilha tem grande reconhecimento no Brasil. O sobrenome não chega a ser tão popular, mas não é raro de se encontrar descendentes dos Padilha. Confira logo abaixo algumas curiosidades, historia de origem e modelo de brasão desta linhagem.

O sobrenome Padilha, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Padilha

A família Padilha tem seu sobrenome de origem tanto portuguesa, quanto espanhola. Ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geográfica. Existem registros que mostram o uso deste sobrenome em Portugal no século XVI.

Na Espanha, o primeiro que se sabe tê-lo empregado como sobrenome foi D. Juan Fernández de Padilla. O toponímico provém de Padilla (prato, panela, forno) do latim Patella. Provavelmente sua origem geográfica se deu por uma região com este nome, devido às atividades exercidas por lá.

A família Padilha é uma família da nobreza de Portugual. Esta estava ligada a casa real portuguesa e possuía vínculos também com a casa real espanhola.

Curiosidades

Padilha também está associado à pá. Por esse motivo, seu brasão carrega o símbolo que representa esta família. Este era visto como ferramenta utilizada por padeiros para posicionar os alimentos fabricados no forno de forma mais segura e prática.

Variantes do sobrenome Padilha

Das variantes encontradas para o sobrenome Padilha, a mais popular, principalmente em países de língua espanhola é Padilla. Mesmo assim, é mais comum se encontrar este que estamos tratando, por ser mais tradicional e ter se disseminado com mais forma do que sua forma espanhola.

Brasão da Família Padilha

O brasão da família Padilha, que ao que parece é o mãos original, é feito de azul, com três pás de prata em pala e alinhadas em faixa. Elas estão acompanhadas de nove crescentes, em que três estão invertidos em chefe, três montantes em ponta e três deitados, também alinhados como as pás, junto da parte média da pá mais próxima. Os dois crescentes da esquerda estão com sua abertura voltada para a direita, enquanto o da direita está com abertura voltada para a esquerda. O timbre do escudo é composto por uma água negra de asas abertas.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

56 Comentários

  1. Quem quiser saber mais sobre a Família Padilha no Brasil acesse: https://medium.com/meu-legado

  2. Elinton Padilha says:

    Sou um Padilha …

  3. Maria says:

    Que bom encontrar este grupo meu nome é maria lindalva Rodrigues padilha estou em campo grande ms se tiver grupo no wats tenho interesse

  4. Johnni Xavier Padilha says:

    Olá, sou Johnni Xavier Padilha, filho de Vergílio Mendes Padilha e neto de Juvenal Padilha. Sou de Guarapuava-PR, e meu avô vivia em Cantagalo-PR.

  5. Fátima Roseles Padilha Martins says:

    Oi pessoal !!!…Li todos os relatos acima citados….Sersuliano Padilha você mencionou o nome do meu pai( Leopoldo Padilha) creio que seja ele seu tio. Também pela discrição de todos ao citarem os estados…Rio Grande do sul, foi um dos estados que alguns dos nossos ancestrais migraram da Espanha para o Brasil ,mas também teve outros que se dispuseram a entrar por outros estados.O que não descarta a possibilidade de sermos da mesma linhagem, pois meu pai sempre mencionou que seu bisavó dizia que os descendentes da família Padilha se espalharam por todo o pais (Brasil). Tem nomes mencionados nesta postagem que meu pai costumava falar em nossas conversas sobre a origem da família Padilha. Inclusive meu bisavó e meu avô vieram do Rio Grade do sul com suas famílias para o Paraná,onde meu avô cresceu e casou-se.meu- telefone : (47) 984508604- me adicionem no whats. Tenho interesse em participar.

  6. sebastião says:

    Olá meu nome Sebastião Padilha dos santos sou natural do Paraná hoje moro em Rondônia se quiserem fazer a comunidade Padilha no watts meu numero 69) 99671050

  7. fátima roseles padilha martins says:

    olá pessoal….como já me apresentei em um enunciado acima…creio que somos de da mesma linhagem – meu telefone (47) 984598604….este também whats..

  8. Jose Carlos Ribeiro padilha says:

    Queria achar meu pai e minha família por parte de pai mais não acho des dos 2 anos de idade tenho 29 anos

  9. Eliane says:

    Olá sou Eliane dos santos Padilha filha de evandir dos santos Padilha e neta de Vicente Vieira Padilha

  10. Monaliza says:

    qual a chance do sobrenome Paclha / Pachla ser uma variante !?

  11. Marcos says:

    Olá sou neto de Maria padilha dos Santos quando ela era criança perdeu seus pais e se separou dos irmãos Nome do pai dela e Luciano Padilha e da mãe Florinda soares se alguém, conhecer chame nos Whats 17997577835 ou no face Marquinhos Godoy

  12. Fabiana says:

    Ola sou Fabiana Padilha filha de Ari Eugenio Padilha de Irati/PR

  13. Jenifer Dariele says:

    ola eu sou a Jenifer Dariele da Rosa Padilha filha de Elso Nogueira Padilha e Rute Antunes da Rosa

  14. WILSON NUNES PADILHA says:

    sei pouco sobre minha arvore genealógica, sou de ponta grossa,PR, mas meus pais nasceram em ivaí, PR.

  15. Vitória Padilha de Souza says:

    Oi gente, eu sou Vitória Padilha de Souza e eu não ia comentar mas já que ta todo mundo comentando… Oi pessoas da família

  16. Viviani says:

    Olá meu nome é Viviani G,Padilha natural de Araranguá SC,gostaria saber mais dos meus antepassados porém a única coisa que eu sei é que meu avô era de Itoupaba fica aqui próximo e que se chamava Jorge Cassiano Padilha e tem o irmão dele que era daqui também e o nome do meu Bisavô Cassiano casado com Manoela Padilha.

    • Fátima Roseles Padilha Martins says:

      Oi Viviane !!! seu Bisavô era Padilha ou sua mãe? Por um acaso sua família vem da linhagem Henrique Padilha? Este vivia na Serra de Taió Grande ou Timbó Grande SC.

  17. sersuliano padilha says:

    sou sersuliano padilha filho de sersuliano padilha, meu avo se chamava malvino pires padilha bisa e juvencio padilha
    e tem um tio q se chama Leopoldo padilha

    meu contato e 51 80561505 para alguém que queira montar um grupo no watts da família padilha

  18. Flávia padilha says:

    Olá meu nome e Flávia Padilha Valeriano sou filha de Maria celeste Padilha e neta de Mário Padilha e Maria Ribeiro padilha sou de Carangola MG
    Não conheço os meus bisavós guando nasci meus avós ja eram falecidos.

    • Margarida Borges Padilha says:

      Me chamo Margarida Borges Padilha,do RG do Sul,Vacaria,hoje moro em cascavel PR ,sou filha de Domingos Padilha da Luz e Maria Jalira Borges,e estaremos realizando em Caxias do Sul no próximo mes de novembro de 2016 a nossa quarta festa da família Padilha.

  19. Bianca says:

    Olá, meu nome é Bianca de Oliveira Padilha, moro no Rio Grande do Sul. Sou filha de Antônio dos Santos Padilha e neta de Darci de Campos Padilha e Olga dos Santos Padilha. Podem me encaminhar email para bianca_padilha_@hotmail.com

  20. Priscila Padilha says:

    Sou Priscila de Oliveira Padilha, filha de Marcos Padilha, neta de José Soares Padilha e meus bisavós não os conheci pois, eles morreram enquanto meu avô era criança ..
    me adicionem no whatsapp tenho um tio avô desaparecido quem sabe juntos não possamos encontrá-lo..
    19983027488

  21. Samoel Padilha says:

    sou samoel padilha filho de Aneli Aparecida Padilha neto de Izaura Padilha e bisneto de Maria Joana Padilha

    • Fátima Roseles Padilha Martins says:

      Samuel…meu pai tinha uma tia de nome Joana Padilha…mas não posso te dar mais detalhes. De que estado era sua avó e onde ela ou sua mãe nasceram.

  22. Sandra cristina santos says:

    oi meu nome é Sandra minha avo chama-se maria Padilha de melo nascida em alagoas na cidade são Jose de laje e o avo dela era estado de pernambuco se chamava honoro Padilha E-mail sandrasantos2816@outlook.com

  23. Carolina Padilha says:

    Filha de Sabrina Gomes Padilha, neta de Valdonir José Padilha, Terezinha Gomes Padilha, Bisneta de Francisco Padilha e Olivia Nunes Padilha. Sou de SC

  24. Fátima Roseles Padilha Martins says:

    MEU NOME É FÁTIMA ROSELES PADILHA FILHA DE LEOPOLDO PADILHA NETA DE FIDÊNCIO PADILHA E BISNETA DE TOBIAS PADILHA PROVINDA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – DIZ MEU PAI QUE ERA DE UMA CIDADE ONDE AS FAMÍLIAS BRIGAVAM ENTRE SI. MEU BISAVÔ E MEU AVÔ VIERAM PARA TRÊS BARRAS HOJE SANTA CATARINA. TENHO DESEJO DE ENCONTRAR FAMÍLIAS DESCENDENTES . MEUS AVÓS DIZIAM QUE A FAMÍLIA PADILHA É UMA SÓ ,E QUE VIERAM DA ESPANHA DA CIDADE DE BURGO ,SENDO QUE OS ANTECEDENTES DA FAMÍLIA SERVIAM O REI DA ESPANHA . UM DESSES QUE SERVIA O REI DA ESPANHA SE CHAMAVA JOÃO OU JUAN.

    • Douglas Padilha says:

      Me add no zap 62 9982-8768, podemos nos ajudar a encontrar um galho na arvore que nos conecte.

      • sersuliano padilha says:

        ola me chama no watts 51 80561505, sou sersuliano padilha filho de sersuliano padilha, meu avo se chamava malvino pires padilha bisa e juvencio padilha
        e tem um tio q se chama Leopoldo padilha

  25. Douglas Padilha says:

    Moro em Goiânia-Goiás, sou responsável por fazer a Arvore Genealógica da Família Padilha, meus antepassa vieram de Patos de Minas-MG para Firminópolis-GO depois para Goiânia, preciso da ajuda para continuar esse trabalho, meu tataravô que morava em Patos de Minas se chamava Cornélio Dias Padilha, caso alguém o conheça ou possa me ajudar a Família Padilha-GO agradece.

  26. Fernando says:

    Meu nome é Fernando Padilha e sou neto de Oscar Padilha. Nasci em Minas Gerais mas meu avó era do Rio Grande do Sul.

  27. antonio aparecido padilha says:

    Meu pai ainda vivo (80 anos) nasceu em Alagoas e mora em SP a 65 anos. Ele conta que a origem é Espanhola porem apenas conheceu a parte brasileira que moram em Alagoas ou SP.
    Hoje minha esposa e filhas (8 e 12 anos) tem o sobrenome e segundo elas irão manter quando casar.

  28. Ivanildo Padilha says:

    Sinceramente nao sei de onde vem esse sobrenome na minha familia so sei que a minha bisavó era Benedita Padilha e ela era descendente de escravos

  29. Paulo Cesar Lima Padilha says:

    Olá, sou filho de Margarida Lima Padilha, bisneto de Maria Georgina e Emannuel Padilha, ao que minha mãe contava meu avô era espanhol caixeiro viajante e roubou minha Bisavó em uma fazenda no sul de minas gerais- Ponte Nova.

  30. oi meu nome é Anadressa Alves Padilha Alecrim, filha de Gilmara Alves Padinha.
    eu tenho 21 anos eu tenho o desejo de enconta meu vÔ quer nuncar conhecer ele foi casado com Iracema alves quer tem 3 filha Gilmara,Girlene e GIL.
    O NOME DELE É JOSE PADINHA ELE ERA CAMINHONERIO POR-FAVOU ALGUEM CONHECER ELE OU É PARENTE DELE ENTRA CONTADO COMIGO

  31. Marcia Cristiane R. Padilha says:

    Meu nome é Marcia Ramos Padilha filha de Zenor Ramos Padilha que nasceu em Turvo SC, próximo a Jacinto Machado, eu acho, ele conta que o lugar era chamado de Serrinha, minha avó se chamava Helena Trevisol e meu avô João Ramos Padilha.

    • Fátima Roseles Padilha Martins says:

      Olá Márcia….tenho parentes espalhados por essas bandas…sabes mais a respeito dos teus avôs ,bisavôs, o nome deles?

  32. liliam padilha says:

    meu nome é Maria Liliam Padilha

  33. Gabriel PADILLA says:

    Meu nome Gabriel Padilla filho de espanhóis

  34. JOVANIO RAMOS PADILHA says:

    MEU MONE JOVANIO RAMOS PADILHA

Deixe um comentário