Família Orsida

O sobrenome Orsida é de origem italiana e bastante raro no Brasil, poucas pessoas têm esse nome em seus documentos. No decorrer do texto, discorreremos sobre a origem da família, suas curiosidades, variantes gráficos e sobre o brasão.

Origem da Família Orsida

            Essa família tem origem na cidade de Roma, capital italiana, localizada ao centro do país. É antiga e famosa, com parentesco com o Papa Celestino III (de aproximadamente 1191), e seus membros chegaram a ocupar altos cargos civis, eclesiásticos e militares.

O nome Orsida vem do latim Ursus, que significa urso, nome que era dado à pessoas que tivessem em sua personalidade as qualidades do animal, ou seja, especialmente sua coragem e força. Antigamente foi usada muito a variante Orsi.

Pesquisadores e historiadores acreditam que o nome Orsida sugiu através de uma variante matronímica, que na verdade é um sobrenome que tem a ver com a mãe do seu portador. A senhora Orsida deveria ser a esposa do senhor Orsi, e os filhos passaram a ser chamados de Orsida, fazendo o nome surgir e ser usual.

Curiosidades sobre o sobrenome Orsida

            Em terras brasileiras, esse sobrenome pode ser encontrado em todo o país, pois se espalhou, mas sua maior concentração é nos estados com presença forte da imigração italiana, tais como:

  • São Paulo;
  • Paraná;
  • Santa Catarina;
  • Rio Grande do Sul.

Em outros países também encontramos pessoas com o sobrenome Orsida, além do Brasil e da Itália, como os seguintes:

  • Austrália;
  • Estados Unidos;
  • Indonésia;
  • Índia.

Variantes do sobrenome Orsida

            Existem algumas variações de grafia desse sobrenome, como observamos em: Orsina (da Itália); Orsini (da Espanha); Orsinger (da Alemanha); Orsini (da Espanha); Orsini di Pitigliano (da Itália); Orsini Falconieri (da Itália); Orsino (da Itália); Orso (da Itália); Orsolini (da Itália); Orsomando (da Itália) e Orson (da França).

Brasão da família Orsida

            O brasão da família Orsida possui as seguintes cores em sua totalidade: cinza e azul. O seu escudo é todo em azul, com a mão de um cavaleiro segurando uma espada, em cinza, representando a bravura e a valentia da família.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. Vitor says:

    MUITO LEGAL! Como conseguiram tantas informaçoes?

Deixe um comentário