Família Oliveira

No Brasil existem variados sobrenomes. A família Oliveira é bastante conhecida entre brasileiros, mas muitos não sabem muito sobre. Veja abaixo informações e curiosidades sobre a origem desse sobrenome que se tornou comum no Brasil, mas não nasceu por aqui.

O sobrenome Oliveira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Oliveira

O sobrenome Oliveira tem sua origem em Portugal e foi um dos primeiros sobrenomes a começar a se popularizar por aqui, por uma razão simples de que o Brasil foi descoberto e colonizado por portugueses.

Ele é classificado como sendo um toponímico, ou seja, de origem geográfica uma vez que Oliveira seria a árvore que produz a azeitona (oliva). Em Portugual, o nome foi originado em Paço de Oliveira, na freguesia de Santa Maria de Oliveira, Arcos de Valdevez. O sobrenome identifica esta família devido ao fundador deste tronco familiar possuir uma vasta plantação do fruto.

Curiosidades

Inicialmente, a informação que se tem é que Pedro de Oliveira, foi o primeiro a utilizar este sobrenome, cujo filho D. Martim Pires de Oliveira, arcebispo de Braga, fez o Morgado de Oliveira, com seu irmão Mem Pires de Oliveira em 1306.

Dentre os Oliveiras da história, pode se notar a existência de muitos condes, viscondes, barões, marqueses, bispos e arcebispos.

Variantes do sobrenome Oliveira

Em português arcaico podemos encontrar o registro de sobrenomes com variações de sua grafia, foram registrados como Olveira e Ulveira. Oliva, Olivera, Oliver, Olival, Olivares também são bem comuns. Alguns deles são também bem populares em países hispânicos.

Brasão da Família Oliveira

As caracteristicas simbolicas existentes na árvore, a Oliveira, são destaques nos brasões onde aparece, é o símbolo da paz, de vitória, de fama e gloria imortal. No brasão mais original que temos da família Oliveira podemos ver a árvore verde e o resto do brasão todo em vermelho. Pode acontecer de aparecer as raízes da oliveira na cor branca e alguns frutos da árvore na cor dourada.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

140 Comentários

  1. Ivana says:

    Meu nome é Ivana Oliveira Pereira Peres, minha família veio da Bahia. Meu avô Francisco Oliveira dos Santos conhecido como chico mulato nasceu 13/07/14 vó Izabel maria dos Santos . Veio da Bahia para Goiás deixou parentes e perderam contato.

  2. Letícia says:

    Meu nome é Letícia oliveira.O nome do meu pai é Jose Pedro de Oliveira.Meus avós Severino Pedro de oliveira e Belarmina .

  3. Flavio vieira de oliveira says:

    Sou mais um oliveira a procura de parentes de meu avo se chamava albertino gomes de oliveira natural de nova russa ceara e viveu tambem em camuncim ce sei bem que tinha um dos irmaos que se chamava carrim e morava em parnaiba pi

  4. ROBERTO OLIVEIRO says:

    Sou Roberto Alves de Oliveira filho de João Lima de Oliveira e Minha Mãe Elda Alves de Oliveira..
    Avos Paternos que veio de Natal Rio Grande do Norte…
    Euclides Alves de Oliveira Avô
    Maria de Albuquerque Lima de Oliveira Avó
    Maria de Albuquerque lima Bisa vá
    Vicente de Albuquerque Lima Bisavô
    Joaquim Jose Alves Bisavô
    Tereza Maria de Oliveira Bisa vá
    Meu pai fala que a minha avo veio de Portugal e a minha Bisa vá por parte do meu avo também mais nao sei como encontra pois queria arruma a minha cidadania Portuguesa mais nao consigo acha as minha raiz,
    eu seio que eles e de pernambuco e Natal Rio Grande do Norte…
    Mais se alguém estiver como me ajuda fico grato….

  5. Lieda Meyer says:

    Ola, por parte de minha avoh materna sou descendente de Joaquim Firmo de Oliveira, nascido em Lisboa Portugal no Seculo 19. Filho de Jose Joaquim de Oliveira e Maria Rita do Carmo. Casou com Ana Rita da Silva nascida em 1812 filha de Silvano Jose Mendes e Rita Maria de Jesus. Ele deve ter imigrado jovem para o Desterro ( Florianopolis) Brasil aonde casou. Estou pesquisando minhas origens judaicas, sem alguem tiver alguma informacao sobre as origens de minha familia peco para me comunicarem pelo meu email. Agradeco antecipadamente, Lieda Meyer

  6. Oi pessoal minha família e da Bahia e minas sou de sobrenome Oliveira sou dessa família linda.

  7. Daiane Mendes Alves Farias says:

    Olá pessoal, da minha família aonde eu sei se predomina muito os Oliveira,Mendes,Alves Farias,Soares e Nunes. Todos de Minas Gerais.

  8. MEU NOME LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA PEREIRA GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES DO SITE GOSTARIA TANTO DE SABER MINHAS ORIGEM SERA QUE ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR ———– MEU PAI NASCEU NA BANHAI EM VITORIA DA CONQUISTA O O NOME DELE E JOA SOARES PEREIRA —— MINHA MÃE E PAULISTA NASCEU EM PARAGUAÇU PAULISTA SERA QUE SOU DESENTENDENTE DE JUDEUS EU QUERIA TANTO SABER MINHAS ORIGENS AFAMILHAR

  9. Jônatas says:

    Boa noite!
    Estou começando a pesquisar a minha genealogia. Meu sobrenome é: OLIVEIRA DOS SANTOS. Se alguém tiver alguma informação que possa me ajudar, agradeço!!!

  10. Erica eduarda oliveira de souza says:

    Já ouvi falar que os oliveiras são descendentes dos Judeus , quando vieram fugitivos de seu País e trocam seus sobrenomes para que não fossem identificados. Oliveira era um dos mais comuns, pois como tem muitas plantações de Oliva, que produz a azeitona. Também não significa, que todos somos judeus.

  11. romalia binda says:

    gostaria de saber se tem alguma coisa sobre a família binda

  12. ROBERTO OLIVEIRA says:

    SOU FILHO DE jOAO LIMA DE OLIVEIRA GOSTARIA DE SABER A MINHA ORIGEM EM PORTUGAL

  13. Larissa Schifelbein da Rosa says:

    Qual a origem do nome Schifelbein?

  14. vitoria says:

    qual origem de ventura

  15. Erika Oliveira says:

    Beleza, agora, como se faz para herdar um pedaço de terra da familia? Afinal posso ser uma tatara neta distante mas tenho meus direitos na familia, não? Kkk

  16. Edmilson says:

    sou da família Eliziario moreira da costa e maria Amelia de Assis e da família Sebastião Julio de oliveira e Maria Petrule de oliveira o meus pais Adão Assis moreira e Ana de Oliveira Moreira meu pai veio da cidade de pernambuco e minha mãe veio da cidade de xavantes sp

  17. Luis Antonio de Oliveira says:

    Gostei, mais tem muito pra ter a certesa de qual Oliveira descendente

  18. gente sou descendente dos soares de pernanbuco e dos oliveiras do ceara..estou a procura de familires…meus tios..nao conheço ninguem…sao da regiao de xorosinho e exu

    • Augusto Frota de Oliveira says:

      Eu tambem to a procura de minhas tias que ficaram em tabuleiro CE ha 58 anos que meu pai não as ver , meu pai Raimundo Teixeira de Oliveira, irmão de ; Brigida, Elisa, Maria,Zefa e Francisca todas são Monteiro de Oliveira os Pais delas são; Manoel Monteiro de Oliveira e Teresa Teixeira de Oliveira obg.

  19. ana oliveira says:

    dps também há que ver que apesar de grande parte dos nomes brasileiros serem de origem portuguesa (na maioria claro), espanhola (devido ao período filipino), alemã, holandesa,italiana etc.. há muitas origens q se perdem.. porque a malta no brasil não gosta de coisas “clássicas” e se serem “originais”e mudam imenso a forma original dos nomes ..é difícil fazer o rastro , assim..

  20. PAULO HENRIQUE MUNIZ SIMÕES says:

    GOSTARIA DE SABER SOBRE O MEU SOBRE NOME : SIMÕES
    SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR .
    DESDE JÁ AGRADEÇO !

  21. Pedro Henrique Linnyker de Oliveira Barboza says:

    Boas sou um oliveira e minha mãe me disseste que foram pessoas muito importantes em Portugal e no Brasil como também na minha casa ha um brasão dos oliveiras

  22. Olá pessoal! Mamma mia, mais quanto oliveiras!!! Visto que não conheço a família do meu pai que se chama Moiséis Canidé de Oliveira, pelo menos posso conhecer a origem do seu sobrenome. Beijos para todos os Oliveiras

  23. Bruninha oliveira says:

    Tenho Oliveira,uma de minhas amigas tem Oliveira também queria saber se somos parentes,porque uma outra amiga minha não tem nenhum sobrenome meu,acabei descobrindo que somos parentes.

  24. paulo says:

    Meu avô se chamava Miguel Cordeiro de Oliveira, de MG. Abss

  25. Lalesca Martins says:

    Meus avos eram Oliveira minha avó tem por nome Maria Silvéria de Oliveira e era natural da Bahia mais ate a sua morte morou em Santa Rita do Araguaia-Go onde residem varios membros dada familia

  26. edi says:

    é muita besteira ,,, kkk todos nós somos desedentes de portugueses

  27. divino antonio de oliveira says:

    sou oliveira de pai soares araujo de mae
    meu pai era de dores do indaia mg. e meu avo era comerciante em algum lugar da bahia e bisavo vindo de portugal seu nome era porfirio da rocha braga, sei que e pouca informacao, mas estou procurando mais.

  28. Sônia Maria de Oliveira Guimaraes says:

    Oi Gabriel, dê onde você é, e qual o nome de seus familiares. Até

  29. gabriel says:

    somos todos meio parentes então!!! olá família kkkk

  30. Sônia M de Oliveira Guimarães says:

    Meu avó se chamava José Juffo de Oliveira nascido no Espito Santo. Na lista li Olivera e não Oliveira. Será que temos alguma descendência , é preciso tanta coisa para provar e se derem mesmo a cidadania como saberemos?

    • Sônia Maria de Oliveira Guimaraes says:

      Se alguém souber algo entrar em contato . meu avô se chamava José Juffo de Oliveira, meu bisavô se chamava João Feliciano de Oliveira e a bisavó Alexandrina Juffo de Oliveira, seus irmãos RaulinoJuffo de Oliveira e Maria Juffo de Oliveira. Meu avô nasceu em Alegre Espito Santo. Casou-se com Sebastiana Felizardes de Castro em 1942. g_soninha@hotmail.com obrigada.

    • vitoria caroline andrade oliveira says:

      minha familia e oliveira tbm nascido no espirito santo

  31. meu avÔ é oliveira da bahia…

  32. Miguel de Oliveira says:

    Nossa somos todos Oliveira! #estamos juntos.
    muito,muito legal tenho também parentesco com as famílias:
    Venâncio e Silva tenho orgulho

  33. Sirlane Oliveira says:

    Tenho muita curiosidade de saber como surgiu o OLIVEIRA. Sou da sétima geração de um português chamado João Francisco de Oliveira que veio fugido de Portugal no ano de 1805 o motivo não sei. Quem souber de algum acontecimento desse ano por favor me responda.

    • Henrique Oliveira says:

      Olá Sirlane.
      É provável que seu ancestral veio para o Brasil porque saberia da provável invasão das tropas de Napoleão.

  34. Mateus de Oliveira Soares says:

    Eu sou um Oliveira TV, mas dos Oliveiras do Nordeste do Brasil, é possível que os Oliveiras que são de lá sejam de descendência de judeus ou não? Isso implica em algum futuro problema numa possível cidadania espanhola? Caso essa possível legislação passe a vigorar? E qual seria o objetivo disso depois de um erro cometido a 500 anos atrás, contra essa minoria que morava sobre juridição da coroa ibérica. apenas desculpa histórica?

    Sendo de origem judia, espanhola, portuguesa, ou seja lá de outro lugar, o q me interresa de vdd é que sou brasileiro até morrer.

    Minhas dúvidas só são a respeito da origem, já que sou alunos de história, acho importante saber a verdade, e como tb faço para procurar isso,devo procurar algum advogado que entdenda sobre isso?

    Espero que eu não tenha incomodado ninguém com as minhas dúvidas.

    Abraço a todos os Oliveiras.

  35. Angélica Alves de Oliveira says:

    oi hoje acordei com um email do meu marido dizendo que o meu sobrenome tem direito a dupla cidadania Brasil e Espanha sera que e verdade ele leu que a Espanha esta com uma lista de nomes que desde 1492 Os judeus sefarditas, originários de Portugal e Espanha, há anos não eram reconhecidos por suas origens. Entretanto, o governo espanhol decidiu se redimir com esse grupo, expulso do país em 1492, e devolver a cidadania aos seus descendentes. O Parlamento publicou um anteprojeto que propõe a concessão a qualquer um que prove ser descendente dos sefarditas. Um dos critérios considerados será o sobrenome. Aquele que constarem nas listas oficiais de famílias do ramo judeu poderão ser beneficiados. Ao todo, cerca de 5 mil sobrenomes pode ser contemplados.

    O governo modificará seu Código Civil e beneficiará “os cidadãos estrangeiros sefarditas que comprovem essa condição e sua vinculação especial com o país, ainda que não tenham residência legal na Espanha, independente de sua ideologia, religião ou crenças”. Ainda haverá um debate sobre o tema, mas espera-se que a lei seja aprovada em pouco tempo.

    LEIA TAMBÉM

    Projeto espanhol que concede cidadania a descendentes de sefarditas é verdadeiro

    Vários sites relacionados a organizações judias ou focados no público judeu mantêm a lista abaixo com prováveis nomes de famílias sefarditas. A lista não é oficial e toma como base sites que já a disponibilizavam, mesmo antes do projeto. Confira:

    A.

    Abad, Abadía, Abarca, Abastos, Abaunza, Abbot, Abdallá, Abdalah, Abdallah, Abdelnour,Abdo, Abea, Abel, Abela, Abelado, Abella, Abellán, Abendaño, Abou, Abraham, Abrahams, Abrahán, Abrego, Abreu, Abrigo, Abril, Abufelo, Abugadba, Aburto, Acabal, Acebal, Acedo, Acevedo, Acosta, Acuña, Adames, Adamis, Adanaque, Adanis, Adis, Aedo, Agababa, Agámez, Agayón, Agrazal, Agreda, Aguayo, Agudelo, Agüero, Aguiar, Aguilar, Aguilera, Aguiluz, Aguilve, Aguinaga, Aguirre, Agurto,Agustín, Ahuja, Ahumada, Aiello, Aiza, Aizprúa, Aizpurúa, Alache, Alama, Alan, Alani, Alanis, Alanís, Alaniz, Alarcón, Alas, Alavez, Alayón, Alba, Albarello, Albarracín, Albelo, Albenda, Alburola, Alcaíno, Alcanzar, Alcázar, Alcazar, Alcibar, Alcócer, Alcóser, Alcóver, Alcózer, Aldana, Aldaña, Aldapa, Aldecoba, Alderrama, Alegría, Alejos, Alemán, Alexander, Alexandre, Alfaro, Alfonso, Algaba, Alguera, Aliaga, Alicama, Alier, Alizaga, Allan, Allon, Alluín, Almanza, Almanzar, Almanzo, Almaraz, Almazan, Almeida, Almendares, Almendárez, Almendáriz, Almengor, Almonte, Aloisio, Aloma, Alomar, Alonso, Alonzo, Alpírez, Alpízar, Altamirano, Altenor, Alterno, Altino, Altonor, Alva, Alvarado, Alvarenga, Alvares, Álvarez, Alvaro, Alvear, Alverde, Alvergue, Alvir, Alzate, Amado, Amador, Amalla, Amaris, Amaya, Amor, Amora, Amores, Amoros, Ampie, Ampié, Ampiée, Ampiee, Anaya, Anchetta, Anchez, Anchía, Anchieta, Andia, Andino, Andrade, André, Andrés, Andujar, Andújar, Andujo, Angele, Angelini, Anglada, Angulo, Anice, Anjos, Ansorena, Antelo, Antero, Antezana, Antich, Antillón, Antón, Antúnez, Anzora, Aparicio, Apolinar, Apollonio, Aponte, Aquiles, Aquino, Aragón,Aragones, Aragonés, Araica, Arana, Arancibia, Aranda, Arando, Arango, Aranjo, Araque, Arata, Araujo, Araus, Arauz, Araya, Arbaiza, Arballo, Arbelo, Arbizu, Arbizú, Arboleda, Arburola, Arca, Arcarate, Arce, Arceyudh, Arceyut, Arceyuth, Arcia, Arcía, Arciniegas, Ardila, Ardín, Ardón, Ardonnix, Areas, Arellano, Arena, Arenas, Arévalo, Argudo, Arguedas, Argüelles, Argüello, Argueta, Arguijo, Arias, Ariasdes, Arica, Arie, Ariño, Arispe, Arista, Ariza, Arjona, Armada, Armas, Armenta, Armento, Armeras, Armesto, Armijo, Arnáez, Arnau, Arnesto, Anuelo, Arnuero, Arone, Arosemena, Arquín, Arrazola, Arrea, Arredondo, Arreola, Arriaga, Arriagada, Arrieta, Arriola, Arrocha, Arroliga, Arrollo, Arrone, Arrones, Arronés, Arronez, Arronis, Arroniz, Arroyave, Arroyo, Arrubla, Artavia, Arteaga, Artecona, Artiaga, Artiga, Artiles, Artiñano, Artola, Artolozaga, Aruj, Aruizu, Arze, Arzola, Ascante, Ascencio, Asch, Asencio, Asero, Así, Asís, Aspirita, Astacio, Astete, Astorga, Astorquiza, Astúa, Asturias, Asunción, Asusema, Atehortúa, Atein, Atencio, Atensio, Atiensa, Atienza, Augusto, Ávalos, Avelar, Avellán, Avendaño, Ávila, Avilés, Avilez, Ayala, Ayales, Ayara, Ayarza, Aybar, Aycinena, Ayerdis, Aymerich, Azar, Azaria, Asofeifa, Azqueta, Azua, Azúa, Azuar, Azucena, Azul, Azuola, Azurdia.

    B.

    Babb, Babar, Baca, Bacca, Bacigalupo, Badilla, Bado, Báez, Baeza, Baidal, Bairnales, Baizan, Bajarano, Balarezo, Baldares, Balday, Baldelomar, Balderas, Balderrama, Balderramos, Baldí, Baldi, Baldioceda, Baldivia, Baldizón, Balladares, Ballar, Ballard, Ballester, Ballestero,Ballesteros, Ballón, Balma, Balmaceda, Balmacera, Balon, Balser, Baltodano, Banegas, Banet, Banilla, Baños, Bañuelos, Baquedano, Baquero, Baradín, Baraen, Barahoma, Barahona, Barajas, Baraquiso, Barat, Barba, Barbagallo, Barbagebra, Bárbara, Barbena, Barben, Barberena, Barbosa, Barboza, Barcelas, Barcelata, Barcenas, Barcia, Bardayan, Barguil, Barillas, Barletta, Baro, Barón, Barquedano, Barquero, Barquette, Barra, Barracosa, Barrante, Barrantes, Barraza, Barreda, Barrenechea, Barrera, Barrero, Barreto, Barrias, Barrientos, Barriga, Barrio, Barrionuevo, Barrios, Barroso, Barrot, Barrott, Barrundia, Barsallo, Bart, Bartal, Barteles, Bartels, Barth, Barvas, Baruch, Basadre, Basán, Basilio, Basti, Bastida, Bastos, Bastti, Batalla, Batán, Batista, Batres, Bautista, Bauzid, Baviera, Bayo, Bazán, Bazo, Beatriz, Becancur, Becerra, Becerril, Bedolla, Bedoya, Beeche, Beeché, Beingolea, Beita, Bejarano, Bejos, Bel, Belette, Belgrave, Bellanero, Bellido, Bello, Belloso, Belmonte, Beltrán, Beltre, Benach, Benambourg, Benambugr, Benambur, Benavente, Benavides, Benavídez, Benda, Bendaña, Bendig, Bendij, Benedictis, Beneditt, Benevides, Bengoechea, Benites, Benítez, Benito, Benzón, Berasaluce, Berciano, Berdasco, Berdugo, Berenzón, Bermejo, Bermeo, Bermudes, Bermúdez, Bernadas, Bernal, Bernardo, Bernat, Berrios, Berríos, Berrocal, Berrón, Bertel, Bertrán, Betancort, Bentancourt, Betancourth, Betancur, Betancurt, Beter, Beteta, Bethancourt, Betrano, Better, Biamonte, Binda, Blanco, Blandino, Blando, Blandón, Blau, Blum, Bobadilla, Bodán, Bogán, Bogantes, Bogarín, Bohorguez, Bohorquez, Bojorge, Bolaños, Bolívar, Bonice, Boniche, Bonichi, Bonilla, Borbas, Borbón, Borda, Bordallo, Borge, Borges, Borja, Borjas, Borjes, Borloz, Borras, Borrasé, Borredo, Borrero, Bosque, Botero, Boza, Bran, Bravia, Bravo, Brenes, Breve, Briceño,Brilla, Briones, Brito, Brizeño, Brizuela, Buencamino, Buendía, Bueno, Bueso, Buezo, Buga, Bugarín, Bugat, Bugria, Burgos, Burguera, Burgues, Burillo, Busano, Bustamante, Bustillo, Bustillos, Busto, Bustos, Buzano, Buzeta, Buzo.

    C.

    Caamano, Caamaño, Cabada, Cabadianes, Cabal, Cabalceta, Caballero, Cabana, Cabaña, Cabeza, Cabezas, Cabistán, Cabral, Cabrera,Cabrerizo, Cáceres, Cadenas, Cadet, Cageao,Caicedo, Cairol,Cajas, Cajiao, Cajina, Cala,Calatayud, Calazán, Calcáneo, Caldas, Caldera,Calderón, Calero, Caliva, Calix, Calle, Calleja, Callejas, Callejo, Calles, Calvo, Calzada, Camacho, Camaño, Camarena, Camareno, Camarillo, Cambronero, Camona, Campabadal, Campabadall, Campodónico, Campo, Canales, Canalias, Canas, Candamo, Candelaria, Candelario, Canejo, Canessa, Canet, Canetta, Canizales, Canizález, Canizares, Canno, Cano, Canossa, Cantarero, Cantero, Cantillano, Canto, Cantón, Cañas, Cañizales, Cañizález, Capón, Carabaguias, Carabaguiaz, Caranza, Caravaca, Carazo, Carbalda, Carballo, Carbonell, Carbonero, Carcache, Carcachi, Cárcamo, Carcedo, Carcía, Cárdenas, Cárdenes, Cardona, Cardos, Cardoso, Cardoza, Cardoze, Cares, Carias, Caridad, Carit, Carlos, Carmiol, Carmona, Carnero, Caro, Carpio, Carranza, Carrasco, Carrasquilla, Carreño, Carrera, Carreras, Carrillo, Carrión, Carrizo, Carro, Cartagena, Cartago, Cartín, Carvajal, Carvalho, Carvallo, Casa, Casaca, Casafont, Casal, Casanova, Casañas, Cásares, Casas, Casasnovas, Casasola, Cascante, Casco, Casorla, Cassasola, Cásseres, Castaneda,Castañeda, Castañedas, Castaño, Castañón, Castaños,Castelán, Castellano,Castellanos, Castellón, Casteñeda, Castiblanco, Castilla, Castillo,Castro,Catania, Cateres, Catón, Cavalceta, Cavaller, Cavallo, Cavanillas, Cavazos, Cavero, Cazanga, Ceba, Ceballos, Ceciliano, Cedeño, Cejudo, Celada, Celedón, Celís, Centella, Centeno,Cepeda, Cerceño, Cerda, Cerdas, Cerna,Cernas, Cerón, Cerpas, Cerros, Cervantes, Cervilla,Céspedes, Cevallos, Cevedo, Cevilla, Chabrol, Chacón, Chamarro, Chamorro, Chanquín,Chanta,Chanto, Chavarría, Chavera, Chaverri, Chaves, Chávez, Chavira, Cheves, Chévez, Chica, Chicaiza, Chicas, Chilquillo, Chinchilla, Chinchillo, Chirino, Chirinos, Chocano, Choza, Cid, Cifuentes, Cintrón, Cisar, Cisne, Cisnero, Cisneros, Cisternas, Claro, Cleves, Cobaleda, Coe, Coello, Coen,Cohen,Coles, Colina, Colindres, Collado, Collina, Colom, Coloma, Colombo, Colomer, Concepción, Concha, Conde, Condega, Condes, Conedo, Conejo, Congosto, Conte, Contreras, Corales, Corao, Cordeiro, Cordero, Cordido, Córdoba, Cordón, Cordonero, Córdova, Cordoze, Corea, Corella, Cornavaca, Cornejo, Corona, Coronado, Coronas, Coronel, Corrales, Correa, Corredera, Corro, Corta, Cortaberría, Cortés, Cortez, Cortinez, Cortissoz, Corvera, Cosio, Cosiol, Cosme, Cossio, Costa, Cotera, Coto, Crespo, Crispín, Crispino, Cruces, Cruz, Cuadra, Cuadrado, Cuan, Cuaresma, Cuarezma, Cuarta, Cubas, Cubenas,Cubero, Cubías, Cubias, Cubilla, Cubillo, Cubillos, Cubria, Cuebas, Cuellar, Cuéllar, Cuello, Cuenca, Cuendis, Cuernavaca, Cuervo, Cuesta, Cueva, Cuevas, Cuevillas, Cunill, Cunillera, Curbelo, Curco, Curdelo.

    D.

    Da Costa, Da Silva, Dacosta, D’Acosta,Dalorso, Dalorzo, Dalsaso, Damaceno, Damito,Daniel, Daniels, Dapuerto, Dapueto,Darce, Darche,Darcia, Darío, Dasadre, Dasilva, Dávalos, David,Dávila, Davis, D’Avola, De Abate, De Aguilar, De Alba, De Alvarado, De Benedictis, De Briones, De Camino, De Castro, De Céspedes, De Espeleta, De Ezpeleta, De Falco, De Faria, De Franco, De Jesús, De Jorge, De Juana, De La Cruz, De La Cuesta,De La Espriella, De La Fuente, De La Garza, De La Guardia, De La Herran, De La Hormaza, De La Jara, De La Mata, De La Nuez, De La O, De La Osa, De La Ossa, De La Paz, De La Peña, De La Rocha, De La Rosa, De La Selva, De La Teja, De La Torre, De La Trava, De La Vega, De Largaespada, De Las Casas, De Las Cuevas, De Las Heras, De Lemos, De León, De Lev, De Lima, De López, De Luz, De Miguel, De Miranda, De Moya, De Odio, De Óleo, De Ona, De Oña, De Paco, De Paredes, De Pass, De Paz, De Pazos, De Pedro, De Pinedo, De Prado, De Rayo, De Sárraga, De Sá, De Trinidad, De Ureña, De Vega, De Yglesias, Del Barco, Del Barrio, Del Bello, Del Busto, Del Carmen, Del Castillo, Del Cid, Del Pilar, Del Pimo, Del Río, Del Risco, Del Socorro,Del Solar, Del Valle, Delatolla, Delgadillo, Delgado, Deliyore, Dellale, Dellanoce, Delso, Delvo, Dengo, Denis, Dennis, Detrinidad, Devanda, Devandas, Devoto, Dias, Díaz, Díez, Díjeres, Díjerez, Dimas, Dinares, Dinarte, Discua, Doblado, Dobles, Dodero, Dalmus, Dalmuz, Domingo, Domínguez, Donado, Donaire, Donato, Doña, Doñas, Donzón, Dorado, Dormos, Dormuz,Doryan, Duar, Duares, Duarte, Duartes, Duenas, Dueñas, Duque, Duque Estrada, Durall, Durán, Durante, Duval, Duvall, Duverrán.

    E.

    Echandi, Echavarría, Echeverri, Echeverría, Eduarte, Egea, Elías, Eligia, Elizalde, Elizonda, Elizondo, Elmaleh, Emanuel, Enrique, Enriques, Enríquez, Eras, Erazo, Escabar, Escalante, Escamilla, Escarré, Escobar, Escobedo, Escocia, Escorriola, Escosia, Escoto, Escovar, Escribano, Escude, Escudero, España, Esparrag, Espelerta, Espeleta, Espinach, Espinal, Espinales, Espinar, Espino, Espinosa, Espinoza, Espitia, Esquivel, Esteban, Esteves, Estévez, Estrada, Estrella.

    F.

    Faba, Fabara, Fabián, Fábrega, Fabregat,Fabres, Facio, Faerrón, Faeth, Faiges, Fait, Faith,Fajardo, Falco, Falcón, Falla, Fallas, Farach, Farah,Fargas, Farias, Farías, Faries, Fariña, Fariñas,Farrach, Farrer, Farrera, Farrier, Fatjo, Fatjó, Faundez, Faune, Fava, Fazio, Fermández, Fermán,Fernandes, Fernández, Fernando, Ferrada, Ferrán, Ferrando, Ferraro,Ferreira,Ferreiro, Ferrer, Ferrero, Ferris, Ferro, Ferros,Fiallos, Fictoria, Fidalgo,Fierro, Figueiredo, Figuer,Figueras, Figueres, Figueroa, Filomena, Fletes,Fletis, Flores, Fonseca, Font, Forero, Formoso, Fornaguera, Fraga,Fraguela,Francés, Frances, Francesa, Francia, Francis,Franco, Fray, Frayle, Freer,Freira, Fresno, Freyre, Frías,Frutos, Fuentes, Fumero, Funes, Funez, Fúnez,Fuscaldo, Fusco.

    G.

    Gabriel, Gadea, Gaete, Gago, Gainza, Gaitán,Galacia, Galagarza, Galán, Galarza, Galaviz, Galba,Galcerán, Galeano, Galeas, Galeno, Galera,Galiana, Galiano, Galindo, Galino, Galiñanes, Gallardo, Gallegas, Gallegos, Gallo, Galo, Galtés,Galván, Gálvez, Galvis, Gamarra, Gamazo, Gambo,Gamboa, Gámez, Garay, Garayar, Garbanzo, Garcés, García, Gardela,Gargollo, Garino, Garita, Garmendia, Garner, Garnier, Garreta, Garrido, Garro,Garrón, Garza, Garzel, Garzón, Garzona, Gaspar, Gateno,Gateño, Gavarrete,Gavilán, Gaviria, Gavosto, Gayoso, Gaytán, Gazel, Gazo, Geoyenaga, Gil, Gillén, Gilles, Giral, Giraldo, Giraldt, Giralt, Giro, Girón, Gladis, Goches, Góchez, Godines, Godínez, Godoy, Goic, Goicoechea, Goicuria, Goldenberg, Golfín, Gomar, Gómez, Gomis, Gondres, Góndrez, Góngora, Gonzaga, Gonzales, González, Gonzalo, Goñi, Gordon, Górgona, Goyenaga, Gracía, Gracias, Gradis, Grajal, Grajales, Grajeda, Grana, Granada, Granados, Granda, Grandoso, Granera, Granizo, Granja, Graña, Gras, Grau, Greco, Greñas, Gridalva, Grigoyen, Grijalba, Grijalda, Grijalva, Grillo, Guadamuz, Guadrón, Guajardo, Guardado, Guardano, Guardia, Guardián, Guardiola, Guarín, Guasch, Gudino, Gudiño, Güel, Güell, Güendel, Güendell, Guerra, Guerrero, Guevara, Guido, Guie, Guier, Guifarro, Guilá, Guillarte, Guillén, Guillermet, Guillermo, Guilles, Güillies, Guillies, Guillis, Guilloch, Guiménez, Guindos, Guitiérrez, Guitta, Guix, Gulubay, Gunera, Guntanis, Gurdián, Gurrero, Gurrola, Gustavino, Gutiérrez, Guzmán.

    H.

    Haba, Habibe, Haenz, Harrah, Hénchoz,Henríquez, Henrriquez, Herdocia, Heredia,Herencia, Heríquez, Hermann, Hermosilla, Hernández, Hernando, Hernánez, Herra, Herradora,Herrán, Herrera, Herrero, Hevia, Hidalgo, Hierro,Hincapié, Hinostroza, Horna, Hornedo, Huerta,Huertas, Huete, Huezo, Hurtado, Hurtecho.

    I.

    Ibáñez, Ibarra, Ibarras, Icaza, Iglesias, Ilama,Incapié, Incer, Incera, Inceras, Inces, Infante,Iracheta, Iraheta, Irastorza, Irias, Iribar, Irigaray,Irola, Isaac, Isaacs, Israel, Ivañez, Izaba, Izaguirre,Izandra, Iznardo, Izquierdo, Izrael, Izurieta

    J.

    Jácamo, Jacobo, Jácome, Jácomo, Jaen,Jáenz, Jara, Jaramillo, Jarquín, Jarrín, Jerano, Jerez,Jiménez, Jimera, Jinesta, Jirón, Joseph, Jovel,Juárez, Junco, Juncos, Jurado.

    K.

    Kaminsky, Klein, Kuadra.

    L.

    La Barca, Labra, Lacarez, Lacayo, Lafuente,Lago, Lagos, Laguardia, Laguna, Lain, Laine,Lainez, Laitano, Lamas, Lamela, Lamicq,Lamugue, Lamuza, Lancho, Lanco, Landazuri,Lández, Lanuza, Lanza, Lanzas, Lapeira, Laporte,Laprade, Lara, Lares, Largaespada, Largo, Larios,Larrabure, Larrad, Larragan,Larragán, Larraguivel, Lasa, Lasantas, Láscares,Láscarez, Láscaris, Lasso, Lastra, Lastreto, Latiff,Latino, Latorraca, Laurito, Laverde, Lázaro, Lázarus, Lázcares, Lazo, Lazzo, L’Calleja, Leal, Leandra, Leandro, Ledezma, Ledo, Leitón, Leiva, Lejarza, Lemmes, Lemos, Lemus, Lemuz, Leñero, León, Lépiz, Levi, Leytón, Leyva, Lezama, Lezana, Lezcano, Lhamas, Lieberman, Lima, Linares, Linarte, Lindo, Lines, Líos, Lira, Lizama, Lizana, Lizano, Lizarme, Llabona, Llach, Llado, Llamazares, Llamosas, Llano, Lanos, Llanten, Llaurado, Llerena, Llibre, Llinas, Llobet, Llobeth,Llorca, Llorella, Llorens, Llorente, Llosent, Lloser, Llovera, Llubere,Loáciga,Loáiciga, Loáisiga, Loaissa, Loaiza, Lobo,Loeb, Loew, Loinaz, Lombardo, Londoño, Lope, Lopes, Lopera, López, Lopezlage, Loprete, Lora, Loredo, Lorente, Lorenz, Lorenzana, Lorenzen, Lorenzo, Loría, Lorío, Lorio, Lorz, Losada, Losilla, Louk, Louzao, Loynaz, Loza, Lozano, Luarca, Lucas, Lucena, Lucero, Lucke, Lugo, Luis, Luján, Luna, Lunaza, Luque, Luquez.

    M.

    Macaya, Macedo, Maceo, Machado, Machín, Machuca, Macia, Macias, Macías, Macís, Macre, Macrea, Madariaga, Maderos, Madinagoitia, Madrano, Madrid, Madriga, Madrigal, Madril, Madriz, Maduro, Magalhaes, Magallón, Magaña, Magdalena, Maguiña, Mahomar, Maikut, Maingot, Mairena, Maisonave, Maita, Majano, Majarres, Malaga, Maldonado, Malé, Malespín, Malestín, Maltés, Maltez, Malvarez, Manavella, Mancheno, Mancia, Mancía, Mandas, Mangaña, Mangas, Mangel, Manjarres, Mans, Mansalvo, Mansilla, Manso, Mantanero, Mantica, Mantilla, Manuel, Manzanal, Manzanares, Manzano, Manzur, Marabiaga, Maradiaga, Marbes, Marbis, Marcenaro, March, Marchena, Marcia, Marcías, Marcillo, Marcos, Mardones, Marenco, Margules, María, Marichal, Marín, Marinero, Marino, Mariñas, Mariño, Marot, Maroto, Marqués, Marquez, Marreco, Marrero, Marroquín, Marsell, Marte, Martell, Martén, Martens, Martí, Martin, Martínez, Martins, Marvez, Mas, Masía, Masís, Maso, Mason, Massuh, Mastache, Mata, Matamoros, Matarrita, Mate, Mateo, Matera, Mateus, Matías, Matos, Mattus, Mattuz, Matul, Matus, Matute, Maurel, Maurer, Mauricio, Mauro, Maynard, Maynaro, Maynart, Mayo, Mayor, Mayorga, Mayorquín, Mayre, Mayrena, Maza, Mazariegos, Mazas, Mazín, Mazón, Mazuque, Mazure, Medal, Mederano, Mederas, Medeiros, Medina, Medinilla, Medoza, Medrano, Meira, Mejía, Mejías, Melara, Meléndez, Melgar, Melgarrejo, Mellado, Melo, Membreño, Mena, Menayo, Menchaca, Mendea, Méndez, Mendiantuba, Mendieta, Mendiola, Mendives, Mendivil, Mendoza, Mendreño, Menéndez, Meneses, Menjibar, Menjivar, Menocal, Meono, Meoño, Merayo, Meraz, Merazo, Merazzo, Mercado, Mercelina, Mercer, Mergarejo, Mérida, Merino, Merizalde, Merlo, Mesa, Mesales, Mesalles, Meseguer, Mesén, Messeguer, M 95 Mestayer, Meszaros, Meza, Michelena, Michelino, Micillo, Miguez, Mijangos, Mijares, Milanés, Milano, Millet, Mina, Minas, Minero,Miño, Miqueo, Miraba, Miralles, Mirambell, Miramontes, Miranda, Miro, Mirquez, Mitja, Mitjavila, Mizrachi, Mojarro, Mojica, Molestina, Molian, Molín, Molina, Molinero, Molleda, Mollinedo, Mollo, Moncada, Mondol, Mondragón, Moneda, Moneiro, Monestel, Monga, Mongalo, Móngalo, Monge, Mongillo, Monguillo, Monjarres, Monjarrez, Monjica, Monserrat, Montagné, Montalbán, Montalbert, Montalto, Montalván, Montalvo, Montana, Montanaro, Montandón, Montano, Montealegre, Montealto, Montecino, Montecinos, Monteil, Montejo, Montenaro, Montenegro, Montero, Monterosa, Monteroza, Monterrey, Monterrosa, Monterroso, Montes, Monterinos, Monteverde, Montiel, Montier, Montoya, Monturiol, Mora, Moraes, Moraga, Morales, Morán, Morazán, Moreira, Morejón, Morena, Moreno, Morera, Moriano, Morice, Morillo, Morín, Moris, Morise, Moro, Morote, Moroto, Morraz, Morúa, Morún, Morux, Morvillo, Moscarella, Moscoa, Moscoso, Mosquera, Motta, Moxi, Moya, Mozquera, Mugica, Muiña, Muir, Mulato, Munera, Mungía, Munguía, Munive, Munizaga, Muñante, Muñiz, Muñoz, Murcia, Murgado, Murgas, Murias, Murillo, Murilo, Muro, Mussap, Mussapp, Mussio, Mustelier, Muxo.

    N.

    Naim, Naira, Nájar,Nájares, Najarro, Nájera, Nájeres, Naranjo, Narvaes, Narváez, Nasralah, Nasso, Navaro, Navarrete, Navarrette, Navarro, Navas, Nayap, Nazario, Nema, Nemar, Neyra, Nieto, Nino, Niño, Noble, Noboa, Noel, Nogebro, Noguera, Nomberto, Nora, Noriega, Norza, Nova, Novales, Novo, Novoa, Nuevo, Nuez, Nunga, Núñez.

    O.

    Obaldía, Obanbo, Obando, Obares, Obellón, Obon, Obrego, Obregón, Ocampo, Ocampos, Ocaña, Ocaño, Ocario, Ochoa, Ocón, Oconitrillo, Ode, Odio, Odir, Odóñez, Odor, Oduber, Oguilve, Ojeda, Okarlo, Okendo, Olarte, Olaso, Olaverri, Olazaba, Olguín, Oliva, Olivar, Olivares, Olivárez, Olivas, Oliver, Olivera, Oliverio, Olivier, Oliviera, Olivo, Oller, Olmeda, Olmedo, Olmo, Olmos, Omacell, Omodeo, Ondoy, Onetto, Oñate, Oñoro, Oporta, Oporto, Oquendo, Ora, Orama, Oramas, Orantes, Ordeñana, Ordoñes, Ordóñez, Orduz, Oreamuno, Oreas, Oreiro, Orella, Orellana, Orfila, Orias, Orios, Orjas, Orjuela, Orlich, Ormasis, Ormeño, Orna, Ornes, Orochena, Orocu, Orosco, Orozco, Ortega, Ortegón, Ortiz, Ortuño, Orve, Osante, Oseda, Osegueda, Osejo, Osequeda, Oses, Osorio, Osorno, Ospina, Ospino, Ossa, Otalvaro, Otárola, Otero, Oto, Otoya, Ovares, Ovarez, Oviedo, Ozerio, Ozores, Ozuno.

    P.

    Pabón, Pacheco, Paco, Padilla, Páez, Paguaga, País, Países, Paiz, Pajuelo, Palacino, Palacio, Palacios, Palaco, Paladino, Palazuelos, Palencia, Palma, Palomar, Palomino, Palomo, Pamares, Pampillo, Pana, Pandolfo, Paniagua, Pantigoso, Pantoja, Paña, Papez, Parada, Parado, Parajeles, Parajón, Páramo, Pardo, Paredes, Pareja, Pares, París, Parra, Parrales, Parreaguirre, Parriles, Parrilla, Pasamontes, Pasapera, Pasos, Passapera, Pastor, Pastora, Pastrán, Pastrana, Pastrano, Patiño, Patricio, Paut, Pauth, Pavez, Pavón, Paz, Pazmiño, Pazos, Pedraza, Pedreira, Pedreiro, Pedroza, Peinador, Peinano, Peláez, Pellas, Pellecer, Pena, Penabad, Penado, Pendones, Penón, Penso, Peña, Peñaloza, Peñaranda, Peñas, Peñate, Penzo, Peñón, Peraldo, Perales, Peralta, Peraza, Perdomo, Perea, Perearnau, Pereira, Pereiras, Perera, Pereyra, Pérez, Perezache, Pergo, Pericón, Perla, Perlaza, Pessoa, Peynado, Peytrequín, Pezo, Picado, Picasso, Picavea, Pichardo, Pico, Picón, Piedra, Piedrafita, Pila, Pilarte, Pimente, Pina, Pinada, Pinagel, Pinagen, Pinar, Pincai, Pincay, Pinchinat, Pineda, Pinel, Pinell, Piney, Pinillos, Pinkay, Pino, Pintado, Pinto, Pinzas, Piña, Piñar, Piñate, Piñeiro, Piñeres, Pinzón, Pío, Pion, Piovano, Piovet, Pitalva, Piza, Pizarro, Pla, Plá, Placeres, Pláceres, Plácido, Placidón, Plaja, Platero, Poblador, Poblete, Pocasangre, Pochet, Podoy, Pokoy, Pol, Polamo, Polo, Polonio, Poma, Pomar, Pomareda, Pomares, Ponares, Ponce, Pontigo, Pool, Porat, Porquet, Porras, Porta, Portela, Porter,Portero, Portilla, Portillo, Portobanco, Portocarrera, Portugués, Portuguez, Posada, Posla, Poveda, Povedano, Pozo, Pozos, Pozuelo, Prada, Pradella, Pradilla, Prado, Prat, Pratt, Pravia, Prendas, Prendis, Pretiz, Prettel, Prieto, Prietto, Primante, Prior, Prioto, Privatt, Procupez, Puente, Puentes, Puertas, Puga, Puig, Pujo, Pujol, Pulido, Pulis, Pull, Pulles, Pupo, Purcallas.

    Q.

    Quedo, Queralt, Queredo, Querra, Quesada, Quevedo, Quezada, Quiel, Quijada, Quijano, Quinaz, Quinde, Quino, Quintana, Quintanilla, Quinter, Quintero, Quinto, Quiñones, Quiñónez, Quirce, Quiroga, Quirós, Quiroz.

    R.

    Raa, Raabe, Raba, Rabetta, Raga, Raigada, Raigosa, Ramírez, Ramón, Ramos, Randel, Randuro, Rangel, Raphael, Rauda, Raudes, Raudez, Raventos, Raventós, Raygada, Rayo, Rayos, Real, Reales, Reazco, Recinos, Recio, Redondo, Regaño, Regidor, Regueira, Regueyra, Reich, Reina, Renderos, Rendón, Reñazco, Repeto, Repetto, Requene, Requeno, Requeño, Rescia, Resenterra, Restrepo, Retana, Reuben, Revelo, Revilla, Revollar, Revollo, Rey, Reyes, Reyna, Riba, Ribas, Ribera, Ribero, Ricardo, Ricaurte, Riera, Rileva, Rincón, Río, Ríos, Riotte, Rivalta, Rivardo, Rivas, Rivel, Rivera, Rivero, Riverón, Riveros, Rizo, Roa, Roba, Robelo, Roble, Robles, Robleto, Roboz, Roca, Rocabado, Rocca, Roch, Rocha, Roda, Rodas, Rodesma, Rodesno, Rodezno, Rodó, Rodo, Rodrigo, Rodríguez, Roe, Roig, Rois, Rojas, Rojo, Roldán, Romagosa, Román, Romano, Romero, Roque, Rosa, Rosabal, Rosales, Rosas, Rouillón, Rovillón, Rovira, Roviralta, Roy, Royo, Roys, Rozados, Rozo, Ruano, Rubí, Rubia, Rubín, Rubino, Rubio, Rucavado, Rudín, Rueda, Rugama, Rugeles, Ruh, Ruilova, Ruin, Ruiz, Romoroso, Russo.

    S.

    Saavedra, Saba, Sabah, Saballo, Saballos, Sabat, Sabate, Sabba, Sabín, Sabogal, Saborío, Saboz, Sacasa, Sacida, Sada, Sadaña, Sáenz, Saer, Saerron, Sáez, Safiano, Sage, Sagel, Sagot, Sagreda, Saguero, Sala, Salablanca, Salamanca, Salas, Salazar, Salbavarro, Salcedo, Salcino, Saldaña, Saldivar, Salgada, Salgado, Salguera, Salguero, Saliba, Salinas, Salmerón, Salmón, Salom, Salomón, Salumé, Salume, Salustro, Salvado, Salvatierra, Salvo, Samaniego, Sambrana, Samper, Samudio, Samuel, San Gil, San José, San Juan, San Martín, San Román, San Silvestre, Sanabria, Sanahuja, Saname, Sanamucia, Sanarrusia, Sánchez, Sancho, Sandí, sera verdade por favor me ajudem obrigada!

  36. Roberto says:

    Sou Oliveira e tenho o gorgulho de ser Oliveira e gostaria de saber mais pois minha avo e de Natal que velho da Itália….

  37. Francisco Neto Oliveira Jr says:

    Tenho 38 anos, paulista, filho de nordestinos, sou Oliveira, e meu trisavô era alemão, mas não se sabe muito sobre ele, e o Oliveira vem do meu avô paterno que é Pedro Oliveira do Nascimento, filho de negros.
    Serei descendente tmb de judeus???

  38. claudinei says:

    ola pessoal, tem alguem ai que descendente de algum Oliveira de Agua Boa, Minas Gerais?

    • ELIENE says:

      OI QUERIDO SOU DESCENDENTE DE OLIVEIRA MEUS PAIS VIERAM DE MINAS GERAIS A QUASE 50 ANOS PARA MORAR NA BAHIA
      GOSTARIA MUITO DE SABER MAIS SOBRE PARENTES QUE MORAM EM MINAS MAS DESCONHEÇO.

  39. Márcia B. de Oliveira Lamim says:

    Adorei nunca pensei que fosse importante, bjs a todos

  40. oliveira e um sobrenome muito lindo

  41. José Carlos Souza de Oliveira says:

    E costo do meu sobre nome.

  42. Garsilaso Martins de Oliveira. says:

    Gostei de saber que meu de origem de judeo.

  43. Ana carolina Oliveira says:

    oiiii

  44. nil says:

    E de origem Marciana

  45. ANA says:

    SOU BISNETA DE DOMINGOS DE OLIVEIRA SOUZA. QUE VIERAM MORAR EM GRÃO PARÁ SANTA CATARINA.

  46. Eu acredito na origem portuguesa,ja que meus bisavós são Portugueses

  47. jorge says:

    sou jorge americo braga de oliveira, descendente de parte de mãe Ferreira de braga e de pai Oliveira gostaria muito que me ajudassem a descobrir minha origem.

  48. Edson ... de Oliveira says:

    Se eu fosse do ramo dos Oliveira “novos-cristãos”, eu saberia lidar bem com dinheiro, mas não é o caso. Então fico com a origem 100% portuguesa – NO MEU CASO PARTICULAR.

  49. paulo says:

    Paulo Henrique Santana de oliveira todas as pessoas que ten sobrenome de animal arvore e motes são descende indireto de judeus nossos sobrenomes foram traduzidos para que os.judeus não focem mortos na segunda guerra mundial

  50. jilsa maria de oliveira says:

    Minha mae diz que meus avós eram portugueses venancio de oliveira sera?

  51. oliveira neto says:

    sou oliveira e cearense de coraçao

  52. sergio paulo menezes de oliveira says:

    sou professor de história e sociologia, meu sobre nome é menezes,maia e oliveira, todos da região da Espanha e Portugal, pode ser que algum personagem com estes sobre nome tem origem judáica, mas não certifica que é judeu, pois quando os judeus chegaram à esta região já existiam pessoas com tais nome e sobrenome, é preciso fazer um trabalho minucioso a respeito; vale lembrar que alguns portugueses sofreram inquisição católica…

  53. Geysson de Oliveira says:

    Salve os oliveira!

  54. vaneide de souza oliveira says:

    sou vaneide de souza oliveira fico maravilhada pela mistura de raça e credos .

  55. Gustavo Henrique de Souza Oliveira says:

    Barbaridade!, sou Gustavo Henrique de Souza Oliveira

  56. Maria Luiza de Oliveira says:

    QUE LEGAL SABER O MEU SOBRENOME E DO MEU PAI.
    MAS PORQUE NÃO COLOCARAM O NOSSO BRASÃO

  57. bah que tree simbolo da paz…

  58. edite costa alde says:

    gostaria de saber a origen do meu sobrenome.amo meu nome pois sei que tem origen judaica pois sou de pai paulino costa e mae felix de oliveira e avó paterna pereira , tudo isso não tenho a certeza mas gostaria de saber tambem de onde vem o sobrenome alde obrigado ,aguardondo resposta…

  59. karen says:

    Sempre pensei que meu sobrenome era de origem totalmente portuguesa.Quanto mais eu pesquiso mais fico na dúvida!!!!!Abraços a todos os Oliveiras que descobri aqui!!!!!Ainda sem saber…eu karen Martins de Oliveira!!!!

  60. Prezados Amigos,eu sou Professor de História e Filosofia,sou descendente de judeus espanhóis convertidos a força em Portugal em 1497 e estudo os marranos e cristãos-novos há 19 anos,e posso afirmar em pesquisas de documentos antigos que nem todo Oliveira,Pereira,Cunha,Moreira,Teixeira,Carneiro são judeus o sobrenome Oliveira vem do Bispo Martim Pires de Oliveira que foi Arcebispo de Braga em 1306,ele criou o Morgado dos Oliveiras em Portugal,ou seja o sobrenome Oliveira é de origem portuguesa cristã-velha ibero-romana,o Rabino Abraham Benveniste adotou esse sobrenome que já existia em Portugal,para saber se uma pessoa tem origem judaica sugiro ela fazer sua arvore genealógica até 1497 ano da conversão forçada dos judeus espanhóis e portugueses em Portugal,quando ocorreu a troca de nomes,mas existem pegadinhas genealógicas é o caso de judeu praticante ou seja nasceu judeu no ano de 1385 em Lisboa que tinha o nome de Isaac Pereira cuja família adotou o sobrenome Pereira no século XIII,quando ocorreu a conversão forçada em 1497 os padres ficaram surpresos,pois seus descendentes usavam um sobrenome português,outro exemplo a família Mendes de origem espanhola fugiram para Portugal com o sobrenome Mendez muito comum entre judeus e não-judeus temos que ter muito cuidado porque em muitos processos da Inquisição muitos judeus presos usavam sobrenomes como Pereira,Nunes,Silva,ok,obrigado e tudo de bom.

  61. samuel soares de oliveira says:

    felizberto faias de oliveira lima–felizardo farias de oliveira carvalho, meu avô e meu pai.
    sinto-me honrado em saber que há um grande exército de oliveiras por esse mundão, abraço a todos. existem olivais em Portugal e também em Jerusalém( monte das oliveiras.

  62. Elzira da Silva Oliveira. says:

    Fica a historia do nome oliveira,passando de geracao em geracao…

  63. Carlos Ney Carneiro Oliveira says:

    Aparentemente tenho 2 famílias judaicas em minha genealogia pois sou Carneiro Oliveira, é muito curioso e leio muito sobre o assunto e procuro descobrir minhas raízes!

  64. Yasmim Oliveira says:

    O texto diz que é de origem portuguesa, outros dizem que é de origem judaica…fiquei na dúvida! Rs’ 🙂

  65. Vim descobrir em 2014 a decedencia do meu nome 😉

  66. itai bn itai zayit oliveira says:

    Caso nao saibam Foram os judeus que juntos com os holandeses fundaram a cidade de Nova Amsterdam Logo que foram expulsos de Pernambuco Que mais tarde viria a ser Nova York

  67. itai bn itai zayit oliveira says:

    E ridiculo como algumas pessoas ainda tem preconceito sao anti semitasMe alegro em ser mais um dos varios Oliveiras que sao brasileiros YAHWEH NESSI

  68. JOAQUIM OLIVEIRA says:

    BLBLBLBLBLBLAAAAAAAAA……. APÓS 500ANOS TUDO QUE É OLIVEIRA É DE ORIGEM BRASILÍNDIOSNEGRO.

  69. Cauhe says:

    Creio, pela pronúncia, que seja um sobrenome de origem portuguesa. Não entendo porque todo judeu diz que tudo que é bom sobre a face da terra, é de origem judaica, e o resto é o resto! Quanto egocentrismo!

  70. Conrado Oliveira says:

    Acabei de olhar um documentario sobra a segunda guerra mundial. Fiquei curioso para saber a origem do meu sobrenome, e descubro que sou judeu.
    Agora fiquei mais puto ainda!

  71. GISLAINE OLIVEIRA says:

    BOM EU ACREDITO QUE MEU SOBRENOME E DE ORIGEM JUDAÍCA MESMO,PORQUE QUANDO OS JUDEUS VIERAM PARA PORTUGAL TIVERAM QUE MUDAR O SOBRENOME PARA NÃO SEREM ACHADOS É TIVERAM A GRANDE IDÉIA DE SE IDENTIFICAREM COM A PROFISSÃO QUE ELES FAZIAM QUE ERA CULTIVAR OLIVEIRAS

  72. Elaine Cr. Oliveira says:

    Tenho um imenso orgulho de ter Oliveira em meu nome!

  73. isteffane beatriz oliveira says:

    eu na verdade tenho orgulho pois se não fosse eles nos ñ teriamos histórias

  74. isteffane beatriz oliveira says:

    eu amo o meu sobrenome é D +

  75. Fernando Oliveira says:

    agora já sei a origem do meu sobrenome

  76. Deus sempre fala comigo assim
    Israel meu filho rsrsrsrs

  77. Eu sou judeo e não sabia kkkkkkkkkkkkkkk

  78. kkkkkkkkkkk é por causa disso que Deus me chama de israel quando eu escuto sua voz kkkkkkkkkkkkkkk

  79. elane souza says:

    Sera que somos todos de uma mesma geração?

  80. Douglas Oliveira says:

    Não é necessariamente judaico, é apenas o ramo nordestino que é judaico. Esse é um antigo nome português, mas também dizem existir um ramo grego(mais especificamente da ilha de Creta) com o nome Oliveira ou similar no grego, só que nunca vi. Basicamente o sobrenome Oliveira é português mesmo, de etnia ibérico-romana.

  81. Thays de Oliveia Medeiros says:

    Cleudemir não estou querendo ofender mas acho que você escreveu várias palavras erradas como por exemplo: e-mail você escreveu emaiu agradeço se você fizer aula de escrita para não passar mais vergonha!!!!!!!!! ok!!!!!!!!!!!!

    bjs para todos Tata já vai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  82. augusto C.oliveira says:

    somos todos da mesma origem !!

  83. Eu sou Cleudemir oliveira e peço senhorita Michele que se tiver fonte me mande por emaiu [end] [cleudhemiruoliver@yahoo.com.

    br grato abraço

  84. Aline says:

    A senhorita Michele e ao senhor Marco Antônio Fontana; se puderem me passar fontes, eu agradeço!

    [Caso prefiram mandar direto a mim através de e-mail, é walicxe@hotmail.com]

    Grata, abraço!

  85. Adamilton says:

    Valeu! Origem judaica, é só isso q preciso, segundo ano está aprendendo issi!

  86. laisa oliveira says:

    gostei muito mas eles falam bobagem desse importamte nome

  87. adelson says:

    EU TAMBÉM SOU DE OLIVEIRA NETO DE JOSÉ GERALDO DE OLIVEIRA (PE) PAI DE ABEL GERALDO DE OLIVEIRA (PE) EU ADELSON LUIZ DE OLIVEIRA

  88. nana oliveira says:

    llllllllllllllllleeeeeeeggggaaaaaalllllllllll

  89. lucas oliveira dias da rocha says:

    legal

  90. mentira essa descendencia é greco-romana

  91. Augusto J.S.OLIVEIRA says:

    quer dizer q eu sou dessedente dese tal pedro

  92. allan says:

    michelle eh loca não tem o que fazer faça um site genealógico pra ela, sabe tudo!!!!!the big theory of michelle

  93. Marco Antônio Fontana de Oliveira says:

    A Michele está com a razão. É de origem judaica! Isto por causa da Santa Inquisição.

  94. Romero de oliveira says:

    ai mulheres me add no msn romerotoligado@hotmail.com

  95. guylherme says:

    noss eu nao sabia q mei sobrenome tinha uma origem tão interessant assim.

  96. Michele says:

    É DE ORIGEM JUDAICA. O FUNDADOR DA FAMILIA OLIVEIRA FOI O RABINO ABRAHAM BENVENISTE (COMO ERA CONHECIDO OS OLIVEIRAS – DE BENVENISTE) QUE NASCEU EM 1433. OS OLIVEIRAS SAO O RESGATE DAS RAIZES JUDAICAS QUE FUGIRAM NO TEMPO DA INQUISIÇAO, VINDO AO BRASIL QUASE NO MESMO TEMPO DA PROGLAMAÇÃO SE ALONJANDO PRINCIPALMENTE EM PERNAMBUCO E BAHIA, E FORMANDO GERAÇO

    GRATA, MICHELE.

    • Muito bem Michele… Confirmo sua resposta… Até então, alguns Judeus fugindo da perseguição, mudaram seus nomes e modo a não perderem o contato e por poderem se identificarem sem expor sua origem, combinaram entre si fazer uso de nomes baseados em árvores, como Oliveira, Carvalho, entre outras…

    • Marinho says:

      Muito bem Michelle, eh de origem Judaica que pertence a tribo Sefardie, mas originaria de Andaluzia ( Espana)

      Saludos!

      • VERA says:

        BOM .DIA MAIS NA LISTA ESTA..OLIVERA SEM O I E MESMA COISA
        SOU OLIVEIRA…SE A LEI DA ESPANHAL FOR APROVADA ESTAMOS COM A CIDA DENIA ESPANHOLA

    • Lilian V. Oliveira Nazareth says:

      Oi Michele, obrigada pela informacao… Teria como vc me informar a fonte? Gostaria muito de me aprofundar em informacoes de me sobrenome…
      Desde ja, muito obrigada.
      Lilian Vanuza de Oliveira (Nazareth de casada).

      Ps: meu email para contacto liliamvon@hotmail.com

    • FAGNER says:

      BOM DIA MICHELE!!!!
      a resposta que você deu e baseada na origem do azeite!
      a origem do sobrenome oliveira vem através da comercialização do azeite em Portugal
      o sobrenome (Oliveira) e português derivação de Oliver Olivier Oliva e outros, foi usado como sobrenome pela primeira vez por Pedro de oliveira, era membro da família que cultivava e vivia em função da oliva ou azeitona, vale lembrar que obviamente não foi a família Oliveira que descobriu o azeite, pois já era cultivado anos antes!!!! sou um historiador, descendente real judeu !!!!

    • Oldemar says:

      Meu nome é Oldemar de Oliveira, sou descente do Rio Grande do Sul, vindo de Portugal, também tenho parentesco com as famílias: Antunes, Nunes, Moreira e Brum, todos vindo de Portugal.

  97. paulo fernando oliveira souza says:

    muito legal saber a origem de nosso sobrenome valeu.

  98. Thiago says:

    colegas da escola marizia maior o colagio nota zero sou eu thiago rego!!!

    Thiago Oliveira

  99. Thiago says:

    oi genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

  100. iara says:

    enteresante mesmo

  101. ellen de oliveira says:

    muito entesante

  102. gabrielly says:

    qual a origem

  103. andressa says:

    nossa

Deixe um comentário