Família Nogueira

A família Nogueira é bem conhecida no Brasil. Apesar de ser comum encontrar descendentes da família Nogueira, este sobrenome não pode ser considerado popular, como Silva ou Souza, por exemplo.

O sobrenome Nogueira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Nogueira

A origem do sobrenome Nogueira é portuguesa. Trata-se de um sobrenome toponímico, ou seja, de origem geográfica. Sobrenomes que surgem através de nomes de árvores e plantações também são classificados como toponímicos.

No caso da família Nogueira, a origem do sobrenome relaciona-se com a árvore da noz. Inicialmente isso era bastante comum para identificar alguma pessoa que vivia perto ou dentro de alguma fazenda. Esta usava nomes de pomar ou um local com tipo característico de vegetação como ideia para um suposto sobrenome.

Curiosidades

Existem indícios de que inicialmente os antepassados da família Nogueira, quando migraram para o Brasil, se estabeleceram no atual estado do Rio de Janeiro e também na capital de São Paulo, onde viveram por muito tempo.

Posteriormente, destas regiões que os serviu de morada, a família Nogueira recém-chegada ao Brasil se desmembrou e passou ocupar várias outras localidades como o interior paulista e Minas Gerais principalmente.

Variantes do sobrenome Nogueira

Não foram encontradas variantes para este sobrenome. A família Nogueira, ao contrário de muitas famílias, possui um sobrenome específico e fácil de pronunciar.

Brasão da Família Nogueira

Foram encontrados vários brasões relacionados à família Nogueira. Isso se dá pelo fato de algumas famílias criarem a sua própria identidade. A maioria deles possuem características semelhantes. Além disso, sua origem comum a diversos lugares pode ter feito com que surgissem famílias com o sobrenome Nogueira em outros cantos, principalmente na Europa.

As cores na maioria das vezes são amarelo, verde, vermelho e prata. Em alguns escudos foram observadas as cores azul e branco. Todos os brasões da família Nogueira possuem um escudo de ouro, com uma banda xadrez de verde e prata. Em alguns, essa parte xadrez é verde com branco. Há também uma faixa vermelha divide essa banda axadrezada do escudo ao meio.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

41 Comentários

  1. Beto Nogiueira says:

    OLÁ PESSOAL!

    Meu nome é José Alberto Marques NOGUEIRA da cidade de Gravatá/Pe. Caso algum de vcs tenham algum conhecimento dessa família, por favor me dêm um retorno por gentileza, e desde já fico mto agradecido. Os ascendentes do meu pai Alberto Marques Nogueira é da cidade de Maraial, interior tbm daqui de Pernambuco. Abçs

  2. Anderson says:

    Meu que tem o nogueira ele veio do ceara gostaria de saber mais sobre a familia nogueira

  3. Rodrigo Vieira Nogueira says:

    Muito bom…. Parabéns irmãos Nogueira kk

  4. Cleide Nogueira Martins says:

    meus antepassados todos eram de Portugal, dos Nogueira, da região de Sever do Vouga.
    O Martins vem da região da Galisia.

  5. juliana nogueira says:

    eu amei

  6. Carina Silva says:

    Minha bisavó se chamava Lazinha Nogueira

  7. Victor Nogueira de Souza says:

    Eu também sou Nogueira meu bisavô veio de Portugal.

  8. PEDRO NOGUEIRA DE SOUSA says:

    A FAMILIA NOGUEIRA EM MIRANORTE-TO E BASTANTE GRANDE.
    Ha uma cidade no Maranhao chamada Fortaleza dos Nogueiras.

  9. Fátima Nogueira says:

    Alguém conhece Mateus Alves Nogueira?

  10. Eduardo Rocha Nogueira says:

    meu pai é alves nogueira

  11. Achei muito bom mas poderia ter mais informações sobre o sobrenome nogueira

  12. Gustavo Nogueira says:

    O meu descende do norte de Minas Gerais, da família Nogueira Lisboa de forte descendência Portuguesa, achei legal… Interessante!

    • Diego Nogueira says:

      Prezado Gustavo tudo bem? Minha família também é proveniente do Norte de Minas, Região de São Francisco e Pintópolis. Será temos alguma correlação consanguínea?

  13. Débora nogueira says:

    GOSTEI

  14. LINDINALVA SANTOS SANTANA DOS SANTOS says:

    O nome do meu psi é Osvaldo Nogueira Santana, gistaria de saber naus sobre essas duas famílias Nogueira e Santana.

  15. FABRICIO NOGUEIRA says:

    ALGUEM CONHECE OZILIO ALVES NOGUEIRA ?

  16. Walk nogueira says:

    Walk nogueira

  17. ADELIO NOGUEIRA says:

    INTERESSANTE E BOM SABER

  18. José Lealdécio Nogueira says:

    A mais de 20 ano pesquiso a minha origem .

  19. José Lealdécio Nogueira says:

    Sou José lealdécio Nogueira, filho de Tereza Nogueira de Queiroz e Francisco Nogueira Do Rego, Meu bisavõ materno era Candido Nogueira.

    • Léa Nogueira Santos says:

      Boa tarde…meu avo se chamava Joao Candido Nogueira,ele viveu em Lorena. da onde ele veio não sei,só sei que a esposa dele se chama Maria Conceição Nogueira e dai só sei que povoou Sao Paulo.Minha mãe que é filha dele, esta viva com 102 anos chama Maria Nogueira,era a filha cacula.

      • Francisco Audírio Nogueira says:

        Olá…

        O meu sobrenome Nogueira vem da minha avó paterna, que por coincidência, chamava-se Maria Conceição Nogueira Dantas. O Dantas era do meu avô paterno, José Saturnino Dantas, de Pombal, na Paraíba. Meu pai era Epitácio Nogueira Dantas. Uma curiosidade: Em minha casa, só minha mãe e eu tínhamos o sobrenome Nogueira, além do meu pai. É porque, naquele tempo, ao registrar o nome do filho, não se escrevia em um papel e passava para o tabelião. Era “falado” o nome com sobrenomes. Na hora, o “dito cujo” esqueceu do “Dantas” (rs.rs.), e a minha mãe não atentou pela falha. Quando servi no Exército, meu “nome de guerra” ficou Nogueira, Cabo Nogueira. Em uma visita ao quartel, meu ficou uma fera ao ver o “Nogueira” e não o “Dantas” no meu crachá. Enfim, hoje, através de mim, graças ao tabilião, lá nos anos 40, nasceu outra ramificação “Nogueira”. Eu, Francisco Audírio NOGUEIRA, esposa, Eunice Pontes NOGUEIRA. Filhos: Klynger Audy Pontes NOGUEIRA, Kennyo Alex Pontes NOGUEIRA, Karinne Erika Pontes NOGUEIRA e Kleyner Arley Pontes NOGUEIRA. Netos: Kaion Rodrigues NOGUEIRA, Kaianne Rodrigues NOGUEIRA, Kris Ellen de Lucena NOGUEIRA, Priscilla de Lucena NOGUEIRA, Jimmy Douglas de Almeida NOGUEIRA, Ester NOGUEIRA de Albuquerque, Luana Cunha NOGUEIRA. Bisnetos: Bruno NOGUEIRA e Bernardo NOGUEIRA Arruda. Noras: Kátia Cilene Rodrigues NOGUEIRA, Sandra Melo NOGUEIRA e Tatiana Cunha NOGUEIRA. O Meu pai, quando em vida, não gostava muito dessa situação. o que ele queria era a continuação dos DANTAS.

  20. JORGE NOGUEIRA PICANCO says:

    Sou Jorge Nogueira…meu bisavô era descendente dos Nogueira do Ceará

  21. davi nogueira says:

    alguem ja conheceu um homem chamado gnair nogueira nacionalidade carioca mas veio morar no esprito santo depoia de um tempo mass ja morreu ha um tempo

  22. JP Nogueira says:

    Gostei…

  23. daguimar nogueira says:

    Superficial…já tem mais informaçoes em outros sites…com explicaçoes aprofundadas da origem do sobrenome…

  24. DENILSON NOGUEIRA says:

    Mt interessante ,legal

  25. Clarice Nogueira says:

    Minha avó é neta de uma Índia e um português. Ela é uma Índia dos olhos azuis ?

  26. Karina Nogueira says:

    Interessante,gostei!

  27. Laurismar Nogueira says:

    Será que não poderiam conseguir mais informação?

  28. stella says:

    46 SOBRENOMES COM M E NAO SE LEMBRARAM DE MORAES

  29. Angélica N. Nogueira Oaske says:

    Ai que chique, sou descendente de nobres! Vou lá reivindicar minha parte nestas terras.

  30. Gracieli Fernandes Nogueira says:

    Muito interessante, gostei!

  31. FERNANDA NOGUEIRA TEMPORINI says:

    ADOREI!! PARABÉNS!

  32. Ihu da costa nogueira duarte says:

    eu tambem gostaria de saber sobre os meus ante pasados tem algum cavaleiro na familia nogueira

  33. Victor Nogueira Acha says:

    Meu nome tem Nogueira mas eu queria saber a origem do Acha

  34. GOSTARIA DE SABER QUANDO UM DOS PARENTES IMIGRARAM PARA O BRASIL SE POSSÍVEL NOMES E DATA POIS BUSCO INFORMAÇÃO SOBRE MEUS ANTEPASSADO

Deixe um comentário