Família Nascimento

A família Nascimento é bastante conhecida no Nascimento. Por aqui é possível encontrar descendentes dos Nascimento em todos os cantos. Este nome chega a ser popular na América do Sul e também em alguns cantos do mundo. Isso se dá pelo fato de sua origem que acaba abrangendo a história de muitos países. Confira logo abaixo como surgiu o sobrenome Nascimento e um pouco da história e curiosidades deste sobrenome.

Origem da Família Nascimento

A origem deste sobrenome é religiosa e faz referência ao nascimento de Jesus Cristo. Antigamente era comum que os bebês que nasciam no dia de Natal recebessem o sobrenome nascimento mesmo que sua família não o carregasse. Hoje em dia a prática não é tão comum, mas ainda é possível conhecer casos de pessoas muito religiosas que prestam essa homenagem através de seus filhos.

Com o passar do tempo, o sobrenome que foi criado somente para homenagem, passou a ser disseminado entre os descendentes. Algumas famílias se firmaram com este sobrenome, enquanto outras tinham algum sobrenome que se sobressaia sobre o Nascimento.

Há também uma possível origem toponímica deste sobrenome. Alguns acreditam que os povos de Nassau possam ter utilizado o mesmo sobrenome para alguns de seus filhos, que acabaram se espalhando pelo mundo carregando o nome da família. No entanto, a origem certa que mais prevalece é a portuguesa religiosa.

Curiosidades do sobrenome Nascimento

Como já foi falado, o sobrenome Nascimento é uma forma de homenagem ao nascimento de Jesus Cristo. O sobrenome que inicialmente era utilizado como segundo nome passou a dar o nome à diversas famílias tanto em Portugual quanto em outras regiões do mundo.

Por ter surgido de uma homenagem, deve-se deixar claro que os Nascimento não são incialmente do mesmo tipo sanguíneo e nem necessariamente da mesma região. Dessa forma, há mais de uma família com este sobrenome.

Brasão da Família Nascimento

A família Nascimento possui dois brasões que são basicamente bem parecidos um com o outro. O primeiro e mais comum é feito de um escudo azul que carrega ao centro um leão bípede dourado. A diferença do primeiro para o segundo se dá pelo fato de que o escudo de fundo é quadriculado com as cores azul e ouro.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

11 Comentários

  1. Nascimento says:

    Achou?

  2. Solange Y. Nascimento. says:

    Olá o meu sobrenome Nascimento vem da parte do meu pai e os avos dele era da Holanda, meu pai nasceu em Pernambuco.

  3. DEIMES DO NASCIMENTO GOMES says:

    Meu nome é Deimes do Nascimento Gomes, sou do Piauí, filho de Teresinha de Jesus do Nascimento Gomes e Cesario Pereira Gomes. Gostaria de saber mais sobre a descendência desta familia por aqui e pelo Brasil.

  4. Carlos M. M. Nascimento says:

    A nossa região é o Algarve, concelhos da Vila do Bispo e de Aljezur.

  5. luisa says:

    olá meu nome é Luisa Karen Alexandre Nascimento. nasci em 2003 e estou viva

    • Carlos M. M. Nascimento says:

      Olá “Prima”,

      Pois estou percebendo a quantidade de Nascimento não só em Portugal, mas também no Brasil.
      O meu ramo, até onde consegui recuar (1820), vem dos concelhos de Vila do Bispo e de Aljezur.
      O costume de apelidar de Nascimento os nascidos no Natal (data) veio a dar origem a vários ramos sem afinidade.

      Vou continuar a minha investigação que, não se prevendo nenhuma ascendência nobre, isto é, não somos de linhagem fidalga mas sim da gleba, pode dificultar o encontro e descodificação dos registos paroiquiais.

      Abraço

      Carlos Nascimento

  6. Carlos do Nascimento says:

    Procuro criar a árvore dos “do Nascimento” de Aljezur, Algarve, Portugal.

  7. Carlos do Nascimento says:

    Caro “primo” Manuel,

    Por favor explique melhor como é que concluiu que o nosso mais distante antepassado tenha sido templário?

    O senhor tem alguma recolha sobre a origem da família? Em Portugal?

    E a relação com os Nassau, como é que apareceu?

    Obrigado.

    Carlos (em Almada)

  8. normalmenre os nomes relegiosos eram adoptados pelos segundos filhos de familias nobres pois que nao iriam herdar os pertences e ingressavam em ordens relegiosas mikitares pela antiguidade do nome a primeira destas ordens em Potugal foi a ordem do templo .
    os escudos exibem normalmente as armas em que os seus dignatarios eram especialistas : espadas , machados ,matracas o leao e simbulo de bravura portanto o primeiro dos Do Nascimento tera sido um destemido templario

  9. mateus says:

    gostaria de saber qual é a localidade da família em Portugal qual região nasceram

Deixe um comentário