Família Munhoz

Confira abaixo a origem, as curiosidades, as variantes e o brasão da Família Munhoz.

O sobrenome Munhoz, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Munhoz

O sobrenome Munhoz possui origem espanhola, mas é considerado como um sobrenome português. Segundo os relatos, Munhoz provem do nome Munho que deriva para Muniz e de acordo com algumas variações passa a ser Munhoz.

Segundo os genealogistas a linhagem dos Munhoz começou com D. Munhon Rodrigues, e passou para D. Rodrigo Munhoz e para D. Diogo Munhoz que trabalhou como mordomo para o rei de castelã e de Leão, D. Afonso VII.

Nesse período só os nobres e o clero tinham sobrenome. Os cidadãos comuns possuíam apenas o nome. Com o passar do tempo surgiu a necessidade de popularizar os sobrenomes para facilitar na cobrança de impostos. O dinheiro arrecadado pelo rei era destinado à manutenção do exército, uso pessoal e como uma forma de mostrar seu poder diante da maioria.

Curiosidades

Os primeiros Munhoz que vieram para o Brasil eram militares que foram para o sul. No Paraná foi escrito um livro para mostrar a importância de Caetano José Munhoz. A maioria dos Munhoz são seus descendentes.

Caetano foi o primeiro a construir um engenho de erva-mate em Curitiba em 1834. Seu engenho era chamado de Engenho da Gloria e com os altos lucros obtidos ele se transformou anos mais tarde no Imperial Fábricas de Erva-Mate de Francisco Fasce Fontana.

Variantes do Sobrenome Munhoz

O sobrenome Munhoz possui algumas variações e entre elas podemos citar Muni, Muniain, Munibe, Munich, Munhós e Munhoenz.

Brasão da Família Munhoz

O brasão da Família Munhoz tem as cores da bandeira da espanhola. O timbre possui quatro penas e está sobre o virol. Ambos têm as cores vermelho com amarelo. O elmo é todo de metal com uns detalhes amarelo e os paquifes se alongam até os lados do escudo e possuem a mesma cor que o virol.

brasao-sobrenome-familia-munhoz

O escudo é todo detalhado e tem o desenho de duas bandeiras que provavelmente fazem alusão a bandeira espanhola, pois possuem a mesma cor. O outro desenho é representado por duas cruzes iguais às que eram registradas nas cruzadas.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

9 Comentários

  1. Daisy says:

    Alguém é aí do Paraná ou tem familiares com o sobrenome Munhoz que moram ou moravam em Umuarama?

  2. roberta says:

    nossa o meu avó …..veio da espanha ..foi morar no paraná ..era cafeicultor..perdeu tudo durante um inverno….

  3. Thaina Munhoz dos Santos says:

    Agora vou me sentir mais aliviada quando alguém me perguntar de que origem é meu sobrenome ! Adorei

  4. alexandre says:

    Vinícius é simples, erram no cartório…. 🙂

  5. Jean Munhoz says:

    Muito interessante…aliás saudações família!!rs

  6. Carlos Munhoz says:

    Meu nome é Carlos Munhoz e amei saber a história da minha família. Meu Avô desembarcou em Santos vindo segundo eu soube, de Granada na Espanha e ele se chamava Venancio Munhoz!

  7. Carlos Munhoz says:

    Meu nome é Carlos Munhoz , Meu avó Miguel Munhoz , Tinha apenas 14 anos de idade quando embarcou em um navio na Espanha e chegou no Brasil ., Meu avó nasceu na cidade de Málaga localizada no sul da Espanha .

  8. Matei minha curiosidade da origem de meu sobrenome achei bacana.

  9. Vinicíus de Oliveira Munhãs says:

    Queria saber a origem do meu sobrenome MUNHÃS… se alguém souber por favor publique. OBRIGADO

Deixe um comentário