Família Mouta

A família Mouta não tem grande popularidade no Brasil, mas não chega a ser um sobrenome raro de ser encontrado. Confira logo abaixo algumas informações importantes sobre a história de origem e brasão dos Mouta.

O sobrenome Mouta, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Mouta

Este é um sobrenome português classificado como um toponímico, pois deriva de Moita (aglomerado de algum tipo de vegetação). Provavelmente a primeira pessoa a se destacar por este nome devia habitar próximo a uma moita, a qual servia de referência na região. Ao que parece, o primeiro a ser portador deste sobrenome foi Alvaro da Mouta, avô de Nuno da Mouta Pinto, o primeiro descendente desta família.

A origem dos sobrenomes vem inicialmente como forma de reconhecer pessoas a partir de uma atividade profissional, apelido, nome do pai ou região de onde vinha, uma vez que só o nome já não era o bastante para reconhecer uma pessoa e diferenciá-la dos outros com o mesmo nome próprio.

Curiosidades

Ao contrário do que se pensa, por associação, este sobrenome não tem a mesma origem que Moura. A história de composição das duas palavras é diferente, embora ambas sejam classificadas como um toponímico, ou seja, se origem geográfica.

Variantes do sobrenome Mouta

Os sobrenomes portugueses em geral não sofrem muitas alterações ao longo do tempo, principalmente no Brasil. Por ser a mesma língua, não se costuma encontrar variações gráficas diferentes do original nestes casos. Grafias como Moutta não podem ser consideradas de mesma origem.

Brasão da Família Mouta

O brasão oficial da família Mouta é feito de um escudo de vermelho, com cinco castelos de prata, postos em sautor. No timbre é encontrado o mesmo castelo do escudo. Este é um brasão bem característico e de fácil reconhecimento. Outros modelos de brasão podem surgir, mas, ao que tudo indica, este é o único oficial brasão das armas da família Mouta.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

7 Comentários

  1. Sônia Maria Rodrigues de Sousa says:

    Sobre a descendencia de Custodio Coelho Moita, além de Terluliano descobri também mais dois filhos: Francisco que nasceu em junho de 1833 em Sobral-CE e Maximiano que nasceu em dezembro de 1839 também em Sobral-CE. Sobre Angelo Custodio Moita, meu bisavô sei que ele nasceu em Coreau-CE. Possivelmente o Laureano, seu pai tenha nascido em Coreau ou Sobral. Continuarei pesquisando.

  2. Jocelia says:

    Amo meu sobrenome ! E tive a sorte de ter sido agraciada por ele tanto por parte materna como paterna. Meus dois avôs são irmãos e são Mouta.
    Afonso Coelho Mouta e Francisco Coelho Mouta.

  3. Sônia says:

    Gostaria de descobrir a descendencia do português Custodio Coelho Mouta que se casou com Vicencia JOsefa de Vasconcelos, filha de Diogo Alves Linhares e Ana Ferreira. deste casamento nasceu José Tertuliano Mouta. Encontrei esta informação em Genealogia Sobralense. Quem sabe poder meu antepassado.

  4. Sônia says:

    Gostaria de saber os nomes de meus ancestrais. Minha vó materna se chamava Maria de Nazaré Mouta, vinda de uma familia numerosa de doze irmãos. Seus pais Angelo Custodio Mouta e Rita Maria Maria de Jesus nasceram e viveram em Sâo José Patriarca Sobral. Seus avós paternos Laureano Coelho Mouta e Maria da Penha Mouta não sei de onde vieram. Sei que Angelo e Rita se casaram em 06/09/1902 . Não sei por onde começar a pesquisa.

  5. zita moita heleno says:

    também pertenço a esta grande família. A minha arvore como com João vicente mouta que foi casado com ascenia roxo. tiveram um filho João do carmo ribeiro que casou com Francisca gertrudes. Devem ter nascido pelo ano de 1850 em local que ainda desconheço, mas em 1880 o joã0 do carmo ribeiro mouta, residia em castelo de vide. Tiveram três filhos que eu saiba,o meu avÕ antonio João mouta, que foi ferroviário e residiu na zona do entrncamento, vicente João mouta e ascenia mouta, todos residiram em castelo de vide,

    • Máxima Mouta says:

      Pertenço igualmente à familia Mouta de Castelo de Vide. O meu pai chamava-se José Pedro Mouta e o meu avô chamava-se Domingos Augusto Mouta casado com Máxima da Conceição Pinela.

Deixe um comentário