Família Moro

A família Moro tem o seu espaço de incidência aqui pelo Brasil, embora este não seja um sobrenome tão comum de se encontrar. Confira abaixo algumas informações de história, curiosidade e brasão dos Moro.

O sobrenome Moro, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Moro

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é uma designação que indicava uma pessoa oriunda do norte da África, mais especificamente de uma região conhecida como Mauritânia pelos romanos e por extensão indicava também qualquer cidadão que tivesse a pele morena, escura.

Com a conquista do norte da África pelos muçulmanos no século VII, a designação maurus passou a indicar também sarraceno ou árabe. Em decorrência deste ultimo fato maurus ou moro passou a indicar um indivíduo sem fé, infiel, incrédulo ou pagão. Um destes significados motivou o surgimento do sobrenome Moro.

Outra possível origem deste nome indicado para sobrenome é o apelativo conferido a alguém por sua vez, possuía barba ou cabelo moreno.

Além disso, o sobrenome Moro pode ser de origem judaica, provavelmente proveniente das comunidades judaicas na Espanha e em Portugal.

Curiosidades

Para a origem judaica, o que conta a história é que muitos judeus foram obrigados a se converter para cristãos. Estes foram exilados, mandados para outros países e constituíram novas vidas como novos cristãos. Mesmo assim, ao que parece, ele praticavam os princípios da fé judaica em segredo.

Variantes do sobrenome Moro

Não foram encontradas variações conhecidas para este sobrenome. Não pode se dizer que o nome Mouro esteja relacionado ao sobrenome que estamos tratando.

Brasão da Família Moro

O brasão da família Moro não é único. Devido as suas diversas origens, é possível que se encontre diversos modelos do mesmo sobrenome. Um deles é composto por um escudo todo azul com um braço segurando uma espada de prata.

Também foram encontrados outros escudos, como por exemplo, um que tem seu escudo partido onde a face superior possui três cachos de uma fruta que provavelmente é uva, de negro e a face inferior constituída de faixas na diagonal de azul e branco.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

11 Comentários

  1. Eliani says:

    Tbm me orgulho muito fo meu nome Eliani Moro de Araújo

  2. Priscila Moro Pinto says:

    Olá, meu nome é Priscila Moro Pinto e também me orgulho do meu sobrenome

  3. Fátima Ricco Lamac says:

    Procuro descendentes de LUIGI MORO e CATHARINA MORO que trabalharam na Fazenda Retiro, Município Dois Córregos, no ano de 1901, e depois, em torno de 1920, moravam em fazenda no município de Torrinha.

  4. Carlos leandro Moro…salto estado d são paulo

    • Fátima Ricco Lamac says:

      Olá Carlos, tudo bem? Procuro por descendentes de LUIGI MORO casado com CATHARINA MORO que residiram na cidade de Dois Córregos por volta de 1900, trabalhando na Fazenda Retiro e, em torno de 1920, estavam trabalhando em fazenda na cidade da Torrinha. Você tem alguma relação com essa família? São meus bisavós e busco informações. obrigada Fátima

  5. elio says:

    O Sr Sergio famoso, tem um homonimo, que tambem e de Curitiba-Pr

  6. viva o mais famoso de todos os Moro. O Sr. Sérgio says:

    viva o mais famoso de todos os Moro.
    Sr. Juiz Sérgio Moro

  7. julio Moro says:

    Só agora descobri o significado do nome da familia

  8. joao moro says:

    as frutas são, na verdade amoras

  9. Maria Aparecida Moro says:

    Para mim muito útil pois meu nome é , Maria Aparecida Moro me orgulho muito desse sobrenome

  10. roseli ap.moro moraes says:

    talvez vem dai nossa anemia familiar

Deixe um comentário