Família Moreira

A família Moreira é bem conhecida também aqui no Brasil. Se você tem este sobrenome, vai gostar de conferir logo abaixo informações sobre origem, curiosidades, grafias e brasão dos Moreira.

O sobrenome Moreira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Moreira

Este é um sobrenome português que é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geográfica. Este fato se dá por ele ser derivado de amoreira (árvore da amora). Provavelmente o nome surgiu de alguma comunidade que vivia perto, ou dentro, de algum lugar com várias amoreiras e daí surgiu o sobrenome.

Esta, ao que parece, era uma árvore muito comum em Portugual na idade média e este nome pode ter surgido de diversos lugares diferentes, trazendo assim a hipótese de que a família Moreira em si não é uma só e não possui o mesmo sangue.

É o solar desta familia em Santa Maria de Moreira, no julgado de Celorico do Basto.

Curiosidades

Além de Portugual, é possível que este sobrenome também tenha surgido na Itália e Europa. Não se sabe se este foi disseminado e teve origem em Portugual ou realmente teve origem em diversos países. Essa situação se dá pelo fato de que os países citados, assim como toda a Europa, é muito interligada e distâncias são eliminadas com facilidade.

Variantes do sobrenome Moreira

Não existem muitas variantes conhecidas para Moreira. No entanto, deve se levar em conta que, devido a sua origem, a palavra amoreira pode ser também utilizada como sobrenome. Este é pouco encontrado em todos os cantos do mundo, mas não é impossível de se achar.

Brasão da Família Moreira

A família Moreira, devido a sua história de origem, pode vir de vários cantos diferentes. Desse modo, podem ser encontrados vários modelos de brasões diferentes.

Um desses modelos, talvez até mesmo conhecido como o mais original é constituído de vermelho com nove escudetes de prata, postos de três em três. Cada um desses escudetes é carregado de uma cruz florenciada na cor verde. O timbre do mesmo é composto por um lobo na cor vermelha, que sai do escudo. É possível ver em seu peito um dos escudetes com a cruz verde.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

47 Comentários

  1. ismael moreira says:

    Sou Ismael da Silva Moreira, filho de Antonio Moreira Neto, em homenagem ao meu Bisavo. Alguem teria alguma informaçao

  2. Ricardo says:

    Olá “primos” Sou Ricardo Alexandre Moreira, Filho de Sebastiana Ribeiro Moreira, neto de José Moreira e de Claudina Ribeiro, Minha Família descende do Norte de Minas da região de governador Valadares, Jenipapo e adjacências!!!

  3. Isaura Maria Reis Moreira Zarro says:

    Boa noite sou a Isaura Maria Reis moreira gostava de saber mais sobre a minha família, sei muito pouco . Só sei que meu pai António Manuel Lopes moreira tinha uma irmã que se chamava Amélia Maria que foi para o Brazil e lá ficou ouvia sempre o meu pai dizer que tinha mos família no Brazil .gostava muito de encontrar e saber mais acerca de minha família. Onde me posso dirigir ? O zarro é de meu marido.

  4. Mauro Moreira costa says:

    Eu sou Mauro Moreira costa,minha avô veio de Portugal quando criança,ela se chamava Benedita Moreira,alguem sabe alguma coisa ou tem parentesco,comenta aí,blz

  5. Marco Aurélio says:

    Me chamo Marco Aurélio Moreira da Silva, Campo Grande Rio de Janeiro

  6. Apa de Fátima moreira belasque says:

    Olá eu sou apa de Fátima moreira belasque,.belasque parte d meu marido. E moreira parte do meu pai que era Avelino moreira neto, ele era da.Bahia da família Moreira, temho muiita fontade.de encontrar parentes do.meu pai, lembro me muito bem o nome.da minha bisavó que era Ernestina moreira dos Santos..

    • Natanael says:

      Olá tô procurando uma. Pessoa com nome clemência Moreira santos sou de Teixeira de Freitas BA essa pessoa é natural de lagedao BA suposta mãe de minha esposa 73 998183678

  7. Padua Moreira says:

    Gostaria de saber mais sobre nossa família!!!

  8. Meu nome é Irene Moreira. Filha de André Moreira Maia. Neta de André Alves Pessoa. Bisneta de André Pessoas de Farias e trineta de Carlos Pessoas de Farias. Vieram de Portugal para Pernambuco e depois para o Ceará no final do século XV ou início do século XVII. Ocuparam a ribeira do Jaguaribe. Queria saber mais sobre meus ascendentes.

  9. gildete moreira de jesus says:

    sou Gildete Moreira de Jesus bom saber como a familia Moreira e grande… ADOREI… Gotaria de saber mais sobre os moreiras, sou da Bahia.

  10. Moreira says:

    sou Joaquim José Pereira Nadais de Sousa Moreira

  11. Adão Geraldo Moreira de Carvalho júnior says:

    Olá meu nome é Adão Geraldo Moreira de Carvalho júnior, sou descendente de judeus, italiano é portugueses, mas acima de tudo sou brasileiro com muito orgulho,

  12. Gideoni says:

    Eu sou Moreira da Silva no Rio Grande do Sul. Ja uso um dos brasões dos Moreiras.

  13. Carlos says:

    Chamo-me Carlos Manuel Moreira Gomes
    Origens em Vilar de Maçada distrito de Vila Real. Portugal

  14. Carlos says:

    E eu sou Carlos manuel Moreira Gomes com ascendencia de Vilar de Maçada distrito de Vila Real-.

  15. Alvaro Moreira says:

    Meu nome é Alvaro Moreira da Silva
    Filho de Eurico Moreira da Silva – brasileiro
    Neto de Manoel Moreira da Silva – Português de Santo Tirso – Vila Barreiro – nascido em 01/04/1904, que veio ao Brasil.
    Bisneto de José Moreira da Silva e Maria Rosa.

    • Isaura Maria Reis Moreira says:

      Boa noite Sr.Alvaro Moreira o meu avó chamava se Manuel Da Silva Lopes Moreira e foi para o Brazil ainda não sei em que ano nasceu ,sei que separou se da minha avó Amélia Maria Fernandes Lopes . Ajude me gostava de saber mais .

  16. Claudete Moreira da Silva says:

    Meu pai Cipriano Moreira da Silva

  17. Guilherme Moreira says:

    Legal, tambem sou Moreira e, meus avós são italianos e, eles vieram pro Brasil na época da guerra lá, deste então conseguiram se estabilizar aqui no Interior de São Paulo, hoje a fámilia toma conta de uma fazenda herdada pelos meus avós e adorei saber sobre a origuem do meu sobrenome, pois tem alguns pés de amoras na Fazenda dos meus avós…
    #Obrigado

    • Marcos Moreira says:

      Oi sou Marcos Moreira, meu avô me disse ante do falecimento qie era descendentes de Italianos, mas nos não achamos nada tem alguma dica obrigado.

  18. Pedro says:

    Pedro Moreira. Tris neto de guilhermina luiz Moreira

  19. marcio moreira says:

    SOU MARCIO MOREIRA DOS SANTOS,E FILHO DE MANUEL JOAQUIM DE SOUSA MOREIRA DOS SANTOS,E NETO DE ARTUR MOREIRA DOS SANTOS E,BISNETO DE FRANCISCO MOREIRA DOS SANTOS.

  20. kenyamariamoreiradasilva says:

    Sou moreira da silva temos muitos parentes que nao conheco

  21. Leamar Moreira says:

    tambem sou moreira,meu bisavo veio de coimbra,,Manoel José Moreira,casou com Mariana Francisca Moreira,pais de Francisco Xavier Moreira que casou com Raimunda Mendes de Matos ele de 03/12/1877 e ela 08/07/1901,de Espera Feliz,mg,emDores do Rio Preto,Guaçui.E.Espirito Santo,as 05 h de 22/06/1918,juiz José Januário da Silva,Miguel Teixeira tabelião e oficial de registro civil,se alguem puder me dar mais dados,agradeço

  22. maria de deus moreira da silva says:

    Meu nome e maria de deus Moreira da silva, neta de Joaquim caldas moreira

  23. willian moreira da rocha says:

    tbm sou Moreira legal

  24. Madalena says:

    Também sou Moreira da Silva meu avô veio da cidade do Porto com este sobrenome

  25. Julia says:

    Também sou Moreira

  26. Gilmar says:

    Também sou Moreira, meu avô tem 88 anos e se chama Agostinho Moreira , oriundo de Itapecirica MG

  27. Pedro Moreira says:

    haja Moreira!!!
    Sou Pedro Moreira filho de wanfredo josé moreira que filho de Pedro josé Moreira, meu Avô nasceu em minas perto de caratinga, tenho alguns parente em Realengo (RJ) . se tiver alguém paretenco e só falar

  28. José paulo says:

    Também sou Moreira filho de Manoel Alves Moreira de Brumado Bahia avó Arlindo Aguiar e Maria deodora moreira

  29. Amos says:

    Legal esta pagina meu sobre nome tanbem e moreira …(amos rodrigues moreira)…muinto bom..

  30. rodrigo says:

    Também sou Moreira. Meu avó é Geraldo Luiz Moreira, nasceu em Lorena/SP, em 1922.
    Moreira (amoreira) pode ter sido sobrenome adotado por judeus (cristãos novos) que eram perseguidos pela inquisição, tais como Oliveira, Carvalho, Leitão, etc.

  31. jorge moreira says:

    Massa!

  32. Marcos Moreira says:

    Meu pai era Geraldo Moreira sua mãe Maria Joana Moreira.

  33. Marcos Moreira says:

    Tbm sou Moreira oriundo do meu pai que veio de Ubá – Minas Gerais, gostaria muito de encontrar meus parentes….sou carioca e morador do estado do Rio.

  34. Odeir Moreira da Silva says:

    Muito legal. Adorei os Brasões e Sou Moreira da Siva por junção de sobrenomes dos Pais (in memorian) Waldomiro Ribeiro da Silva e Vicentina da Silva (originalmente Vicentina do Perpétuo Socorro que mudou ao casar-se – Toda a Familia Materna é Moreira). Ambas as famílias são de origem de Minas Gerais.

  35. luis r s moreira da cunha says:

    Super , boa explicacao para cada tema , obrigado

    • Erica says:

      Senhores, estou tentando fazer a árvore genealógica de minha família que por parte de meu avô tem sobrenome Moreira dos Santos e por parte de minha avó Cavalcante Albuquerque. Ambos os sobrenomes são de origem europeia. E moraram na Paraíba. Alguém pode me ajudar?

  36. Mordechai Haim says:

    Péssimo este site sobre nomes de pessoas, esqueceu da inquisição, ao elaborador do site estuda sobre a inquisição depois monte de novo esta página, OK

  37. Ane says:

    Adoreeeeeiiiii!

Deixe um comentário