Família Morando

O sobrenome Morando é de origem italiana e não é muito popular no Brasil. Ele está presente devido à presença de imigrantes italianos em nosso país, especialmente nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A seguir, veremos informações sobre a origem do sobrenome Morando, algumas curiosidades, variantes e detalhes sobre o seu brasão.

Origem da Família Morando

            De acordo com documentos históricos, o sobrenome Morando vem do norte da Itália, mais precisamente das cidades de Piacenza, Vigas e Levanto, que ficam entre Gênova e Milão. Por volta do ano de 1214, entre os comerciantes da cidade de Gênova, há registros de um Giácomo Morando.

Nos anos seguintes há alguns registros também de pessoas com esse sobrenome, na região de Gênova e arredores. O sufixo Moro vem do latim e significa mouro, que quer dizer dos mouros árabes, já que muitos deles foram para a Europa. Assim sendo, Morando significa que a pessoa faz parte da família dos Moros, e assim o sobrenome se estabeleceu.

Curiosidades

            O sobrenome Morando, hoje em dia, é encontrado em diversos países, como os vizinhos da Itália e também os locais em que ocorreu a imigração italiana, tais como: Brasil; Espanha; Argentina; México; Estados Unidos; Filipinas; Bolívia; França e Uruguai. No Brasil, esse sobrenome se concentra especialmente nos estados em que a colônia italiana é mais forte, como: São Paulo; Paraná; Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Variantes do Sobrenome Morando

            O sobrenome Morando apresenta algumas variações de grafia, e as veremos a seguir: Morando di Rizzoni (da Itália); Morando Sirena (da Itália); Morandon (da França); Morandotti (da Itália); Morane (da Itália); Moranga (da Espanha, da região de Biscaia); Morangas (da Espanha, da região de Biscaia); Morange (da Espanha, da região de Biscaia); Moranges (da Espanha, da região de Biscaia) e Morangies (da França, da região de Auvergne).

Brasão da Família Morando

            As cores predominantes são azul, prata, vermelho e amarelo. Há um cavaleiro coroado e usando uma armadura, simbolizando a nobreza da família. Podemos ver um leão dourado segurando uma bandeira vermelha com uma cruz branca, representando a valentia e bravura da família.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

3 Comentários

  1. Juliane Morando says:

    Olá, Maria! Gostaria muito de ver o brasão da nossa família. a senhora tem alguma imagem com ele ou sabe onde posso encontrar mais sobre nossa origem? Ou se tiver outros Morandos que saibam, ficaria grata com a ajuda!

  2. Maria Moranndo says:

    meu sobrenome é Morando e nossos ancestrais vieram de Veneza. Temos brasão de família, que tem uma cabeça de mouro, muito intereessante.

Deixe um comentário