Família Montes

A família Montes tem uma origem muito interessante. Vale a pena conferir sua história, curiosidades, variantes e o famoso brasão dessa família.

O sobrenome Montes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Montes

O sobrenome Montes é de origem espanhola e se espalhou rapidamente para outras localidades. A palavra Montes na Espanha significa colinas arborizadas ou terras altas.

Dessa forma, o patriarca dessa família provavelmente vivia em uma região com montanhas. Nesse contexto, o sobrenome passa a ser considerado toponímico, pois provém do nome do local em que o patriarca vivia e constituiu família.

A família Montes é considerada uma das mais antigas em Portugal, sendo encontrada em várias épocas e localidades. Ainda não há registros de quem foi o fundador desse sobrenome, sendo assim algumas informações a respeito de sua trajetória até os dias de hoje não foram encontradas.

Curiosidades

Alguns historiadores relataram que a família Montes veio para o Brasil em um navio italiano e nesse navio também vieram a Família Ramón. Dessa viagem surgiu uma história de amizade entre as famílias. Entre os emigrantes da família Montes que desembarcaram no Brasil devemos destacar Juan Montes Aguilart e seus três filhos.

Eles foram trazidos para o Rio de Janeiro e depois migraram para a região sul. Desse modo, a maioria das pessoas que tem o sobrenome Montes descendem da família de Juan.

Variantes do Sobrenome Montes

As principais variantes do sobrenome Montes encontradas em outros países são: Montoya, Monte, Montez, Mont, Montana e Montecillo. No Brasil, a principal grafia encontrada nos registros históricos é Montes.

Brasão da Família Montes

O brasão da Família Montes tem seu escudo com o formato arredondado nas laterais e uma ponta no centro. O esmalte que o recobre é de cor vermelha e há oito cruzes de ouro envoltas ao escudo. O centro do quadrado formado pelas cruzes tem o desenho de dois lobos negros e a cor desse quadrado é amarelo. Provavelmente esses lobos fazem alusão aos animais que viviam nos montes.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

14 Comentários

  1. Queria mesmo é minha cidadania portuguesa… rs…
    Aí, Montes, bora se conectar… Esse tanto de Montes aqui só procurando…
    Segue meu insta @leandromonttes e meu face fb.com/leandromontes0

  2. cleide vieira montesda silva says:

    Quero encontrar parentes de meu pai sei q o avo dele eraj francisco goncalves montes naskcido em minas gerais perto de nova ponte

    • Plinio Pereira says:

      Cleide, boa tarde. Meu nome é Plinio, Minha mãe era Montes, filha de Eduardo Montes Filho, que era filho do Capitão Eduardo Gonçalves Montes, que era filho de Antonio Gonçalves Montes, O pai dela veio de Nova Ponte. Certamente somos descendentes de um mesmo tronco.

  3. cleide vieira montesda silva says:

    Tambem tenho sobrenome montes meu pae tem sobrenome goncalves montes de minas gerais

  4. Ruth Antunes says:

    Olá meu nome é : Ruth Antunes Monte e Silva. Minha mãe era Antunes e meu pai Do monte e Silva. Você poderia me dá algumas informações sobre meu sobrenome. O Antunes veio de Taubaté e o Monte e Silva do meu pai do Ceará. Obrigada.

  5. Helson Monte says:

    Olá sou de Buriti dos Montes Piauí, temos uma cidade inteira só de Montes, estou terminando o segundo livro sobre a família Monte.

  6. Olá, sou do PR, Cianorte, tenho uma grande família Montes aqui, diz minha vó que ela e meu avô vieram do interior de SP, cujo não me recordo o nome da cidade.

  7. Julio Cesar Do Monte says:

    Olá meu nome é Julio Cesar do Monte meus familiares vieram de Pernambuco alguém tem alguma direção par eu procurar a descendência para conseguir tirar a cidadania de qual pais

  8. Mikael says:

    olá, meu nome é Mikael Rodrigues Monte Blanco, gostaria de saber se meu nome descende da família Montes.
    pelo que já pesquisei Blanco é espanhol também.

  9. Silvio montes da Silva jr says:

    Ola meu nome é Silvio montes Jr, nascido em são Paulo capital e neto de assumpção montes nascida no interior de são Paulo próximo a bauru !

  10. Ricardo Montes says:

    Ola,
    Meu sobrenome também é Montes, gostaria de saber mais sobre esse sobrenome, quem sabe ate descobrir algum parente em comum. Sou nascido na cidade de Jau/SP, e hoje moro em Peruíbe/SP.

  11. Marcia Antonia Montes Da Silva says:

    Estou tentando descobrir meus antepassados,para fazer cidadania. Adoro meu sobrenome

  12. Elisabete Montes says:

    Boa tarde,
    Tenho muito orgulho de meu sobrenome e da história de minha família, sei que meu bisavô paterno chamava-se José Montes e veio fugido da guerra civil espanhola, minha família fixou residência em Petrópolis, onde existe uma grande concentração dos Montes.

  13. jose Carlos Montes says:

    Ola, como consigo uma imagem do brasão da familia de boa qualidade, meu avó paterno se chamava Ricardo Montes Montes, impossível não ser um Montes.

Deixe um comentário