Família Monteiro

A família Monteiro é uma das exceções por possuir duas prováveis origens bem reconhecidas. Veja a seguir a história dessa grandiosa família que veio para o Brasil e deu origem a vários descendentes.

O sobrenome Monteiro, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Monteiro

O sobrenome Monteiro, segundo historiadores, possui duas origens. Podendo ser toponímica, por fazer referência as pessoas que moravam em regiões denominadas monteiro em Portugal.

A outra possibilidade faz alusão a um apelido nobre imposto a caçadores dos montes, guardas da mata e oficiais da casa real. Segundo historiadores, haviam funcionários do rei que ficavam à disposição de organizar as caçadas. Assim, as pessoas que prestavam serviços ao rei ficaram conhecidas pelo apelido Monteiro.

Um dos membros ilustres dessa família foi D. Fernão Rodrigues Monteiro, mestre da cavalaria de Aviz na época de D. Sancho I. Outra figura importante foi o Fidalgo Rui Monteiro no século XII que viveu no tempo de El rei D. Afonso Henriques.

Tomé Monteiro também foi muito importante para propagação deste sobrenome. Ele foi um cavaleiro que se destacou dos demais, ganhou a confiança do rei da época e adquiriu uma propriedade, tornando-se um homem rico e um cavaleiro templário. Tomé Monteiro casou-se e teve quatro filhos que deram origem a vários descendentes.

Curiosidades

Um dos filhos de Tomé veio ao Brasil. Seus sucessores tiveram muito dinheiro proveniente dos cargos que o rei da época os proporcionava. Essa família ficou tão conhecida que seu sobrenome virou sinônimo de poder na época. Eles foram as primeiras pessoas a trazerem negros africanos para serem escravizados na colônia portuguesa (Brasil).

Variantes do Sobrenome Monteiro

O sobrenome Monteiro, apesar de ter duas origens, possui apenas uma variação, sendo escrita como Montero na Espanha.

Brasão da Família Monteiro

A Família Monteiro, diferente de algumas outras famílias, possui um brasão mais simples. Ele é representado por um escudo de esmalte branco e com a representação de três berrantes que fazem alusão à caça.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

105 Comentários

  1. Rozelia Bispo Rodrigues says:

    Olá meu nome é Rozelia Bispo Rodrigues filha de Sebastião Monteiro Rodrigues e neta de Civirino Monteiro Rodrigues e Ana Machado Monteiro. Meu pai saiu de casa eu tinha apenas 2 meses de nascida então eu não conheço nenhum parentes por parte de pai, só o que eu sei que são de Uberaba MG. Eu agora. Tenho 39 anos e moro em Maraba no estado do Pará. Espero que me ajude a encontrar meus parentes.

    • Thais Monteiro says:

      Então Rosélia nossa família na primeira chegada se locaram em Maranhão, Salvador, Pará, e algumas cidades do nordeste. E temos uma família muito grande na cidade de Uberaba, Iturama, Frutal é Uberlândia. Nossa família fez muita riqueza nessa região. Mas a família e descendentes vivem ainda na parte Norte e Nordeste.

  2. Fábio monteiro says:

    Olá família MONTEIRO sou de Pernambuco da cidade de Escada , meu bisavô Joaquim MONTEIRO natural da cidade de Cumaru PE família de muitos negros , gosto muito do meu sobre nome se por acaso alguém quiser entrar em contato meu face FABIO MONTEIRO hoje moro em Itupeva SP e aqui encontrei um tio que quando criança saiu de Cumaru agreste de PE e morar em Alagoas estou fazendo algumas pesquisas sobre minha família qualquer informação Acrescento aqui

  3. leonardo monteiro says:

    gostei muito de saber sobre meu sobrenome, sou Meonardo Monteiro de Almeida
    filho de Maria Mosé monteiro, neto de Melissicima Maria Monteiro, mas não sei o nome da minha bisovó, sou de minas e tbm não sei de onde vieram meus bisavos, mas mi interessei por meu poassado, e vou buscar um pouco dele

  4. jose carlos monteiro moreira says:

    Olá gente,sou jose carlos monteiro moreira,moro em serra negra do norte,RN, sou descendente de manoel pereira monteiro,o fundador dessa cidade.seu manoel veio de portugal com sua familia há muito tempo atrás para pernambuco,depois ele com sua familia veio para cá e situou-se por aqui ,como possuia muitas terras por aqui,começaram a construie essa cidade serra negra do norte,é pequena a cidade,mas possui uma grande historia,depois eles começararam a formar uma grande familia,é uma longa história…aqui tem muitos monteiros,e provavelmente todos esses monteiros daqui do nordeste ,principalmente os de pernambuco são descendentes desse mesmo povo,e tambem meus parentes,um abraço a todos vocés,primos…deixo meu email………..JCMONTEIROMOREIRA@GMAIL.COM

  5. Francisco Fernandes monteiro says:

    Francisco Fernandes monteiro , sou filho de José Antunes monteiro, meu avô José Antunes monteiro. Sou da cidade Itanhandu sul de minas gerais.

  6. Andressa says:

    Oi meu nome e Andressa Monteiro minha bisavó tem esse brasão em casa

  7. Alisson says:

    Ola pessoal Meu nome é Alisson Vargas Monteiro neto de Oswaldo Fernandes Monteiro estado do Mato Grosso do Sul cidade de Jardim, lembro q meu avo tinha uns enfeites com essa imagem do brasão da família, estou interessado em adquirir o brasão como faço? .

  8. fabio says:

    Procuro por meu pai Josué R. MONTEIRO, contador morava na zona norte de São Paulo, trabalhou como taxista no final dos anos 70. Nome da minha mãe Erminia Bianca da Silva.

  9. João Luís Monteiro de Souza says:

    Achei interessante esta família Monteiro ter uma ramificação neste país! Me chamo João Luís Monteiro, herdei este sobrenome por parte da minha mãe! Ela é originária da Cidade de Erebango/RS, antigo distrito de Erechim/RS. Tenho muito orgulho em ter este sobrenome! Minha mãe chama – se Lídia Monteiro e pai João Coutinho de Souza!

  10. Angelica says:

    TATARAVÓS:
    ***FRANCISCO RIBEIRO E ANA MONTEIRO (AMARANTE,FREGUESIA SALVADOR, PORTUGAL)

    BISAVÓ:
    ***MARIA CANDIDA MONTEIRO (AMARANTE,FREGUESIA SALVADOR, PORTUGAL) CASADA COM JOSÉ PINTO (AMARANTE, FREGUESIA LUFREI, PORTUGAL)

    ***AVÔ: FRANCISCO PINTO MONTEIRO (OLIVAL DA FREGUESIA DE PADRONELO, PORTUGAL), IRMÃO DE ANTONIO PINTO E DE MANOEL PINTO

    ***FILHO: FERNANDO JORGE PINTO MONTEIRO (NOVA IGUAÇU, RJ)
    ***NETA: JULIA MACIEL MONTEIRO (NOVA IGUAÇU, RJ)

    Se seus bisavós ou Tataravós foram esses…talvez haja parentesco.

  11. Gilberto Monteiro says:

    Meu nome é Gilberto Monteiro, fico muito feliz em saber tantas informações sobre os Monteiro. Meu avô chamava José Pininga Monteiro minha avó Alice Pininga Monteiro seus filhos Josefa Pininga Monteiro, Maria Pininga Monteiro (mariquinha), Josefa Monteiro (nene) e António Pininga Monteiro meu pai eles vieram de Alagoas. Hoje moram no Paraná, meu avô sumiu em 1980 a ultima informação dele diz que foi para em um garimpo em serra pelada. Se alguém se identificar com os nomes meu watts É (44) 99230385 caso haja algum grupo de família me add. Grande abraço a todos os Monteiro assim como eu. Email gilberto_ovale@hotmail.com

  12. Fábio says:

    Bom dia , sou Fábio Monteiro de Amorim, minha mãe Maria do Carmo Monteiro nascida en Pernambuco, Recife teve um irmão que perdeu o contado ..
    Natural de Lagoa dos Gato Recife , Pernambuco..

    • Jovane says:

      Olá,meu nome é Jovane vasconcelos monteiro filho,sou filho de Jovane vasconcelos monteiro,neto de Jonas mendonça monteiro e bisneto de João monteiro,familia Monteiro de recife,ouvi falar que os Monteiros de recife tem uma origem comum,ou seja,a grande maioria é descendente de João Monteiro.

      • jose carlos monteiro moreira says:

        Oi jovane também tenho descendencia dos monteiros de pernambuco,na cidade onde moro,serra negra do norte,há muitos monteiros também descendentes de pernambuco…acho que somos primos…um abraço!

    • Fábio monteiro says:

      Fábio fiz um comentário a cima ver se tem alguma coisa a ver com sua família podemos set Primos

  13. Reinaldo Monteiro says:

    Pessoal. Venho pesquisando a origem do nome Monteiro há um certo tempo. Vocês que estão a busca dos antepassados, siga este roteiro. Identifique o nome do seu avô/avó pela certidão de nascimento de seu pai/mãe; de seu bisavô pela certidão de nascimento do seu avô/avó e assim sucessivamente. Tenho informações da linhagem do meu lado. Quem tiver interesse acesse http://www.genaminas.com.br ou faça contato comigo por email – adv.reinaldomonteiro@gmail.com

  14. Olá a todos me chamo Rafaela Rodriguês Monteiro gostei da parte em que o saite dis que Monteiro vem da origem Portuguesa acho que este saite é muito bom para nos ajudar a saber um pouco mais sobre o sobre nome Monteiro

  15. Gerço Gomes Monteiro says:

    Olá familia Monteiro, meu nome é Gerço Gomes Monteiro, e estou procurando as minhas origens e família aqui no Brasil.
    Tudo o que sei é que meu avô se chamava Júlio Monteiro, veio de Portugal com seu pai que desembarcaram em Imaruí – SC. Talvez seu pai se chamasse Berto Monteiro, conforme deduzo conversando com moradores antigos de Imaruí. Acontece que sem sabermos o motivo meu avô (Júlio Monteiro) se mudou para Monte Alegre de Minas, próximo de Uberlândia-MG, retornando posteriormente para Imaruí. Segundo me informaram ele deixou família em Monte Alegre. Se tiverem outras informações, por favor, me comunique. Abraços a todos especialmente da familia Monteiro.

  16. emmanuel monteiro says:

    eu sou emmanuel monteiro moro em joao pessoa – Paraiba

    • Reinaldo Monteiro says:

      Olá. São muitos Monteiro (s) espalhados pelo Brasil afora. Penso que é importante ao fazer um comentário neste espaço, deixe alguma informação sobre os descendentes (nomes do pai, mãe, avós, bisavós….). Coloque também os nomes dos irmãos dos descendentes, se tiver conhecimento. Assim fica mais fácil cruzar as informações e dar um retorno.

    • Raissa Monteiro says:

      Olá emmanuel, também sou Monteiro e a família do meu pai é de João Pessoa- Paraíba. Como se chama seu pai e seus avós?

    • Raissa Monteiro says:

      Perdi contato com meus familiares e quero muito poder ter contato novamente com eles.

  17. Adonay Monteiro says:

    Tenho sobre nome Monteiro e minha família tem erança vinda de nossos descendentes mas ninguém sabe da onde veio

  18. Jéssica Monteiro says:

    Sempre fui uma caçadora! tá no sangue!

  19. Reinaldo Monteiro says:

    Recomendo aos interessados na genealogia dos Monteiro, que visitem o site http://www.geneaminas.com.br e vá navegando por ele. Do meu lado tem um marco inicial em Raimundo Fernandes Martins (Raimundo Fernandes Monteiro).; Domingos Fernandes Monteiro. Os interessados em contatar-me, pode utilizar o email adv.reinaldomonteiro@gmail.com

  20. Sergio monteiro says:

    Sergio monteiro gostei muito de saber das minhas origem. grato

  21. Saira says:

    Sou bisneta de Henrique Eugênio Monteiro, vindo de Portugal com 5 anos, com seu pai, e foi morar na região de São Bento do Sapucaí, SP, teve escravos e uma fazenda denominada Campo do Monteiro, cujo o nome ainda prevalece num pedaço da cidade.

  22. marisa monteiro says:

    Tenho na minha certidão de nascimento,filha de Antonio Monteiro,avôs Jose Monteiro e Maria Neves Monteiro de São Paulo.nunca conheci meu pai,gostaria muito de saber sobre minha família,quando nasci minha mãe morava na vila Diva.se alguém puder me ajudar eu ficarei muito feliz,pois nao gostaria de morrer sem ter uma referência paterna.

  23. Junior Monteiro says:

    Ooo bacana demais sou de minas gerais. E acho top o sobrenome Monteiro 🙂

  24. Eliab Monteiro says:

    Sou Eliab Monteiro natural de Porto Calvo – AL, mas resido em Pirassununga interior de São Paulo aproximadamente 28 anos, fiquei muito feliz por saber um pouco sobre minha descendência e origem do meu nome que sempre gostei! Quantos MONTEIROS, rsrsrsrsrsr!

  25. Danielle Monteiro says:

    Meu nome é Danielle Monteiro, eu sempre amei meu sobre nome

  26. vanuza says:

    minha família Monteiro vem do Maranhão ,Raça Negra e humilde mas de uma alegria contagiante ao mesmo tempo que é sofrida e meu sonho é saber porque Monteiros de Raça Branca e o tantos Monteiro ricos e pobres .

  27. Jailson says:

    Jailson da Silva Monteiro, sou natural de Colatina – ES

    • Penha says:

      Oi Jaílson, eu nasci em Taquarussu, hj município de Marilândia, mas quando nasci pertencia a Colatina. Vc é filho de quem? Quem são seus avós?

    • Jacqueline Monteiro says:

      olá, Jailson! Sou Jacqueline do Nascimento Monteiro, meu falecido pai João Monteiro, tinha uma tia no ES . Nós a chamavamos de “tia lica” .

  28. Edmar says:

    Me chamo Edmar de Jesus Monteiro e moro em Anapolis -GO e fico feliz em saber que existem tantos Monteiros por aí.

  29. Maria says:

    Olá, descendentes dos Monteiro. Sou da cidade de Aracaju- se.

  30. EDWANIA MONTEIRO DO NASCIMENTO says:

    Sou Edwania monteiro do nascimento Natural de Recife Pernambuco
    Filha de Ivan monteiro do nascimento Natural de Pontes dos carvalhos Cabo de Santo Agostinho
    descendente de Ataide Monteiro do nascimento e Arcelina do monte Jesus.
    Meu pai tem um irmão que deve morar em ALAGOAS Ivanildo Monteiro Do Nascimento.

    • Renato Silva Monteiro says:

      Meu nome Renato Silva Monteiro, meu pai também veio do Cabo, seu nome é Paulo Francisco Monteiro, se tiver informações, avisa aqui.

  31. EDWANIA MONTEIRO says:

    Sou Edwania monteiro do nascimento Natural de Recife Pernambuco
    Filha de Ivan monteiro do nascimento Natural de Pontes dos carvalhos Cabo de Santo Agostinho
    descendente de Ataide Monteiro do nascimento e Arcelina do monte Jesus.
    Meu pai tem um irmão que deve morar em ALAGOAS Ivanildo Monteiro Do Nascimento.

  32. Ola sou Rosemary Monteiro neta de Brasilino Jose Monteiro nascido em Sao Paulo e meu Bisavo se chamava Joaquim Jose Monteiro Casada com Maria Luiza, moro no pará desde 1971 quando muitas familias vieram para altamira no pará. tenho certeza que tenho muitos familiares descendentes do meu Bisavo Joaquim. bjs

  33. Cosme de Souza Monteiro says:

    se alguém interessar em compartilhar informações ou um contato caso conheça algum dos meus parentes mais próximos segui meu imail- brancoitb-tapaj-s1@hotmail.com

  34. Cosme de Souza Monteiro says:

    fiquei impressionado com a origem do sobrenome monteiro e vou pesquisar mois sobre as nossas origens

  35. Cosme de Souza Monteiro says:

    Sou um monteiro de origem cearense de Camocim, sou filho de Raimundo Alves Monteiro e neto de Jose Alves Monteiro.

    Hoje moro em Itaituba PARA. e tenho 45 anos

    • Adriana says:

      Minha família é Monteiro de Camocim Ceará tbm.

    • Reinaldo Monteiro says:

      Interessante. Do meu lado tem um marco inicial em Raimundo Fernandes Martins (Raimundo Fernandes Monteiro), pai de Domingos Fernandes Monteiro. Você tem mais informações para serem cruzadas? Podemos ir falando por email: adv.reinaldomonteiro@gmail.com

    • Teresa says:

      Meu avô tb se chamava Raimundo Alves Monteiro, de Irajá, distrito de Hidrolândia, CE. Meus bisavós paternos eram
      Maria Alves da Anunciação e João Peres Monteiro. Se alguém tiver mais informações serão de grande valia para minha história.

  36. Antonio Monteiro says:

    Olá família Monteiro. Sou Antonio Monteiro e minha família vem do Maranhão. Sou nascido em Tocantins. Gosto tanto do nome Monteiro que sou conhecido por esse nome desde quando comecei a estudar. Bem que poderíamos formá um grupo.

  37. JOSUE MONTEIRO says:

    sou JOSUÉ MONTEIRO e tenho ORGULHO de ser MONTEIRO sou de BAGÉ estado do RIO GRANDE DO SUL THE

  38. Edvaldo Monteiro says:

    Muito interessante!!! Adorei saber, minha família também é Monteiro, um sobrenome bem conhecido em minha cidade, Cunha, interior de SP, uma estância climática conhecida por suas belas montanhas ( que também faz divisa com Paraty -RJ – onde também tenho parentes). Sempre achei um nome forte e bonito! Um abraço a Todos os queridos “parentes” rsrs \O/

  39. izabel says:

    Meu pai é João Monteiro ,de Bom Conselho Pernambuco.Saiu de casa com 18 anos. Meu pai tem 89 anos.

  40. Lairton Monteiro de Oliveira Lima says:

    O nome do meu bisavó era José Monteiro de Oliveira. Não sei ao certo, mas viviam em torno de uma cidade chamada Bodocó-Pe. Se alguém tiver informações, me informem.

    • Isabella Monteiro says:

      Lairton, o nome do meu pai é Murilo Monteiro de Oliveira (80 anos) e nossa família vive no Ceará. Vou perguntar pra ele se tem alguma coisa a ver com seu bisavô.

    • Fábio monteiro says:

      Olá lairton sou Fábio MONTEIRO atualmente moro em Jundiaí SP mais minha família é da cidade de Cumaru PE e fica bem próximo de Bodocó meu bisavô chamava Joaquim MONTEIRO

  41. Thais Aradia Monteiro says:

    Bem minha família é toda mineira Família Monteiro foram pessoas de muitas posses e sempre com algum cargo de confiança no passado. Nossa família é de origem portuguesa. Estou tirando o passaporte de cidadania para minha família. Na época quando chegavam os emigrantes no Brasil, alguns foram cadastrados em suas certidões como Monteiro, Montero isso faz com que nossa descendência fique mais difícil de ser reconhecida. E minha árvore vem de Jerónimo Monteiro Filho, Jerónimo Alves Monteiro. Sei que os Monteiros quando atracaram o barco no Brasil pela primeira vez foi na Bahia, os que tinham cargos de confianças bebiam muito e se perderam em muitas lutas e jogo e mulheres no passado. Muitos são Monteiro sem ao menos saberem, pois dizem que muitos nasceram sem ser reconhecidos. Algumas famílias ainda conseguiram fazer riqueza no Brasil e outros morreram sem ter o que comer. Monteiro vem de uma história de altos e baixos. Meus passaportes devem de estar saindo em breve eu consegui provar minha descendência em 5 gerações. Tem pessoas que consegue para vcs e trabalham só em resgatar sua história. Espero que eu tenha ajudado.

    • Lidiane says:

      OI Thais estou procurando saber sobre como Tirar o passaporte vermelhos por descedencia e vi que vc postou que estava tirando. Gostaria que se vc pudesse me instruir pelo menos de onde começar ficaria muito grata.

      • Thais Monteiro says:

        Oi Lidiane primeira coisa vc terá que saber qual dos seus descendentes eram portugueses, pergunte aos mais velhos que alguns lembraram desses membros no passado, e disse vc terá que chegar a um nome de certidão de nascimento de algum parente. Nisso vc terá que ir resgatar essa certidão no cartório onde ela está. Conseguindo isso vc já terá o grau de parentesco a saber quantas certidões vc terá que reconhecer para chegar a até o grau do seu parentesco. Por exemplo vc descobre que sua tataravó era emigrante quando chegou ao Brasil, vc terá que resgatar esta certidão dela e saber ao certo em que cidade essa sua tataravó ou bisavó nasceram e morreram…da li vc irá chegar aos irmãos e tios e primos e tudo irá lhe ajudar…eu consegui provar resgatando 5 certidões de nascimento até chegar a minha linhagem. Isso me custou 5 mil reais até agora…sei que tem pessoas na capital que fazem isso pra vc do começo ao fim sem vc ter que ir atrás eles te entregam toda papelada na sua mão que foi o que meu amigo fez…mas nisso ele teve que provar 14 certidões. Não é fácil mas se vc conseguir achar o começo de tudo…depois tudo fica mais fácil. Abraços

  42. caroline Monteiro says:

    Olá!
    Eu também sou Monteiro e tenho muito orgulho desse sobrenome.
    Meu Monteiro veio daqui da Bahia mesmo.
    Salustiano Monteiro da Silva. Bisavô
    Salustiano Oliveira Monteiro avô
    Ana Marcia de Carvalho Monteiro
    Eu. Caroline Monteiro daSilva que por conhecidência voltou a ficar como o de meu Bisavô.
    Enfim, gostaria de saber mais e também adquirir o Brasão.

    • Olá, Caroline! Tudo bem?
      Vim aqui pesquisar um pouco sobre a história da minha família e eis que acho que somos parentes distantes! hahaha
      Meu bisavô também se chamava Salustiano Monteiro da Silva e morava na Bahia. Inclusive acho que conheci seu avô, que chamávamos carinhosamente de tio Salu.
      Sou neto de Antônio Oliveira Monteiro.

      Gostaria de saber o máximo possível sobre a história da minha família. Se puder, entre em contato, ok?

      Meu email é jayjunior15.2@bahiana.edu.br

      Abraços!

  43. Construimos sua árvore geneologica : http://www.cartoriomais.com.br/brasiliaplano

    Fone: (61) 3234-6977

  44. Mirleno Monteiro says:

    Olá! Me chamo Mirleno Monteiro, nascido em Caxias, Maranhão. Meu avô materno chamava-se Manoel Monteiro e era casado com Antonia Monteiro Leite, minha avó. Ela era da cidade de Oeiras, no Piauí. Ele, segundo informações, veio de Pernambuco (?) para o Piauí onde encontrou minha avó e de lá foram para Caxias onde nasceram seus filhos. Gostaria de mais informações, por favor! Ah! Meu primo Dorivan Coelho Monteiro postou algo aqui. Prazer lhe ver por aqui, primo. Vamos resgatar essa nossa história!

  45. meu nome é Durvan monteiro coelho, meu avo saiu a inda joven do estado de pernabuco ,indo para o maranhao se casou com
    uma piauiense, com o sobre nome leite , formando assim a familia . monteiro leite.

  46. durvan monteiro coelho says:

    meu avo saiu a inda joven do estado de pernabuco ,indo para o maranhao se casou com uma piauiense, com o sobre nome leite , formando assim a familia . monteiro leite.

  47. LAURICIO MONTEIRO CRUZ says:

    Moro em Brasília, sou Monteiro nascido em Porto Seguro Bahia, meu pai nasceu em Largato em Sergipe. Ser Monteiro para mim é uma grande honra. Gostaria de saber onde faz a aquisição do BRASÃO da família MONTEIRO.

  48. Carlos Alves Monteiro says:

    Quando ainda jovem de 20 e poucos anos, ouvi de meu irmão, que éramos descendentes de espanhóis, hoje com esse recurso, vejo que realmente pode ser verdade, a minha família é da Bahia. Não sabia que existia tanto Monteiro pelo Brasil, vejo que é de norte a sul. Quem tem esse sobrenome, deve honra muito, Porque faz parte da nossa história.

  49. Rodyon says:

    Meu avô é Sebastião Monteiro e meu bizavô Geraldo Monteiro.

  50. Ivete Monteiro says:

    Amo muuuuito esse sobrenome.. Acho lindo…

  51. Leonardo Felipe Monteiro says:

    Monteiro origem Portugal.

  52. Não conheço a história do nome Monteiro.
    Porem venho de uma Família, que é 5 geração de Monteiro, contando com meus Filhos!
    1)Meu Bisavô, Era joão Luiz Monteiro; 2)Meu Avô Manuel Luiz monteiro; 3)Meu pai João Luiz monteiro 92 anos; 4)Eu sou Elizeu Luiz monteiro 48 anos; 5)Meu Filho é Elizeu Luiz monteiro Filho 4 anos.
    Gostaria muito de conhecer as raízes desta família centenária.
    Grato por qualquer informação Genealógica.

  53. Daniel Monteiro says:

    Os Monteiros são embaçados!! Família regaço!!!

    Da Paraíba para o Guarjuá.

  54. a historia é legal ,porem muito vaga,gostaria de saber mais sobre o sobrenome Monteiro

  55. Osvaldo Lourenço Monteiro says:

    A história do nome Monteiro que conheço originou-se da conversão dos árabes para o catolicismo na região de Trás-dos Montes em Portugal.
    Estou começando a traçar a arvore genealógica de minha família vamos ver onde será possível
    chegar. Sei apenas que é o nome de minha avô que vei do interior de São Paulo.

    • Carol says:

      Olá Osvaldo, gostei bastante da sua colocação. Busco informações sobre Monteiros de Trás-dos Montes. Sou do Brasil. Gostaria de saber se vc chegou ao nome Senhorinha Monteiro Ribeiro? Grata

      • Osvaldo Monteiro says:

        Bom Dia Carol.
        Apenas hoje li sua mensagem. Estou viajando para o interior do Paraná buscar alguns documentos que consegui sobre meu pai. Quanto ao nome Senhorinha Monteiro mão vi nada, se encontrar algo volto a falar.

        • Penha says:

          Sou Maria da Penha monteiro,filha de Manoel Vieira Monteiro, neta de Antonio Vieira Monteiro e Inuminata Vieira Coutinho, bisneta de Pedro Coutinho e Francisca Vieira Barcelos (por parte da avó) e Francisco José Vieira e Ana Monteiro da Conceição (por parte do avô)….quem souber de algo sobre meus antepassados, meu email é pmonteiro@hotmail.com

    • Oswaldo says:

      Caro Osvaldo. Meu nome é Oswaldo Luiz Monteiro, meu avô Joaquim da Quadra Monteiro, veio de Trás-os Montes, e gostaria demais de saber se ainda existe algum remanescente de minha família em Portugal.Pelos meus cálculos ele deve ter nascido por volta de 1900, e deve ter vindo para o Brasil por volta de 1930. Gostaria de manter contato com o amigo para possíveis conversas futuras. Abraço e boa sorte na pesquisa. Meu facebook é Monteiro Menezes. Email olmm@ymail.com

  56. Marcelo Pinto Monteiro says:

    Boa a história de nossa família!

  57. marlon says:

    nossa nao sabia disso muito legal meu bisavo veio de Portugual para ca e em Minas Gerais criou meu vo que dai se mudou para o Parana e aqui estou no Parana pelo menos e isso que meu pai fala

  58. leandro monteiro says:

    Muito legal saber nossas origens , meu avô é monteiro de perambuco, e meu pai e eu somos de sampa mesmo, adoro meu sobrenome sou conhecido como monteiro onde moro!

  59. Diogo Lopes Monteiro says:

    Muito Fera, vejo que sou um abençoado, meus sobrenomes tem lindas Historias…

  60. Rejane Farias Monteiro says:

    Engraçado que meu sobrenome e o último tem a mesma possível origem: Toponímica.

  61. Gostaria de adquirir o escudo com o brasão da familia Monteiro

  62. a familia Monteiro é muito lindo a história.

  63. Alcimar Monteiro says:

    Eu sou de Campos dos Goytacazes, o meu Monteiro tem origem de Muriaé, MG.o meu avô foi da cidade para o espirito santo , Muqui, casou-se depois foi para Campos.

  64. Thiago says:

    Ola, bom eu e minha esposa estamos esperando nosso primeiro filho, porem ja estamos em um dilema,
    ja que ela tem como sobrenome principal “Moreira” e eu quero dar o sobrenome “Monteiro” de minha mae,
    porem temos em comum o Silva e eu o Alves que e de meu pai… como montar um nome com esses sobrenomes tendo como nome principal “Maria julia” ou “Jose pedro”,desde ja agradecido e boa noite.

  65. Micael Monteiro says:

    muito interessante

  66. Jovana da Silva Monteiro says:

    Li uma vez que era originário da Europa, uma família que vivia nas montanhas!

  67. Sara Monteiro says:

    õ/

  68. jovane vasconcelos monteiro filho says:

    Este monteiro inicial,seria um judeu que devido uma ordem de um rei de portugal, de que todos os judeus (de portugal) deveriam se converter ao cristianismo e tomar nomes “não judaicos,repare no detalhe não” judaico”,aproveitando este detalhe o nosso antepassado se alto denominou monteiro. OBS:O rei não disse que deveria ser nomes cristãos. Essas são Histórias que eu ouvia quando criança.

  69. claudia monteiro silveira says:

    gostei achei bem diferente

Deixe um comentário