Família Mirandola

Se você é um descendente dos Mirandola, vai gostar de saber um pouco mais sobre a sua história de origem, curiosidades e modelo de brasão da família. Confira tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Mirandola, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Mirandola

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como sendo um toponímico, pois sua origem é geográfica. Mirandola era o nome de uma cidade setentrional italiana e assim também eram chamadas as pessoas oriundas de tal região. Inicialmente se reconhecia os oriundos dessa cidade como “Fulano de Mirandola”. Posteriormente a palavra “de” foi abolida, ficando assim somente o Mirandola.

O nome Mirandola vem de Miranda acrescido do sufixo diminutivo feminino ola. Miranda vem do verbo em latim miráre, seu significado seria para ser admirada, agradável de ser vista. Existiu também uma cidade meridional cujo nome era Miranda.

Pode ser que este também seja um derivado do sobrenome Miranda, sendo assim uma variação do mesmo. Desse modo, duas possíveis origens podem explicar a história desta família.

Ao que parece, todas as possíveis origens para o sobrenome Mirandola são oriundas da Itália, fazendo assim este um sobrenome genuinamente italiano.

Curiosidades

Vemos aqui um caso raro de sobrenome italiano que não utiliza a terminação pluralizada para identificar grandes famílias. A maioria dos sobrenomes de origem italiana possui esta característica devido as grandes famílias que se formavam e viviam juntas em uma mesma casa.

Variantes do sobrenome Mirandola

Mirandola pode ser uma variante do sobrenome Miranda. Para sua origem toponímica não foram encontradas muitas variações além de “de Mirandola”.

Brasão da Família Mirandola

brasao-sobrenome-familia-mirandola

O brasão encontrado para a família Mirandola da Itália é composto de um escudo bipartido. A parte superior é feita de ouro com um símbolo não identificado na cor negra. A parte de baixo é constituída de uma espécie de castelo de prata com o fundo vermelho. Apesar de caracteristicas bem comuns em brasões, este é fácil de ser reconhecido como o da família Mirandola.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

3 Comentários

  1. Olamir R. Miranda says:

    Vamos nos aprofundar mais nestas pesquisas, pois parece-me que só no Brasil, nos ramificamos de norte-a-sul e de leste-a-oeste. Em 1994, estive por quase um ano em BELÉM-PA, e por curiosidade verifiquei no catálogo telefônico que o sobrenome ‘MIRANDA’, constava em mais de 400 nomes, … SÓ NA CAPITAL!

  2. Genildo barbosa says:

    Eu quero saber mais sobre essa familia e da cidade, enque lugar ela se encontra na italia, eu quero saber porque minha avó era da familia mirandolla, desde ja muito obrigado.

Deixe um comentário