Família Mendes

No Brasil existem variados sobrenomes. Alguns são mais desconhecidos, raros, enquanto outros são bem populares, como os sobrenomes Silva, Souza e Oliveira. A Família Mendes está entre as trinta famílias mais conhecida do Brasil. Este é um sobrenome que carrega muitas curiosidades. Veja algumas delas logo abaixo.

O sobrenome Mendes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Mendes

Ele é um sobrenome é de origem portuguesa. É classificado como patronímico, ou seja, é derivado de um nome próprio de um antepassado. Geralmente este é derivado do nome do pai, do fundador da família, que neste caso se chamava Mendo.

Os filhos dos Homens chamados Menendo, Mendel e Mem eram conhecidos como os filhos de Mendo. E com as alterações gráficas transformou-se em Mendes. A terminação “es” presente nesse e alguns outros sobrenomes de origem patronímica tem significado de “filho de”.

Curiosidades

Uma das curiosidades mais interessantes sobre este sobrenome são os registros de que o sobrenome Mendes pode ser de origem judaica. Ele seria proveniente das comunidades judaicas da Espanha e Portugal que foram enviadas para a Península Ibérica quando os romanos conquistaram a nação judaica.

Existe também a possibilidade de uma origem Egípcia, onde Mendo era nome de uma divindade mitológica, cuja forma arcaica seria Mêendiz ou Menindiz.

Outra informação curiosa sobre os Mendes é o fato de alguns historiados considerarem que o sobrenome Mendes já poderia ter sido adotado por famílias hispânicas antes mesmo da independência de Portugal.

Variantes do sobrenome Mendes

Este sobrenome pode ser encontrado de duas maneiras: Mendes ou Mendez. A segunda é mais popular em países de língua espanhola, embora os dois possuírem a mesma origem. No Brasil o mais comum é se encontrar Mendes.

Brasão da Família Mendes

Foram encontrados vários brasões relacionados à família Mendes. Isso se dá pelo fato de ele se tornar um nome popular e algumas famílias criarem a sua própria identidade. A maioria deles possuem características semelhantes.

As cores na maioria das vezes são vermelho, amarelo e azul. Ele é constituído de um escudo dividido, às vezes em dois, outras vezes três. Uma característica comum para todos é mão segurando uma espada de ouro, com a ponta voltada para baixo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

85 Comentários

  1. Antonio Vieira Alecrim (Alicrim) says:

    Muito bom! Gostei de mais saber sobre minhas origens dos quatros avós, paternos e maternos um deles tem o sobrenome Mendes.

  2. kelly cristine says:

    boa tarde meu nome kelly cristine carlini mendes sou filha de antonio carlos mendes , meu avó se chamava konciusko mendes , somod de vitoria es

  3. gostaria de saber se eu tendo o nome mendes posso obter nacionalidade portuguesa e emitir o citizen card portugues.

  4. Messias says:

    Nome de meu pai é Manoel Rodrigues Mendes

  5. Aline says:

    Meu Avô era da Bahia e se chamava PÉRICLES MENDES MORENO, meu pai tinha o mesmo nome dele. Gostaria mt de saber as origens e saber se tem algum parente aqui.

  6. jose antonio alves says:

    boa noite ,apesar de eu ser Alves
    mas também tenho sangue mendes,pois minha avó paterna se chamava
    Maria mendes Alves

    casada com Hemógenes Alves
    de esplanada bahia,a única coisa que sei.
    pois meu falecido pai falava pouco deles

  7. Neusi says:

    Neusi Mendes de Paranagua Parana

  8. Neusi says:

    Sou de Paranagua – Paraná. Me chamo Neusi Mendes. descendo da familia Martins e Mendes. se houver alguem do Parana ai, entra em contato . email: neusimds@hotmail

  9. Ricardo Sérgio Barbosa Mendes says:

    Meu avô paterno se chama Bernadino Leite Mendes e infelizmente meu pai perdeu contato com ele na adolescência; somos naturais do RJ e se alguém tiver alguma informação por favor entre em contato no número: 021 975385771 ou 021 27828680 muito obrigado!!

  10. Quero encontrar parentes Portugueses meu tio ia em Portugal para Buscar a herança e a cobra com a cruz na cabeça mordeu ele é ele faleceu minha mãe se chama Reni Mendes Campelo meu Watzap se alguém poder me dá aonde estão eu vou lá 984491848 por favo

  11. Jandira Mendes Coelho says:

    Meu pai era português. ele veio para o Rio de Janeiro e casou com minha mãe. Ele se chamava José Martins Mendes. Seu pai chamava-se Antonio Martins Mendes e ele tinha três irmãos: Serafim, Manoel e Laurinda. Tenho duas primas; Neuza do Céu, que foi morar em Porto Velho, e Irene. Há muitos anos que não as vejo.Meu pai era de Viseu..Gostaria de noticias…

  12. Lucas Mendes says:

    Bom dia me chamo Lucas Mendes , sou de Manaus – AM meu pai paraense e minha avó cearense nascida em Ubajara em parque laranjeiras , chamada francinete Mendes da silva e meu avô Antonio Vieira da silva , os dois são do ceara Ubajara parque laranjeira , Se alguem souber o paradeiro dessa familia entre em contato 92 992911805

  13. Nilva Mendes says:

    Boa noite, gostaria de saber se alguém conhece Tumasia,Ângela, Inês, Lerina,Pascolina,Lúcia, Francisca, André, Vicente, João e Raimunda… eles são filhos de Alexandre Mendes dos Santos e Maria Francisca de Souza de Correntina (BA).

  14. Kamilla Mendes says:

    Meu nome é kamilla Mendes ,a origem do meu mendes vem do interior do Ceará de lavras da mangabeira ,minha vo rosa mendes ,meu pai Vicente mendes ,residimos hoje em Natal RN ,foi muito interessante ,vou fazer uma pesquisa sobre esses mendes.

    • Suzyanne says:

      Oi Kamila sou Mendes também, meu avó José Gonçalves Mendes veio do Ceará pra O interior de São Paulo. Será que somos da mesma família???

      • Alessandra Mendes Carvalho says:

        oi Suzyanne me chamo Alessandra Mendes Carvalho percebi que nossos avos tem semelhança de sobrenome o meu se chamava Leonardo Gonçalves Mendes
        Prazer …. sou Belém mais atualmente estou morando em Roraima..

  15. junior mendes perschim says:

    peço a ajuda de vcs obrigado ! 🙂

  16. junior mendes perschim says:

    na verdade eu sou persin minha mae é persin e meu avo tbm ,mas meu bisa era perschim ele registrou o nome do filho dele no saco meu avo ,ele registrou o sobrenome dele errado era pra ser perschim mais acabou ficando persin , se alguem ai tem persin ou perschim por favor adiciona no face “junior mendes persin”

  17. junior mendes perschim says:

    eu tbm tenho os sobrenome mendes mais queria saber a origem do sobrenome ,perschim meu avo era alemao

  18. quesia mendes says:

    Essa origem passo de geração a geraçao !!!!😉

  19. quesia mendes says:

    Que legal eu amei!!!😀

  20. valdenir mendes says:

    Correção: onde se lê Londrina é leontina, sou valdenir Mendes. E é leopoldino.

  21. valdenir mendes says:

    Valdemir Mendes de ilhota sc, meu pai ernesto tarquino Mendes casado com Londrina Cardoso Mendes, meu avô Tarquínio Leopoldina Mendes, casado com eufrasia Pereira Mendes, é normina dos Santos, meu bisavô leopolino cypriano mendes casado com Maria Mendes a Maria Florinda de Jesus, trisavo: cypriano mendes.

  22. Michel Mendes says:

    Achei muito boa a matéria sobre as possíveis origens dos Mendes. Minha linhagem não é judaica. Minha família descende de Manuel Mendes que foi vice-rei da Índia em nome de Portugal.

  23. Giovanna Mendes says:

    Que bom saber que nossa família é portuguesa

  24. Gean mendes says:

    Gostaria de saber sobre a família Mendes de Alagoas. Palmeiras dos índios.

    • Silvana says:

      Gente, ando curiosa para saber sobre minhas origens. Meu tio afirma que em Macaúbas na Bahia teria como procurar registros dos meus ascendentes. Meu avô já é morto, mas mas meus tios dizem que eram portugueses. Somos Mendes. Fui à Portugal e fui a um cemitério e vi muitas lápides de Mendes, já na Espanha vi muito Méndez. Alguém desse grupo é da Bahia?

    • Marcio Mendes says:

      Olá Gean, tudo bem? então em conversa com pai que se chama Pedro Soares Mendes, me contou que a mãe dele falava muito sobre palmeiras dos indios. eles são de alagoas. meu contato whats 84996138118. vlw!

  25. Gean mendes says:

    Queria saber sobre a família mendes de Alagoas. Palmeiras dos índios.

  26. Davi Mendes says:

    Vejo aqui que nossa família Mendes é muito grande, graças a Deus, somos de linhagem Judaica, o povo escolhido por Deus, nosso criador. Fico feliz em saber que somos um povo grande assim como Deus falou para Abraão. Meu nome é DAVI MENDES

  27. davi says:

    Vejo aqui que nossa família Mendes é muito grande, graças a Deus, somos de linhagem Judaica, o povo escolhido por Deus, nosso criador. Fico feliz em saber que somos um povo grande assim como Deus falou para Abraão.

  28. Luciano mendes says:

    Meu é Luciano Mendes e meu Avô era portugues sou muito curioso pra saber se tenho algum antepassado judeu. .

  29. Wesley Amaral Mendes santos says:

    Tbm sou um Mendes…adorei saber sobre o meu sobrenome e acho q tenha chances de todos Mendes terem algum parentesco.

  30. Josefina says:

    Oi, grande família Mendes. Já pensaram em reunir todo esse pessoal? Encheria toda Minas Gerais que é um grande estado. Tenho dois sobrenomes portugueses, Patrício ( da minha mãe- que é do sul da Bahia, Monte Alto ) e Mendes,( do meu pai – que é do norte de MG – Rio Pardo de Minas.) Meu nome é Josefina Patrício Mendes, e Moro em Belo Horizonte MG

  31. dilson says:

    meu nome e dilson mendes minha mae e rosangela mendes ela saiu muito nova do sul da baia por perda dos seus pais ela foi separado dos 2 irmaos quando era criança na cidade de itabuna ela foi levada pra casa da tia em almenara mg e ate hoje nao tem mais informaçoes sobre os irmaos dela ela ta com 71 anos ela lembra que sua tia em almenara tinha uma pensao perto da rodoviaria se alguem tiver alguma informaçao por favor de noticia obrigado

    • Olá amigo.
      Achei interessante sua história. Meu nome é Edilson José Mendes, nasci no estado de São Paulo, mas meu pai, José Mendes, hoje já falecido, mas se tivesse vivo estaria com 79 anos, nasceu em Almenara. Meu avô se chamava Elpídio Mendes.
      Qualquer outra informação que você puder passar acho interessante para nós dois.
      Abraço.

    • Marco Mendes says:

      Oi Pessoal, meu nome é Marco Mendes, sou de São João del Rei- MG, meu avô, Antônio Mendes Abraão era de Almenara também, meu pai Antônio de Hollanda Mendes, sempre falava de nossos parentes em Almenara. Provavelmente todos que tem raizes em Almenara tem parentesco!!

  32. Celia Maria Soares Claussen says:

    Meu avô materno se chamava Manuel Mendes Soares, irmão de Alexandrino Mendes Soares, residia no Rio de Janeiro. Quem sabe algo a respeito dele?

  33. Gustavo mendes says:

    Ola família Mendes boa noite, meu nome é GUSTAVO MENDES DE SOUZA e foi otimo saber da historia do nosso sobrenome, sou de recife PE foi ótima a ideia de criar um grupo no zape e buscar todos os mendes possível, quem criar pode mim add no grupo 081995458773. Abraço pra todos

  34. Renatinha says:

    eu sei que o bisavô do meu finado avô materno era de origem portuguesa…tanto o meu sobrenome Siqueira como o meu Mendes são de origem portuguesa.

  35. agamenon mendes says:

    bem interessante a historia de nossos sobre nome, meu nome é Agamenon Mendes, sou SP, mas minha mãe é de Queimadas da Paraíba, meu Avô Benizio Mendes também Paraibano, e hj atualmente moMero em Natal RN, tenho tres filhas cujas os sobre nomes das mesmas também leva Mendes; a pergunta que não quer calar, será que todos os Mendes do Brasil tem algum parentesco de alguma forma? poderíamos criar um grupo no face so dos mendes .oque vocês acham?

  36. José M. S. Mendes says:

    Sou Mendes por causa do meu avô adotivo” J.P. Mendes”.

    Mas me sinto irmão de todos os mendes.

  37. dhionatan mendes says:

    meu bisavô guilherme mendes era gaúcho mas ta difícil saber sobre a arvore genealogica

  38. Thainá Leite Mendes says:

    Olá aos Mendes que não conheço. Amei a história do nosso sobrenome. Macapá-AP

  39. Evaldo Jorge Mendes says:

    Oi! Sou pernambucano de Arcoverde, radicado no Espírito Santo. Tudo que sei sobre minhas origens é que meu avô paterno chamava-se Manoel Izidoro Mendes e meu pai diz que ele era de um lugar denominado Olho D’Água dos Mendes”. Gostaria se saber se é possível identificar esse núcleo.

  40. Ana Kelly says:

    Boa noite! Muito interessante o site. Gostaria de saber sobre a minha arvore genealogica. Obrigada!

  41. Anderson Mendes da Silva says:

    Oi Mendes kkkk

  42. Dayana says:

    Dayana mendes da Silva tb gostaria de saber mas um pouco da árvore genealógica da família meu avô e de Alagoas e o nome dele e Sebastião mendes da silva se alguém souber meu e-mail e dayana88 @Outlook.com.BR obrigada.

  43. Reliquia Mendes Goncalves says:

    Olá estou procurando a irmã do meu Avô que mora aqui no Brasil há muitos tempos… O meu avô se chama Felisberto Mendes ele é de Portugal a irmã dela Chama se Ana Maria Mendes eu acho ela casou com um brasileiro e levou pra cá. Será que existem os filhos e netos dela? Eu queria tanto de conhecer vos… Pessoas a Deus possa dar uma luz no caminho para encontrar minha família do meu avô paterno.

  44. Lindinalva Mendes says:

    Alguém da Bahia com sobre nome Conrado mendes

  45. Wellington Mendes says:

    Gostei…

  46. Gilberto de jesus mendes says:

    queria saber se auguem conheceu vitorino mendes e maria coutinho eles eram de campo mourão eram pai de Candido mendes

  47. DECKAFFIT says:

    Olá pessoal!
    Meu nome é DECKAFFIT SANTOS MENDES, sou de Pernambuco e tenho uma curiosidade em saber a origem do nossos ansestraz. Qual foi o primeiro semeador dos Mendes aqui em Pernambuco e também em outros estados, se alguém souber deixe seu comentário, abracso s família!

  48. simone ribeiro mendes says:

    Meu bisavô era de pajaú de flor no Pernambuco seu nome é José Mendes da Silva eu gostaria de saber mais sobre ele.

    • Simone ribeiro Mendes eu tenho um tio de minha mãe que se chamava jose Mendes da silva eu não o conheci mais a minha mãe fala muito nele só sei que seus pais era Izabel Mendes da silva e vitorino guerra ambos moravam no sul da Bahia

      • Márcia lopes says:

        Oi Simone Ribeiro Mendes, acho bem possível a gente ser parente. Esses nomes tem na minha familia. Queria saber sobre minha árvore genealógica.Minha bisa se chamava Izabel Mende da silva. Acredito ser descendentes de índios. Sou de uma cidade bem próxima da Bahia..

  49. José R. Mendes says:

    Meu pai e avô nasceram em urucará, Amazonas. Alguém tem origem similar?

  50. Alexandre Luiz mendes says:

    Gostei muito minha família também e Mendes meu bisavô Antônio Napoleão Mendes e Rita Mendes eles moravam no espírito santo meu avô no rio de janeiro Arlindo Napoleão Mendes eu em santos são Paulo queria saber sobre a árvore gênio lógica

  51. Bruna Mendes says:

    Amei a origem do meu sobrenome…Coisas que não sabia e nem imaginava me surpreendeu

  52. Deise Mendes says:

    Gostaria de saber como conseguir, comprar um brasão da família Mendes onde posso encontrar?

  53. CARLOS ROBERTO MENDES says:

    MEU BISAVO CANDIDO MENDES ERA DE SAQUAREMA ,SE EXISTE MAS ALQUEM POR FAVOR ENTRE EM CONTATO.

    • nubia says:

      Oi,Carlos roberto
      tudo bem?
      Me chamo maria lucia
      e o nome do meu avo foi candido mendes,
      e gostaria de poder conversar melhor com voce
      boa noite!!!

    • boa noite meu avo materno se chamava ari mendes dos dos santos tambem de saquarema..minha mãe se casou em saquarema e afamilia toda veio mora em são gonçalo onde nasci. e vivo ate hoje minha mãe ainda esta viva graça adeus. se chama maria iva mendes . nascida em rio seco saquarema..zap 021992724949

  54. CARLOS ROBERTO MENDES says:

    MEU BISAVO CANDIDO MENDES JA FALECIDO ERA DE SAQUAREMA RJ
    GOSTARIA DE SABER SOBRE A ARVORE GENEALOGICA DA FAMILIA.

  55. Bruno Mendes says:

    Existe uma cidade em Israel de nome MENDES

  56. carla mendes says:

    Gosteibde saber de onde veio o meu sobre nome

  57. Vanderlei Mendes says:

    Gostaria de saber como adquirir o Brasão da Família Mendes com 2 escudos nas cores vermelhas e amarelo com 2 dragões. Sou de Araranguá – SC.

  58. Meu pai nasceu no estado da Bahia. Porém toda a família dele é Mendes, avô ,bisavó tataravo, etc

  59. Luzilenio Mendes says:

    Gostei de saber a origem dos Mendes

  60. SHIRLEY MENDES ROMAO says:

    GOSTARIA DE SABER SOBRE ARVORE GENEALÓGICA, MEUS AVOS NASCIDO EM PORTUGAL,ADÃO MENDES NASC.1902 JULIA ROSA MENDES NASC.1905.

    • Isabella Mendes Amorim says:

      minha bisavó se chama Benedita Rosa Cunha Mendes reconhece esse nome dentre tua familia?? Ela Residia no estado do Maranhão.

  61. RICARDO MENDES says:

    Comentário
    Gostaria de saber sobre arvore genealógica ….

  62. Maria Mendes says:

    Gostaria de outer Mai’s informacoes,sober este nome

  63. Antonio Mendes says:

    Gostaria de saber,se posso ter Nacionalidade Portuguesa,Ja que meus bizavos vieram de Portugal.

Deixe um comentário