Família Mazzoli

Confira a seguir a origem, as curiosidades, as variantes e o brasão da Família Mazzoli.

O sobrenome Mazzoli, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Mazzoli

O sobrenome italiano tem sua origem ligada a alcunha do portador. Nessa época era muito comum as pessoas serem conhecidas pelo oficio que exerciam. A palavra Mazzoli passou por várias modificações até se transformar no sobrenome Mazzoli.

O latim “Matea” deu origem a outras palavras como “Mazza” (maça) e “Mazzo” (marreta). Mazzo é o oficio dos vendedores ou fabricantes de utensílios. Nessa época as famílias tinham o costume de manter a família sempre unida e dessa forma os filhos, quando se casavam, traziam suas esposas para morar com seus pais. Esse método de manter a família unida facilitava na hora do trabalho, pois todos ajudavam a plantar e colher os alimentos.

E suas residências eram conhecidas pela alcunha ou nome de batismo do patriarca. No caso dos Mazzoli era a “Casa dos Mazzolos” e passando para o idioma italiano o plural é indicado pela terminação “i”, sendo assim fica a “Cassata dei Mazzoli”. Com o passar dos tempos o nome das residências passaram a ser sobrenome e foram repassados de geração para geração.

Curiosidades

Um dos mais importantes descendentes dessa família foi Rafael Bombelli, filho de Antônio Mazzoli. Ele foi um dos primeiros algebristas a estudar sobre os números imaginários e escreveu algumas publicações na Itália.

Variantes do Sobrenome Mazzoli

O sobrenome Mazzoli possui algumas variantes e entre elas estão Mazzolini, Mazzonna, Mazzono e Mazzoni. No Brasil, esse sobrenome é registrado como “Mazzoli” e “Mazzolli”.

Brasão da Família Mazzoli

O brasão da Família Mazzoli é representeado por um timbre com penas cinza com vermelho sobre o virol da mesma cor. O elmo é todo no metal e as paquifes são ramificações que vão até os suportes e suas cores são a mesma do timbre.

brasao-sobrenome-familia-mazzoli

No escudo há um arredondamento nas laterais, sendo alongado no centro. O esmalte do escudo é cinza e na parte central tem uma faixa vermelha. Acima da faixa tem o desenho de três estrelas com cinco pontas. Sobre a faixa tem uma arma que era utilizada nas guerras, sendo representada por duas bolas de ouro cheias de pontas preso a um cabo de madeira e unidas por uma corrente. Essa arma faz alusão à profissão do portador que era construir utensílios.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário