Família Maximiliano

É um sobrenome nobre originário da Espanha, da região de Oviedo e Santiago de Compostela, próximo à fronteira com Portugal. Assim sendo, falaremos sobre a origem dessa família, curiosidade, variantes do sobrenome e o brasão da família. Há ramos da família também encontramos em Portugal e na Itália.

Origem da Família Maximiliano

            Sobre a parte italiana, a origem é um pouco obscura e as informações não são precisas. Mas o túmulo datado de 1012 na Basílica de São Bonifácio e Aleixo, em Roma, tem a lápide com a seguinte inscrição: “Aventino lembra Massimo Leone”. É o registro mais antigo do sobrenome da família. Há moedas da Roma Antiga em que há o registro do nome Maximus. VJá a parte espanhola mescla-se com a portuguesa, pela proximidade territorial.

O sobrenome aparece pela primeira vez em documentos portugueses no final do século XVI, durante o reinado de D. Manuel, o Venturoso, e de D. João III (1495 – 1557). Há documentos extraídos de viagem de Portugal do Brasil, mas de acordo com historiadores e pesquisadores, não são precisos e ainda deixam muitas dúvidas. O sobrenome Maximiliano veio para o Brasil junto com os portugueses, e dessa forma se estabeleceu por aqui, gerando descendentes.

Curiosidades

            No Brasil esse sobrenome é pouco comum, e há pouco mais de 2 mil pessoas que pertencem à essa família. Ele se encontra em países vizinhos à Espanha ou que tiveram imigração ou colonização espanhola, tais como: Brasil; Peru; México; Portugal; Argentina; Chile; Venezuela; Estados Unidos e Canadá.

Variantes do Sobrenome Maximiliano

            O sobrenome Maximiliano apresenta algumas variações em sua grafia, como podemos ver a seguir: Maximin (da França); Maxo (da Espanha); Maxu (da Itália); Maxwell (da Inglaterra, região da Escócia); May (da Itália); May (da Inglaterra); May (da Espanha, região da Catalunha); May (da França) e May (da Alemanha). Em português, também encontramos outras variações gráficas, tais como: Max; Maxim; Maximus; Maximis; Massimo; Máximo; Maximo; etc.

Brasão da Família Maximiliano

            O brasão da família possui uma coroa para demonstrar a sua origem nobre, e na parte de baixo vemos dois leões, que simbolizam valentia e bravura.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

3 Comentários

  1. Maria Alice says:

    O sobrenome da família do meu pai, que já são quase todos falecidos, é Maximiano. Somos de Charqueadas, Rio Grande do Sul.

  2. jose wilson says:

    sou maximiano de juazeiro do norte moro em caucaia posso ser seu parente

Deixe um comentário