Família Maximiano

A família Maximiano é uma família pouco conhecida aqui no Brasil. Este é um sobrenome consideravelmente raro, mas não impossível de se encontrar entre a população brasileira. Não se tem muitas informações sobre esta família, mas confira abaixo as curiosidades que articulamos para você sobre os Maximiano.

O sobrenome Maximiano, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Maximiano

Este é um sobrenome que se originou em Portugual e é classificado como patronímico, pois é originário de um nome próprio, que provavelmente vem do pai, do primeiro que deu início a esta linhagem.

Em sua origem patronímica acredita-se que o nome venha do latim Maximianus e que é um derivado do nome Máximo, que significa maior, o máximo, de alta estatura. Todas essas são traduções válidas para este sobrenome. O nome que deu origem ao sobrenome provavelmente é o Maximiano mesmo.

Curiosidades

Existe outro sobrenome que é Maximiliano. Este é um sobrenome que não está associado a Maximiano. Dessa forma, é possível afirmar que estas são linhagens diferentes e que só possuem semelhança mesmo na ortografia.

Maximiano também é o nome de um imperador romano.

Variantes do sobrenome Maximiano

Não são conhecidas variantes válidas que possam pertencer à mesma família. Como já foi dito, existem algumas variantes que ortografia semelhante, mas que não deve ser associada ao sobrenome que estamos tratando. Desde sua origem o sobrenome se manteve como ainda é disseminado nos dias de hoje.

Brasão da Família Maximiano

Não foi encontrado um brasão oficial para a família Maximiano. Este, por ser um nome raro, de certa forma, não deve possuir brasão ou ele deve ser bem pouco conhecido. Talvez também pela sua baixa popularidade, podemos concluir que este não se desenvolveu ao ponto de ter um brasão.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

32 Comentários

  1. Ronivaldo Maximiano says:

    Boa noite,Maximianada!!!!
    Também tenho interesse em saber algo relacionado à minha genealogia,mas é deveras complicado!!!
    Meu avô também era italiano e não português…
    Ah…detalhe o imperador por nome de Maximiano (o maior em estatura por sinal) era romano ,e Roma é a capital da Itália…tudo haver!!! Abraços aos Maximianos!!!

  2. Eliézer says:

    Gente que é Maximiano… Uma grande parte dos Maximianos no Brasil moram em Capinópolis, porque um fundou a cidade Capinópolis: Jerônimo Maximiano da Silva. Em qualquer lugar de lá encontro parente. Eles conhecem bastante da história Maximiano.

  3. Luiz Carlos Maximiano says:

    estou procurando pela minha descendência familiar, meu pai Vicente Maximiano e mãe Maria José Maximiano, meus irmão José Carlos Maximiano e Aparecida Maria Maximiano, conheci um tio Manoel morava em Praia Grande SP e uma tia Julita que morava em Timóteo MG…Fui educado em orfanato por ter ficado órfão….quem souber entre em contato por e-mail…..luizinhomax@hotmail.com

  4. Mara Maximiano says:

    Gostaria muito saber se é verdade a origem moçambicana
    Será?
    Será que meu esposo tem família ainda lá?
    Quero ssber

  5. Moisés Maximiano says:

    Bom saber um pouco mais sobre meu sobrenome. Recentemente reunimos os “Maximiano” da minha família, por parte de pai, e alugamos um salão de festas, pois, são tantos e só assim teríamos como conhecer todos de uma só vez.

  6. Wilson Maximiano dos Santos says:

    o nome Maximiano é originado na época da “roma antiga” ou seja italiano e consta até no Wikipedia o nome do nosso descendente mais ilustre era um imperador e militar conquistador se espalhou o nome foi pela Europa entre a Itália , Espanha e depois da 2ª guerra muitos saíram de Portugal e da Espanha (ciganos) e vieram para as Américas , México ,Brasil e EUA no Brasil o no tem duas vertentes uma Italiana e outra Espanhola que foi Aportuguesada ,mas é um sobrenome sóbrio com muitos militares médicos e professores ,por ser um sobrenome raro praticamente somos todos parentes diretos não temos brasão conhecido por causa da raiz na época da roma antiga ele tinham muitas esculturas ou moedas com os rostos dos imperadores e família eu gostaria de conhecer o “Maximo ” de Maximiano existentes aqui no Brasil , através do Facebook podemos nos comunicar e tentar saber mais uns sobre os outros quem sabe até formar o Site sobre as famílias eu sou Natural de Santos estado de São Paulo e moro na região a 50 anos …..

  7. Luiz Maximiano says:

    ouvi dizer que Maximiano é uma variante de Maximiliano, e tem origem italiana.

  8. Harlei Cursino Vieira says:

    o nome do meu trisavô era Maximiano Cursino, que era italiano!

    • joice says:

      harlei estou em busca dos meus antenatos italianos, voce tem mais informações sobre seu trisavo? se teve irmaos quando chegaram ao brasil e tal? o nome do meu trisavo consta maximiano jose da silva, por aí voce já pode imaginar que teve traduções…

  9. Roberto Maximiano says:

    Minha Familia é maximiano toda nossa geração são militares

  10. Viviane says:

    Meu Bisavô era Italiano tb é tinha esse nome Maximiano.

    • joice says:

      estou procurando informações dos meus antenatos, e como era o nome do seu bisavo? sabe se ele tem parentes em minas gerais ou norte de sao paulo?

  11. Helen Maximiano says:

    Oi família Maximiano

  12. Wadington Ap. Maximiano Martins says:

    Meu bisavô reza a lenda que ele era italiano e esse sobrenome veio dele, minha vó tem descendência portuguesa ela carrega Baptista em seu sobrenome o que eu não carrego. Mais sempre tive a convicção de o Maximiano fosse um nome de origem italiana.

  13. Leandro says:

    Os meu bisavós eram italianos!!

  14. Legal ter um conhecimento sobre a minha família

  15. EDUARDO MAXIMIANO EMERICK says:

    Alguém já se deparou com o brasão da família MAXIMIANO? Alguém conseguiu cidadania europeia pelo nosso sobrenome?

  16. Victória Maximiano says:

    Meus avós eram italianos e não portugueses rs

  17. legal saber um pouco mais sobre meu sobrenome

  18. Keli Maximiano says:

    Ah não!!! Eu queria um brasão!!! ?

  19. Alex Maximiano says:

    Legal saber do meu sobrenome. Vou atrás pra ver se é italiano ou português, pois posso talvez galgar a cidadania italiano ou portuguesa.

  20. Monica Maximiano says:

    Gostei das informações contidas á cima

  21. Carlos Augusto Maximiano says:

    Eu sou natural do Espírito Santo, a minha família é descendente de italianos e portugueses, eu descobri que o nome vinha de Portugal pois conheci alguns portugueses com esse sobrenome.

  22. Anna Rebeca Maximiano says:

    Meus familiares também são italianos, não portugueses. Mas bem legal, pena não termos brasão. kkkk.

  23. Natã Geovani Maximiano says:

    Olá

    Tem como citar de quais fontes foram tiradas essas informações? Pois pelos meus familiares nossos antepassados vieram da Itália

  24. Nyvia Maximiano says:

    Muito bom saber a origem do meu sobrenome. Sempre tive curiosidade, e sempre encontrava sobre a origem do sobrenome Maximiliano ao invés de Maximiano.

  25. Bruno maximiano says:

    Legal

  26. Renato Maximiano says:

    Bom saber sobre o sobrenome maximiano, não sabia a origem de onde veio. E é verdade, é muito dificil ver alguem com esse sobrenome, incrivel.

  27. felipe maximus says:

    negativo…maximo tem origem espanhola, li num livro (a verdade sobre a historia montada), conta como realmente foi as historia contadas nas escolas, nos filmes…
    Diz que o sobrenome maximus (italia), foi dado ao filho de Maximus (filme o gladiador) com a irmã do imperador da época. nome dado ao seu filho, como homenagem, pois ele não o viu nascer…logo apos a morte de maximus, do imperador e o nascimento de seu filho, a irmã (nao me recordo o nome) fugiu para a espanha, terra natal de maximus…onde com o passar dos anos, o sobre nome foi espandido e como o latin se tornou obsoleto, maximo se tornou maximo.

  28. Thaisa says:

    E quanto ao sobrenome Máximo? De onde origina-se?

Deixe um comentário