Família Matias

O sobrenome Matias tem origens bastante interessantes, sim, origens, pois ele tem várias derivações que podem ter dado origem à família. Confira abaixo algumas informações e curiosidades sobre a família Matias.

O Matias, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Matias

O sobrenome foi inicialmente utilizado por portugueses. Ele é classificado com patronímico, uma vez que ele deriva do nome do pai do portador inicial. Essa é apenas umas das origens do sobrenome que tem história pouco conhecida.

O nome Matias na história também é dado a um dos discípulos de Jesus Cristo, mais especificamente ao substituto de Judas.

Mais informações aqui.

Curiosidades

Utilizado como nome dado a um dos apóstolos de Jesus, Matias também é encontrado como nome em diversas pessoas. Ele é do gênero masculino e aqui mesmo no Brasil é possível encontrar homens com este nome.

Matias é considerado como sendo uma forma reduzida de Matatias o qual vem do hebreu Mathathiah que tem significado de Presente de Javé.

Variantes do sobrenome Matias

Por ser uma forma reduzida de Matatias, é possível que este seja um sobrenome válido, mas não aqui no Brasil. Talvez possam ser encontrados em outros continentes.

Outra forma de se encontrar este sobrenome é Mathias. Esta é bem conhecida no Brasil, assim como o Matias original. É certo de que estes não chegam a ser nomes tão populares, mas é possível encontrar uma boa quantidade de descendentes da família Matias por aí.

Brasão da Família Matias

Das poucas informações que podemos fornecer sobre o brasão da família Matias, a mais importante é que não foi encontrado um brasão oficial para Matias e sim para Mathias.

Este brasão tem seu escudo de prata com uma cruz no meio. Seu timbre é formado por armas de guerra como espadas e foices que estão entrando no escudo. É também possível encontrar uma coroa por cima da cruz. O resto do escudo é colorido de vermelho e prata.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

52 Comentários

  1. ZDS says:

    MATIAS VIERAM DE PORTUGAL ESSE NOME É MUITO USADO AQUI

  2. Felipe says:

    Tenho interesse na história dos Matias do Rio Grande do Norte, pois minha avó Benedita Francisca da Conceição casada com Vicente Bento da Silveira era dessa família. Seus pais eram Arcelino Fragoso da Costa e Francisca Maria da Conceição. Somo do Trairi do Rio Grande do Norte.

  3. Vanda Maria Matias Gonçalves says:

    Sou Vanda Maria Matias, neta de José Matias de Sousa Junior de Patrocínio – MG, a família de meu pai é bem branca de olhos claros (azul e verde), lábios finos, de onde veio este povo?
    Gostaria de saber.

  4. Raynan Matias says:

    Olá também sou um Matias, meu bisavô era João Mathias Valentim ele era natural de Santo Antônio do Salto da Onça situado no estado do Rio Grande do Norte ele veio para a Paraíba muito jovem e o Sonho dele era voltar mais não teve oportunidade por ser acometido por uma enfermidade porém estou disponível a conhecer a família Matias.
    O nome do pai do meu bisavô era Manoel Matias entre em contato raynanmatias54@gmail.com

  5. Aline Matias says:

    Meu avô era Manoel Matias, pescador nas margens do Rio São Francisco na cidade de São Brás/AL, não tive a oportunidade de conhece-lo, nem manter contato com ninguém da família. Meu pai, José Matias, nasceu em São Brás AL, mas viveu, entre Penedo/AL e São Paulo/SP. Pessoas simples.

  6. MARCELO MATIAS says:

    PROUCURO ALGUM MATIAS PROVINDO DE ALAGOAS! MEU AVO É FELINTRO MATIAS, FILHO DE PEDRO MATIAS!

  7. luiz joaquim matias says:

    meu nome é luiz joaquim matias, filho de joaquim jose matias e neto de josé matias não tenho muito conhecimento dos familiares mais o que sei é, meu avo vei do juazeiro do norte e por muito tempo residiu no sitio mameluco de serrita pe hoje cedro pe. onde deixou a sua familia toda aqui, eu sendo neto dele dezejaria conhecer mais um pouca desses familia, se alguem quizer contactar entre em contato pelo emal; g_triangulo@yahoo.com.br

  8. Paulo Matias says:

    Olá Pessoal! sou Paulo Junior Matias de Oliveira, sou de Petrolina-pe, meu pai é Paulo Cezar Matias de Oliveira, Minha ávo Maria de Lourdes Matias, se alguém que conversar sobre a FAMILIA MATIAS… EMAIL: pjrmatias@Hotmail.com

  9. Mara says:

    Minha familia tem o sobrenome Matias, somos natural do Maranhão

  10. Alberto Luis Matias says:

    Boa noite galera! Me chamo Alberto Luis Matias. Sou filho de Roberto Luis Matias. Meu pai nasceu na cidade de QUIPAPÁ em Pernambuco. Ele saiu de lá quando ainda era jovem. Eu nunca conheci ninguém da família. Se puderem me ajudar agradeço!

    • Alberto Luis Matias says:

      Me desculpem pq esqueci de falar. O meu pai disse que tinha 4 irmãos que se chamavam: ROBERVAL, ROGÉRIO, RISOLENE E RISAMAR. O nome da mãe dele é: MARIA DAS DORES LUIS MATIAS.

  11. Guilherme Henrique Matias says:

    bom, sou matias também, filho de Valmor Matias e Sandra Mara Siqueira Matias, achei muito interessante o artigo, é bom conhecer o significado das coisas e que tem uma família bem grande mesmo que eu não conheça ninguém, sou do parana.

  12. Vandi Alda Matias says:

    O nome de minha avó é Maria das Dores da Conceiçao, e não Maria Joana das Dores da Conceição como postei no outro comentario

  13. Vandi Alda Matias says:

    MEU SOBRENOME É MATIAS, DE MEU PAI, ANDRÉ FRANCISCO MATIAS, MEUS AVÓS PATERNOS SÃO FRANCISCO LEOCÁDIO MATIAS E MARIA JOANA DAS DORES DA CONCEIÇÃO, ELE FALAVA NOS IRMÃOS QUE SERIAM: GERALDO, TEÓFILO, CAETANO, MANUEL, INÁCIA E VIRGINIA… ELE DIZIA SER DE SÃO JOÃO DO CARIRI, SE TIVER ALGUEM QUE CONHEÇA DESCENDENTES DESSAS PESSOAS ENTRE EM CONTATO COMIGO.MEU E-MAIL É: vandialda@hotmail.com OBRIGADA.

  14. Ozano Matias Fernandes says:

    Ola meu Nome e Ozano filho de Joaquim Matias fernandes e Sebastiana Quiteria da Conceição meus avos paterno e Manoel Matias Fernandes e Alexandrina Joana da Conceição quero saber da minha arvore geneologica.

  15. Jeferson Matias says:

    Shalom!!! Boa noite a todos meu nome é Jeferson Matias de Lima sou de Bonito PE. Também quero saber mais sobre minha árvore genealógica, os nome dos meu avós parternos Sao: Caetano Matias de Lima e Maria do Carmo Matias de Lima.
    Também meus avós maternos sao: Damião Amaro de Lima e Maria José Telmino.
    ALGUÉM PODE ME AJUDAR COM ALGUMA INFORMAÇÃO? Obg.
    Emails: jefersonbemavraham@hotmail.com
    jeffmathyas@gmail.com.

  16. VERGINIA MAZZORANA says:

    Meu namorado e Matias mora em umuarama

  17. Bom dia, sou Ronaldo van Putten de Vasconcelos. Pesquiso genealogias por encomenda e neste momento estou fazendo uma pesquisas sobre a Família Mathias Netto. Pelo que se sabe um descendente de espanhóis Ignácio Giraldo Mathias teve um filho com Delfina Rosa de Jesus.
    Seu filho Ignácio Giraldo Mathias Júnior que casou-se com Matildes Maria das Dores, e deste casal nasceu Ignácio Giraldo Mathias Netto, este casou-se com Helena Leopoldina Xavier Netto.
    Este casal por sua vez teve 11(onze) filhos.

  18. Glauco says:

    Meu Nome é Glauco Matias Sou de Recife-Pe.
    Minha avó é Clarice Matias
    Quero saber também minha árvore genealógica
    Email: glauco.gms@gmail.com

  19. Gabriella Matias says:

    Meu nome é Gabriella Matias, neta de Gumercindo Matias e bisneta de Sebastião Matias, os dois já são falecidos. Moro no interior de SP. Meu Vó tem um irmão que nasceu e foi adotado por uma pessoal da Bahia, nunca tivemos notícias dele. Alguém é da Bahia ? E tem esse sobrenome? Procuramos por parentes.

  20. Hildebrando Matias says:

    Hildebrando Matias

    Somos Paraibano da cidade de Guarabira, mais o que sei da minha família da parte do meu avo (Manoel Matias), da parte do meu pai, que ate onde sei são de Timbaúba PE. Gostaria de conhecer e tirar duvidas sobre a FAMÍLIA MATIAS, Abraço a todos…

    • Raphael says:

      Olá Amigo, me chamo Raphael Matias, meu avô é Manoel Luis Matias e morava em Araçagi, perto da sua cidade.

      • Alberto Luis Matias says:

        Matias
        Zap 21 96645-1361

      • Hildebrando Matias da Silva Filho says:

        Bom dia Raphael Matias, meu pai HILDEBRANDO MATIAS DA SILVA, nasceu no município de ARAÇAGI PB. No Sitio Augustinho. Filho de MANOEL MATIAS DA SILVA E SEVERINA MATIAS DA SILVA. Tenho muita vontade de esclarece, sobre a Arvore Genealógica. Os nomes dos meus tios são: Djalma matias; Ivanildo Matias; Vava Matias; Marita Matias; Creusa Matias;Didi Matias. Abraço a todos as Família Matias. DEUS NOS ABENÇOE…

      • Raphael Mathias says:

        kkk eu me chamo Raphael da silva Mathias

    • Raynan says:

      Olá também sou paraibano meu bisavô era João Matias Valentim
      Nascido em Santo Antônio do Salto da Onça Rio Grande do Norte o pai dele tá Manonel Matias Valentim e é sua esposa Maria da Conceição.

    • Márcia says:

      Olá sou Márcia Mirella da Silva Matias sou de Timbaúba Pe meu avô chamava Manoel Matias Barbosa

  21. Michelle Matias says:

    Tenho o sobrenome Matias por parte de mãe, sei que meu tataravô se chamava Manoel Estevão Matias, lógico que não o conheci, aliás não conheci nem meu avô filho dele, sei que eles vieram de Alagoas para o RJ, mas isso é tudo que sei, notei aqui muitos comentários com referência ao nordeste e é possível que sejamos todos interligados, gostaria de contato, meu face é /mille.mathias meu e-mail mivicsam@gmail.com

  22. Sarah says:

    Olá gente, meu nome é Sarah. Meu avô era Severino Matias da Fonseca. Somos de Recife e meu email é: sarahsuelyfonseca@gmail.com. Meu bisavô também tem o sobrenome Matias. Quero saber mais sobre minha árvore genealógica.

    • Silvio Cezar José Pereira Gomes says:

      Sarah, o nome do meu avô é exatamente esse e ele é de Recife… Será que somos primos? Te mandei um e-mail…

  23. shara says:

    meu nome é Shara Cristinni Fonseca Mathias

  24. Paulo Matias says:

    Olá pessoal, sou Paulo Matias Jr. e gostaria de encontrar mais alguns parentes, sei que meu pai veio de Caruaru, Pernambuco.
    Caso saibam alguma coisa me contatem, email: paulomtsljr@gmail.com

    Obrigado 🙂

  25. ANTONIO says:

    DIFÍCIO SABER JUSTAMENTE DE ONDE VEIO OU COMEÇOU ESTE SOBRENOME OS MATIAS, MORO EM JLLE . SC , OS AVÓ DA PARTE DE MEU PAI SÃO ITALIANO,VAI SABER EXISTEM EM CADA PARTE DO BRASIL UM POUCO DESTA GENTE.

  26. Rosely matias says:

    Meu nome é Rosely Matias, meus pais são de CRUZ DAS almas, interior da Bahia.

  27. nala says:

    Sou casada com um Matias, e achamos um pouco sobre esse sobrenome e gostamos muito do brasão.

  28. meu nome é nicolas matias e queiria saber de onde descendo reamente e quem foram

  29. Hanna says:

    gostaria de saber minhas origens voces podem me ajudar?

  30. helio matias says:

    gostaria de saber mais sobre meus antepassados.

  31. Marcus Tucman Cohen says:

    Boa noite! Shalom! Sou Marcus Tucman Cohen, achei interessante seu texto e me senti na necessidade de comentá-lo, na só passei aqui para te dizer que uma das melhores maneiras de se descobrir com exatidão o porque de um determinado nome de origem portuguesa e espanhola, constar como sendo descendentes de judeus sefarditas, principalmente aqui no Brasil, é consultando o trabalho nesse ramo de pesquisa de meu primo, o historiador brasileiro, especializado em genealogia genética , Flávio Rogério Ribeiro de Sá Cohen, que por possuir a maior e melhor biblioteca especializada sobre o tema do marranismo no Brasil, consegue não somente identificara linhagem e história familiar, mais também explicar de forma clara e precisa inclusive a presença do DNA judaica sefardita entre não apenas as pessoas brancas do Brasil, mas também as mestiças de ascendência indígena e africana. Ele atende a todos que o procuram através do e-mail: sacohen@bol.com.br e do facebook no endereço Flavio Sa Cohen, de forma dedicada, educada e atenciosa, esclarecendo quaisquer dúvidas que uma pessoas possa querer tira sobre o porque e em que momento histórico, o seu sobrenome português ou espanhol, como , por exemplo Cardozo, Cardoso, Ribeiro, Oliveira, Almeida, Silveira, Pereira, Gomes, Carneiro, Antunes, Sá, Mendes, Loureiro, Souza, Sousa, e muitos outros , inclusive o seu Matias, passou a constar como sendo de origem sefardita! Vale a pena consultá-lo e esclarecer suas dúvidas! Que o Deus de Israel vos abençoe!

  32. Rubens Valério Matias says:

    meu nome é Rubens Valério Matias filho de manoél Vergiliano Matias e Santa Pereira Matias.

  33. Daniel Matias says:

    meu nome é daniel matias da silva neto. minha familia é de portugal e é de la que damos origem ao matias vem do meu avo claudio matias da silva seguido de meu pai claudio matias da silva filho nossa historia no brasil nao existe geneologia.

    • Júnior Matias says:

      será que somos parentes consanguíneos? meu avô e toda sua família são de portugal tendo inclusive duquesa e duque….são da região de coimbra…

  34. Lindomar Matias says:

    Meu nome é Lindomar Matias, a família de meu pai é de uma cidade no “Vale Histórico”, chamada Bananal, no interior da Estado de São Paulo, divisa com o Rio de Janeiro. Gostaria de informações sobre minha árvore genealógica, grato.

  35. Michael says:

    Meu nome é Michael Matias e gostaria de saber sobre minha árvore genealógica.

  36. Carolina says:

    Minha familia tem sobrenome Matias.

  37. Givanildo says:

    Eu me chamo Givanildo Matias,

    E gostaria de saber mais sobre minha arvore genealógica.

    Obrigado.

  38. mariana says:

    não tem nenhuma hstoria ou geneologia de alguma familia dos matias no brasil

Deixe um comentário