Família Martins

Se você é da família Martins, vai gostar de saber um pouco mais sobre suas origens, variantes e até mesmo conhecer o brasão de sua família. Este é um nome bastante conhecido no Brasil, também em outros países da Europa e em alguns países hispânicos.

O sobrenome Martins, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Martins

O sobrenome Martins é de origem espanhola. Considerado como um patronímico, ou seja, de origem derivada do nome do próprio fundador da família, este nome ficou conhecido no Brasil e está entre os mais populares por aqui.

Martins é uma derivação Martim ou Martino. Ele vem do latim Martinici ou Martinus e significa guerreiro ou inclinado à guerra. Em alguns livros o Martins é considerado diminutivo de Marte, o Deus da Guerra.

Variantes do sobrenome Martins

Martins tem algumas variantes conhecidas, como Martinez. Este não é tão usado no Brasil, mas não chega a ser raro de se encontrar. Além desse temos Martim e Martino, que também são usados como nome em alguns casos.

Brasão da Família Martins

A rainha Da. Caterina, na memoridade de el-rei D. Sebastião, concedeu as armas (Brasão) deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560.

O brasão é cortado ao meio na horizontal. O primeiro de preto com duas barras de ouro. O segundo de ouro, com três flores-de-lis de púrpura, em pala. O timbre contém uma das mesmas flores-de-lis do escudo.

Este é o brasão oficial da família Martins. O que acontece com os outros brasões encontrados é o fato de este sobrenome tem diferentes variações, por isso, é possível encontrar outros escudos com algumas caracteristicas diferentes, mas mesmo assim, ainda é possível ver as semelhanças entre eles.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

106 Comentários

  1. Debora says:

    Sou Dėbora Martins Costa, filha de Josė Martins Costa Filho, neta de Josė Martins da Costa ( natural de Outeiro/Portugal) e Maria Abrantes da Costa, bisneta de Manoel Josė Martins da Costa e Antonia Martins (portugueses)…meu avo nasceu em 1.888 veio para o Brasil em 1.900 a 1.910 mais ou menos, conheceu e casou-se com minha avö aqui, meus tios sāo: Helena Martins Costa – Rosa Martins Costa (Viva 86 anos) – Dirce Martins Costa – Emilia Martins Costa – Manoel Martins Costa – Antonio Martins Costa…todos falecidos…viveram na zona leste de SP (vila Carrao/Tatuapė)…

  2. mikosklav da silva MARTINS says:

    Pessoal, pelo que vi por aqui e por todos os lugares que passei, MARTINS, nota de R$ 2,00 e pardal é a mesma coisa, não fiquem atras disso aí não, larga mão disso.

  3. mikosklav da silva MARTINS says:

    Pelo que vejo aqui, Martins, nota de R$ 2,00 e pardal é a mesma merda. E olha que sou um Martins. que bosta.

  4. DRIELI MENDONÇA MARTINS says:

    Me chamo Drieli Mendonça Martins.
    Meu pai se chama Fábio Soares Martins ele é neto de Italianos, nesse caso eu sou bisneta o meu Martins vem de lá…

  5. Vilma Aparecida Oliveira says:

    sou neta de Maria Carmem Martins e de Pedro Alves de Oliveira,se alguem souber de alguem que pertence ou que tenha parentensco com estes nomes

  6. José Raimundo Martins Júnior says:

    Eu sou José Raimundo Martins Júnior, natural de Cascavel-CE, filho de José Raimundo Martins Neto, neto de Raimundo Martins Pereira e bisneto de José Raimundo Martins Pereira. Este foi capitao do imperio do Brasil e Sr. De engenho cujo o pai veio de Portugal assumir terras a mando do rei. Casou com Samirames Reis de origem holandesa.

  7. vagner martins says:

    meu nome e vagner martins,sera que e possivel tirar visto espanhol com esse sobrenome..

  8. gilvan martins says:

    eu tenho muito orgulho de ser martins

  9. carlos alberto martins says:

    Sou Carlos Alberto Martins, tenho 67 anos, minha mãe era Antonia Maria Martins nascida no triangulo mineiro,é só o que sei, não conheci o meu pai e nem um outro parente próximo, também me cadastrei no My Heritage, mas como não tenho parente nenhum pra colocar na arvore, não da para saber nada

  10. LEONARDO OLIVEIRA MARTINS says:

    Sou Leonardo Oliveira Martins, filho de Luiz Fernando Oliveira Martins, neto de Otaviano Oliveira Martins, natural do Rio Grande do Sul região de grande Porto Alegre.

  11. Roberto Martins says:

    Olá Familia Martins…
    Meu nome é Roberto Martins, natural de Fortaleza-CE, minha mãe Liduina Martins, natural de Caio Prado-CE e meus avós Maternos são de Manaus-AM.

  12. Eu me chamo Lucidalva Martins da Conceição e amo meu nome.

  13. Martins Eduardo Pauferro says:

    Gosto do meu nome e o que ele se significa na história dos meus antecessores !!!

  14. Edna says:

    Meu avô Romão Martins veio da Espanha em 1924 com 10 anos com irmãos Manoel Martins e Matias Martins juntamente com meu bisavós. O nome do meu bisavô era Filipe Martins. Minha bisavó faleceu aqui no Brasil e meu bisavô voltou para a Espanha deixando os filhos com parentes. Gostaria muito de saber se tenho parentes na Espanha. A cidade é Salamanca.

  15. Harlei Cursino Vieira says:

    A minha trisavó nasceu na Itália, em 1863 e faleceu no Brasil, na cidade de Boquira-BA, em 1968, aos 105 anos. Ela se chamava Felipa Martins.

  16. Jairo Martins says:

    Seria interessante fazer uma tatoo com o brasão na costa da Mão pra indentificar um Martins!!!!!

  17. wellingtom says:

    sou wellington martins meu pai e helio martins e meu avo e miguel martins eles vieram de minas da regiao de itabacuri mg

  18. luiz carlos martins alves says:

    sou filho de agenor martins alves e neto de joão paulo martins Alves e de almêirinda maria de jesus eles são natural de Itanhaçu Baiha (fazenda Sussuarana e pé do morro) alguÉm conhece?e tenho tanto orgulho do meu sobrenome que meus filhos tbm carregam este sobre nome LINDO !!!!!!!!!!

    • José Vinícius Martins Alves says:

      Também sou Martins Alves, natural de Mutum Mg

      • Karen Torres says:

        José, acho que somos parentes! Meu pai nasceu em Aimorés, porém morou um tempo em Roseiral e depois se mudou para o Rio. A família dele carrega o sobrenome TORRES, porém descobri que o meu bisavô tinha o sobrenome MARTINS TORRES e morava nessa região (Mutum-MG)! Tenho muita vontade de montar uma árvore genealógica e localizar esses parentes perdidos.

  19. luiz carlos martins alves says:

    sou luiz carlos martins alves sou neto de joão paulo martins alves e de almeirinda maria de jesus eles éram de Itanhaçu estado da baiha vizinho de ituassu ( fazenda sussuarana ) alguém conhece os martins de itanhaçu ou ituassu ?

  20. Leonardo says:

    Sou Leonardo Martins sou de Rio grande filho de João Fernandes Martins natural de Bagé … alguém de perto ai ?

  21. Eu sou Gilberto Carl Gomes, neto e filho de Martins, Severiano Nelson de Seberi Rio Grande do Sul

  22. Joseni Fernandes Martins says:

    Olá há todos! Se tiver alguém de Ipatinga ou Governador Valadares, por favor me de um toque! Procuro pelo meu pai, somos da família Martins. Ele morou nessas duas cidades citadas, porém ele de Itanhomi. Peço a todos que se puder me ajudar a encontrá-lo, agradeço desde já.

    Nome completo: Francisco Marçal Martins
    Filho de: Marçal Martins e Carmelita Lana de Jesus

    Obrigado!

  23. Laurita martins antonio says:

    Nome de minha dilma Zeferino martins Antônio. Pai manoel Santiago Virgílio Antônio.

  24. Sara Martins says:

    Meu sobrenome veio do meu pai português, se chamava Antônio Martins. Ele era filho, pai tio de outros Antônio Martins . Tenho muito orgulho deste nome. E meu pai fez jus ao nome dele, foi um grande guerreiro.

  25. Karla says:

    Eu sou martins e me vo é Júlio Martins

  26. Gilson says:

    Olá!
    Sou mais um Martins!
    Procuro Martins em Caetê MG!

  27. Bruna Martins says:

    Ameii, apesar deu usar Martins esse meu sobrenome foi utilizado a umas 6,8 gerações atrás. A origem do meu é outra totalmente diferente e por ser feio, minha geração passada considerava feio, mudaram para Martins, inicialmente era conhecido como Capuchu 😂😍

  28. Solange Martins says:

    Olá irmãos! Eu sou Solange Martins, filha de Ivan Martins e Iolanda Costa Martins, neta de Hermenegildo Martins e Theodora Martins. Não conheci meus avós. Eles, meus tios e meu pai moravam no Estado do Rio de Janeiro em Resende, Mendes ou em uma dessas cidades do interior do RIO. Não sei ao certo. O fato é que houve um desabamento da casa e morreram 7 pessoas da família,sobrevivendo apenas meu pai, o irmão dele e uma tia deles. Cada um tomou um rumo e acabaram perdendo o contato. Não sei o nome do meu tio, só sei que ele se casou com uma moça chamada Iolanda(o mesmo nome da minha mãe). Procuro familiares. Se alguém tiver informações, agradeço.

  29. Luzia Rodrigues Martins says:

    sou Luzia Rodrigues Martins do Piaui, conhecer de onde realmente viemos é muito gratificante as duas linhagem do meu nome são por demais importantes que alegria, saber que temos milhares de parentes espalhados por ai é muito bom.

  30. Reginaldo Martins says:

    Sou Reginaldo Martins, o Martins vem do meu avô paterno, que Chamava José Martins, Meu Pai chamava Paulo Martins, moro em Uberaba/MG, adoro essa assinatura Martins, e a cada dia fico mais feliz, em saber de tantos Martins, espalhados por mundão de Deus.

    • Juliana says:

      Oi Sou Juliana Martins, meu pai tbm chama-se Paulo Martins que é filho de Placidio Martins mas os pai e avós do meu avô Plácido Martins não sei da onde são meu avô é do estado de São Paulo .

  31. Eu sou Liane Martins se antes eu já tinha orgulho do meu sobrenome imagina agora conhecendo a origem do nome e não poderia ser de outra forma, somos todos guerreiros.

  32. Lalesca Martins says:

    Eu sou Lalesca Martins de Portelandia Goias meu avo era Jose Rodrigues Martins residiu em Portelandia na maior parte de sua vida.

  33. Keli Martins says:

    Minha família, pais e avós, são de Caçador, SC. Temos muitos Martins por aqui, é interessante saber a origem do nosso sobrenome.

  34. Haroldo says:

    Boa noite pessoal, eu assino MARTINS mas de origem paraguai, da parte de meu pai é paraguai, meu finado avõ assinava martines mas quando veio para o Brasil precisou tirar documentação de brasileiro, quando foi no cartório fazer os documentos não aceitaram o nome martines e precisou mudar para martins,

  35. Valentina Martins says:

    Achei muito legal ser de origem espanhola

  36. Dulcinéia da Silva Martins says:

    Sou filha de Noé Martins, neta de Otacília Martins e Antônio Martins meu pai nasceu na cidade de Bagé/RS, parentes moram em Frederico Westphalen/RS, Caiçara/RS meu tio mais velho Alberto Martins mora no Paraná e Carlos Martins mora em Niterói/RJ.
    Obs.: Há muito tempo que não tenho notícias do meu parentesco se alguém souber alguma notícia favor entrar em contato me enviando um email.

  37. Júnior Martins says:

    Olá muito bom saber um pouco mais da história desse lindo sobrenome, tenho orgulho de ser um Martins em Manaus-AM.

  38. Gostei muito de ser um Martins sou de Manaus

  39. Bruno Martins says:

    Olá,

    Alguém com sobrenome Martins que seja de Acaiaca – MG?

    Grato!

  40. Ariel Martins says:

    Gostei muito em saber sobre a origem do sobre nome

  41. Eziquiel Martins says:

    Conhecer Martins que se deram origens em Minas gerais meu avo Hipólito Martins minha avô salvina César Martins contando assim com todos Adriano Martins ,Paulo Adriano Martins meu pai Braz Martins

  42. Dalya Martin says:

    Eu também sou descendente de Espanhóis
    Achei muito interessante tudo isso (y)

  43. Artur Martins says:

    Sou Artur Martins, Moro em Fortaleza atualmente, sou de Distrito Plácido Martins nome da região em homenagem ao meu Avô paterno em Aracoiaba Ceará, é muito Bom pesquisar um pouco sobre nossas origens, um forte abraço a todos!!!

  44. Carmen Aparecida Martins de Barros Santos says:

    Gostei muito de saber a origem do meu sobrenome … meu pai chamava-se Braulio Martins de Barros e o meu Avô Paulinho Martins de Barros ., sempre gostei do meu nome e agora mais ainda ele é de uma origem forte … DEUS SEJA LOUVADO !

  45. Jessica Martins teles says:

    E muito legal saber da nossa história se bobiar muitos de nos Samos parentes!!!;)

  46. Bruno Martin says:

    Então acho que sou uma variante, pq meu sobrenome é Martin, sem o “s”. Meu bisavô, Rafael Martin, veio ainda pequeno da Espanha e ficou aqui em Extrema, sul de Minas Gerais, onde estamos até hoje.

  47. marcia says:

    Alguém conhece Manoel Martins ou tercilia bonifacio

  48. Gabriela Martins says:

    Gente alguem conhece Julho Martins?

  49. ricardo martins paraiba says:

    sou dos martins também, meus avos maternos chamavam Antonio Alvares Martins e Maria Francisca Carvalho Martins.

  50. karina martins says:

    Nossa me sinto mt orgulhosa em ser Martins
    agora sei por que somos tão guerreiros e sempre lutamos por aquilo que acreditamos
    minha avó era de itapeva sp se chamava Rosalina Oliveira Martins e era uma das mulheres mais incriveis que eu ja vi

  51. Carlos Martins says:

    Oi, que legal encontrar a Familia Martins!!! meus avós se chamavam Alexandre Martins de Andrade e Carolina Martins de Andrade

  52. warley says:

    não sabia que o sobrenome MARTINS e tão importante

  53. Emerson Rodrigo Martins says:

    Meus pais são do estado de PÉ, o meu sobrenome é por parte do meu pai. Só fiquei confuso em saber se meu sobrenome é de origem portuguesa ou Espanhola.

  54. mileide martins says:

    tenho uma pergunta a fazer com o meu sobrenome martins eu posso ir e vir de portugal normalmente tenho que comprovar algo e como funciona a dupla nacionalidade….

  55. Meus bisavós sao italianos… achei que fosse de origem italiana!!

  56. Roseny Martins says:

    Adorei saber um pouco da origem do meu sobrenome.

  57. Pedro Thiago Borges Martins says:

    Que legal saber a origem do meu sobrenome , e mais ainda por saber que é um diminutivo do modelo romano de ares o Deus da guerra que ganhou o nome de marte a partir da dominação da grécia pelo império romamo.

  58. matheus says:

    meu nome e Matheus ribeiro Donato da silva mas minha mãe minha avo e outros parentes tem Martins então sera q eu sou descendente dessa família?

  59. george martins says:

    Ola pessoal meu nome é george luiz martins dos santos filho é uma hora e um prazer ser martins um primo do meu avô lançou um livro sobre toda a familia martins onde contém dos mais velhos e antigos ao mais novos de hoje , ,contendo o nome do primeiro martins de todos os patriarcas, filhos netos e bisnetos

    • jandira adriana martins silva says:

      ola, tambem sou da familia martins, meu nome é jandira adriana martins silva, minha mae natural de nova era mg, se chama maria sabina martins e meu pai , ntural de mesquita mg,se chama jose martins de andrade.

    • saias Barboza da Silva says:

      Sou descendente de Jose Luciano Martins que viveu em Guapó e Palmeiras de Goias, na primeira metade do século XX. Estou pesquisando e pretendo fazer um livro de genealogia da minha família e preciso descobrir sobre esse sobrenome
      Isaiasbarboza@gmail.com

  60. sandra says:

    Sandra Martins mas o verdadeiro nome da familia é martinez . Família de ciganos sedentários vinda de Andaluzia na Espanha.

  61. Marcelo Luiz Martins ribeiro says:

    Gostaria de saber um pouco mais do meu antepassado, meus bisas são Antônio Martins e Blandina Martins e meus avós Walter Martins e Dolores Martins

  62. janaina martins says:

    ola… amei saber a origem e significado do meu sobrenome

  63. Jaqueline Martins says:

    Olá prazer em conhece-los meus irmãos!!

  64. Meu namo e gabriela martins Olá irmãos

  65. fabiano martins says:

    ola sou fabiano martins meu avo se chama manoel martins nunca tive a chance de conhece-lo sei q ele mora no ceara gostaria de saber das minhas raizes…………

  66. diogo says:

    me chamo Diogo da familia martins

  67. maria de lourdes says:

    Ola ! O meu avô materno chamava Antônio martin e minha avó eles moravam no interior de São Paulo minha mae chama aparecida martin ,grande parte da família mora em Mato grosso ,gostaria de saber se tenho parentes que são descendentes dos Martin de são Paulo !!1

  68. Fabiano Martins says:

    Olá Irmãos Martins!!! Me chamo Fabiano Bezerra Martins, sou filho de Antonio Vidal Martins e Raimunda Bezerra Martins, Avós Materno Antonio Cândido Bezerra e Francisca de Negreiros Bezerra; e avós Paternos: Raimundo Martins de Freitas e Clara Vidal Martins. Minha família é muito misturada com descendentes dela mesma, a maioria casara-se com primos etc, temos como patriarca principal Antonio Vidal de Negreiro Nascido em 1880. Somo do Ceará, mas a família espalhou-se por diversas partes dos País. Quem quiser entrar em contato : fabianomartins2003@gmail.com

  69. Maria Martins says:

    Olá irmãos!

    • Jessica Martins Ferreira says:

      Olá!
      Meu nome é Jessica Martins Ferreira, a muito tempo atrás procurava pela minha mãe que se chama ou se chamava Maria Martins. E fiquei encantada com a origem do nome.

  70. Tenho o meu sobrenome de familia de Silva Martins Brito, parte herdado de minha mãe e claro de meu Pai.

    Minha Mãe era nativa de Belem do Pará e de Nome: Maria Romano da Silva Martins, meu pai era do Estado do Ceará e de nome: Gerardo de Brito, o que originou o meu nome alguns anos depois de:
    Murilo da silva martins brito. Antes eu chamava-me Murilo da silva martins, esse motivo se deu por haver encontrado o meu Pai com 15 anos de idade e foi nesta data que ele acabou por dar-me seu sobrenome BRITO, tenho tambem uma irmã que atende pelo nome de Tania Maria da Silva Martins, nosso “Pai” nunca quiz dar o nome dele a ela, alegando fatores pessoais para mim e minha irmã sem fundamentos porem ele assim o fez e não pudemos contestar.

    De qualquer forma fico contente em saber que meu nome de Familia vem de tres Brasões distintos.

    Os Silva de Portugal
    Os Martins tambem de Portugal
    E os Brito tambem de Portugal

    Sendo assim mas do que nunca sou um legítimo Brasileiro de origens portuguesa o que muito me honrra.

    Se alguem neste site conhecer alguem da Familia silva martins de Belem,
    ou dos Brito do Ceará; e puder me informar agradeceria muito pois eu nunca vi nenhum deles nem tios, nem tias nem sobrinhos nem avós, e sequer tive a chance de ver a foto de minha mãe, ok fica aqui o apelo.

    Um grande e forte abraço a todos do site.

  71. luciana martins says:

    fico feliz por saber a origem de meu sobrenome.. mais fico triste por nao ser uma martins legitima… pois minha bisavó era india e ficou gravida soltrira ai um fazendeiro chamado henrique batista que morava em sao felixis pescador ai quando meu avó nasceu a mae dele morreu ai o fazendeiro o chamou de joao martins ….

  72. Meu avô se Chamava Francisco Martins era Espanhol e nasceu em um navio vindo para o Brasil em 1901 se não me engano, era casado com Maria Vieira uma portuguesa. minha família residia em Santos e São Vicente.

  73. gilson martins says:

    Eu me sinto ORGULHOSO de pertencer a esta FAMILIA, naquele seculo era o diminutivo do DEUS da GUERRA(MARTE) Se originou o MARTINS, deveria ser uma FAMILIA batalhadora e GUERREIRA por tanto seria CORAJOSA. Aqui em PERNAMBUCO os MARTINS são VALENTES. Mais eu sou Radialista aqui de ARCOVERDE. OBG

  74. Arie Martins says:

    Gostei muito de saber que a minha origem é de Portugal

  75. Que legal !!!
    Agora sei de onde surgiu o sobrenome da minha familia …

  76. É O SOBRENOME DA MINHA FAMILIA EU ACHEI O MAXIMO!!!

    • Olá tudo bem……meu nome é Carlos Martins. Não sei se vc conhece mas se poder faça sua Arvore Genealogica no site da MyHeritage.com.br assim as Arvóres são cruzadas pelo programa e te ajuda a encontrar parentes em comum………….

      • Claudia fernandes sampaio says:

        Procuro um homem chamado Luis Carlos martins Nao tenho muitas informaçoes sei que ele tinha irmas uma delas se chamava geralda martins e teve dois filhos uma das crianças se Chama iara o outro Nao Sei o none Luis teve um relacionamento de aproximadamente 4 anos com uma mulher que ele chamava de Sonia que è de Minas gerais de uma cidade q Chama varzea da palma isso foi por Volta do ano de 1975 a 1979 meu email claudiafsp98@gmail.com qualquer informaçoes por favor entren em contato obrigado

  77. Sobrenome portugues, considerado como patronimico( ou seja derivado do nome próprio do fundador desta familia) de Martim ou Martino, nome que vem do latim Martinici ou Martinus significando belicoso , alguns livros consideram este nome como sendo o diminutivo de Marte ( o deus da guerra). A rainha Da. Caterina, na memoridade de el-rei D. Sebastião, concedeu as armas (Brasão) deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560…

  78. Sobrenome portugues, considerado como patronimico( ou seja derivado do nome próprio do fundador desta familia) de Martim ou Martino, nome que vem do latim Martinici ou Martinus significando belicoso , alguns livros consideram este nome como sendo o diminutivo de Marte ( o deus da guerra). A rainha Da. Caterina, na memoridade de el-rei D. Sebastião, concedeu as armas (Brasão) deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560..

  79. Sobrenome portugues, considerado como patronimico( ou seja derivado do nome próprio do fundador desta familia) de Martim ou Martino, nome que vem do latim Martinici ou Martinus significando belicoso , alguns livros consideram este nome como sendo o diminutivo de Marte ( o deus da guerra). A rainha Da. Caterina, na memoridade de el-rei D. Sebastião, concedeu as armas (Brasão) deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560.

Deixe um comentário