Família Martinez

A família Martinez tem certa incidência entre o povo brasileiro, embora uma de suas variações faça mais sucesso por aqui. Confira abaixo a origem desse sobrenome, curiosidades e modelo de brasão dos Martinez.

O sobrenome Martinez, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Martinez

Este é um sobrenome de origem espanhola, considerado como um patronímico, por derivar do nome próprio do fundador da família. Este nome próprio, que por um acaso também é sobrenome em alguns casos, é Martins. Sendo assim, os filhos do senhor Martins passaram a adotar o sobrenome e disseminar entre seus descendentes.

O Martins, que deu origem ao Martinez é uma derivação Martim ou Martino. Ele tem sua origem do latim Martinici ou Martinus. Seu significado é guerreiro ou inclinado à guerra.

É possível encontrar registros que dizem que Martins seria um diminutivo de Marte, o Deus da Guerra.

Curiosidades

Pelo que foi registrado, a rainha da Espanha, na memoridade de el-rei D. Sebastião, concedeu o brasão deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560. Dessa forma, por essa informação, pode ser que seja possível o Martinez ser o original. Não se sabe ao certo o que veio primeiro.

Variantes do sobrenome Martinez

O sobrenome Martinez por si só já é uma derivação de Martins. Além desses, podemos encontrar variações como Martim e Martino. Estes também podem ser usados como nome próprio em alguns casos.

No Brasil dentre essas variações e o sobrenome que estamos tratando, o mais comum, com maior incidência é o Martins.

Brasão da Família Martinez

Por terem praticamente a mesma origem, o brasão da família Martinez e Martins são os mesmos. O brasão foi feito da seguinte maneira: cortado ao meio na horizontal. A primeira parte de preto com duas barras de ouro. A segunda parte constituída de ouro, com três flores-de-lis de púrpura, em pala. O timbre contém uma das mesmas flores-de-lis do escudo.

Devido à sua origem patronímica, é possível que se encontre outros modelos de brasões vindos de outras famílias. Esta é uma probabilidade válida e não faz um ser mais original, oficial que o outro.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

38 Comentários

  1. Marcella Martinez says:

    Muito interessante! Meu nome e sobrenome têm basicamente a mesma origem e significado!

  2. beto says:

    Bom dia .meu nome e.Jose r s martinez. meu avo veio para o brasil em 1910.ele tinha 12 anos. num navio chamado estrela. Minha biz avo se chamva Pacola Gonzalez Alcala.e meu biz avo. era Evangelista Martinez. chegarao no.porto de santos em 1910,

    • vanessa says:

      boa noite,me chamo Vanessa, que coincidencia, meu avo se chamava Manoel Martinez Gonzalez, sua mae Pacola Gonzalez Alcala e seu pai João Martinez, moravam em Santos no bairro Marape.

  3. Fabiano Martinez says:

    Meu avô nasceu em Almeria / Huércal-Overa , e moraram por muito tempo em São José do Rio Preto

    Mariano Martinez Fernandez

  4. Karen Fernades says:

    Mas o Brasil não foi habitado por estrangeiros, ele foi somente colonizado: habitado primeiramente por índios e colonizados pelos Portugueses.

  5. Lourdes Martins Spaciari says:

    Meu nome é Lourdes Martins, Meus avos vieram de Cádiz p- Espanha MInha avó era Joanna Martinez Cantalejo e meu avo Antonio Martin Perujo

  6. Valéria Ornelas Martins Gomes says:

    Meu nome é Valéria Ornelas Martins que deriva dos Martinez, meu bisavô se chamava Antonio Martinez Rodrigues, veio para o Brasil com sua esposa Pherfeuta Tascon, residiram em Purilândia.

  7. Jose says:

    Os Martínez estão espalhados por vários países como Argentina Eua Uruguay México Espanha Itália e até na França
    Se unirmos nossa família seremos uma nação étnica como os curdos no Oriente.

  8. Jose says:

    Meu nome espanhol é José Martinez Nogueira – o nogueira é por conta da minha mãe que não é de origem espanhola mas de judeus holandeses e alemães.

  9. Jose says:

    Vamos criar a nação Martinez

  10. Gabriela Martinez says:

    Nossa muito legal, quem sabe todos nós somos parentes!
    Moro no estado do Paraná, meus bisavós vieram da Espanha também.. Alguém aqui já tentou fazer a dupla cidadania? Se sim, quanto tempo demorou?

    • Jose says:

      Eu já consegui minha nacionalidade espanhola. Moro em Londrina e meus avós vieram da Espanha da cidade de Alora na Andaluzia – sul da Espanha

  11. Jose says:

    Que legal todos os Martinez e Martins poderão ter nacionalidade espanhola? eu já tenho, já estive na Espanha uma 20 vezes.

  12. MARCO TULIO MARTINEZ says:

    e meu avo ja morou no Rio de janeiro depois foi para Belo Horizonte

  13. MARCO TULIO MARTINEZ says:

    sou marco tulio martinez meu avo veio da espanha o nome dele matias martinez

  14. Rafael says:

    Legal o meu sobrenome é Gómez Martinez

  15. Diogo Marinez says:

    Cara, minha familia é tudo da regiao de São José do Rio Preto, tem uns la em Londrina também mas a maioria é de Catanduva, Pindorama, Santa Adélia

    • Luís Cláudio Martinez says:

      Olá Diego provavelmente somos parentes, sou nascido em Catanduva e meus avós e bisavós eram de Santa Adélia, meu bisavô se chamava
      Alfonso Martinez Martinez, meu avô José Martinez Navarro.
      Um abraço
      Luís Cláudio Martinez

    • Gleice Martinez says:

      Que bacana ! Sou de Catanduva…meu avô é Lazaro Martinez Ballestero…cujo nasceu em Santa adélia e foi para Marapoama… bisavós vieram de Cáceres …minha bisavó era Joaquina Martinez Ballestero…meu bisavô era Mateo Martinez

  16. Adrian Martinez says:

    Nossa que bacana um monte de Martinez aqui kkkkkkk sei que minha bisavó veio da Espanha para o Brasil

  17. Israel Machinez says:

    Será que meu sobrenome é derivado deste?

  18. Robiana Martinez says:

    Boa tarde pessoal, olha li todos os comentários e acho que somos parentes por que meus bisavós por parte da minha mãe tambem vieram da Espanha pro Brasi e vieram morar na cidade de São José do Rio Preto só que não sei o ano que vieram pro Brasil meu avô já falecido o nome dele era José Martinez Dias, eu adoro o meu sobrenome tenho 2 filhas que leva o meu sobrenome fiz questão de colocar….
    ABRACO!!!

  19. Alisson martinez says:

    Oi

  20. Maria Santos says:

    Boa tarde! Gostaria de saber se alguém conheceu ou tem algum parentesco com: Carlos Eduardo Fonseca Martínez e Maria do Carmo Fonseca Martínez, ambos eram casados viveram em Petrópolis Rio de Janeiro, século XVIII, tinham 2 filhos Larissa e Marco Antônio… Obrigada!

  21. otaviomartinez says:

    meu pai veio da espanha em 1936e desceu do navio groix em cascadura rj com ele veio 2 irmaõs oscar e prieto ,se alguem souber de algum parentesco entreem contato.f francisco martinez ymartinez, oscar martinez, prieto martinez natural de ponte vedra,vigo santa maria ok…..

    • Jefferson Alexandre Martinez says:

      Meu avô era de PonteVedra também. No dele era Manoel Martinez Rodrigues…só que veio pro Brasil antes de ir pra Guerra…

  22. Diogo Martinez says:

    ué meu avo se chama Diogo Martinez e também veio da espanha e ficou no brasil meu bisavó se eu nao me engano nunca veio para o brasil ..

  23. Agnaldo Martínez says:

    Olá, que legal, mês avós vieram de Murcia Espanha, se chamavam cristobal Martínez Gonzales e minha avó era Garcia Martínez , gostaria de saber se alguém aqui tem as mesmas raízes. Tenho os documentos originais que vieram da Espanha

    • Beatriz Feltrin Magosso says:

      Oii meu Bisavô se chama José Martinez, filho de José Martinez Bravo e Angelina Geleres Martinez. Minha família veio da Múrcia tbm meu tata veio para o Brasil com 1 ano apenas são 4 mulheres e 5 homens tbm tenho os documentos.

    • Ronaldo Martinez says:

      Meu avô tb veio de Múrcia na Espanha e se chamava Ricardo Conejero Martinez.

  24. jorge martinez says:

    meu bisavo chamava-se alonso martinez minha avo chamava-se salustiana avila martinez meus bisavos vieram da espanha para a cidade de pinheiro machado no rio grande do sul hoje sou o ultimo a carregar o sobrenome martinez pois meu filho nao leva o martinez no nome

  25. margarethi says:

    gostaria de entrar em contato meu era o josé bassalo martinez

    • jorge martinez says:

      margarethi meu bisavo chamava-se alonso martinez e veio da espanha segundo li ha um tempo atras em uma livraria em livro sobre as origens dos sobrenomes era da regiao da andaluzia que hoje e a regiao basca da espanha e veio para pinheiro machado no rs , na argentina tem muitos martinez que provavelmente tenha algum parentesco com nos

    • Mariana says:

      O meu também. MEU BISAVÔ.

  26. Tainara Martinez says:

    Meu bisavó era Martinez da Espanha .

    • jorge martinez says:

      tainara temos algo em comum carregamos o mesmo sobrenome e possivelmente sejamos parente mesmo que distante pois a minha familia por parte de mae veio da espanha no seculo 19 e se estabeleçeu em pinheiro machado rs ja fiz contato atraves da internet com outras pessoas com o mesmo sobrenome e legal descobrir esses elos familiares perdidos no tempo

  27. claudio says:

    não é martins, e sim martin

Deixe um comentário