Família Marinho (a)

Os imigrantes portugueses trouxeram ao Brasil diversos sobrenomes. O sobrenome marinho assim como tantos outros chegou ao Brasil através de famílias de imigrantes vindos de Portugal. E posteriormente tornou-se uma família bastante reconhecida.

O sobrenome Marinho (a), assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Marinho

O país de origem do sobrenome Marinho é Portugal. Este sobrenome é classificado como toponímico, ou seja, faz referência de espaços físicos ou geográficos. Marinho é a forma popular do latim Marinus, que significa mar ou o que vem do mar (marinho, marítimo).

Curiosidades

Há registros de que a família Marinho é umas das famílias mais antigas da península Ibérica. Uma das famílias Marinho procedeu de Galiza (Galicia) através de um cavaleiro medieval conhecido como D. João Forjaz Marinho que viveu em um solar na freguesia de São Martinho de Alvaredo, denominada Torre dos Marinhos na terra de Valadares que fica próximo a Galicia onde exerceu o cargo de governador.

Variantes do sobrenome Marinho

Foram encontradas três variantes para o sobrenome Marinho. São elas: Marinho, Marinha, Marino. No Brasil a variação mais comum de encontrar é Marinho, diferente de países de língua espanhola onde a variante Marino é mais comum e mais usada. Apesar de maneiras diferentes na grafia, todos esses sobrenomes possuem as mesmas origens.

Brasão da Família Marinho

Foram encontrados mais de um brasão de armas relacionadas ao sobrenome da família Marinho. Um dos brasões encontrado é constituído por três cores: Azul, prata e amarelo. Trata-se de um escudo prata, com quatros faixas em azul. As faixas em azul tem aspecto de ondas do mar que pode ser uma referência a origem do sobrenome. Na parte superior do escudo encontra-se uma sereia prata dentro de um campo azul escuro. No timbre, uma armadura usada por cavaleiros para proteção pessoal.

Outro brasão relacionado a esta família é feito de um escudo verde em um tom bem chamativo, com cinco flores-de-lis ao centro. No timbre também se encontra uma armadura prata.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

36 Comentários

  1. Elaine says:

    Se vc faz parte dessa familia .
    Antonio Luiz Marinho filhos
    Sebastião Marinho da Silva
    Benedito luiz Marinho
    Antonio Marinho Filho
    Domingos Marinho
    Dorvalina Marinho

    Todos casados em Candido Mota SP

  2. Ricardo says:

    ou Ricardo F Marinho

  3. Gabrielle Barbosa Marinho says:

    Sou de SP e me chamo Gabrielle Babosa Marinho, Minha Vó se chama Célia Marinho(Esqueci o nome do meio).
    Tenho familia no Nordeste, SP…

  4. vera marinho says:

    Eu chamo-me Vera Marinho e sou de Portugal, de uma pequena cidade chamada Viana do Castelo. Gosto imenso de pesquisar sobre os Marinhos e achei este site muito interessante.
    Cuprimentos para todos os Marinhos

  5. Bruna Oliveira says:

    Olá, Me Chamo Bruna Estou A Procura De Familiares De José Marinho Ferreira Com O Sobre Nome “Marinho Ferreira” Natural De Cabaceiras Na Paraíba. Registrado Em Barra De Santana, Ele Foi Casado Duas Vezes No Primeiro Eu Lembro Do Nome De Dois Filhos: Brígida E Jorge A Segunda Esposa De José Marinho Chamava- Se Maria Leonida Da Conceição Vieram Embora Para Pernambuco A Muitos Anos E Nunca Mas Tivemos Contato Com Os Parentes Na Paraíba.
    Meu Avô Que Também Se Chamava José Marinho Ferreira (Já falecido Com 90 Anos E 5 meses Em Tabira- PE) Falava Muito dos parentes, Mudaram Para São José Do Egito e Tuparetama – PE Tiveram Vários Filhos.. Provavelmente Dessa Família Só Estão Vivos Netos e Bisnetos Mas Não Sei Dizer Seus Sobrenomes.
    Preciso Realizar O Sonho Do Meu Pai De Reencontrar A Família Que A Muitos Anos Não Tem Notícias pois Ele dejesa Muito Visitar A Cidade Do Meu Avô (Cabaceiras- PB).
    Se Souberem De Alguma Notícia, Ou Se Endentificamos Entre Em Contato: WhatsApp: (087) 9 9150-6790
    “NOMES DOS FAMILIARES”
    -Bisavô: José Marinho Ferreira
    – Avô: José Marinho Ferreira
    – minha Bisavô: Maria Leônida Da Conceição(Era Morena De Olhos Claros, Acredito Que Já Seja Falecida A Muitos Anos)

    • Fernanda says:

      olá, meu sobrenome também é marinho, e meus familiares são da Paraíba, atualmente boa parte reside no Rio de Janeiro, o meu avô chamava-se José Batista Marinho.

  6. Camila Branco says:

    Ah, esqueci de falar que a familia Marinho chegou até aqui em Alagoas.
    Por parte de pai já chegaram aqui, mas é uma pena que eu e meu irmão não pegamos esse sobrenome, e mesmo se pegássemos não iriamos ficar pois sairia no casamento..

  7. Camila Branco says:

    Meu pai tem o sobrenome MARINHO, infelizmente eu acabei não pegando o sobrenome dele..

  8. Mateus Marinho says:

    Sou do Ceara e a família Marinho aqui é imensa.

  9. Eder Marinho says:

    Boa noite a todos os Marinhos, seguei um site de minha criação só da Família Marinho, visitem:

    familiamarinho1.xpg.com.br

  10. Luciano Gomes Marinho says:

    Boa noite me chamo Luciano Gomes Marinho por parte de Pai Valmir Marinho meu avô era Adão Marinho (ambos falecidos) Nasci na região Sul do estado do ES. Atualmente moro em São Paulo – SP.

  11. SOU DA FAMILIA MARINHO DESCENTE DE JOSINO MARINHO DOS SANTOS BRUMADO BAHIA E TENHA MUITO PARENTES A MAIORIA MORAM NO INTERIOR DE SAO PAULO

  12. Carlos Eduardo marinho says:

    O meu nome também é marinho Carlos Eduardo marinho dos Santos vem do meu pai ! Não é a toa que sou comandos anfíbios tem a ver com a origem.

  13. idalucia says:

    Ronaldo Marinho, vc mandou bem no seu recado para o cabeção kkkk….sou Marinho também, com muito orgulho! E com brasão da família!

  14. Alex Silva Marinho says:

    Meu nome é Alex Silva Marinho, o Marinho vem da família do meu pai João Batista Marinho, meu avô Antonio Marinho, e outros Marinhos vindo do estado da Paraíba…

  15. Geovânia Marinho says:

    Tenho família de Marinho por todo lugar, SP, RJ, FORTALEZA, interior do Ceará, Maranhão, Paraná, no Maranhão e Ceará uma grande quantidade.

  16. Meu sobrenome vêm do meu bisavô era um Marinho e meu vô Francisco Marinho ao registrar os filhos houve um erro ortográfico ficou Marino nos registros dos filhos. A família é uma parte Marino e outra Marinho. Creio q todos Marinhos são parentes.

  17. ana cristina marinho says:

    perfeito sou ana cristina marinho moro em fortaleza -ce sou marinho por parte de minha mãe!

  18. Washington says:

    Olá. Minha avó tem o sobrenome Maciel Marinho, e ela vem do Maranhão e reside atualmente no Pará. Alguem tem informações sobre a famiilia Marinho no Maranhão? meu contato. Tom Neves = 91 98174-3570 esterdiem@gmail.com

  19. Diones says:

    Olá! Não conheço parentes por parte do meu avô Anselmo Marinho de Goiás , quem souber alguma coisas me informe, obrigado!!!

  20. SOLANGE MARINHO MAGALHÃES says:

    Oie eu sou da familia Marinho, e meus parentes são do Paraná, meu sobrenome Marinho vem do meu avó Pedro Luiz Marinho, que era alagoano.

  21. Gilberto Marinho says:

    Muito legal ficar sabendo destas origens

  22. Margarida Marinho says:

    Meus antepassados são origem do Norte de Portugal Alijó Sanfins do Douro-Vila Real, Peso da Régua, Vila Nova de Gaia – Candal, muitos Marinhos existem em Portugal

  23. salete says:

    Muito interessante muito relevante a informação! Salete Marinho. interessante é que em Morretes -PR de onde vem a origem de meu pai Isaias Marinho, la ficou conhecido e é conhecido como morro dos marinhos! os Marinhos formaram uma vila ! em Portugal Torre! muito bacana

  24. na verdade marinho vem de homens que navegavam mas os homens destinados a ir nadando desemcalhar o barca faziam parte de um brasao chamado marinhos.
    e tem mais uma hipotese,a hipotese muito bizarra de que uma mulher acasalou com um homen marinho e sairao alguns homens e alguns monstros mas todos conseguiam viver debaixo da agua e na terra e o nome daquela raça foi dado como humanos monstrinos e o sobrenome que eles ganharam era marinho por sua habilidade de respirar em solo e em liguido

    • Ronaldo Marinho says:

      Já vi que você está muito enganado Cabecao sobre a origem do meu nome. Você não percebeu que temos vários ‘ brasões ?’_ isto prova a riqueza nas nossas origens “mandam muito” inclusive existe Marinho na Força Aérea.Nem por isso nós somos araújo. Senão seríamos:marujo,entendeu!

    • Margarida Marinho says:

      só se for a sua Familia Rodrigo Jose dos Santos,que sejam monstros e vivam debaixo de água, você nem é Marinho, não venha para aqui brincar com as pessoas, por favor, tenha respeito !!!!

    • Rodrigo Amorim Marinho says:

      hahahaha……….pareceu o Fantastico mundo de Boby! Da pra escrever um livro melhor q o Harry Potter

Deixe um comentário