Família Marçal

Muitos são os sobrenomes registrados no Brasil. Mas se você pensa que eles são originalmente brasileiros, e aí que você se engana.

Como sabemos, a nossa terra foi colonizada pelos portugueses, que ao fixarem moradia aqui, trouxeram seus familiares. Sendo assim, estes estrangeiros formaram família no país, passando a povoar a região e popularizar seus sobrenomes.

A maioria das alcunhas presentes no Brasil é de origem europeia: Sobrenomes portugueses, espanhóis, franceses e italianos; são só alguns exemplos.

Origem da Família Marçal

O sobrenome Marçal foi originário do nobre britânico Dom James Marshall, que mudou-se para Lisboa, Portugal.

Morando em um novo país, o Dom James Marshall constituiu família e seus filhos, adotaram o sobrenome do pai, mas adaptado para a língua portuguesa, “Marçal”. Nasce assim a alcunha Marçal.

O novo sobrenome deu início a uma geração. Podemos citar por exemplo como membro da família Marçal, o cavalheiro Ataíde Marçal.

Etimologicamente falando, o sobrenome Marçal tem como significado no idioma latim “guerreiro marcial”.

Curiosidades

O país com o maior número de membros da família Marçal é o Brasil, devido o fato de a nação ter sido colonizada pelos portugueses. Atualmente, há aproximadamente 30.495 indivíduos registrados no país.

O país de origem do sobrenome, Portugal, está em terceiro lugar, com 1.718 membros familiares.

A alcunha também possui bastante popularidade no Timor-Leste (que está em segundo lugar, com 4.032 registros Marçal), Estados Unidos, França, Indonésia, África do Sul e Espanha.

Variantes do sobrenome Marçal

As variantes da alcunha Marçal mais populares pelo mundo são os sobrenomes: Marshall, Marçalo, Margal, Markal, Marçall e Marçola.

Brasão da Família Marçal

O brasão da família Marçal tem como principais cores o vermelho, o prata e o dourado. O escudo se decompõe em quatro divisórias.

A primeira e q quarta divisória possuem o fundo prateado. Em seus centros há a figura de um leão vermelho, com uma coroa de ouro na cabeça.

Já a segunda e terceira divisória do escudo possuem o fundo vermelho. No centro de cada uma das divisórias há a estampa de uma asa de ouro. Esta asa possui uma mão, que segura firmemente uma espada.

Vejo o brasão da Família Marçal:

http://1.bp.blogspot.com/-Mu-h5QlYbuE/Td7kVTBKl3I/AAAAAAAAD9o/w_HjR8MN5-c/s1600/marcal.jpg



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário