Família Maia

A família Maia é reconhecida no Brasil, porém não é uma família popular como algumas outras famílias vindas de Portugal. O sobrenome Maia pode ter sido inspirado no nome de uma Deusa e traz uma curiosidade bem interessante. Veja logo abaixo algumas informações sobre os Maia.

O sobrenome Maia, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Maia

O sobrenome Maia é de origem portuguesa. Ele é classificado como toponímico, pois a origem deste sobrenome está ligada a uma região de Portugal. Maia se estendia quase por todo o Norte da atual Portugal. Essa região hoje é apenas um pequeno município de Portugal. Alguns historiadores acreditam que Maia já era usado como sobrenome por habitantes desta região antes mesmo da própria fundação do país de Portugal.

Há registros de outra história para o surgimento deste sobrenome. Ele também pode ter sido inspirado no nome de uma Deusa. Maia, que na mitologia Grega é uma deusa pleidiana, uma das sete filhas de Atlas e Plêione. Na história de Roma, Maia Maiestas é considerada a deusa da fecundidade, da projeção da energia vital e deusa da primavera.

Curiosidades

Em Portugal existe uma planta muito comum que se chama Maia. Esta planta é considerada por algumas pessoas com uma erva daninha, nasce espontaneamente em local em momentos indesejados e pode interferir de forma negativa na agricultura. Nos Estados Unidos a palavra “Erva Daninha” (Weed) está quase sempre relacionada com a maconha. Seu uso traria danos, algo análogo ao prejuízo pela proliferação das ervas.

Variantes do sobrenome Maia

As duas grafias mais reconhecidas são: Maia e Maya. O mais comum encontrar Maia, provavelmente por estar mais próximo e relacionado à origem do sobrenome.

Brasão da Família Maia

Foram encontrados vários brasões desta família. Isso se dá pelo fato de algumas famílias criarem a sua própria identidade. Os brasões observados possuem na maioria as mesmas características.

O brasão é constituído por três cores: vermelho, amarelo e preto. Ele tem o fundo vermelho com uma águia estendida de preto e realçada com ouro. Também se encontra uma águia amarela com pingos em preto. No timbre do brasão tem-se uma armadura, geralmente utilizada por guerreiros e cavalheiros para proteção pessoal.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

93 Comentários

  1. Alexandra says:

    O tataravô do meu marido era português e se chamava Vicente Gomes Maia. Alguém da família Gomes Maia em São Paulo???

  2. Sergio maia says:

    Francisco Nunes Maia e Jacy torres Maia são meus avós !!! — Porto Alegre/ R S

  3. IRALDO MAIA says:

    FICO MUITO FELIZ EM DEPARAR COM TANTAS HISTÓRIAS, RELACIONADAS AO NOSSO GRANDIOSO SOBRENOME: “MAIA”. AINDA ESTOU À PROCURA DE INDÍCIOS DE ENCONTRAR PARENTES.

  4. Marcos Maia says:

    É só estudar-mos um pouco mais sobre os Maias para saber montar essa árvore com uma só família que é a “nossa” mas são poucas as pessoas que se importam com esse assunto,mas de acordo com a História dos Maias e o que eu estudei sobre minha família todas as pessoas que têm o sobrenome Maia faz parte da mesma família,isso no Brasil não sei fora,deve ser também e essa família é portuguesa.

  5. artur pereira says:

    Gente meu bisavô é Luduvico MAIA… alguém tem alguma noticia ?

  6. Tarcísio Maia says:

    Tenho um tio falecido Raimundo Nonato Maia, filho de José Versosa Maia e Rita Sales Maia têm vários filhos homem, só me lembro do nome de um Aderaldo de Brito Maia mora em são Paulo. Luis Versosa Maia (falecido) em são Paulo. Tem mais uma tia Elisa Versosa Maia casada com Paulino de (bom princípio).

  7. Tarcísio Maia says:

    Olá pessoal , estamos procurando as raízes, vejam só: meu avô é José Versosa Maia, minha avó é Rita Sales Maia, não sei de onde são, ajude-nos a formar esta árvore.

  8. Francisca Augusta da Silva says:

    Olá Pessoal! Ana Lúcia Maia Ricci,favor entrar em contato comigo,preciso saber o nome dos pais de João da Silva Maia , data nascimento e falecimento e localidade onde nasceram e faleceram.Preciso tbém da data de nascimento e falecimento de João da Silva Maia e de sua esposa e localidade onde nasceram e morreram.Tel watsap 997 o4 8484 e 03131 35313897.
    E-MAIL franescritora@gmail.com
    Obrigada.

  9. Alexander Maia de Oliveira says:

    Sou ALEXANDER MAIA DE OLIVEIRA, filho de FRANCISCO MAIA DE OLIVEIRA, nascido em Areia Branca , RN. Carrego dois sobrenome Português : Um de origem Judia ( Oliveira)e o outro de Portugua ( Maia).

  10. Edinalva Maia Brasil says:

    ola sou Edinalva Maia Brasil,minha familia MAIA e do rio grande do norte,gostaria de encontrar parentes,por favor me add no facebook pra conversarmos e descobrimos nossas origens

  11. Aronita da Silva Maia says:

    Aronita Maia ,Sou de Oliveira dos Brejinhos , e Meu bisavô Sergio veio de Portugal !

  12. Marcos da maia says:

    Sou Marcos da maia nascido em Sto Antonio. Paraná….tem alguma diferença entre (maia) é (da maia) ???

  13. Marinaldo Lopes Maia júnior says:

    Sou filho de Marinaldo Lopes Maia, meu avô era Arthur Pereira Maia e meu bisavô era Antônio Pereira Maia. Sou de Senhor do Bonfim região norte da Bahia, aqui nessa região temos centenas de Maias.

  14. tarcisio says:

    Sou Tarcisio Maia da Costa, de Fortaleza, meu Maia vem do Aracati -CE
    Procuro parentes do meu avô conhecido como VICENTE MANDUCA que saiu do Ceará, provavelmente para o Acre, há cerca de 70 anos

  15. ROSELI ROCHA says:

    Procuro descendentes da família Maia de São Felix- Bahia.
    Minha avó se chamava Baldumira Maia. Quando se casou com o meu avô Francisco Pereira Rocha, mudou-se para Salvador e depois veio para o RJ.

  16. ola meu nome é jose maicom maia Cavalcante sou da família maia da região norte (amazonas) Manaus, Itamaraty-am

    • Michel says:

      Olá sou Michel Plattinni Alexandre bongart de Oliveira maia…
      Filho de Lázaro Lopes maia.
      Neto Graciliano maia…Não sei o sobrenome dá parte da mãe

      Manaus _ Amazonas

      • Michel says:

        Não tenho contato nenhum com a família maia…e meu avô morreu qnd nasci.. quem souber de de alguma história da família maia no Amazonas..Favor mandar um e mail

  17. Dejanira lima says:

    Ola eu sou Dejanira Lima Neta de Lorival Maia Lima nascido no Crato Ceara Meu Pai SE chama Ailton Maia Lima Nascido Rio de Janeiro Minha avo SE chamava Dejanira santos Lima . Meu avo Lorival sempre boa contou a estoria que a nossa familia e de Origem portuguesa e Em casa temos Esse quadro com o brasao SE alguem for de Minha familia Meu email mrsdavis1115@gmail.com eu Moro em Los Angeles CA

  18. Francisca Augusta da Silva says:

    Estou procurado dados da família de minha avó Ferreira,Maia.Encontrei um tio da minha bisavó ,João da Silva Maia,fundador da cidade de São Sebastião do Rio Prêto ,ele foi Bandeirante,penso que a origem dele é de Portugal.Ele não nasceu em São Sebastião do Rio PRÊTO MG.Eu estou montando a minha árvore genealógica.Na Bíblia consta a genealogia de jesus Cristo,tem um propósito, a genealogia franescritora@gmail.com

    • Marcio says:

      Sou da familia Ferreira Maia. Meu bisavô, José Candido Ferreira Maia nasceu em Ferros MG. Acredito que os maias de Sao Sebastião se uniram aos Ferreiras de Ferros.

      • Francisca Augusta da Silva says:

        Estudei em Ferros,MG.Sou da família Ferreira Maia de São Sebastião do Rio PRETO Mg.Ferreira Maia é por parte da minha avó materna.Pode me ajudar .João da Silva Maia ,seu tio ,foi o fundador da cidade de São Sebastião,procuro data de nascimento e falecimento.Contato :franescritora@gmail.com

  19. Francisca Augusta da Silva says:

    Sou de uma única igreja na terra,que aconselha fazer a genealogia,saber dos nomes dos nossos antepassados ,data de nascimento e falecimento ,e isso tem um grande propósito para o Senhor.Na Bíblia consta a genealogia de JESUS CRISTO.O TIO DA MINHA BISAVÓ FOI O FUNDADOR DA CIDADE,ONDE EU NASCI,O SR.JOÃO DA SILVA MAIA.
    Eu nasci em são Sebastião do Rio Prêto,MG.A minha avó se chamava Sebastiana Ferreira da Silva.Portanto procuro pela família Ferreira , MaiA,Augusto e Almeida.Meu e-mail é franescritora@gmail.com

  20. Tiago Magalhães says:

    o meu sobrenome não é Maia mas vivo na Maia em Portugal! engraçado ver muita gente com esse nome no Brasil. Algumas pessoas aqui tem o sobrenome Maia e vivem na Maia hahaha

  21. Rosiane Pacheco says:

    Olá pessoal. Meu nome é Rosiane Pacheco da Silva Maia sou de Itaguaí-Rj nome do meu pai José Carlos de Avila Maia e meu avô Jorge Marinho Maia.

  22. a Ex Familia Maia de Minha Mae Falecida Idalia Maia Matsuda e do Crato Ceara

  23. Vitor gusmao says:

    Vitor Amares Gusmao Maia Lemos nascido em Teresopolis RJ, moro em Campos dos Goytacazes, filho de Carlos Vitor Maia Lemos, Carioca e neto de Neusa Maia Lemos se não me engano nascida no RS e-mail vitorgusmaofitness@hotmail.com estou montando a árvore da minha família Amares e pretendo buscar de todas incluindo as que não foram passadas até minha geração, vamos entrar em contato.

  24. jacson maia says:

    meu nome e jacson alves da maia , familia de joinville sc meus pais sao de porto alegre

    • Jean de Borba says:

      Olá Jacson, qual é o nome do seu avô?

    • Jean de Borba says:

      Alguém tem informações sobre a família Alves da Maia? Parece-me que vieram do Rio Grande Sul/ Sapucaia. O nome do meu bisavô era Basilio Alves da Maia.

      • Bruno Inácio da Maia says:

        Jean e Jacson, meu nome é Bruno Inácio da Maia, meu avó José Máximo da Maia e meu bisavó Ignácio Alves da Maia – Família de Joinville – SC
        EStou tentando também descobrir as origens….

  25. Livio Maia says:

    Sou Livio Maia nascido Catole do Rocha neto de Lauro maia e santa maia. Acredito q a Paraíba e o berço da família maia onde temos centenas de parente. Meu e-mail liviomaia@hotmail.com

    • Gustavo Maia says:

      ola, sou gustavo fernandes maia e sou de catole do rocha. meu pai juarez raimundo maia e seus pais manoel raimundo de brito e sua mae severina de medeiros maia, ambos de jardim de piranhas RN. acreditamos que o patriarca da familia maia aqui no sertao foi antonio rodrigues dos santos, o qual tenho ate uma foto. ja ouviu falar?

  26. Marcio Maia says:

    Sou da Família Maia aqui de Recife. No Site https://familysearch.org/ podemos encontrar muitos MAIA.

  27. Nina de Carvalho Maia says:

    Meu tio bisavô, Vicente Maia, escreveu um livro sobre nossa família, se não me engano se chama Memórias

  28. dani Maia says:

    Também sou uma maia e procuro minhas origens. meu avô nasceu em aracati/ce e veio ainda muito jovem morar no Maranhão. seu nome era Raimundo Rebouças Maia. tenho poucas informações, mas espero que possa ajudar em algo

  29. Elza Alice Feliz Maia says:

    Elza Alice Felix Maia, procuro parentes sou filha de Celso Felix Maia e Neta de Clarindo Felix da silva e de Maria Arisnete Maia

  30. Cátia maia says:

    Mais um Maia a que hehehe será que somos todos parentes ??

  31. Sou Brigida Maia. Sou de Russas, Ce. Moro em Fortaleza. Sou casada com um primo (Gerardo Matos) que também é Maia, embora tenha levado o nome do pai. Procuro saber como chegamos ao Brasil. e onde se encontram meus patrícios.

  32. RONIERICK THAIAN CANDIDO MAIA says:

    Sou do Ceará, O meu avó pai do meu pai é Lazaro Mendes Maia. Algum Mendes Maia ai pode ser meu parente distante.. Heheh

    • O nome do meu pai é Manoel Mendes Maia, filho de Rosa Mendes e Miguel Arcanjo Maia. Meu pai é natural de Crateús-CE, ele ja tem 80 anos e não conheço nenhum parente dele, moro em barra do corda MA

  33. KMaia says:

    To cheia de primos antigos aqui kkk

  34. Justine da Silva Maia says:

    Herdei o sobrenome da família do meu pai, bom saber sobre a origem. Santiago/RS

  35. Jeronimo Maia says:

    Meu Nome Jeronimo Ramos Maia , o pai do meu pai Jeronimo da França Maia de Cruz das Almas , Bahia .

  36. Magda Maia says:

    Olá me chamo Magda Maia Silva sou de Minas Gerais, meu avô q já faleceu quando minha avó estava grávida da minha mãe chamava Antônio Florêncio Maia e minha avó Ana Gomes de Jesus , daí já não sei de mais nada se alguém se identificar

  37. Rozelene Barroso Siqueira says:

    Meu nome de solteira é Rozelene Maia Barroso o Barroso é do meu pai. sou filha de amenahida maia Barroso Neta de Joaquim Gonçalves Maia
    Neto – Cachoeiras de Macacu- Rj

    • Ana Lucia Maia Ricci says:

      Rozelene, vc sabe se o nome da mulher de Joaquim Gonçalves Maia era Candida Maria de Jesus? se for somos parente e trocaremos informações.

  38. Roberto da Silva Maia says:

    Descobri que meu bisavô chamava-se Joaquim Ferreira Maia, meu avô Jose Ferreira Maia, nascido em Mendes RJ, minha bisavó Saturna Fernandes de Gurito, tenho um Tio que foi administrador do Hospital de Mendes RJ chamado Francisco Maia.

  39. Célia Maria maia says:

    Oi, algum maia do nordeste do Brasil ( Maranhão)?

  40. Ana_Maia says:

    Oieee! Eu sou Ana, tbm tenho sobrenome Maia, pelo que sei minha bisavó e meu bisavô eram portugueses. Eu não sei se isso è verdade mais minha mãe e muitas outras pessoas dizem que sangue de português é azul (tipo, tem pintinhas azuis) mas teve uma vez que fui tirar sangue ele estava roxo! Isso é muito legal! Alguem me diz se mais alguem aqui tbm tem o sangue assim?

  41. Ana Lucia Maia Ricci says:

    Aos Maia presente, em um comentário acima, deixei os nomes de meu pai ao meu bisavo, agora vou colocar os nomes de meus tios, irmãos de meu pai. São eles: Sebastião da Silva Maia, Pedro da Silva Maia, Expedito da Silva Maia, João da Silva Maia e meu pai Vicente da Silva Maia. Acredito ter muitos primos espalhados pelo Brasil que não conheço, se algum de vcs ler isto entre em contato.

  42. César Alves Maia says:

    Olá! meus parentes maia. meu nome é César Maia- Martins-RN,meu pai José maia, avô: Possidônio José Maia, bisavô: Raimundo José Maia,de Alto Santo – CE daí pra trás desconheço,gostaria de mais informações sobre meus familiares antes do meu bisavô.

    • ROBERTO DA SILVA MAIA says:

      Queridos parentes, amigos enfim, sou um Maia legítimo, meu Pai Roberto Ferreira Maia, meu avô José Ferreira Maia, familia veio de Portugal e se estabeleceu na região de Vassouras, Mendes, Paulo de Frontin, antiga Rodeio, região cafeeira, gostaria muito de conhecer meus descendentes, segue meu email maia8.rm.rm@gmail.com
      Eu me chamo Roberto da Silva Maia.

    • SALIZETE MAIA VIEIRA says:

      Salizete Maia Vieira

      A família da mãe é de toda do RN. Minha mãe Antonia Barbosa Maia, Emilia Barbosa Maia,
      Joanita Barbosa Maia, Francisca Barbosa Maia (eram todas irmãs), pai Eliutério Barbosa
      Maia e mãe Ana Ferreira Maia, são minha mãe, minhas tias e meus avós.
      Meus irmãos: Maria Salete Maia, Genival Barbosa Maia e Gilson Maia Vieira.
      Moramos em São Gonçalo no RJ – Não conhecemos parentes nenhum, como a maioria dos
      nordestinos morrem e não retornam a sua origem

  43. Leonardo Faria says:

    Meu avô: Expedito Maia, meu bisavô: José Maia.

  44. Lucas Olíbio Maia says:

    Maias de SC, vocês devem ter o mesmo descendente meu eles vieram da ilha da madeira em 1700 se estabeleceram naIilha do Desterro, atual Florianópolis. Meu avô se chamava Oswald Estanislav Maia ele era filho de português e uma russa espero ter ajudado. Lembrando que meu avô tinha 9 irmãos se você é de Florianópolis ou região possivelmente e meu parente.

  45. JOSÉ MAIA says:

    SOU JOSÉ DA SILVA MAIA….MESMO NOME DE MEU AVÔ (ANTES DE SE CASAR ELE SE CHAMAVA JOSÉ LOURENÇO MAIA)…MEU BISAVÔ PATERNO CHAMAVA-SE SATILDES DA SILVA MAIA….DAÍ PRA TRÁS NÃO SEI MAIS OS NOMES DE PARENTES ANTECEDENTES NA LINHAGEM DESSE SOBRENOME….TIOS AVÓS: JOÃO MAIA, MARIA DAS DORES MAIA, SADI MAIA, SEBASTIÃO MAIA….MEUS TIOS E TIAS PATERNOS COM O SOBRENOME MAIA: DARCI DA SILVA MAIA, MOACIR DA SILVA MAIA. NADIR DA SILVA MAIA, CANDIDA DA SILVA MAIA E CLARITA DA SILVA MAIA…PRIMOS E PRIMAS MARIA DA SILVA MAIA, WESLEY MAIA GLÓRIA, WIRLA MAIA GLÓRIA…..BASICAMENTE ESSES SÃO ALGUNS DOS PARENTES QUE CONHEÇO COM O MESMO SOBRENOME MEU…NASCI NA CIDADE DE BRAÚNAS MG, ATUALMENTE MORO EM IPATINGA MG….AS CIDADES CIRCUNVIZINHAS TAMBÉM EXISTEM PARENTES MEUS DE MESMO SOBRENOME…..GUANHÃES, VIRGINÓPOLES, SABINÓPOLES, SÃO JOÃO EVANGELISTA, DOM JOAQUIM, CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO. (TODAS DE MINAS GERAIS) ETC…MEU SOBRENOME MATERNO É GONÇALVES….MEU AVÔ JOSÉ GONÇALVES COUTO…TIOS: ANTONIO GONÇALVES COUTO, GERALDO GONÇALVES COUTO;;…..

  46. ANTONIO JOSE OLIVEIRA MAIA says:

    Sou Antônio Jose Oliveira Maia , nascido em Uberaba MG , meu pai chamava-se Jose Augusto Maia , era da região de Roças novas/Caeté/MG , e minha mãe sempre falou
    que tinha conhecido apenas um irmão do meu pai chamado Moacir Maia , residia em
    Belo Horizonte/MG em meados de 1970.

  47. Ana Lucia Maia Ricci says:

    Estou tentando fazer a arvore genealógica de minha família. Já possuo alguns nomes ex: meu pai Vicente Maia meus avós paternos são João da Silva Maia e de Luciana Alypia de Arantes.Meus bisavós paternos são Joaquim Gonçalves e Candida Maria de Jesus. Se alguem tiver alguma informação sobre eles por favor entre em contato

  48. Aline Maia says:

    Sou do interior de Santa Catarina, o nome veio do meu avô materno Alceu Alves Maia.

    • Lucas Olíbio Maia says:

      Lucas Olíbio Maia sou de Ítajai SC. Meu sobrenome é herança de meu avô Oswald Estanislav Maia. Ele descendia de portugueses e russos espero ter ajudado.

  49. Cynthia da maia says:

    Não sei se meu sobrenome de encaixa, pois ele tem o “da” na frente, A principio minha família é de origem indígena com o sobrenome Maia.

  50. Antônio gene maia says:

    Caros parentes somos descendentes dos portugueses. Mas no Brasil as nossas origens vem da cidade de Catole do rocha PB.depois migraram para todas regiões do Brasil.

    • DANILO LEITE MAIA says:

      A origem da minha família também vem de catole do rocha PB, meu tataravô saiu de lá foi para Amazônia e depois voltou para o município de Lavras.

  51. Nayara Julien Maia says:

    Muito bom saber a origem do nome da minha família, eu herdei o sobrenome do meu avô.

  52. Alessandra says:

    Alguém sabe falar de Félix Maia veio para o Brasil com o seu irmão Francisco Maia, do Sul de Minas???

  53. Jose da Paixao Diniz Maia says:

    Sou da familia Maia q veio de Portugal p Minas Gerais e foi responsável pela construçao de igrejas em Minas Gerais região de Brumadinho.o que sei da família é que vieram vários familiares de portugal e se alocaram em capitanias hereditárias desde os idos de 1629 ao longo de todo o Brasil espdciamente o Nordeste, Sao Paulo e Minas!Tudo com o objetivo de colonização!

  54. A família Maia tem sua origem,em parte,na cidade do Porto(terra da Maia),mas é importante
    ver um site sobre essa família ,ou seja,intitulada House of Maya,Lords Troffa,no Google.

  55. iraldo maia says:

    Olá a todos. Meu nome é iraldo maia, sou de taguatinga Df. Mas atualmente moro em Nova Crixas Goiás. o sobrenome maia, meu veio do meu avô, ele é de Crato no Ceará.

  56. Mateus Maia says:

    Bom dia, pessoal. Sou de Brasília filho de Maria Maia acreana filha de Milton Maia e sobrinha do senador Mário Maia, tanto Milton como Mario eram do Rio Grande do Norte, queria saber um pouco da história da migração do RN para o Acre, os motivos e quem ficou por lá.

    • Kalil says:

      Oi, Mateus. O nome de minha avó paterna era Luzia Alves Maia e lembro vagamente de ouvir que ela era parente do senador Mário Maia. Se puder ou souber de algo que possa confirmar a informação seria muito bacana.

  57. Ronaldo Maia says:

    também sou da família Maia aqui no norte do Brasil…

  58. Paulo Maia says:

    somos da família Maia , aqui no Amazonas meu avo ,paterno Henrique Cabral Maia e nos … nos assinamos com Maia .. cidade Anori Amazonas…..

  59. José Carlos Maia says:

    Meu avô, Bento Silva Maia, era de Paraibuna-SP, gostaria de saber se alguém sabe da origem deste senhor, qual sua família e seus parentes.
    Atenciosamente
    José Carlos Maia

    • André das Neves says:

      Oi José Carlos! Também sou um Maia, apesar de não carregar o sobrenome.

      Se quiser desvendar sua genealogia, procure mais detalhes. Com o nome apenas é muito difícil de encontrar dados. Tente achar a idade de seu avô, procure o registro do casamento e então o de batismo. Sabendo o local de nascimento, já ajuda muito. No registro de casamento e batismo há o nome e a origem dos pais, o que permite que você restrinja sua busca sempre.

      Registros de casamento são sempre o ponto chave pois tem muitos dados temporais e existem em número menor que outros tipos de registro. Registros de batismo são interessante por normalmente referenciar os avós paternos e maternos e suas respectivas origens. Só tem que tomar cuidado pois não tem sobrenome do batizado. Achei um Albino uma vez nascido no mesmo dia que um Albino da família. Já achei várias pessoas que poderiam ser familiares, mas que acabo descobrindo que eram apenas coincidências.

      Tenha uma árvore no FamilySearch porque possui uma base de dados boa e acessível gratuitamente. Se você encontra alguém, basta apenas anexar com todos os dados e parentes à sua árvore. Você pode, gratuitamente, anexar documentos relevantes. Grave tudo o que você puder no perfil das pessoas. Tenha uma árvore no MyHeritage porque é a plataforma mais usada. Este site cobra caro por tudo, até pelo que é de graça no FS. Ele inclusive encontra dados gratuitos no FS e te cobra pra exibir e muitas vezes são dados que você mesmo inseriu no FS. Mas vez em quando, você encontra um familiar que está adiantado na pesquisa e consegue copiar alguns dados sem o MH te cobrar 500 reais. Não grave nada além de nomes, qualquer coisa a mais é apenas perda de tempo. Deixe informações importantes apenas no FS se não você vai acabar perdendo.

      Um fato importante é que registro antigos são mais comuns em livros de registro paroquiais. Normalmente, livros de cartórios são inúteis (principalmente de 1900 pra trás). Procure registros de passaporte também, no site do CEPESE você encontra dados da solicitação de quem deixou Portugal. Você pode requisitar os documentos do pedido e, pagando pela consulta, descobrir dados da certidão de nascimento. Como descobri a paróquia da cidade, só precisei dos dados pra determinar o ano de nascimento e então localizar o registro. Mas se você não souber nada, a certidão de nascimento pode ajudar. Os dados do passaporte custam €10 + custos de operação bancária.

      Boa sorte!

  60. nicoli says:

    que bom que agora sei que a origem do meu sobrnome é Português

Deixe um comentário