Família Magalhães

O sobrenome Magalhães é uma das alcunhas mais populares no Brasil, com um alto número de registros.

Mas engana-se quem pensa que o nome tem origem brasileira, afinal, nosso país foi colonizado por portugueses, que trouxeram suas famílias e atraíram estrangeiros de outras nações.

O sobrenome Magalhães é oriundo de Portugal. Veja sua origem, curiosidades, sobrenomes variantes e brasões da família.

Origem da Família Magalhães

O sobrenome Magalhães tem origem portuguesa. A alcunha é considerada um sobrenome toponímico, ou seja, o seu significado é um local geográfico.

No caso de Magalhães a sua origem está relacionada à família que habitava a Torre de Magalhães, que estava localizada na freguesia de São Martinho do Paço Vedro, em Portugal.

Etimologicamente falando, a origem da alcunha Magalhães é um derivado do termo celta “magal”, que tem como significado “grande”.

Curiosidades

Entre as grandes personalidades históricas mais importantes que carregaram o sobrenome Magalhães, destaca-se o navegador português Fernão Magalhães. Ele foi o homem a ter realizado a primeira viagem marítima ao redor do mundo, entre os anos de 1519 e 1522.

Em relação a distribuição da alcunha pelo mundo, os países com maior número de registro Magalhães são o Brasil e Portugal, com 223.134 e 20.344 indivíduos, respectivamente.

Variantes do sobrenome Magalhães

No Brasil e no exterior podem ser facilmente encontradas variantes do sobrenome. Alguns dos registros são: Magal, Magales, Magalães, Magaleas, Magalhos e Magals.

Brasão da Família Magalhães

A Família Magalhães possui dois brasões.

O mais conhecido é o brasão com escudo de prata, que possui três faixas xadrezadas nas cores vermelho e prata. Sobre o escudo há a cabeça de um cavaleiro trajando uma armadura de ferro. Pousado sobre a cabeça do cavaleiro há um abutre com as asas abertas.

O segundo brasão é formado por um escudo de quatro divisões, sendo a primeira e a quarta divisão ilustradas com uma árvore verde em um fundo cinza. Já a segunda e terceira divisão têm o fundo azul escuro e em seu centro uma cruz de outro. Acima do escudo há a cabeça de um cavaleiro trajando a armadura de ferro. Posicionado sobre o cavaleiro, está a mesma árvore presente na primeira e quarta divisão do escudo.

Veja os brasões:

http://3.bp.blogspot.com/-VxNZ6vtqohI/VY1ecRE0fYI/AAAAAAAABXY/WeD-CdG-hNY/s1600/Magalh%25C3%25A3es.jpg



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário