Família Madruga

Os sobrenomes são identificações que distinguem famílias e seus membros. Aqui no Brasil possuímos uma grande diversidade de sobrenomes, a maioria deles oriundos de indivíduos estrangeiros, que constituíram família no país, após a sua colonização.

Os sobrenomes têm a mais variada origem. Muitos deles são uma espécie de homenagem a uma região, cidade, vila ou rio; outros são derivados de termos em outros idiomas, e também tem aqueles sobrenomes que nasceram através de um apelido.

Este último caso está relacionado à origem do sobrenome português Madruga. Você faz parte da família Madruga? Então conheça a sua procedência, suas curiosidades, as variantes do sobrenome e o brasão da família.

Origem da Família Madruga

O sobrenome Madruga tem origem galaica-portuguesa. A alcunha teve surgimento com o nobre Pedro Álvarez de Soutomaior, que viveu durante o século XV.

O apelido “Madruga” utilizado pelo nobre Pedro Álvarez de Soutomaior se deu devido ao fato por ele realizar passeios a cavalo durante a madrugada.

Madruga possui um grande número de pessoas registradas especialmente no Brasil, em Cuba, Angola, Espanha e Portugal.

Curiosidades

Dom Pedro Álvarez de Soutomaior foi uma das personalidades mais controvertidas da Galiza feudal. Madruga tinha a proteção do Rei Filipe IV de Espanha, que também era a majestade de Portugal.

Existem diversos escritos sobre os feitos e ações de Pedro Madruga, dividindo opiniões de louvor e ódio.

Atualmente, em todo o mundo, totaliza-se 21.846 pessoas que carregam o sobrenome Madruga.

Variantes do sobrenome Madruga

O sobrenome Madruga também possui uma série de variantes, a maioria deles com maior densidade na região de Portugal. Algumas das variantes são: Madurga, Madruaga, Madrugo, Madriga, Madrigga, Madrukah e Mataruga.

Brasão da Família Madruga

Diversas histórias contam sobre o Brasão da Família Madruga, no entanto, não há registros de uma imagem oficial que represente o brasão.

De acordo com as informações obtidas ao longo da História, o brasão da Família Madruga constitui-se de um escudo de ouro. Em seu interior, sobressaído ao centro, há um sinople (ou sinopla) carregados de ouro.

Sinople nada mais é do que um tipo de quartzo que possui uma coloração avermelhada.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário