Família Lucato

A família Lucato tem descendentes no Brasil, assim como variadas outras famílias de origem na Itália. Por aqui, alguns sobrenomes têm incidência menor, ainda mais se tratando de Italianos. Isso se deve pelo fato de a maioria dos sobrenomes populares serem de origem portuguesa. Mesmo assim, se você pertence à família Lucato, vai gostar se saber um pouco mais da história deste sobrenome.

O sobrenome Lucato, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Lucato

Como já foi mencionado, este é um sobrenome de origem italiana. Ele é considerado um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar. Os sobrenomes, na maioria das vezes tem origem patronímica ou toponímica (geográfica).

Lucato deriva do nome Luca com o sulfixo “ato” (o qual indica uma situação ou distinção). O nome Luca por sua vez vem do grego Lukás, provável redução de Lukanós, o nome se difundiu devido ao prestigio e culto do evangelista Lucas. Assim, os descendentes de algum, ou vários, senhores pais da família chamados Lucas acabaram por adotar o nome como sobrenome.

Curiosidades

A origem patronímica surgiu para designar descendentes de algum pai de família. Assim, os filhos de Lucas poderiam ser conhecidos como “Fulano filho de Lucato” que posteriormente foi se reformulando até ficar “Fulano de Lucato” e depois, ao longo do tempo “Fulano Lucato”. Essa é a evolução básica dos sobrenomes desta origem.

Variantes do sobrenome Lucato

Das variantes do sobrenome Lucato podem ser encontradas Lucatto, Luccatto ou Luccato. Essas são variações gráficas menos recorrentes, mas devido ao passar do tempo, algumas famílias acabaram por dar sua característica própria ao sobrenome através da inserção de letras.

Brasão da Família Lucato

O brasão da família Lucato é bem simples e fácil de ser reconhecido. Ele é constituído por um escudo vermelho com uma flor de lis prata ao centro. Um brasão bem simples que vem sido adotado pela família desde os primórdios de sua criação. Mesmo assim, ao que parece, este não é um brasão exclusivo desta família. Em casos assim, brasões são adotados somente para que a família não fique sem uma representação, não havendo um modelo oficial.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. yuri says:

    oi podemn me dizer de que cidade ou horigem vem o sobrenome lucas ferrreira

Deixe um comentário