Família Lourenço

O sobrenome Lourenço tem certa popularidade no Brasil. Ele não chega a ser um daqueles com maior incidência por aqui, mas também não é raro de se encontrar. Confira abaixo algumas informações de origem, variantes e brasão dos Lourenço.

O sobrenome Lourenço, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Lourenço

Este é um sobrenome português de origem patronímica. Por esse motivo, não se sabe ao certo quantas origens o mesmo pode ter, visto que esse tipo, derivado de um nome próprio, pode ser mais fácil de surgir em vários lugares.

A origem patronímica de um nome pode ser derivada do nome do fundador da família, que é o mais provável, ou de qualquer outro nome próprio, em alguns casos. Este sobrenome vem do latim Laurentius cujo significado seria Natural de Laurento, cidade do Lácio. O nome Lauro é uma variação deste, este sobrenome provavelmente também tem origem portuguesa.

João L., amo do Conde de Faro, foi quem prestou grandes serviços a D. Afonso V, tanto em seu Reino como na África e outras partes. Ele prestou serviços por mar e por terra e a ele foi concedido o brasão das armas da família Lourenço.

Curiosidades

Há alguns indícios de que este sobrenome foi registrado oficialmente, com brasão e tudo, no ano de 1475.

Variantes do sobrenome Lourenço

Dentre as variantes, podemos reconhecer como uma bem famosa em países hispânicos os Lorenzo. Este provavelmente advém da mesma origem da família Lourenço e foi traduzido para a língua espanhola. Na França também encontramos a tradução Laurent. Este também é muito utilizado como nome próprio, até mesmo aqui no Brasil.

Brasão da Família Lourenço

brasao-sobrenome-familia-lourenco

O brasão da família Lourenço é demasiado simples e sem muitos detalhes. Ele é constituído de azul, com três estrelas de ouro, de oito pontas. No escudo também se encontra a parte superior de ouro e as duas partes são divididas por uma linha ondulada.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

64 Comentários

  1. sr Risomar says:

    minha avó por parte da minha mãe chamava se Joana Lourenço da Silva e moravam na cidade de Belém é um município brasileiro do estado da Paraíba. Pertence à Mesorregião do Agreste Paraibano e está inserido na Região Metropolitana de Guarabira. Localiza-se a 123 quilômetros da capital João Pessoa e a 17 quilômetros do município Guarabira. Sua fundação ocorreu em 6 de setembro de 1957 casada com Cicero gomes da Silva tiveram filhos Maria do Carmo,Teresina,Josefa gostaria localizar as irmãs da minha mãe

  2. Debora Lourenço says:

    Olá sou debora Lourenço, neta de José Lourenço filho e bisneta de José Lourenço da silva família vinda de Pernambuco para um interior do Ceará chamado barro vermelho tenho uma tia avó que voltou para Pernambuco após casada e meu avô nunca mais a viu chamava-se de Cecília Lourenço os irmãos de meu avô eram tia Cecília, tio Emília tio gino e só os que eu me lembro,gostaria de um dia conhece-los.

  3. iraci lourenço de paula says:

    ola meu nome iraci lourenço de Paula herdei sobrenome de meu avo paterno que era natural do estade são Paulo meu avo salvador lourenço de Paula descendentes portugueses gostaria muito encontrar alguns parentes adorei visitar esta pagina sou de jales sp

    i

  4. Daniela says:

    Procuro família com esse sobrenome nome do meu bisavô é jose pereira da fonseca e minha bisavo era eliziaria Lourenço de Andrade

  5. Adilson Jose Lourenço says:

    Olá pessoal, adorei as informações que tive através de vocês; meu nome e Adilson José Lourenço, sou de Franca SP e tenho muitos parentes aqui e em Itirapuã SP; meus pais, avós, tios e muitos de meus primos, tem o sobre Lourenço.

    Sou membro de a Igreja de Jesus Cristo do Santos dos Últimos Dias e temos um trabalho de história da família e árvore genealógica.
    Fizemos algumas pesquisa e descobrimos Lourenço de Portugal poderíamos nos juntar, procurar para montarmos a nossa árvore genealógica. gostaria de conhecer mais os nossos antepassados. não há necessidade de ser membro para fazer a pesquisa; é só procurar a igreja mais próxima que há pessoas preparadas para ajudá-los

    foi bom conhecê-los e espero continuar com a troca de informações. Obrigado e boa noite!

  6. Adilson Jose Lourenço says:

    ola pessoal adorei as informaçoes que tive por voces meu nome e Adilson Jose Lourenço, sou de Franca sp e tenho muitos parentes aqui e Itirapua sp meus pais avos tios e muitos de meus primos tem o sobre Lourenço

    Sou membro de a Igreja deJesus Cristo do Santos dos Ultimos Dias e la temos um trabalho de historia da familia e arvore genealogica.
    fizemos algumas pesquisa e descobrimos lourenço de Portugal poderiamos nos juntar procurar para montarmos a nossa arvore genealogica

    foi muito bom conhecelos obrigodo

  7. Miriam Lourenço says:

    Minha avó Maria das Dores Lourenço nasceu aqui em Goiás, porém seus pais, avôs são todos de Minas Gerais. Monte carmelo e cidades arredor.

  8. Rafael says:

    Eu soi Rafael Lourenço das Neves, filho de dazinha Lourenço das Neves que é filha de sabina Lourenço das Neves que é filha de Francisco Lourenço das Neves quê é filho de Manuel Lourenço das Neves do sei até ai minha árvore genealogica

  9. Anderson Lourenço da silva says:

    Bom dia me chamo Anderson Lourenço da Silva, procuro por informações dos meus avós maternos e tios…
    Minha mãe nasceu em Palmacia,CE.
    Nome do Pai dela: Jose Bezerra da Silva
    Nome da Mãe dela: Francisca Lourenço da Silva
    Nome da Minha Mãe: Ana Maria Lourenço da Silva.

    De acordo com a minha mãe, ela saiu muito nova do Ceara, e perdeu totalmente o contato com todos os parentes.

  10. Flaviano says:

    Ola!

    Estou a procura de informações sobre meu bisavo Sr Antônio Lourenço Netto, e os pais do meu bisavo são: Antônio Lourenço Sobrinho e D. Joaquina Madalena de Jesus, e tendo como avo do meu bisavo o Sr Jeronymo Lourenço de Borba e Ignez Cyrina da Silva.
    se alguem tiver informações ficarei agradecido.

    Flaviano

  11. Jair says:

    Sou Jair Lourenço de São joão da boa vista,interior de são paulo

  12. Nadine says:

    Estou a procurar da origem do nome Lourenço , meus avós e bisavós são de Pernambuco.
    Meu Boss se chamava José Lourenço de Souza mas não sei se ele é de Pernambuco meu avô e Cícero Lourenço de Souza. Flores PE

  13. Sou Júlio Fernandes Lourenço, de família Lourenço, de Cadima – Portugal meu pai – Rafael Gomes Lourenço
    veio para o Brasil em 1949.

  14. Joao Paulo Lourenço silva says:

    Ola queria saber também sobre meus antepassados
    Meu nome João paulo Lourenço da Silva
    Meu pai Sebastião Lourenço da Silva
    Minha vo Daria Lourenço da silva

  15. Anita Cid Mororo says:

    Meu pai é do Ceará e seu sobrenome é Lourenço Mororo,gostaria de algo a mais de minha família.
    É importante saber sobre nosso antepassado.Fico grata.

  16. Olá família Lourenço;
    Sou Cezar Moreira Lourenço
    Filho; Manoel Lourenço
    Elizabete Moreira Lourenço

    Origens: Paraná , Alagoas , Pará e São Paulo.

  17. WANDER CESAR LOURENCO says:

    Olá Pessoal. Sou Lourenço também, meu sobrenome vem do meu Pai que segue: Fernando C. Lourenço > Jose Lourenço dos Santos > Fernando Lourenço dos Santos > ???.

    Seria legal poder achar algum vinculo de algum “Lourenço” lá fora.

  18. Enzo says:

    Sou enzo chyarelli de azevedo Albuquerque Lourenço tenho 8 anos e meu signo é de aries

  19. Caline Lourenço says:

    no meu nome tem lourenço herdeidodo meu pai, que herdou do meu avõe por ai vai… adorei saber de tudo. alguém de pernambuco ai que seja lourenço tbm além dos primos que já conheço?

    • albenio says:

      Caline , Sou Lourenço e sou de Pernambuco, quero saber o nome de seu avô e pai…o meu pai se chama Manoel Benedito Lourenço e o pai dele se chamava Benedito Lourenço dos Santos.

    • Albenio Lourenço says:

      Caline, sou de Pernambuco e Lourenço…Meu pai se chama Manoel Benedito Lourenço e meu avô se chamava Benedito Lourenço dos Santos…talvez sejamos parentes como todos aqui são.

      • Nadine says:

        Olá . Minha mãe tem Lourenço herdou do meu Avô e são de flores Pernambuco estou fazendo uma procura pra saber a origem dos meus antepassados

  20. Renata says:

    Meu nome é Renata Santos de Oliveira filha de Eunice Lourenço dos Santos seu pai era José Lourenço dos Santos que era filho de Zacharias Lourenço dos Santos neto de Pedro Lourenço dos Santos queria encontrar documentos dos meus antepassados..

  21. A FAMÍLIA LOURENÇO aqui no AM é bem grande, sempre valorizamos e damos mérito ao nosso sobrenome maravilhoso.

  22. Maristela Viana Akbuquerque says:

    Estou procurando os tios dos meus filhos. Seu pai chamava-se Francisco Lourenço Lima (In memoriam) do Ceará, separou de sua primeira família que tinham 02 filhos: Francisco Lourenço Lima Filho e Francilene ou era Francineide não sei bem o nome da irmã. Construiu outra família com Virgínia Laura Sampaio Maia e tiveram mais 02 filhos, O meu marido chamava-se Francisco Lourenço Lima Júnior (In memoriam) e morava na Bahia e a irmã também In Memoriam Rita que era cadeirante. Somente fiquei sabendo da existência deles esta semana e meus filhos gostariam de conhecer os tios. Informaram que o Francisco é advogado e talvez esteja morando na França.

    • Maria lourenco says:

      Olá moro em São Paulo nasci no Ceará meu avô se chamava Mario Lourenco

      • Valdete says:

        Oi minha sogra chama se Nair Lourenço e ela tinha um irmão por Mário Lourenco Moacir Lourenço Arlindo lourenço Suzana Lourenço e a mãe dela se chamava cesariana Lourenço Correia o pai dela Francisco lourenço e faz mais de cinquenta anos que ela não ver mais e perdeu o contato ela gostaria de saber notícias nos morramos em vilhena ro Telefones 069984119395 069 981122217

  23. José Carmelino Lourenço Carmelino says:

    me chamo José Carmelino Lourenço e meu pai José Anízio Lourenço
    sou de Valinhos sp

  24. EUCLIDES LOURENÇO JUNIOR says:

    sou EUCLIDES LOURENÇO JUNIOR,família da região de santana de pirapama MG,algum primo por aí???

  25. Francisco Lourenço says:

    Meu avô saiu do Ceará e foi morar em Governador Archer – Ma e lá tem vários descendentes.

  26. Arolo says:

    Família Lourenço fica no Ceará Piauí, campos sales e fronteira essa são as cidades

  27. Arolo says:

    Sou Lourenço apesar de não ter o sobrenome,mais os meus filhos todos tem o Lourenço

  28. Mirian says:

    Olá procuro por Augusto Lourenço de Souza e Otilio Lourenço de Souza,irmãos de Domingos Lourenço de Souza,Manuel Lourenço de Souza e Olívia,filhos de Filomena e António Lourenço de Souza.Eram todos do Ceará ,e foram separados quando criança ,

    • Michel Rodney Lourenço de Souza says:

      Meu Avô se chamava Francisco Lourenço de Souza, Meu Nome é Michel Rodney Lourenço de Souza, toda minha familia por parte de Mãe é lourenço de Souza, Antes de falecer meu avô contou uma história sobre que a origem dos lourenços no Ceará ser uma só, e que na época da guerra do Paraguaí muitos para não irem a guerra se espalharam por alguns estados como Paraíba, piauí, Pernambuco, Acre …, ele também comentou que seria de origem de uma região serrana daqui do ceará, e que no caso dele especificamente nasceu e foi batizado com o nome de sua mãe de origem portuguesa, que se chamava Francisca Lourenço Alves, no entanto com a morte dela ele ficou aos cuidados de uma tia que mudou o seu nome para a terminação “de Souza”. são muitas histórias , más é sempre bom conhecer.

      • Juscilene says:

        Olá, tudo bem? Meu nome é Irineia Sinfronio Vindoca e estou a procura do meu pai Francisco Lourenço de Souza, eu não fui registrada com o sobrenome dele, e não me lembro dele,pois ele se separou de minha mãe quando ainda eu era bebê. tenho muita vontade de conhece-lo e pelas características aqui descritas pensei que poderia ser ele o meu pai.

  29. Kássio says:

    Gosto muito deste sobrenome, pena não te-lo recebido, meu pai tem Lourenço em seu sobrenome originado de meu avô, descendente de portugueses, nascido em Franca-SP. Algum Lourenço de Franca por aqui, quem sabe possamos ser parentes. Rsrs

  30. Rita says:

    Achei minha família aqui

  31. Edvania Lourenço says:

    Me chamo Edvania Lourenço, e amo meu sobrenome.

  32. Bruno says:

    Meus avós eram Lourenço!
    Mais sempre gostei do sobre nomes deles
    Mais meus pais nao colocaram em mim…
    Mais tenho a intenção de prolongar mais esse sobre nome na minha geração!
    Adorei a história!

  33. Debora Louzanine says:

    Meu sobrenome é Lourencim . E sem o erro de cartório, minha família quase que de modo geral tem Lourencin no sobrenome . Será que viemos dos Lourenço ???

  34. Vini Lourenço says:

    Somos todos parentes aeeoo ,minha cidade é de colonizadores italianos e minha família tem todos os traços correspondentes.

  35. José lourenço says:

    Meu avô . Joaquim Lourenço .meu pai José Lourenço .e eu José. Lourenço .sempre gostei do meu sobrenome .abraço

    • José says:

      Me chamo José Antonio Lourenço e tive um falecido chamado José Lourenço somos de Santa Catarina.Legal encontrar pessoas com o mesmo nome.

  36. catia lourenço says:

    interessante..meus avos eram de origem italiana….adoro meu sobrenome….

  37. Cintia Lourenço says:

    Meu bisavô Sr Lourenço era italiano, era era todo orgulhoso por ter um personagem Padre Lourenço no romance Romeu e Julieta. Ele sempre disse que era de origem Italiana. Agora to confusa.

    • Flaviano says:

      Ola! Eu tambem sempre tive a mesma informação que meus trisavos eram Italianos como Lourenço da região de França-SP.

      Você consegiu novas informações sobre a familia Lourenço vinda da Italia?

      Flaviano

  38. Cristiane says:

    Eu amo meu sobtenome…..raiz do meu pai…passamos para meus filhos….e o ciclo seguirá….Gostei de saber a origem!!!!

  39. Rubia says:

    Eu sou Lourenço pq registraram meu avô errado o original era Lorenz talvez tenha a mesma origem

  40. Felipe says:

    Eu quero fazer uma tatto do brasão

  41. Ivan Lourenço says:

    Sinto -me muito horado pela lisura deste sobre nome que carrego

  42. Milla Lourenço says:

    Nossa que interessante queria fazer uma árvore geniologica mas não sabia mais o menos a origem dele

  43. Anônima says:

    Hum interesante,mas poderia ter mais informações…..Só acho!

  44. Leticia Lourenço says:

    Sempre tive duvida sobre a origem agora ficou claro rsrs

    Não gostava muito do meu sobrenome mas por motivos pessoais agora ja me acostumei rsrs

    • Felipe says:

      Eu me arrependo de não ter colocar o lourenço no meu filho eu gosto muito , ele veio da minha mãe e eu tenho o mesmo problema que vc tem mas com o do meu pai

  45. pedrito says:

    e o sobrenome lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  46. Tainara Lourenco says:

    Muito obrigado, me ajudou muito, vlw *-*
    rsrs… 😉

Deixe um comentário