Família Loureiro

Se você pertence à família Loureiro, vai gostar de aprender e conhecer mais sobre a história dos seus antepassados.

O sobrenome Loureiro, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Loureiro

O sobrenome Loureiro tem origem portuguesa, sendo classificado como toponímico. Segundo os genealogistas, este sobrenome deriva de uma árvore de louro, que é cultivada em regiões com o clima temperado e subtropical.

Os relatos da época mostram que as folhas dessa árvore eram usadas para construir coroas para homenagear os atletas que participavam das competições promovidas pelos reis da época como uma forma de distração e na escolha de guerreiros.

A outra finalidade era na culinária, como tempero, sendo utilizado até os dias de hoje. Provavelmente o fundador dessa família tinha uma criação de louro que era muito conhecida na região e as pessoas o chamavam pelo nome dessa planta.

Sendo assim, o fundador transformou o nome desta planta em sobrenome e passou para seus descendentes como uma forma das futuras gerações serem conhecidas pelos feitos do patriarca.

Curiosidades

A Família Loureiro teve algumas descendentes importantes em diferentes épocas. Entre eles podemos destacar: Gabriel Loureiro Bernardes um advogado, político e diretor presidente da primeira revista semanal do Brasil, “O Cruzeiro”. Outro membro foi José Loureiro, um pintor português da nova geração. Manuel Pires de Azevedo Loureiro também foi outro conhecido que se formou para Direito Canónico, pertenceu ao clero, assumiu o cargo de bispo e foi um político português.

Variantes do Sobrenome Loureiro

Não foi encontrada nenhuma variante do sobrenome Loureiro. Provavelmente a grafia permaneceu a mesma. No Brasil, os registros são escritos como “Loureiro”.

Brasão da Família Loureiro

O brasão da Família Loureiro é constituído por um escudo arredondado na parte inferior. O esmalte que recobre todo o fundo é vermelho. No centro desse escudo tem a representação de cinco folhas de louro duas de cada lado e uma ao centro.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

21 Comentários

  1. Marília S.Loureiro says:

    Os meus avós nasceram em Beira Alta – Portugal, depois imigraram para o Brasil onde seus seis filhos nasceram. O meu pai Mário Loureiro era o filho mais velho.
    O meu avô se chamava Antônio Loureiro e minha avó Natividade Rodrigues Loureiro.
    Eu amo a minha descendência.

  2. Indara Loureiro says:

    Amo meu sobrenome Loureiro! é forte e muito bonito. Abraços em todos os Loureiros espalhados no Brasil e no mundo! <3

  3. Roger Loureiro says:

    Olá, sou Roger Loureiro, sou de Ilhéus Bahia e tenho descendentes em Canavieiras, Bahia. Caso alguém tenha ligação a esse pessoal meu e-mail é rogergois10@gmail.com

  4. Sou Alexandre Loureiro e caso queiram me adicionar no face, http://www.facebook.com.br/alexandre.loureiro.1401 que eu terei muito prazer em conhecer.

  5. lucianoloureirolodeiro says:

    GRASILIANO LOUREIRO GUERRA DO PARAGUAI -REVOLUSÃO DE 30 -2 GUERRA MUNDIAL

    SÃO BORJA -PORTO ALEGRE

  6. lucianoloureirolodeiro says:

    SÃO BORJA -PORTO ALEGRE

  7. José Carvalho Loureiro says:

    Meu falecido avô veio de Portugal de navio, é era oriundo de Vila Verde. Tem algum Loureiro daquela região?

  8. José loureiro says:

    Me chamo José Loureiro e meu pai era Portugues, veio de Viseu mas precisamente de Castro Daire. Gostaria muito de me encontrar parentes do meu pai que moram no RJ. o nome do meu pai era Armenio pereira Loureiro e os seus parentes eram Marina loureiro Mendes é uma esposa do seu primo chamada Maria Virginea que é viúva d Antônio loureiro. Meu e-mail joseloureiro@outlook.com

  9. Thiago Loureiro says:

    Sou Thiago Loureiro do RJ, sou neto de português, meu avô veio da cidade de Viseu em Portugal, consegui tudo o que precisava pra dar entrada na cidadania portuguesa, talvez eu tenha parentes distantes em SP, pois dois irmão do meu avô ao entrarem no Brasil, desembarcaram no porto de Santos.

  10. José Roberto Alves loureiro says:

    Como é bom saber dessa família abençoada…gosto muito do meu sobrenome….parabéns para os meus parentes loureiros……..abraços…..

  11. Lilian says:

    Meu nome é Lilian Loureiro e eu Amo ser uma Loureiro. Todos os Loureiros são brilhantes e lindos!!!

  12. Leandro Gonçalves Loureiro says:

    muito bom saber a historia dos Loureiros

  13. Hugo Leonardo Loureiro says:

    Os loureiros são criaturas especiais que possuem maior criatividade, inteligência, espírito empreendedor, habilidade, visão do mundo e entendimento da sociedade do que os seres humanos normais. Obrigado! Por nada! Parabéns por serem Loureiros!

  14. André Loureiro says:

    Prazer em fazer parte desta família, muito orgulho de ser um Loureiro, sou filho de Marcos Antônio Loureiro Da Cruz e Neto de José Loureiro da Cruz e sou pai de Matheus Luiz Loureiro da Cruz

  15. Michael Loureiro says:

    Muito bom saber mais sobre minha família

  16. katrine loureiro says:

    Meu sobrenome loureiro e de itabaianinha sergipe meu avo era de lá adoro meu sobrenome

  17. leandro loureiro says:

    hoje sabemos que temos um sobre nome tão conhecido dentro do brasil como em portugal e muito bom minha origem vem de joão loureiro , meus avos jose loureiro com maria ramos loureiro ,hoje sabemos que somos a primeira geração que veio da provincia portugal chamada
    tras os montes portugal .

  18. Fabricia Loureiro says:

    Nossa legal saber, dos meus antepassados.

  19. MIGUEL LOUREIRO says:

    MASSA ENTÃO TENHO SANGUE PORTUGUÊS KKKKKKKKKKKKKKKK

  20. Loureiro says:

    Não é Freguesia de Salgueiros. É freguesia de Silgueiros, eu sou natural desta terra e por sinal tenho também como sobrenome Loureiro 🙂

    Saudações….

Deixe um comentário