Família Longo

A familia Longo é pouco reconhecida no Brasil. Mesmo assim, é possível encontrar uma boa quantidade de descendentes por aqui. Confira abaixo um pouco da história, curiosidades e brasão dos Longo.

O sobrenome Longo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Longo

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele tem sua origem vinda de uma alcunha (apelido) do portador inicial. Os modelos de sobrenome que possuem esta origem geralmente retratam apelidos que são caracteristicas muito marcantes no patriarca da família e que posteriormente foi adotado como sobrenome pelos filhos e o resto da família que viera a nascer.

A palavra Longo vem do latim longus (comprido, alto). Ele como apelido que se referia a elevada estatura do cidadão assim nomeado.

Curiosidades

Devido a sua origem vinda de um apelido que retratava o pai como alto, descendentes dessa família também possuem a característica de ser alto. Com o tempo a família foi ganhando novas caracteristicas. Mesmo assim, descendentes dos Longo tem grande probabilidade de serem altos, compridos e magros.

Variantes do sobrenome Longo

Não são encontradas muitas variantes para o sobrenome Longo. O mesmo já surgiu como está atualmente e não sofreu alterações ao longo do tempo. No entanto, por se tratar de uma palavra comum a todas as línguas, pode haver traduções, como o inglês Long, por exemplo.

Brasão da Família Longo

O brasão da família Longo encontrado é constituído de um escudo em azul com uma faixa de ouro na horizontal pouco abaixo do meio do escudo. Na parte superior dividida pela faixa são encontradas duas estrelas de seis pontas, uma de cada lado. Na parte inferior a mesma estrela aparece, só que desta vez, localizada no meio.

Pela sua origem poder ser comum a diversos lugares, este sobrenome pode ter surgido em outros cantos, fazendo assim com que existissem outros modelos de brasão. Ao que parece, esta família italiana parece ser a mais tradicional e antiga de todas elas.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

13 Comentários

  1. Mara Longo says:

    Meu pai era Atilio Longo, filho de Carlos Longo e Luiz Longo , alguém tem algum parentesco?
    .

  2. CLEBER LONGO says:

    Interessante como tantos descendentes dessa família estão no estado de minas, tbm sou descendente de longo, avós paternos Emilio Longo e Rachelli Bertioli Longo, é bom saber que esse sobrenome ñ é tão incomum assim, meu pai Caetano Longo contava que quando vieram da Itália, vieram direto para Uberlândia, onde ainda somos vários descendentes.

  3. Nicolau Longo Filho says:

    sou neto de Longo Nicolla, fundador da Loja Massonica Estrela Caldense em Poços de Caldas MG. tenho interesse de conhecer mais pessoas desta familia

  4. Patricia Quaglioz says:

    Procuro dados sobre Maria Loizia Longo, nasceu na Itália no ano de 1872 e morreu no Brasil em 193. Foi casada com Roque Quangliozi e eles tiveram os seguintes filhos: José, Benedicto e Francesco todos com o sobrenome Qualiozi. Eu sou bisneta do Benedicto.

  5. William Horst Richter says:

    1a Geração

    1. Antonio Longo nasceu em Italia e morreu em data desconhecida. Ele casou com Rosa Dotto. Rosa nasceu em Italia e morreu em data desconhecida.

    Filho de Antonio Longo e Rosa Dotto
    i. 2. David Longo nasceu em 1871 em Lorzo,Italia e morreu em data desconhecida.

    2a Geração (Filhos)

    2. David Longo (Antonio1) nasceu em 1871 em Lorzo,Italia e morreu em data desconhecida. Ele casou com Carolina Favero em Ago. 13, 1891 em Guaranésia, MG, Brasil. Carolina, filha de Antonio Favero e Maria Martins, nasceu em 1873 e morreu em data desconhecida.

    Filho de David Longo e Carolina Favero
    i. 3. Rachel Longo morreu em data desconhecida.
    ii. 4. Antonio Longo morreu em data desconhecida.
    iii. 5. Raul Henrique Longo morreu em data desconhecida.
    iv. 6. Hugo Longo morreu em data desconhecida.

    3a Geração (Netos)

    3. Rachel Longo (David2, Antonio1) morreu em data desconhecida.

    4. Antonio Longo (David2, Antonio1) morreu em data desconhecida.

    5. Raul Henrique Longo (David2, Antonio1) morreu em data desconhecida.

    6. Hugo Longo (David2, Antonio1) morreu em data desconhecida.

  6. Vanessa Maekawa says:

    Sou bisneta da Rachel Longo Andrade, filha de David Longo e Carolina Fávero. David Longo era filho de Antônio Longo e Rosa Dotto. Estou montando a árvore no Family Search.
    O Sander, historiador lá do Museu de Arceburgo sabe bastante coisa.
    Até mais,

  7. CLAUDETE AP DO ROSARIO LONGO says:

    Meu Marido chama-se Ariovaldo Longo, seu pai Eugenio Longo era filho de Eugenio Longo e Isabel Jasso,somos de Campinas SP, ocorre que ele faleceu antes do meu sogro nascer, ao que parece ele foi cumprir serviço militar forçado em SP e acabou falecendo atropelado pelo trem quando vinha voltando para Jaguariuna, SP (que fazia parte de Campinas – SP), quando a esposa estava com apenas 3 meses de gestação. Devido a isso todo o contato com a família paterna foi cortado. Hoje meus filhos carregam o sobrenome Longo, Mas infelizmente não sabemos nada desse lado da família.

  8. Márcia Forster says:

    David Longo casado com Carolina tiveram os filhos Rachel ( que era minha avó ), Antônio Longo ( que eu conhecia como tio Totó), Raul Henrique, Hugo

  9. Márcia Forster says:

    Janaina, o meu bisavô era David Longo, um dos fundadores decarceburgo. É o meu outro avô era Manoel Joaquim de Andrade ( conhecido de Manoel o português ) que também participou da fundação de Arceburgo

  10. Pedro Longo says:

    Janaina, caso queira você pode entrar em contato comigo (o site me avisará caso você responder esta mensagem). Também vim de Minas mas atualmente moro em Mato Grosso do Sul. Além disso, conheço alguns poucos Longos daqui que não são parte da minha família restrita. Também tenho vontade de compreender melhor a nossa história e no que eu puder ajudar, estarei disponível. Até mais.

  11. JANAINA ASSUNCAO MIGLIORINI says:

    pf.

  12. JANAINA ASSUNCAO MIGLIORINI says:

    Algum Descendente dos “Longos” por aí.. não vale meus primos kkkk

    Me ajudem a montar a árvore genealógica e compreender melhor a nossa história 🙂

    Sou neta de Messias Longo Lima ( Arceburgo-MG)

    que é filha de Silvestre Longo e Albertina Borges de Lima (viviam em Mg .. mas não sei se nasceram lá…)

    Silvestre Longo por sua vez é filho de Antonio Longo e Luíza Longo
    Albertina Borges de Lima é filha de Antonio Borges de Lima e Bárbara Lima

    Algum parente, irmão, tio .. qualquer coisa desse pessoal todo?

    Até mais ^^

    • Não sei se somos parentes mas meu pai foi registrado com erro no sobre nome pois o pai dele ,meu avô seu nome era Pellegrino Longo ,e a avó Mariana P. Longo, registraram meu pai como Francisco Braz Pellegrini meu pai morreu e nunca foi alterar o nome no Cartorio dai surgiu este sobrenome que carrego até hoje e meus descendentes . estes sobrenomes dos meus parentes que moraram Em Monte Santo De Minas Gerais-M G – Meus Tios Antonio Longo,Geraldo Longo,primos:Marco Antonio Longo, Marcio Longo. Minha tia Maria Aparecida Longo morou em Arceburgo-MG, Ja meu tio um desses quatro irmãos era padre e se Chamava Silvestre Longo e morava em Lins S.P.

Deixe um comentário