Família Liberal

Se você pertence à Família Liberal, vai se apaixonar mais ainda pela sua origem. Confira a seguir o contexto em que ela foi criada.

O sobrenome Liberal, diferente de tantos outros, surgiu no Brasil. Os antecessores dessa família são uma miscigenação de europeus com índios, mas o portador do sobrenome Liberal nasceu no Brasil e foi considerado um notável nacionalista.

Origem da Família Liberal

A família Liberal foi criada no Brasil. Segundo os registros da época, João Ferreira do Valle foi o fundador desse sobrenome. Os genealogistas traçaram sua árvore genealógica e perceberam que sua família veio do casal Estevam Barbosa (cacique) e Rita da Estrela. Desse modo, essa família era indígena e foi se miscigenando ao longo dos séculos.

De acordo com fatos, resumindo a árvore genealógica, Antônia Maria do Carmo Lopes Barreira, filha de Antônia e Balthazar Lopes Barreira, foi casada com Alferes Antônio Ferreira do Valle. Assim como seus pais também tiveram dez filhos, entre eles João Ferreira do Valle.

João tornou-se capitão das Milícias e foi casado duas vezes. Sua primeira união foi com Maria do Theodora do Carmo e um de seus filhos foi João Segismundo Ferreira do Valle que nasceu dois meses depois que foi proclamada a Independência no Brasil. João Segismundo, assim como seu pais seguiu a carreira militar. Ele se casou com Maria da Conceição Pereira e o pai de sua esposa também era um Coronel do Exército.

Nesse período haviam o Partido Conservador e o Partido Liberal. O sogro de João Segismundo era Conservador e João Liberal. Desse modo, fica subentendido que entre eles existia um conflito mesmo sendo parentes. Por esse motivo tumultuoso, João rompe com sua família e registra seu nome como João Segismundo Liberal e transmite o sobrenome Liberal a seus descendentes.

Curiosidades

No ano de 1845 quando Coronel Joaquim José Pereira saia de uma sessão da Câmara de Cascavel foi assassinado. Nesse contexto, a Família Liberal criada por João Segismundo ganha uma maior notoriedade, pois João é um dos suspeitos. Porém ninguém sabe quem foi o assassino até hoje.

Variantes do Sobrenome Liberal

O sobrenome Liberal teve sua origem no Brasil, desse modo todos os registros encontrados são escritos da mesma forma.

Brasão da Família Liberal

A família Liberal é recente. Sendo assim, a criação de brasões não é mais um legado deixado pelo portador. Em virtude desse fato o brasão é substituído pela herança deixada pelo fundador que é passada de pai para filho.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário

  1. carlos silva says:

    O sobrenome kiberal existe, em Portugal, pelo menos, desde os princípios do século XVI

Deixe um comentário