Família Léo

A familia Léo tem sua popularidade no Brasil, mas não chega a ser tão comum quanto Silva ou Oliveira, mas tem bastante descendente por aqui. Confira logo abaixo algumas informações que conseguimos sobre a origem do sobrenome e brasão da família Léo.

O sobrenome Léo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Léo

Este é um sobrenome de origem europeia, pois não se define ao certo o país de seu primeiro uso, uma vez que este pode ser um sobrenome Italiano ou Espanhol. Vem do latim Leo ou Leonis (leão), era utilizado como uma alcunha (apelido) que valorizava a força e/ou a coragem de um indivíduo. A primeira pessoa a se diferenciar das outras por este nome transmitiu a designação aos seus descendentes, persistindo até os dias de hoje.

Além de sua origem vinda de uma alcunha, este também pode ser um sobrenome patronímico, originado do nome próprio do pai da família. Os nomes que provavelmente deram origem ao sobrenome são Leonard, Leonardo ou Leon.

Curiosidades

No Brasil o sobrenome Léo é mais utilizado como forma reduzida do nome próprio. Os homens nomeados Leonardo têm, em geral, o apelido de Léo. Esta costuma ser uma forma carinhosa adotada pelos amigos e família.

Variantes do sobrenome Léo

A variante mais comum para o sobrenome Léo é Leo. As duas formas são o sobrenome de uma mesma família, mudando somente um detalhe gráfico. As palavras, das duas formas lidas, possuem o mesmo som, então não há grandes alterações.

Brasão da Família Léo

O escudo original do brasão da família Léo é bem simples e mostra bastante sobre a história de origem deste sobrenome. Ele é feito com um fundo prateado e um leão ao centro segurando a metade de uma roda. O símbolo do centro é todo colorido de vermelho. Deve se tomar cuidado ao reconhecer um brasão desta família, visto que muitas outras adotam o mesmo símbolo de leão em situações diferentes.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe um comentário