Família Laureano

A família Laureano não é muito conhecida do Brasil. Mesmo assim, é possível encontrar descendentes dessa família por aqui. Confira abaixo algumas curiosidades, historia de origem e modelo de brasão dos Laureano.

O sobrenome Laureano, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Laureano

Este é um sobrenome de origem europeia. Não foram encontradas informações suficientes para afirmar em qual país ele realmente surgiu, mas muitos acreditam que tenha sido em Portugual. Devemos levar em conta também que, devido a sua origem, pode ser que ele tenha surgido em vários lugares diferentes, mas não se tem informações de onde foi primeiro.

Ele deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, Laureano ou Lauriano, que são derivações do nome próprio Lauro. Este tem sua origem no latim Laurus que significa loureiro (árvore).

Há alguns registros que afirmam que este sobrenome pode ter surgido na Espanha, por volta do século XI ao XIV. Este sobrenome pode ter origens em lugares diferentes, uma vez que deriva de um nome próprio bastante comum na Europa naquela época.

Ele se disseminou facilmente entre os países do continente, já que este é de bastante fácil acesso, fácil migração.

Curiosidades

O sobrenome Loureiro indicava vitória ou triunfo, uma vez que eram com as folhas de louro se coroavam os vencedores de jogos e torneios.

Variantes do sobrenome Laureano

Para o sobrenome Laureano não foram encontradas variantes. No entanto, são encontradas variantes para seu nome de origem. Sendo assim, não se pode reconhecer variantes derivadas do mesmo sobrenome como sendo da mesma família necessariamente.

Brasão da Família Laureano

brasao-sobrenome-familia-laureano

O brasão encontrado da família Laureano é constituído de um brasão na cor branca. Na parte superior do brasão se tem uma crescente na cor vermelha voltada para cima. Logo abaixo, tem-se uma torre de azul. É um brasão bem característico e fácil de ser reconhecido. Você pode conferir algumas fotos logo abaixo.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

25 Comentários

  1. ricardo says:

    olá boa tarde a todos meu nome é ricardo laureano rodrigues , meu avó raul laureano rodrigues , e meu pai gerson laureano rodrigues, meu avó veio de são para o interior do paraná , gostaria de saber mais sobre a origem do sobrenome , gostei muito de saber….

  2. Ãnthonÿ Josephe Laureano says:

    olá meu nome é Ãnthonÿ Josephe Laureano sou d Itajaí sc meu tatataravô foi o fundador desta cidade o mesmo veio d portugal cm sua família chegando aki viu o grande potencial na região sendo q a região fica as margens do atlântico instalando aki o primeiro porto da região abrindo as portas do mundo pra região… há alguns anos atrás minha tia foi a portugal pra conhecer alguns parentes q ali estavam ela confirmou uma parte da história q desde criança a escutava edescobriu uma parte da história qñ sabia q uma parte da família tinha vindo da Alemanha e outra parte vindo d Israel e se instalaram em portugal e ali ficaram por anos uma parte da família cansada da vida monótona em portugal cruzaram o oceano e vieram desbravar as novas terras no Brasil e vieram pra Itajaí e

    permanecem aki até hj

    • Alexandre says:

      Oi Antony. Muito prazer eu sou neto do Bento Ricardo Laureano aqui em Itajaí.
      Tenho 41 anos.
      Estou procurando familiares pra conhecer saúde cardíaca.
      Meus tios não passaram de 50 anos 5. E 2 tias com os mesmo problema é minha mãe aos 66.
      Se puder me ajudar com contatos.
      alexandre.vomaria@gmail.com

  3. Renan says:

    O meu é Laurano.

  4. VIVA A FAMÍLIA LAUREANO !!!

    ANDERSON LAUREANO COSTA- FRANCO DA ROCHA-SP

  5. anderson laureano costa says:

    AI VIVA A FAMÍLIA LAUREANO!!!!

    ANDERSON LAUREANO COSTA.

  6. Rui Laureano says:

    Boas a todos, o meu nome é Rui Laureano e moro no Sul de Portugal.
    Não tenho referências das minhas origens o meu Pai só refere que sempre foram aqui da região e não sabe mais.
    Seu pai, meu avô Gregório Laureano faleceu quando eu tinha 5 anos tendo sido impossível aprofundar o assunto.
    Sempre cresci com a curiosidade de saber mais sobre antepassados e origens, embora, com poucos resultados.
    Os meus cumprimentos

    • Rui Laureano says:

      De salientar que o meu avô Gregório Laureano era um homem alto de tonalidade morena olhos castanhos (faleceu com 95 anos ). Afirmei que somos do Sul de Portugal (Alentejo) que a informação (passada pelo meu pai) foi que a nossa família sempre foi da região (pelo que me disseram e não sabem adiantar mais), queria acrescentar que é uma região que faz fronteira com Espanha.

    • Rafael Laureano says:

      Oi Sr. Rui, Meu nome é Rafael Laureano, sou Brasileiro mas atualmente moro em Esposende, Portugal, estou procurando com meus familiares sobre meu bisavô que era espanhol… vou receber uma resposta sobre eles esta semana , vamos manter contato

      • Rui says:

        Olá Rafael com certeza que podemos manter contacto. Deixe-me adiantar, já que está a viver em Esposende, que um pouco mais abaixo, para as zonas de Aveiro, Estarreja existe uma falange da família Laureano. Alias eu acabei por nascer em Estarreja. Somos naturais do Alentejo mas o meu pai (António Laureano) e o meu tio (Manuel Laureano) foram trabalhar na região tendo o meu pai regressado a Beja tinha eu 1 ano de idade (daí eu nunca ter conhecido ninguém) e os meus tios e primos tenham por lá ficado. O meu tio ainda o conheci pouco tempo antes de ele falecer, ele era muito mais velho que o meu pai.
        Com o tempo perdemos todo o contacto, mas sei que existe uma grande falange de Laureanos.
        Os meus cumprimentos

  7. DANILO LAUREANO says:

    DANILO LAUREANO 15/05/2016

    DIZEM QUE OS LAUREANOS ENTRARAM NO BRASIL PELO RIO GRANDE DO SUL E E HOUVE CASAMENTOS ENTRE LAUREANOS E ASSIS BRASIL

  8. Bruno Laureano says:

    Boa tarde, meu nome é Bruno Laureano, meu bisavô hoje já falecido, me disse que veio pequeno da Italia da cidade de Tortona, região de Piemonte. Poderia verificar se nessa região ainda existem Laureanos?

  9. geraldo s castro says:

    Bom dia?meu trisavô e ANTÔNIO LAURIANO DE SOUZA da região de QUELUZDEMINAS; se tiverem informações fico agradecido CONSELHEIRO LAFAIETE- MG ;GERALDO CASTRO

  10. william lauriano alves says:

    Sou de São paulo , meus pais vieram de pernambuco.

  11. Wilian Pereira Lauriano says:

    Retificando o e-mail anterior, a pressa é inimiga do teclado, vamos lá:

    Sou Wilian Pereira Lauriano, sou advogado, moro em Governador Valadares – Minas Gerais, meu pai nasceu na região de Caratinga/MG, ele tem primos (Laurianos) que moram em Santa Barbara do Leste, proximo à Caratinga

    Abraços,

    Wilian P Lauriano

  12. Wilian Pereira Lauriano says:

    Olá Pessoal,

    Sou de Governador Valadares, tenho muitos primos aqui, meu pai na região de Caratinga/MG, mais precisamente em Santa Barbara do Leste, onde encontra também alguns Laurianos.

    Abraços a todos os Laurianos!

    Wilian Pereira Lauriano

  13. Luciane says:

    Meu avô se chamava José Laureano e era alto de olhos azuis. Gostaria se saber sua origem. Lembro que dizia ter vindo de Minas Gerais

    • Luciano says:

      Olá bom dia, me chamo Luciano Fernandes Paixão, segundo a minha mãe que hoje tem 72 anos meu avo se chamava José Laureano, era alto, branco, olhos claros e morava em MG – Divino, ele foi casado com Minha avó maria de Jesus, tiveram dois filhos minha mão e um Tio (já falecido quando criança com 12 anos). Meus avós se separaram em +/- 1946 e sobe por terceiros que casou-se novamente e teve mais filhos, ele tinha alguns irmãos que eu sei só de apelido (quinjó, joãozinho, e Almerinda, sei que ele foi morar em alguma cidade da Zona da Mata em MG. espero que tenha ajudado e se vc possa confrontar essas informações

  14. EDIVAN MELO says:

    OLÁ
    MINHA FAMÍLIA VEIO DA BAHIA A MUITO TEMPO, NAO CONHECIA MEUS ANTECEDENTES, MAS SÃO DA FAMÍLIA LAUREANO. SERÁ QUE TEMOS ALGUMA RELAÇÃO COM ESSE POVO AI?
    GOSTARIA MUITO DE DESCOBRIR MINHAS ORIGENS. AJUDEM-ME…

  15. Enzo Lauriano Pires says:

    O Sobrenome Lauriano (Laureano como é grafado mais recentemente) na nossa família é relativo à localidade de onde ela saiu na Itália (Lauriano) uma região do Piemonte, portanto esse sobrenome Lauriano/Laureano na minha família é relativo à localidade de sua origem. Já o sobrenome Pires é de origem portuguesa pois quando a família Lauriano/Laureano fugiu da região do Piemonte perseguida por causa da Primeira Guerra Italiana de Independência entre os anos de 1848 e 1849 e foram se instalar em Portugal. Lá os portugueses se referiam a essa família como “Os Laurianos” como uma referência ao seu lugar de origem. Membros desses Laurianos contraíram casamentos com membros da numerosa família Pires (família de destaque em Portugal nesse período). Em meados de 1880 alguns membros da agora italo-lusitana família Lauriano Pires vieram para o Brasil, vivendo principalmente na região Sul, Sudeste e também no interior da Bahia (Chapada Diamantina), para onde foram alguns do membros mais antigos dos Laurianos em busca dos diamantes desse local e lá fizeram fama na região, onde existe vários descendentes dessa família Lauriano/Laureano Pires. Boa parte dessa história sobreviveu nos diários dos Pires, pois tinha grande apreço pela história da sua família e mantiveram relatos muito interessante dos seus descendentes em sua saga pela Europa e por solo brasileiro. Houve muitos membros dos Laurianos que foram veteranos das Grande Guerras, principalmente da I e II Guerra Mundial, quando alguns dos mais afoitos saíram aqui do Brasil foram para lutar na Europa, a maioria permaneceram por lá mesmo e outros tombaram nos campos de batalha. Há relatos de que essa família Ítalo-Lusitana descende de duas linhagem pagãs ancestrais lá da Europa, pois muitos, inclusive na atualidade trazem traços bem marcantes desses aspectos em sua religiosidade, apesar de muitos serem cristãos católicos fervorosos.

    • Douglas says:

      Olá, Enzo tudo bem!
      A minha familia não conseguiram me passar muito nossas origens, mas lembro de meu avo (José Laureano)falando que seus pais vieram da Bahia (seu pai baiano e sua mãe indígena)obrigado por seu comentário.

    • Eduardo says:

      Caro Enzo, estou pesquisando sobre o sobrenome Lauriano, Laureano. Gostaria de saber mais sobre a história no Brasil. Teria como entrar em contato comigo por email? sobperso(at)gmail.com . Fico no aguardo de seu contato. Abraços.

  16. Helio Laureano says:

    Olá! Existe relação mais próxima de Laureano com judeus forçados a se tornarem cristãos, os anussim?
    Obrigado!

  17. DALVA LAURIANO says:

    iNTERESSANTE ,MAS JA SABIA O SIGNIFICADO ,POIS UM DIA NUMA CONSULTA O MEDICO EXAMINAANDO UM MACHUCADO EM MINHA MAO CONTOU-ME SOBRE .eLE DISTRAIU-ME CONTANDO A ORIGEM DO SIGNIFICADO DO MEU SOBRENOME.

Deixe um comentário