Família Lana

A família Lana é pouco conhecida no Brasil. Este não chega a ser um sobrenome tão raro de se encontrar, mas não é popular. Confira abaixo as informações, curiosidades e modelo de brasão que encontramos dos Lana.

O sobrenome Lana, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Lana

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como tendo sua origem na profissão do fundador inicial deste tronco familiar.

A palavra Lana vem do latim e significa lã. Tal palavra também era utilizada para designar a pessoa que trabalha como mercador de lã, como inicialmente ele era conhecido como “Fulano, o Lana”. Seus filhos passaram a ser conhecidos como “Sicrano filho do Lana” e dai para frente tal designação foi sendo passada de pai para filho.

É possível que este tenha uma origem classificada como patronímica, uma vez que Lana também é utilizada como nome próprio e derivado de uma palavra que era utilizada como nome próprio. Há relatos de que este pode ser um nome derivado de Allan.

Curiosidades

Lana é uma palavra usada não somente como sobrenome, mas sim como nome. É possível dizer que este é mais usado como nome do que sobrenome. Ele é um nome feminino na maioria dos casos, embora é possível encontrar homens portando este nome.

Variantes do sobrenome Lana

Não são encontradas variantes para Lana. Este é um sobrenome simples e pequeno. Ao longo do tempo ele foi disseminado como é até hoje, sem alterações na grafia.

Brasão da Família Lana

O brasão encontrado da família Lana é bem característico e original. O modelo conta com um escudo sem nenhum símbolo, partido em três partes em que as duas primeiras estão lado a lado na parte superior do brasão. Elas estão coloridas de prata e vermelho da esquerda para a direita. A última parte é inferior e maior que as outras duas, feita de preto, sem detalhes.

brasao-sobrenome-familia-lana



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

8 Comentários

  1. Valmir Alexandre da Rocha says:

    Os Lanas de Minas Gerais são de origem Francesa e vieram para o Brasil no século XVI (conforme informação do site da família Lana de Minas Gerais). Já os Lanas de Santa Catarina vieram para o Brasil por volta de 1880, veio somente uma família Lana lideradas pelo patriarca Felice Lana (com esposa e 6 filhos) oriundos da vila de Zanengo, pertencente à cidadezinha de Grumello Cremonese ed Uniti, na Província de Cremona, na região da Lombardia, norte da Itália. Eles se estabeleceram na localidade chamada Barracão na cidade de Brusque/SC (hoje Barracão pertence a cidade de Gaspar/SC).
    Pesquiso à bastante tempo sobre a família Lana (descendentes de Felice Lana). Para mais informações estou à disposição no facebook.

  2. IDALINA MARIA LANA TEIXEIRA says:

    Tenho pesquisado os Lana há mais de dois anos. Posso afirmar que tenho vários indícios que o Lana da minha família não é de origem francesa. Porque as pessoas insistem em afirmar isto. Só existe uma família Lana no Mundo?

  3. Maria isabel lana says:

    Minha família.Meu avô era José Marques Lannes .Mas nosso sobrenome ficou com Lana .telefone alguns Lanna. Sou Maria Isabel Duarte Lana.

  4. gwyra bebe says:

    O sobrenome francês LANNES é do local de origem, derivado do nome do lugar, onde um homem viveu ou possuía terras. Nesse exemplo, o sobrenome LANNES vem de uma comuna francesa na região administrativa da Aquitânia, no departamento Lot-et-Goronne (em francês Lot-et-Garonne e sua capital é a cidade de Agen.

    LANNES vem da palavra francesa “LANNE”, que de fato fez parte do dialeto local dessa região e significa “Wasteland or Moor”, sendo seu equivalente no francês moderno “LANDE”. Este sobrenome pode ser encontrado tanto no plural quanto no singular, sendo o plural o mais comum. LANDES é um departamento da França localizado também na região da Aquitânia e sua capital é a cidade de Mont-de-Marsan.

    A palavra LANNE tem sido usada para dar nome à algumas vilas na França, devido ao fato de que elas são ou poderiam ter sido situadas numa área de *Charnecas.

    Ainda pertencentes à mesma família estão os Lanes, Lande, Landes, Delannes, Delanes e Lannes de Montebello. Os Lanna e Delanna tiveram seus sobrenomes trocados devido a alguns acontecimentos históricos que podem ser vistos dentro da segunda ala deste site. Apesar disso, todos os sobrenomes descritos aqui pertencem à uma única família em caráter universal; ou seja, todos são “primos”.

    Um dos possuidores desse sobrenome é o General Jean Lannes, Duque de Montebello, um dos responsáveis pelas grandes conquistas de Napoleão Bonaparte.

    No país Basco Francês este sobrenome é conhecido como LA LANNE e na parte flamenga da Bélgica é escrito como Delanne ou De Lanne.

    No Brasil, por ser um país rico em misturas de raças, encontra-se todos eles. Mas, mesmo sendo registrados de forma diferente, todos sabem que estão ligados pela mesma história e pelos laços de sangue.

  5. Edimar de Lana Melo says:

    Adorei. A origem do meu sobrenome Lana, vem de meu avô materno José Lana, que residia em Minas Gerais, na cidade de Governador Valadares.

    • Beatriz says:

      Olá, Edimar de Lana Melo. Minha mãe tb é LANA e estou pesquisando a família. Vc sabe o nome de seu bisavô e trisavô? Com certeza é o mesmo Lana do vale do aço. A família é numerosa na região. Obrigada

  6. Laura says:

    Na verdade, existem sim variantes desse sobrenome (Lanna, como exemplo)

  7. JEAN DE LANNE, artista francês,nasceu em Bayone, França, onde foi batizado em 1675. É o avô de todos os Lanas mineiros e também dos Costa Santos da zona do Carmo. Veio para o Brasil em 1696 casando no Rio de Janeiro com MARIA DE JESUS em 07/09/1696 na Igreja de São José da Freguezia de N. Sª da Candelária do Rio de Janeiro, com Dona Maria de Jesus.
    Transferiu-se depois para Minas tendo residido em Antônio Dias de Vila Rica, Cachoeira do Campo e em São Bartolomeu.
    Seu nome nos documentos que encontrei, aparece como Jean de Lanne ora Jean Delanne. Já no registro de Batismo e casamento dos seus filhos e netos o nome vem traduzido – JOÃO DE LANA ou LANNA.
    Do seu casamento descobri as seguintes filhas:
    – CATARINA DE JESUS LANA
    – Margarida de Jesus Lana
    – Maria de Jesus Lana
    – Mariana de Jesus Lana
    – Quitéria de Jesus Lana

    Do livro Genealogias das famílias do Rio do Carmo – MG – Cônego Trindade.

Deixe um comentário