Família Jeronimo

A palavra Jeronimo no Brasil é conhecida mais como nome do que por sobrenome. Mesmo assim, existem descendentes dessa família por aqui. Confira abaixo a história de origem, curiosidades e modelo de brasão dos Jeronimo.

O sobrenome Jeronimo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Jeronimo

Este é um sobrenome classificado como patronímico, pois tem sua origem ligada ao nome próprio, provavelmente do pai do portador inicial, fundador deste tronco familiar. O nome Jeronimo tem sua origem no grego Hierónymos significando que tem nome sagrado.

Há alguns registros mostrando que existe uma variante que talvez seja mais popular que o próprio Jeronimo. Geronimo tem sua origem na Itália e parece ser bem reconhecido.

A partir daí, descendentes, filhos de Jeronimo foram evoluindo para “Fulano de Jeronimo”. Posteriormente o “de” foi retirado para simplificar o sobrenome.

Curiosidades

Jerônimo foi utilizado também como nome e sobrenome em homenagem a São Jerônimo. Desde a Idade Média, na Itália e na França eles ficaram reconhecidos. Na Inglaterra ele existe desde o século XII. Em Portugal, foi encontrado em documentos na primeira metade do século XVI.

Variantes do sobrenome Jeronimo

A forma mais alternativa encontrada para este sobrenome é Geronimo. É possível também ver variantes com assento circunflexo.

Na história deste sobrenome há registros de formas Gerolamo, Girolamo e Jerôme. Estes hoje em dia são pouco usados, mas não é impossível de se encontrar, principalmente Jerôme. Na França, Jeremie e nos países de língua inglesa Jeremy, podem também ser variantes aceitas para este que estamos tratando.

Brasão da Família Jeronimo

Para sua origem italiana com grafia Geronimo, o brasão é bem simples e fácil de ser reconhecido. Ele é feito de ouro com duas faixas pretas que se cruzam em X.

Na sua escrita Jeronimo não foi encontrado um brasão que melhor represente, que seja original para este sobrenome. Isto se deve provavelmente ao fato de este ser uma variante e somente a sua forma original foi reconhecida ao ponto de receber um brasão das armas.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

4 Comentários

  1. Marcos Jerônimo says:

    Oi boa noite…
    Me chamo Marcos Jerônimo.
    Somos uma família bem grande.

  2. Milene Fulã says:

    Meu nome é completamente incomum… Primeiro que Milene já não é tão usado como Milena, Fulã nunca encontro algo sobre, apenas Furlan ou Fulô (q não são meus sobrenomes) e Jeronimo é dificil de achar pois sempre vejo Geronimo.

  3. sabrina jeronimo says:

    Estou tentando descobrir que eram meus avós e de onde vieram não conheço mais ninguém da família pois todos que conheci morreram
    meu avo se chamava Sebatião Jeronimo e foi casado com Maria jesuina Jeronimo e meu pai Oswaldo Jeronimo sera que poderia me ajudar?

  4. Estou tentando descobrir que eram meus avós e de onde vieram não conheço mais ninguém da família pois todos que conheci motreram
    meu avo se chamava Antônio Gerônimo dos Santos e foi casado com Maria luna da Conceição sera que poderia me ajudar???

Deixe um comentário