Família Imianovsky

O sobrenome Imianovsky é de origem polonesa, e é bastante raro no Brasil. É um nome de grafia complexa e pronúncia difícil, sendo considerado bem diferente. A seguir, falaremos a respeito da família Imianovsky, a origem do nome, curiosidades, variantes desse nome e o brasão.

Origem da Família Imianovsky

A origem da família Imianovsky é polonesa, e no Brasil, foram das primeiras levas de imigrantes poloneses. Há registros de 1881 dos nomes de Ignácio Imianovsky e André Imianovsky,que foram testemunhas do casamento  de Theodor Dubiella com Juliana Kowalsky, em 03 de agosto do mesmo ano.

Curiosidades

O sobrenome é de origem polonesa, e está presente em alguns países com imigração polonesa, tais como: Brasil; Rússia; Ucrânia; Itália e Estados Unidos. No Brasil, ele se encontra especialmente no estado com maior incidência de colônias polonesas, que é Santa Catarina. Em Santa Catarina, cidades como Brusque (inclusive, há uma rua com esse sobrenome, chamada de Rua João Imianovsky, no bairro Limoeiro), Itajaí e Florianópolis.

Em Brusque, a família Imianovsky é bastante conhecida e tradicional, tanto que no livro “Brusque Polonesa”, de 2009, escrito por Celso Deucher, essa é uma das famílias entrevistadas e que contam a sua história. Há a entrevista de 150 famílias polacas da região, que contam como foi desde a Polônia, a chegada e como foi estabelecida a vida no Brasil.

Variantes do Sobrenome Imianovsky

O sobrenome Imianovsky possui algumas variações de grafia, como podemos ver a seguir: Imico (da Itália); Imieri (da Itália); Imiescar (da Espanha); Imili (da Itália); Iminea (da Itália); Imirizaldu (da Espanha); Imirrigarro (da Espanha); Imiruri (da Espanha, da região de Navarra); Imitelli (da Itália); Imizcoz (da Espanha, da região de Navarra) e Imland (da Alemanha).

Brasão da Família Imianovsky

Esse brasão não é especial da família Imianovsky, mas é o brasão dos polacos, adotado por muitas famílias descendentes de poloneses, especialmente no Brasil. Nele vemos uma águia branca coroada, com o fundo vermelho e as asas brancas. A águia branca está ligada diretamente na história da Polônia, já que ela já apareceu nas moedas do primeiro rei polonês, Boleslaw Chroby, que governou de 992 a 1025.



Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!
Compartilhe com seus amigos...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

3 Comentários

  1. Geny says:

    Seria de bom grado receber algo com que me reportasse ao conhecimento da origem dos meus avos paternos. o sobrenome é Rosa dos Santos. e o sobrenome dos meus avos paternos Neckler ou heckler Pereira. Dede já, o meu muito obrigado pela atencao

Deixe um comentário